Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

domingo, 7 de fevereiro de 2010

50 ideias para 2010

Retornei com muita alegria ao Centro Municipal de Educação Infantil "Narizinho". Este ano trabalharei com uma turma de Grupo IV vespertino D, listando 22 crianças (sendo 13 meninos e 09 meninas.
O grupo docente iniciou o planejamento discutindo o texto "50 ideias para 2010" da Revista Nova Escola (edição 228, dez/2009) na qual nossa pedagoga Iasmin levou para nosso conhecimento e reflexão.
O texto completo também encontra-se disponível no site ~>


[...] Com o objetivo de ajudar na reflexão sobre todas essas questões que fazem parte do trabalho e pensar em como aprimorá-lo, listou NOVA ESCOLA 50 ações pedagógicas, divididas em oito categorias. [...]


PLANEJAMENTO
1. Adapte o currículo da rede a realidade.
2. "O trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele. Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo. Crie as Condições para a aprendizagem. (Priscila Monteiro, Coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10)
3. Administre bem o horário de trabalho.
4. Antecipe as respostas dos alunos.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
5. Selecione os recursos para cada atividade.
6. Reorganizar a sala de acordo com uma tarefa
7. Aproveite todo o material disponível.
8. Não Tranque os livros no armário.
9. "Manter os trabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam uma apreciar e valorizar o que é do outro e acompanhar o que foi feito por todos. " (Roberta Panico, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária - CEDAC)
10. Peça ajuda para arrumar os espaços.
11. Transgrida e mude sua prática.
GESTÃO DA SALA DE AULA
12. Exponha uma rotina diariamente
13. Negocie com Acordos uma garotada.
14. Tenha interesse pelas ideias dos estudantes.
15. "A lição de casa Deve ser um momento individual de estudo, descoberta e reflexão. Seu objetivo não é nem, de longe, uma repetição de exercícios que reproduzem conteúdos vistos só em classe." (Karla Emanuella Veloso Pinto, Educadora do Ano do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 de 2009 e professora de Geografia do Centro Educacional NDE UFLA, em Lavras, MG)
16. Enriqueça seu trabalho com as parcerias.
RESPEITO À DIVERSIDADE
17. Ao formar grupos, junte saberes diversos.
18. Acompanhe quem tem mais dificuldade.
19. Considere e valorizar as competências.
20. "Valorize sua relação com a criança que tem algum tipo de deficiência para Reconhecer suas Necessidades: Nada substitui o vínculo eo olhar observador". (Daniela Alonso, Consultora na área de inclusão e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10)
21. Fique atento à experiência de todos.
22. Crie um ambiente de aceitação.
23. Dê o exemplo e não se omita nenhum dia a dia.
AVALIAÇÃO
24. Faça sempre o diagnóstico inicial
25. Diga ao aluno o que espera dele.
26. Documente os significativos trabalhos.
27. Avalie o potencial de aprendizagem.
28. Compartilhe os acertos e os erros.
29. "Na hora de Avaliar, nota três aspectos: o avanço de todo o grupo, como mudanças de cada estudante eo aprendizado dele em relação à turma." (Lino de Macedo, Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP)
30. Use uma avaliação para mudar o rumo.
31. Reflita sobre sua atuação para melhorar.
RELAÇÃO COM A COMUNIDADE
32. Paute Como os pais com Reuniões.
33. Faça parcerias com os Responsáveis.
34. Informe-se sobre os familiares.
35. "Muitos pais não se manifestam nas Reuniões Porque não sabem Quais são os objetivos da escola. Quando o professor apresenta informações como essas, a participação aumenta." (Ana Amélia Inoue, coordenadora do Instituto Pedagógico Acaia, em São Paulo, SP, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10)
36. Resolva as questões recorrentes.
37. Olhe para o entorno e participe.
TRABALHO EM EQUIPE
38. Planeje com um dos colegas ajuda.
39. Recorra ao coordenador pedagógico.
40. Discuta sobre o ensino e uma aprendizagem.
41. Priorize as relações profissionais.
42. "Parceiros Tanto professores como mais Experientes seus profissionais mais jovens também. Respeite as opiniões deles." (Marlene de Lima Ferreira, coordenadora do Programa Escola que Vale, em Paragominas, a 323 quilômetros de Belém)
FORMAÇÃO
43. Identifique e supere suas dificuldades.
44. Mostre seu trabalho em outros lugares.
45. Aprenda com um dos outros Prática.
46. Continuar os estudos para Crescer sempre.
47. Use um para ensinar tecnologia.
48. Assista a palestras sobre sua área.
49. "O professor é alguém inspirador, seguido pelos alunos. Por isso, seja uma pessoa melhor seus conhecimentos ao Diversificar e Interesses e observar o mundo." (Ana Cláudia Rocha, Diretora do Centro de Formação de Professores de São Caetano do Sul, SP)
50. Procure planejar seu futuro.

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais