Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Coleção de Livros Itaú

Novamente a Fundação Itaú Social distribui a “Coleção Itaú de Livros Infantis” criada pela para ajudar a despertar desde cedo o prazer pela leitura. O cadastro é grátis e os livros são entregues em casa.
Entre no site e peça o seu kit: http://www.itau.com.br/itaucrianca/
Estes são os livros que irá receber este ano:

·  Adivinha quanto eu te amo (De Sam McBratney, ilustrações de Anita Jeram): Um coelhinho se esforça para mostrar o tamanho do amor que ele tem pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor.
·  Chapeuzinho Amarelo (De Chico Buarque, ilustrações de Ziraldo): A história é uma releitura bem-humorada do clássico Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault. Só que desta vez não há vovós nem caçadores. Chapeuzinho é uma bela menina que sofre de um mal terrível: sente medo de tudo, até do medo.
· A festa no céu (conto do folclore, Ilustrações e tradução de Angela Lago): Haveria uma festa no céu, e os bichos sem asas estavam jururus de fazer dó. Mas a tartaruga não se deu por vencida e decidiu que ia ao baile. Será que ela vai conseguir?

Estes foram os livros que recebi ano passado:

domingo, 25 de setembro de 2011

Roteiro para Relatório no Ensino Fundamental

Fonte Indeterminda: Recebi este conteúdo num cd com informações diversas hà muito tempo atrás.

LÍNGUA PORTUGUESA

LINGUAGEM ORAL

1-  Narra histórias conhecidas e relatos de acontecimentos com seqüências e autonomia. (sim) (não)
2-  Observa a importância da entonação de voz, clareza, expressão, olhar, presença do outro interlocutor. (sim) (não)
3-  Utiliza linguagem para expressar sentimentos e idéias. (sim) (não)
4-  Respeita os diferentes modos de falar do outro. (sim) (não)
5-  Utiliza a linguagem oral com eficácia, adequando-as às situações e intenções. (sim) (não)

PRÁTICA DE LEITURA

6-  Lê com entonação e pontuação adequada diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo. (sim) (não)
7-  Percebe os diversos pontos de vista trazidos pelos textos. (sim) (não)
8-  Utiliza procedimentos para compreensão do texto, como antecipação, inferência e verificação. (sim) (não)
9-  Utiliza a leitura para os diferentes objetivos, como ler para estudar, revisar e escrever. (sim) (não)

PRÁTICA DA ESCRITA

10-  Produz textos, considerando características do gênero, com recursos básicos. (sim) (não)
11-  Pontua convenientemente os textos criados. (sim) (não)
12-  Escreve textos considerando o leitor. (sim) (não)
13-  Revisa os próprios textos para aprimorá-los. (sim) (não)
14-  Divide as palavras em sílabas ao copiar ou produzir textos. (sim) (não)

HISTÓRIA

15-  Reconhece laços de identidade e/ou diferenças entre indivíduos e as classes, numa dimensão histórica. (sim) (não)
16-  Reconhece semelhanças, diferenças, mudanças e permanências no modo de vida de algumas populações, de outras épocas e lugares. (sim) (não)

GEOGRAFIA

PAISAGENS URBANAS E RURAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E RELAÇOES

17-  Estabelecer relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o ambiente. (sim) (não)
18-  Representa e interpreta informações sobre diferentes paisagens, utilizando mapas. (sim) (não)
19-  Observa, descreve, explica, compara e representa paisagens urbanas e rurais. (sim) (não)

MATEMÁTICA

NÚMEROS E OPERAÇÕES

20-  Compreende o S.N.D, registrando, lendo e representando esses números no quadro de valor posicional. (sim) (não)
21-  Compreende o significado de fração/número decimal. (sim) (não)
22-  Lê, representa frações através de desenho e numericamente. (sim) (não)
23-  Relaciona frações com denominador 10 e 100 a números decimais. (sim) (não)
24-  Identifica a parte decimal e a parte inteira de um número decimal. (sim) (não)
25-  Constrói, lê e interpreta gráficos de barra ou de coluna. (sim) (não)
26-  Efetua adição e subtração de frações de mesmo denominador. (sim) (não)
27-  Compreende o significado de porcentagem. (sim) (não)
28-  Associa a adição à idéia de juntar e de acrescentar uma quantidade a outra. Efetua adições. (sim) (não)
29-  Associa a subtração à idéia de retirar uma quantidade de outra; completar uma quantidade até obter outra e comparar duas quantidades. Efetua subtrações. (sim) (não)
30-  Associa a multiplicação à idéia de adição de parcelas iguais. Efetua multiplicações. (sim) (não)
31-  Associa a divisão à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais e a idéia de medida. Efetua a divisão. (sim) (não)
32-  Compreende o enunciado de um problema, identificando os dados essenciais para a resolução de problemas numéricos e de medidas. (sim) (não)
33-  Resolve problemas utilizando técnicas operatórias. (sim) (não)

ESPAÇO E FORMA

34-  Identifica quadrado, retângulo, triangulo, paralelogramo, cubo, pirâmide, circulo e esfera. (sim) (não)
35-  Classifica polígonos em quadriláteros e triângulos. (sim) (não)
36-  Reconhece lados e ângulos no quadrado, no triangulo, no retângulo e no paralelogramo. (sim) (não)
37-  Conta lados, vértices e arestas de sólidos geométricos. (sim) (não)
38-  Representa, no plano, figuras geométricas. (sim) (não)
39-  Compõe e decompõe figuras. (sim) (não)

GRANDEZA E MEDIDAS

40-  Compreende que medir é estabelecer uma comparação entre grandezas de mesmo tipo. (sim) (não)
41-  Lê horas no relógio de ponteiros. (sim) (não)
42-  Relaciona hora/minuto/dia/segundo. (sim) (não)
43-  Identifica ano, semestre, bimestre, meses, semanas e dias. (sim) (não)
44-  Interpreta e utiliza calendário anual. (sim) (não)
45-  Identifica o metro como padrão de comprimento. (sim) (não)
46-  Reconhece o metro, o centímetro e a relação entre eles. (sim) (não)
47-  Compreende a necessidade de utilizar uma unidade padronizada para medir comprimentos. (sim) (não)
48-  Compreende como medir uma superfície (área). (sim) (não)
49-  Sabe usar a régua e a fita métrica para medir. (sim) (não)

CIÊNCIAS

AMBIENTE

50-  Estabelece relações entre características e comportamento dos seres vivos. (sim) (não)
51-  Identifica a existência de ciclos e fluxos na natureza. (sim) (não)
52-  Relaciona solo, água e seres vivos nos fenômenos de erosão. (sim) (não)
53-  Identifica cadeia alimentar. (sim) (não)

SER HUMANO E SAÚDE

54-Identifica e localiza órgãos do corpo humano e suas funções. (sim) (não)
55-Identifica como o saneamento básico se estrutura na sua região. (sim) (não)
56-Vê o corpo humano como um todo (saúde X bem estar físico, social e psíquico). (sim) (não)
57- Respeita as diferenças na relação com as pessoas. (sim) (não)
58- Sabe o que são doenças sexualmente transmissíveis/AIDS e suas formas de prevenção. (sim) (não)
59- Conhece os recursos de saúde disponíveis e necessários para a saúde da comunidade. (sim) (não)
60- Caracteriza o aparelho reprodutor e as mudanças ocorridas nas diferentes fases de desenvolvimento. (sim) (não)

RECURSOS TECNOLÓGICOS

 61- Nomeia transformações realizadas por máquinas e equipamentos. (sim) (não)
 62- Organiza registro de dados, tabelas, desenhos ou maquetes. (sim) (não)
 63- Busca informações por meio de observações, experiências, trabalhando em       grupos.   (sim) (não)     

EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO

64- Valoriza manifestações da cultura. (sim) (não)
65- Estabelece relações entre a prática de atividades com o corpo e a saúde. (sim) (não)
   
ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS

66- Enfrenta desafios colocados em situações de jogos e competições. (sim) (não)
67- Respeita as regras e age com cooperação. (sim) (não)

ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

68- Acompanha, com coordenação, as atividades rítmicas e de expressão com as diferentes partes do corpo. (sim) (não)

ARTES VISUAIS

 69- Cria formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade. (sim) (não)
70- Estabelece relações com trabalho de arte produzido por si ou outra pessoa sem discriminar. (sim) (não)
71- Identifica alguns elementos da linguagem visual sem que se encontre em múltiplas realidades. (sim) (não)
72-  Reconhece e aprecia trabalhos e objetos de arte, por meio das emoções, reflexões e conhecimentos. (sim) (não)
73-  Valoriza fontes de documentação, preservação e acervo da produção artística. (sim) (não)

DANÇA

74-  Compreende a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem o seu movimento. (sim) (não)
75-  Demonstra interesse pela dança como atividade coletiva. (sim) (não)
76-  Compreende e aprecia as diversas danças como manifestações culturais. (sim) (não)

MÚSICA

77-  Interpreta, improvisa e compõe demonstrando capacidade ou habilidade. (sim) (não) 
78-  Reconhece e aprecia seus trabalhos musicais, de colegas ou de músicos, pela reflexão, emoção e conhecimento. (sim) (não)
79-  Compreende a música como produto cultural histórico em evolução. (sim) (não)
80-  Reconhece e valoriza seu desenvolvimento em música, ampliando seu conhecimento cultural e histórico. (sim) (não)

TEATRO

81-  Compreende e está habilitado para se expressar na linguagem dramática. (sim) (não)
82-  Compreende o Teatro como ação coletiva. (sim) (não)
83-  Compreende e aprecia as diversas formas de Teatro produzidas na cultura. (sim) (não)

ÉTICA

84-  Recebe e respeita diferentes pontos de vista na situação de convívio. (sim) (não)
85-  Usa o diálogo como instrumento na busca de solução de problemas. (sim) (não)
86-  Busca justiça diante de situações de conflito. (sim) (não)
87-  Demonstra atitudes de solidariedade. (sim) (não)
88-  Conhece e respeita as normas da Escola. (sim) (não)
89-  Participa de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração. (sim) (não)
90-  Reconhece diferentes formas de discriminação e injustiça. (sim) (não)

OUTRAS OBSERVAÇÕES:










sábado, 24 de setembro de 2011

Produto Testado #13: Magic Leverag Curl Formes

É um tubo maleável em PVC onde o cabelo é inserido com uma espécie de agulha de costura gigante que vem com o produto (é muito fácil) para formar cachinhos tipo o babyliss. Pode-se usar com o cabelo seco ou molhado e vem em dois tamanhos, sendo 18 rolinhos (9 médios e 9 pequenos).
Encomendei o meu kit no site do “Toda Oferta” (paguei R$31 através de boleto impresso), segue link abaixo:
http://todaoferta.uol.com.br/comprar/magic-leverag-curl-formes-formadores-cachosfrete-gratis-LI5AB2SKMA
Na foto, aparece o teste apenas de um cachinho com o cabelo seco. Acredito ficar melhor quando aplicado um produto (mousse, pomada...). Cuidado caso for secar com secador, não deixe muito tempo, nem muito perto, pois vi comentários em outros blogs que pode danificar o produto.
Como tenho muito cabelo, precisarei comprar outro pacote, pois com apenas um kit só deu pra colocar na metade. (Ô luta! rsrsrs)

Abaixo, dois vídeos mostrando o modo de como utilizar o seu "Curl Formes".
Os vídeos da Karlinha você encontra nesse link:

Curl formes no cabelo seco

Curl Formes no cabelo úmido

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Opinião...

Pesquisando na internet sobre textos informativos que pudessem enriquecer minha prática pedagógica e respondendo aos comentários deixados aqui em meu blog, me surpreendi com a demanda de professores solicitando “modelos de relatórios”, muitas vezes enviando tópicos de como é seu aluno ou disciplina, preocupando-me.
Um relatório precisa ser elaborado pautado naquilo que a criança realmente é. O professor de educação infantil precisa, diariamente, fazer anotações à respeito dos avanços ou dificuldades que a criança apresenta ao desenvolver as atividades, seja ela na roda de conversa, no parque, na hora da leitura, da brincadeira livre, da alimentação ou durante as atividades de registro. Depois é preciso resumir tudo, se preciso incluir algumas falas das crianças (se achar necessário para enriquecer o texto e dar exemplos) e jogar no relatório em forma de texto, contemplando os âmbitos “Formação Pessoal e Social” (com o eixo Identidade e Autonomia) e “Conhecimento de Mundo” (com os eixos: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática).
Sei que não é fácil, mas também sei que ninguém mais que o próprio professor de determinada classe poderá relatar o real perfil de sua turma e/ou crianças. Não sou, nem quero ser a detentora de todo saber, por isso sugiro às professoras que tem essa dificuldade (assim como eu) que façam oficinas de construção coletiva, juntamente com a equipe pedagógica que irá orientá-las melhor, leia mais textos informativos, busque todo material possível, seja em livros, internet e/ou sugestões com outros professores, para enriquecer a escrita de seus relatórios e seu sistema de ensino.
Segundo nosso mestre Paulo Freire, “A gente só aprende a fazer, fazendo”.
Sucesso. Paz em seu coração!
Profª Karine Santana Andrade



“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo e nem ensino.” Paulo Freire

Modelos de Relatórios Individuais

1º RELATÓRIO
O Victor é um menino inteligente, observador e perspicaz.
Neste semestre ele se destacou ainda mais na área das Artes. Gosta muito de desenhar e criar personagens para seus jogos; consegue entrar com facilidade no mundo do imaginário, sem se ater a ele, pois distingue a diferença entre o mundo de seus sonhos e a realidade. Possui um bom desenvolvimento artístico e lógico.
 Tem aprimorado cada dia mais seu campo visual, dimensão, proporção, lateralidade, noções de perspectivas e estratégia. Elabora bem sua produção artística usando todos os meios possíveis para se expressar com clareza por meio dela. Não gosta de colorir seus desenhos, pois já quer começar outro desenho aperfeiçoado. É detalhista em suas produções artísticas, mas não me parece ser assim com as outras disciplinas, na maioria das vezes só faz o que gosta.
Após começo do acompanhamento psicopedagógico, ele se sentiu mais seguro e capaz de interagir com seus colegas e sentindo-se capaz de realizar as atividades por meio das habilidades artísticas. Antes desse acompanhamento, apresentava sérias dificuldades de interação com todos na escola, sempre calado e sozinho. Passou por um processo intermediário, ora era calado e fechado, ora explodia em brincadeiras e chamava a atenção de todos os colegas, tornando quase impossível a continuidade da aula. Suas atitudes nesses momentos foram muito prejudiciais ao seu desenvolvimento cognitivo, mas produtivo para sua inteligência emocional.
Como é um aluno que gosta muito de artes, ele foi eleito junto com outro coleguinha, para ajudar a professora de artes a organizar e montar a exposição dos trabalhos artísticos de toda a classe para o Evento Cultural. Agora que encontrou o equilíbrio ele voltou a desenvolver-se em sua totalidade. É uma criança cômica que gosta de provocar seus colegas. Mas está aprendendo e respeitar as diferenças de cada e brincar com todos sem ferir.

2º RELATÓRIO
Neste período, Analice teve um bom desempenho, envolvendo-se com interesse nas atividades propostas.
Continua estabelecendo um relacionamento muito amigável com seus colegas e professores. É muito atenta em aula e procura ajudar os colegas sempre que possível. Colabora no fortalecimento da amizade e respeito às regras de convívio na Escola. Na linguagem oral, consegue se expressar com clareza e seqüência lógica de idéias. Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples. Na área do pensamento lógico não apresenta dificuldades, realizando com habilidade a adição e subtração.
Na maioria das vezes, sejam na realização das atividades, apresentações e outros, Analice, mostra-se entusiasmada incentivando os colegas a participarem ativamente das atividades propostas por mim ou por seus pares.
Com relação às tarefas escolares de casa continua demonstrando muita responsabilidade e capricho. É necessário que a família continue incentivando-a, encorajando-a a realizar as atividades e orientando-a no que for necessário. Da mesma forma, é necessário valorizar as suas conquistas para que ela possa superar suas dificuldades.

3º RELATÓRIO
Neste terceiro trimestre Diogo teve um bom desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora é uma criança muito inteligente, meiga e sensível. É caprichoso, conhece e sabe usar as cores em seus desenhos de pintura.
Diogo vai ao banheiro sozinho, arruma com ordem o que utiliza, dispõem em auxiliar a professora quando preciso, por exemplo, para entregar um livro ao colega. Sabe dar recados.
Presta atenção as aulas, realiza o que foi solicitado com facilidade, apresenta dificuldade no trabalho com recortes e pesquisa de palavras, só realiza com a presença da professora. Não gosta de participar das atividades dirigidas, nem responder oralmente o que foi proposto.
Diogo evoluiu de forma gratificante, porém apresenta dificuldade para identificar algumas letras do alfabeto, prejudicando assim um melhor rendimento. No lógico- matemático identifica os pares, formas geométricas. Apresenta dificuldade para identificar e seqüenciar números.
Em Natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.

3º RELATÓRIO
Joana teve um excelente desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas, porém precisa conscientizar que em todos os jogos há quem ganhe e quem perca, ela não aceita quando perde nas brincadeira dirigidas, tendo a interferência da professora.
É muito inteligente, caprichosa, detalhista. Costuma em algum momento ser bem sentimental, pois chora com facilidade. Uma palavra que a colega disser que ela não queira ouvir é motivo para chorar até que a professora converse com ela.
Prefere brincar com pequeno grupo de amigos, mas tem afinidade com todos, porém costuma excluir algumas colegas que fazem parte de seu grupo de amigos preferidos de suas brincadeiras. Fazendo com que as demais fiquem muito triste, converso sempre com ela.
Nas aprendizagens especificas, evoluiu de forma significativa, consegue ler palavras e frases simples, realiza todas as tarefas com facilidade e dedicação. No aspecto lógico – matemática compreende e dá sequência aos números com facilidade. Em natureza e sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.

4º RELATÓRIO
Renato teve um ótimo desempenho envolvendo-se ativamente das atividades propostas. Continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora, é muito meigo, educado, detalhista, e muito inteligente. É muito atento às aulas e procura ajudar os colegas sempre que preciso.
Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência lógica de idéias. Na linguagem escrita tem excelente coordenação e caligrafia perfeita, super organizada e detalhista. Teve um ótimo rendimento na dificuldade que estava tendo para reconhecer as letras do alfabeto. Consegue ler e escrever palavras simples, reconhecendo seu nome completo.
Com relação às tarefas de classe e extraclasse continuam sendo feita com o mesmo esmero. Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.
É necessário que a família continue incentivando-a encorajando-a no que for necessário e, da mesma forma, continuar valorizando suas conquistas para que possa superar suas dificuldades.

5º RELATÓRIO
Neste período Thamyres teve um excelente desempenho, continua estabelecendo um relacionamento agradável com seus colegas e professora, é muito inteligente e educada. Na linguagem oral consegue se expressar com clareza e sequência lógica de idéias.
Na linguagem escrita consegue ler e escrever palavras e frases simples, na área do pensamento lógico matemático não apresenta dificuldades ao realizar habilidades de adição, conhece e dar seqüencia aos números.
Thamyres mostra-se agitada no momento da aula prejudicando sua concentração, nas atividades dirigidas como jogo, não sabe perder quando isso acontece fica triste, e muitas vezes agressiva. Converso com ela mostrando que todo mundo em um jogo tem que ganhar ou perder e que o importante é a aprendizagem, que entrelaça o mesmo.
Em natureza e Sociedade faz distinção entre os seres vivos e os seres sem vida a importância do ar para nossa sobrevivência, e para todos os seres vivos da terra.

domingo, 4 de setembro de 2011

Sugestão de relatório

Obs.: Consegui este modelo vasculhando nosso amigo Google e não lembro a fonte.

 Como tem sido a chegada na escola.
- no início do período

- no momento atual (agora)
 - sua assiduidade
Observações:_____________________
Como é sua participação nas atividades:
- no pátio
- no refeitório
- na sala de atividades
Como é sua participação nas atividades:
- de artes
- de jogos
- na hora do conto (histórias)
 - na roda de conversas
- no repouso (Se dorme na escola)
 Desenvolvimento sócio – emocional:
- como interage com os amigos da sala
- tem se apegado só a professora ou já se sente segura no grupo?
 - é uma criança alegre e comunicativa?
( ) sim ( ) não    OBS:______________________________
 Como demonstra seus desejos e necessidades? É criança inquieta?
( ) sim ( ) não   OBS:_____________________________
Como lida com a rotina da sala e os limites?
 Como brinca e realiza as atividades de rotina?
Sente prazer e realiza as atividades de rotina?
Sente prazer em estar na escola?
Como participa na hora do lanche?
 Participação nas atividades com o grupo:
Atendimento às solicitações da professora:
Relacionamento com os colegas:
Defendendo seus direitos:
 Corre e anda normalmente?
É criança “estabanada” deixando cair os objetos com freqüência?
Como está sua atenção durante as atividades?
Como tem se apresentado o desenvolvimento da linguagem?
Participa com gosto e interesse das atividades propostas?
Traz novidades e fala sobre elas na roda de atividades?
Fale sobre o aluno nas atividades que envolvam:
 Destreza em segurar e manipular objetos
Habilidades em movimentar livremente as partes do corpo
·       Desenhar a si próprio
·       Identificar posição e formas de objetos no espaço
·       Reproduzir graficamente e/ou reconhecer seu nome
Apresenta vocabulário de acordo com a faixa etária?

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais