Reportagem

Loading...

Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

Idade do nosso anjinho

E-familynet.com Ticker

terça-feira, 30 de junho de 2009

Relatório Final de Portfólio

Exemplo de relatório final individual para portfólio. Este foi escrito no ano de 2006 por uma professora do grupo 1 (berçário). Consegui este modelo com minha pedagoga em 2008 Eudes Mara (o portfólio era de seu sobrinho).
*Nome fictício, apesar do relatório ser real.

OBSERVAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO: OTÁVIO
Destaca algumas partes do seu corpo (boca, nariz, mãso, etc.), nomeia algumas. Reconhece a aimagem no espelho. Manifesta prazer ou irritação diante de determinadas situações. Protesta e tenta evitar as situações que não lhe gradam. Reage à dor chorando/reclamando a atenção do adulto. Expressa e manifesta as suas necessidades pessais (vontades, sede, cansaço, etc.) aos adultos demaneira gestual. Reconhece algumas situações de perigo e as evita. Relaxa quando o ambiente permite. Reclama a atenção dos adultos.Expressa suas emoções e seus sentimetos. Aceita as demonstrações de afeto das pessoas adultas conhecidas/agrada-lhe. Manifesta o seu estado de ânimo de maneira não-verbal.


Experimenta e realiza a tarefas e as condutas que estão ao seu alcance. Mostra-se contente quando o felicitamos. Agrada-lhe ser o centro das atenções em determinadas ocasiões.
Agrada-lhe sair ao pátio. Necessita de atividade ao ar livre. Escolhe jogos tranquilos (sucata, areia, brinquedos, etc.) que se deslocam da sala para qualquer local da escola/de movimento (correr, saltar, perseguir-se). Sobe e desce do elementos e objetos habituais (carrinho, triciclo, escorregador).
Entra contente na escola. Separa-se da pessoa que a acompanha se dificuldade. Às vezes chora/aceita o consolo da professora, dependendo do momento fica tranquilo. Mostra-se contente na maior parte do tempo.
Conhece os espaços habituais da escola e as pessoas adultas próximas. Tem curiosidade para explorar os espaços da escola. Identifica diferentes caminhos da sala de aguns objetos habituais: localiza e nomeia-os. Orienta-se nos espaços habituais da escola (sala, pátio, corredores, cozinha). Antecipa situações e atividades cotidianas a partir de determinados indícios ou sinais.
Está aprendendo a compartilhar os objetos, os espaços e a atenção da professora. Colabora com professora ao recolher os brinquedos. Participa das atividades coletivas. Sabe onde são guardados os objetos e os materiais da sala. Solicita ajuda e aceita quando necessita. Pega a bolsa para ser trocado e joga fora a fralda na lixeira.
Interage com os colegas da sala. Agrada-lhe impor seus desejos. Mostra interesse pelas outras crianças: imita, toca, sorri pra elas. Começa a compartilhar pequenos momentos de jogo com a intervenção do adulto e em atividades de grupo propostas pelas profesoras. Quando o incomodam: chora, defende-se, procura ajuda do professor. Manifesta preferências por certos companheiros (as).


Relaciona-se bastante com as uas educadoras por iniciativa própria. Comunica suas necessidades e emoções. Aceita as propostas da educadora. A relação costuma ser espontânea e afetuosa. Aceita a relação com outras pessoas adultas conhecidas da escola.
Manifesta interesse e iniciativa para comunicar-se com as outras pessoas. Comunica-se gestualmente. Diz não/sim. Aplaude. Acena. Reconhce a voz de sua edadora e a das pessoas mais próximas. Indica com o dedo. Responde quando chamam o seu nome. Diferencia intenções na fala dos adultos (aborrecido, contente). Mostra os sapatos ou outros objetos, quando o solicitamos. Solicita coisas verbalmente (água, abrir,etc.).
Repete sons imitando; balbucia com entonação; gesticula enquanto o faz. Diz algumas palavras. Imita palavras que dissemos. Diz onomatopéias (bip-bip, etc.). Nomeia os objetos que lhe lhe mostramos. Entende ordens simples, sobretudo quando se faz gesticulações. Quando fala, esforça-se com o gesto.
Agrada-lhe pintar. Aceita as diferenças técnicas que são utilizadas na sala. É capaz de experimentar usar, durante pequenos momentos, os materiais propostos; tem iniciativa. Agrada-lhe marcar e fazer garatujas e rabiscos com papéis.
Reproduz gestos e movimentos com todo o corpo ou com partes do corpo. Imita animais, personagens, sensações (frio, calor, cansaço, etc.) e estados de ânimo (aborrecido, triste, feliz, etc.).
Agrada-lhes escutar canções e músicas. Agrada-lhe cantar e dançar e participar quando dançam. Faz os movimentos/coreografias das canções trabalhadas; participa quando cantamos. Imita diferentes ruídos e sons musicais (com objetos, instrumentos, etc.). Segue o ritmo que escuta. Segue rítmos com todo o seu corpo ou com parte do seu corpo/ agradando muito.

8 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo seus trabalhos.gostei muito das avaliações dos seus alunos é muito difícil avaliar.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS pelos seus relatórios!!! Obrigada pelas dicas..

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por estar contribuindo com meus colegas de profissão.
    Agradeço aos comentários, elogios, críticas...
    Sucesso a todos! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. oi estava aqui visitando os blogs encontrei o seu fiquei feliz por te te encontrado sou professora da educação infantil. parabéns...................karine

    ResponderExcluir
  5. Anônimo disse...
    estava visitanto os blogs encontrei o seu amei suas ,sugestoes mi ajudo muito.
    Boa sorte !!!!!! Beijos.

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo relatório.pela 1ª vez sou professora da educação infantil e estou precisando muito de ajuda para fazer os relatórios finais tenho muitas duvidas.Se possível mande outros modelos,Fico muito agradecida.

    ResponderExcluir
  7. gostei muito de suas ideias mas na verdade queria saber se nao tem exemplos de alguns relatorios de turmas de 4ª ano,pois iria me ajudar bastante....
    mas parabéns o seu blog é otimo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas não tenho modelos do Ensino Fundamental.
      Só trabalho com Educação Infantil.
      Os relatórios que escrevo já estão postados no blog,

      Excluir

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Sigam meu twitter

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais