Esta amostragem dos relatórios da Educação Infantil tem parágrafos de introdução (atividades) e conclusão (parceria) fixos. O desenvolvimento é individualizado, criado a partir da reorganização de um texto padrão para refletir as singularidades de cada criança.
Período de observação: 2° Semestre (21/07/2025 a 24/11/2025)
*Nomes excluídos para preservar a identidade da criança.
----> PARÁGRAFO EM COMUM PARA TODAS AS CRIANÇAS:
Encerramos o ano de 2025 dando continuidade ao trabalho de acordo com o Plano de Ensino tendo base na Proposta Pedagógica, garantindo o cuidar e educar, rotinas pedagógicas: horários para alimentação, parquinho, brincadeiras diversificadas no pátio e de faz de conta, momento social, momentos literários, oficinas criativas; projetos institucionais: ’Comunidade de Leitores “que teve como objetivo proporcionar experiências de leitura e apreciação literária que estimulem o interesse e a curiosidade das crianças sobre os livros, promovendo o desenvolvimento da linguagem, a construção de significados e a interação social. Nosso objetivo específico é incentivar a escuta atenta e reflexiva das histórias contadas e estimular a criação de histórias, promovendo a imaginação e a criatividade das crianças. Matemática no dia a dia”, que estabelece a elaboração de propostas de atividades que garantam o ensino lógico matemático, através de jogos, brincadeiras e atividades sequenciadas. São desenvolvidas atividades de forma contextualizadas e explorados os temas transversais como: saúde, Educação alimentar, Diversidade cultural, Educação ambiental, vida familiar e social. Projeto Formação para vida. Trabalhando as emoções e sentimentos. ‘’Parque divertido’’ Atividades direcionadas, atividades sequenciadas, contação de histórias, colagens, pinturas, entre outras experiências. Este relatório descritivo tem como base a rotina citada, com foco na observação da criança e considerando os cinco Campos de Experiências (“O eu, o outro, o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, formas, cores e imagens”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”). No presente relatório de acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento descrevo o que foi vivenciado pela criança ao longo do 2º semestre. Durante seu processo de desenvolvimento foi possível observar através das ações observáveis que:
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---> Criança 1 (criança apresentou laudo TEA final do ano)
(nome da criança) ainda apresenta desafios em sua participação nas interações com o grupo. Entretanto, percebo que durante as rotinas e brincadeiras, mas com o apoio dos adultos da sala e colegas, está começando a se abrir e participar de forma mais significativa (aceita abraços, esboça sorrisos, fica perto nos momentos de brincadeiras, repete gestos).
Quase
não se ouve sua voz. Embora seja possível notar alguns avanços (“qué agu”,
“titia”), é necessário continuar trabalhando para incentivá-lo a se expressar
de forma mais clara e confiante.
Durante
as propostas corporais, ele encontra dificuldades na coordenação e equilíbrio,
mas mostra vontade de aprender e superar os obstáculos. Com orientação e
encorajamento adequados, pode progredir e desenvolver suas habilidades
físicas e motoras.
A criança costuma apresentar comportamentos de autoestimulação, como girar em volta de si mesmo, sorrir, olhar para cima, abaixar e sacudir as mãos, em diversos ambientes da escola, incluindo sala de aula, pátio e refeitório.
(nome da criança) ainda utiliza fraldas. Contudo, já demonstra ações ativas de independência ao tentar remover a bermuda,
indicando início de conscientização no processo de desfralde.
O
percurso neste semestre foi repleto de descobertas, desafios superados e
vínculos fortalecidos, evidenciando avanços que refletem seu jeito único de
aprender e se expressar.
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---> Criança 2
Apresenta alta demanda motora e uma expressão ativa em sala. Demonstra dificuldade na autorregulação das ações, agindo com impulsividade, o que requer a intervenção constante da educadora. É fundamental o planejamento de intervalos e atividades específicas para canalizar essa energia e desenvolver o controle inibitório.
Demonstra
elevado nível de energia e
dificuldade notável na autorregulação
do comportamento e da atenção. As ações são frequentemente impulsivas e rápidas, demonstrando
pouca consideração pelos limites espaciais ou de segurança. É necessário o uso de estratégias estruturadas (como
avisos prévios e reforços positivos) para auxiliar na organização e no controle
motor.
Nas
propostas motoras, o estudante apresenta
constante aprimoramento, superando os desafios com persistência, força e bom equilíbrio.
O sucesso é acompanhado de um sorriso, indicando sua satisfação e crescente autoconfiança no próprio desempenho.
Realiza breves comentários
quando o questiono. Durante as contações de história, preciso voltar sua
atenção para que se concentre.
Apesar de reconhecer as regras da sala,
inclusive sendo capaz de apontá-las aos colegas, ele apresenta dificuldade em aplicá-las ao próprio comportamento. Sua motricidade excessiva (correr) e a
tendência a provocar os pares
geram atritos e demandam nossa atenção. Quando se depara com a necessidade de
ajuda em conflitos, ele reage
emocionalmente com choro.
Obs.: A
família informou a equipe
pedagógica de que a criança está fazendo uso de medicação, porém não consta
registrado em sua ficha.
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---> Criança 3
(nome da criança) está em processo de desenvolvimento da autorregulação emocional e da tolerância à frustração. Suas interações sociais são muito ativas, no que se manifesta através do uso frequente da força física (morder, bater, empurrar, jogar objetos) em diversas situações de interação, não se limitando apenas à imposição de sua vontade no grupo, mas sendo um padrão de resposta aos conflitos. É necessário reforçar as regras de convivência e respeito mútuo em todas as interações para evitar conflitos e promover um convívio harmonioso.
Manifesta
elevado nível de energia e alta
motricidade, apresentando uma natureza ativa
e expressiva nas atividades. Seu comportamento é frequentemente marcado
pela impulsividade, o que exige gerenciamento contínuo e a
implementação de pausas estratégicas
para auxiliar na regulação e no desenvolvimento de habilidades sociais.
Durante as contações de
histórias, o estudante demonstra dificuldade
em manter a atenção, manifestando-se por meio de movimentação corporal excessiva (mexer-se e pular) e interação
física inadequada com os colegas. Essa dificuldade exige a intervenção contínua minha para reorientar o foco, sendo necessário o apoio de uma auxiliar para
gerenciamento de proximidade. No entanto, quando motivado ou diretamente
solicitado, participa com entusiasmo
(fazendo gestos e coreografias) e demonstra satisfação (sorriso).
Demonstra interesse pelas
atividades propostas, mas por vezes precisa de lembretes para manter o foco,
pois distrai-se com facilidade. Realiza contagem oral até 5, reconhece cores
primárias.
Durante as propostas
corporais, superou os desafios demonstrando equilíbrio, força e persistência. A
cada conquista, comemorava suas vitórias com um sorriso, revelando satisfação e
autoconfiança.
Utiliza o sanitário de
maneira apropriada, porém é preciso reforçar
e orientar a rotina de higienização após o uso do sanitário.
O
percurso neste semestre foi repleto de descobertas, desafios superados e
vínculos fortalecidos, evidenciando avanços que refletem seu jeito único de
aprender e se expressar.
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---> Criança 4
(nome da criança) durante as rotinas e brincadeiras, envolveu-se nas interações com alegria e sensibilidade, aprendendo a dividir, acolher e celebrar as conquistas dos colegas, interagindo com todos à sua volta. São presenças constantes em suas interações (nome da criança), (nome da criança) e (nome da criança). Reconhece os pertences dos colegas, colabora entregando mochilas ou garrafinhas quando solicitada.
Geralmente
respeita os combinados
estabelecidos para a sala. Minhas intervenções ocorrem apenas durante as
brincadeiras livres, para zelar pela
segurança e evitar desentendimentos. Apresenta excelente participação nas atividades propostas, mostrando-se
especialmente engajada nas que envolvem mais movimento.
Demonstra
curiosidade e engajamento ao
experimentar e explorar os materiais artísticos, expressando satisfação
(sorrisos) e interagindo verbalmente com os colegas sobre suas produções.
Possui a habilidade de nomear e parear
corretamente as cores primárias e secundárias. Apresenta, ainda, domínio da contagem oral sequencial
até o número 10.
A
criança realiza comentários elaborados e participa ativamente de rodas de
conversa, utilizando gesticulações e expressões faciais. Demonstra habilidade
em aguardar sua vez de falar, contribuindo de forma pertinente e relevante,
mostrando avanços significativos na fala e escuta.
A
criança já utiliza o sanitário de forma
autônoma e demonstra hábito de
higienização pessoal após o uso, seguindo as orientações passadas.
O
percurso neste semestre foi repleto de descobertas, desafios superados e
vínculos fortalecidos, evidenciando avanços que refletem seu jeito único de
aprender e se expressar.
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---> Criança 5: Criança com número elevado de faltas
Devido
ao período de matrícula limitado,
às numerosas faltas registradas
e à sua saída da turma há alguns
meses, não tenho dados suficientes
e observações consistentes para a elaboração de um relatório de desenvolvimento
preciso e completo. Assim, a análise do desenvolvimento compromete a validade de qualquer conclusão sobre o processo de
aprendizagem da criança.
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---> Criança 6: chegou ao final do semestre, muitas faltas.
Ao
chegar no ambiente escolar, a criança demonstra um comportamento reservado, preferindo a observação atenta das dinâmicas e interações dos colegas a partir
de um local mais discreto.
Ele
demonstra fala pouco audível e
de baixa frequência. Suas
respostas verbais são raras e se
limitam a palavras simples,
evidenciando uma reserva na expressão
oral no ambiente escolar.
A
criança prefere observar os colegas
no parquinho. Sua participação só é efetiva quando há incentivo ou mediação direta do educador.
Ainda
apresenta desafios em sua participação nas interações com o grupo. É necessário
continuar trabalhando para incentivá-lo a se expressar de forma mais clara e
confiante.
(nome da criança) foi matriculado em 08/09/2025. Devido à sua matrícula recente e ao histórico de faltas, as informações disponíveis para este relatório são insuficientes para uma análise aprofundada de seu desenvolvimento.
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