Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

segunda-feira, 30 de março de 2015

1º Perfil Turma (2 anos)

O grupo II-B é composto por 18 crianças sendo 11 do sexo masculino e 07 do sexo feminino, onde até o momento nenhuma frequenta integralmente o ambiente escolar. São crianças assíduas faltando somente em virtude de doença ou motivos justificáveis. Nota-se que os responsáveis, em sua maioria, são os próprios pais.

Durante o período de adaptação do grupo, a maioria das crianças chorou ao despedir-se do familiar, mesmo sendo crianças que já conviviam no ano anterior nesta instituição. Contudo, aos poucos foram acalmando-se quando acalentados e incentivados a participar dos momentos de canto com os colegas. Até o final deste trimestre, poucas crianças ainda choram ao chegar à sala de aula, demonstrando estar adquirindo mais confiança e autonomia perante o grupo.

São crianças pouco falantes, porém mesmo através de gesticulações e expressões, conseguem interagir nas brincadeiras do grupo ou mesmo comunicar seus desejos e necessidades seja pra mim quanto para a monitora. Sempre estou conversando ou cantando cantigas para que possa envolver mais as crianças nas rodinhas e nos ambientes externos (refeitório, parquinho, gramado), além da monitora também estar em constante diálogo com todos.

Percebi a necessidade de trabalhar as normas sociais imediatamente, pois a turma mostra-se bem agitada e alguns demonstram um comportamento inadequado algumas vezes como jogar brinquedos, falar palavras inadequadas. Já estamos conversando com as crianças sobre estas práticas nada sociáveis e estimulando mais brincadeiras e atividades em grupo onde ocorra cuidado com os materiais e carinho com os colegas.

O grupo aprecia brincadeiras no parquinho (principalmente o escorregador) e cantar em grupo principalmente quando é possível gesticular. Também gostam de algumas histórias que envolvam animais, apesar de seu tempo de concentração ser bem curto, próprio da idade.

Todas as crianças alimentam-se sozinhas, algumas têm um pouco mais de dificuldade na utilização dos talheres (ao levar a colher à boca, ou segurar o copo) devido tamanho dos materiais serem grandes. Nesse momento ajudamos essas crianças na alimentação seja na orientação quanto referente ao seu manuseio.

domingo, 22 de março de 2015

1º Perfil Turma (4 anos)

O grupo IV-B é composto por 19 crianças sendo 06 do sexo masculino e 13 do sexo feminino, onde somente uma criança frequenta integralmente o ambiente escolar e, duas necessitam de transporte público municipal para chegar à instituição escolar. São crianças que costumam faltar sem um motivo justificável. Nota-se que os responsáveis, em sua maioria, são os próprios pais ou avós.

Durante o período de adaptação do grupo, poucas crianças mostraram-se chorosas, sendo que aos poucos foram acalmando-se quando acalentei e incentivei-os a participar das brincadeiras com os colegas. Até o final deste trimestre, já demonstram estar adquirindo mais confiança e autonomia perante o grupo, formando rodinhas de brincadeiras na sala onde uma criança ajuda a outra a tranquilizar-se seja conversando ou mesmo procurando um brinquedo.

Geralmente no início da semana, sentamos em roda e conversamos sobre o comportamento da turma, onde discutimos os combinados para um bom convívio entre todos na turma. Mesmo ainda sem um cartaz exposto na sala, as crianças já cobram umas das outras que os combinados sejam cumpridos.

O relacionamento do grupo comigo é tranqüilo, conversamos bastante. São crianças amorosas que gostam de dar e receber carinho. Apesar de se relacionarem bem entre si já está aparecendo preferências de amizade, nem sempre distinguindo entre os sexos.

De acordo com a organização da sala, quando chegam deixam suas mochilas penduradas na cadeira onde irão sentar-se e as garrafinhas de água colocam numa bandeja encontrada num cantinho próximo ao quadro. Sempre após as atividades e brincadeiras todos colaboram na organização dos materiais da sala e pessoais, colocando-os em seus devidos lugares.

O grupo aprecia brincadeiras livres no parquinho (principalmente o escorregador e os balanços), jogos e peças de encaixe e construção, onde permitem uma maior interação entre eles. Percebi que os momentos na videoteca ainda não despertaram tanto interesse nas crianças para assistir a filmes, contudo as histórias e livros ali encontrados despertam mais sua atenção além de gostarem muito e recontar as histórias uns para os outros.

Todas as crianças alimentam-se sozinhas, fazendo uso adequado dos talheres, mesmo que às vezes alguma criança não deseje jantar na escola. No momento, nenhuma criança apresenta alergia ou intolerância à lactose.

Para as atividades artísticas, nesse início do semestre utilizamos materiais diversos como picotes de e.v.a., papéis variados, tintas, através de recortes, colagens, pinturas. Além disso, também serão trabalhados atividades com materiais de sucata, individuais e/ou coletivas.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Parlenda com palitoche: Bruxa

Puxa, puxa, puxa a vassoura da Bruxa. 
Mexe, mexe, mexe o caldeirão. 
Asinha de morcego
pedaço de sabão
Pimenta malagueta
socada no pilão. 
Toc Toc Toc (estalar 3 vezes a língua)
Bum (grito)





Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais