Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

2º Relatório Individual

  • Nome da criança foi trocado para preservar identidade.

Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Paulo, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Paulo é uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um sorriso no rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com comportamento muito ativo. Estou sempre conversando com ele e direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado e não se machuque. Reconhece a maioria das cores e algumas letras do alfabeto.

Percebi que ainda costuma ficar disperso em atividades quando todos estão envolvidos coletivamente, além de necessitar de um maior cuidado com sua agilidade e coordenação motora global.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Paulo é uma criança que demonstra uma imagem positiva de si, onde realiza suas atividades com confiança. Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com alguns adultos do CMEB, onde se sente aceita, ouvida, cuidada e amada.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Paulo participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações onde está desenvolvendo uma motricidade saudável. Aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onde interage com desenvoltura nas brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Gosta de ouvir músicas, cantar e dançar.

Com o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades criativas foram favorecidas, pois vem demonstrando apreciar: pintar; desenhar; modelar e brincar com materiais de construção e pinos de encaixe.

Neste período, Paulo ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão com desenvolvimento no processo de interação com as pessoas. A criança é capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo verbalmente. Também manifesta interesse em manusear livros, revistas e materiais escritos diversos.

Paulo ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais reconhece partes do corpo e percebe algumas características e funções. Consegue identificar os elementos principais que constituem sua família. Demonstra interesse pelas plantas e hortas do CMEB. Demonstra ter incorporado hábitos de higiene: lavar as mãos antes e depois das refeições, além depois de utilizar o sanitário, escovação. Aprecia brincar no parquinho com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza, além de gostar de observar os animais, as plantas, a chuva, o vento e a natureza em geral.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Paulo demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos (embaixo/ em cima, dentro/fora, pouco/muito).

Para que nossas crianças pudessem avançar em suas conquistas e interações, procuramos envolvê-las em projeto que estimulem seus interesses e necessidades. Ao longo do ano letivo, desenvolvemos dentre outras atividades pedagógicas os Projetos: “Vila sem cárie”, “Encantando-se com poemas e poesias de Cecília Meireles”, “Brincadeiras de criança como é bom”, “Cantando e aprendendo com a música”, todos com o objetivo de promover o pleno desenvolvimento de suas capacidades afetivas, cognitivas, físicas, emocionais e sociais. A família vem sendo nossa grande parceira neste histórico escolar da vida de Paulo, construído aqui no CMEB Álvaro Souza.

Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEB durante todo o ano letivo, com interesse e participação.

 ...............................................................................

 Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Melissa, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Com o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades criativas foram favorecidas, pois explora diferentes materiais em suas produções; além de demonstrar apreciar: pintar; desenhar; modelar e brincar com materiais de construção.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Melissa observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade. Também demonstra atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais (nos momentos sociais, teatros) apresentadas no CMEI. Tem dificuldade no momento da organização da sala, em ajudar a guardar os brinquedos nos lugares apropriados, demonstrando desânimo. Somente após muita insistência minha que costuma ajudar um pouco os colegas. Manifesta suas preferências, seus desejos e desagrados na interação com os outros.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Melissa participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações onde está desenvolvendo uma motricidade saudável. Aprecia participar de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas, mesmo que antes observar os colegas para depois se envolver na atividade, com desenvoltura, respondendo a estímulos e fazendo imitações.

Neste período, Melissa ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão, onde houve desenvolvimento no processo de interação com as pessoas. A criança é capaz de participar de situações nas quais: ouve atentamente histórias contadas e por mim, manifesta interesse em manusear livros, revistas e materiais escritos diversos.

Melissa ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais: reconhece partes do corpo e percebe algumas características e funções; identifica os elementos que constituem sua família; descreve os elementos que compõe a paisagem local. Demonstra ter incorporado hábitos de higiene ao lavar as mãos antes e depois das refeições, na escovação. Aprecia brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza no momento do parquinho.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Melissa demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos (embaixo/ em cima, dentro/fora, pouco/muito); tem noção de quantidade; realiza tentativas de cálculo mental simples; além de identificar algumas características das formas geométricas (triângulo, quadrado e circulo).

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Relato Individual de aluno



  • Obs.: O nome da criança foi modificado para preservar sua identidade.

Atividade: Confecção de formigueiro para a maquete sobre o poema "Leilão de Jardim" de Cecília Meireles.
Material: terra, água, balde, pá
Grupo II-B (turma: 2 anos)

A criança José participou da atividade proposta com alegria e descontração, porém intercalando momentos em que sua concentração tornava-se pouca, necessitando que eu chamasse sua atenção e muitas vezes deixasse-o mais próximo à mim.
Quando fomos à horta buscar terra para a preparação do formigueiro, José ficou encantado com o lugar, revirando a terra e mostrando as formigas que encontrava para os colegas. Mesmo sem ter ajudado a turma a pegar a terra, ficou um pouco mais distante observando as formigas e outros bichinhos que encontrava.
Ao retornar à sala, precisei segurar em sua mão, pois tentava derrubar o material coletado pelos colegas.
Na sala, participou da preparação do material misturando a terra com a água, contudo, quando eu chamava os outros colegas, José rolava no tatame e distraia a atenção dos demais. Tentei chamá-lo para voltar à atividade e se concentrar-se, mas sem maiores resultados.
Ao moldar o formigueiro, a princípio não queria tocar no barro, mas após ver os colegas modelando decidiu participar, mesmo que rapidamente para poder brincar com as peças encontradas na sala.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Projeto Cecília Meireles

PROJETO “ENCANTANDO-SE COM POEMAS E POESIAS DE CECÍLIA MEIRELES” 


Público Alvo: Grupos I, II, III, IV e V (Educação Infantil).
Turnos Envolvidos: matutino e vespertino.
Pessoas Envolvidas: alunos, pais, professoras, monitoras, supervisora e diretora.
Área de Abrangência: linguagem oral e escrita, artes, natureza e sociedade, matemática, música e movimento.
Tempo de Duração: seis meses. 


JUSTIFICATIVA
Acreditando que para ser transformadora, a educação precisa apoiar-se em momentos e movimentos que visem dinamizar a leitura em ambientes alfabetizadores e familiares, desenvolveremos este projeto com o intuito de propor aos nossos alunos, elementos de uma aprendizagem efetiva, relevante e ao mesmo tempo, atraente e estimulante.
A necessidade do envolvimento dos pais e filhos nesse processo educativo visa despertar nas crianças o gosto pela leitura e a oportunidade de praticarem diversas formas de expressão artística, corporal e cultural das potencialidades do ser humano. 


OBJETIVO GERAL
Estimular a criança através dos poemas e poesias visando ampliar o repertório cultural, a ampliação do vocabulário e a expressão corporal e plástica. 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Desenvolver a linguagem oral e escrita,
* Ampliar repertório poético,
* Promover situações dentro da escola para que as crianças sintam-se convidadas a ocupar o papel de poetas,
* Produzir trabalhos com artes explorando e manipulando diferentes materiais,
* Perceber as rimas das poesias,
* Privilegiar o aspecto lúdico, a sonoridade e a imaginação,
* Incentivar os alunos a lerem, mesmo de maneira não-convencional,
* Proporcionar momentos de leitura em família,
* Expressar sensações, sentimentos e pensamentos. 


ETAPAS DO PROJETO
* Estudo do projeto pelo grupo para o devido conhecimento do mesmo,
* Divulgação do projeto para a equipe escolar e com as crianças,
* Apresentação dos poemas e poesias através de leitura para as crianças. 


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
* Pesquisa sobre a autora, destacar a biografia de Cecília Meireles,
* Informativo para casa: biografia da autora,
* Roda de leitura,
* Apreciação de poesias e poemas,
* Confecção de cartaz com poemas e poesias da autora,
* Ilustração de poemas e poesias da autora,
* Roda de conversa,
* Exposição de cartazes com os poemas e poesias na sala de aula, corredores e demais espaços da escola,
* Desenho livre
* Recorte e colagem,
* Dramatização dos poemas e poesias,
* Modelagem,
* Recitar poemas e poesias,
* O aluno levará poemas e poesias da autora para casa onde será feita o momento de leitura em família,
* Comentário da criança sobre o momento de leitura em família,
* Exploração das formas geométricas,
* Exploração de letras e palavras significativas,
* Confecção de brinquedos com sucatas,
* Confecção de murais,
* Confecção de quebra-cabeças,
* Caça-palavras,
* Lista de poemas e poesias trabalhadas,
* Imitação dos personagens que aparecem nos poemas e poesias,
* Confecção de jogo de memória,
* Isogravura (impressão de imagem de uma superfície de isopor em outra),
* Molde vazado,
* Apresentações entre turmas em suas respectivas salas de aula. 

 PRODUTO FINAL
* Recital de poemas e poesias que será apresentado aos pais e demais pessoas envolvidas da escola.
* Exposição das atividades realizadas pelos alunos. 



REFERÊNCIAS
* Dicionário Aurélio.
* SEMED. Proposta Pedagógica de Aracruz. Setor de Educação Infantil, Aracruz, 2005.
Arnaldo Nogueira Júnior. Releituras: resumo biográfico e bibliográfico. Disponível em: . Acesso em: 07/05/2014.
* Antonio Miranda. Disponível em: . Acesso em: 19/02/2014.

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais