Reportagem

Loading...

Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

Idade do nosso anjinho

E-familynet.com Ticker

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Relatório Perfil Turma

> O relatório abaixo foi escrito este ano por mim, de acordo com minha turma de 3 anos. Observei os interesses e as necessidades gerais da turma no decorrer do primeiro quadrimestre do ano letivo. Posteriormente serão escritos mais dois relatórios: agosto e dezembro.



CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “NARIZINHO”

ARACRUZ, ABRIL DE 2009.

PERFIL DA TURMA

A turma do grupo 3B vespertino, instruída pela professora Karine e monitora Edna, é composta por 20 crianças (10 meninas e 10 meninos com idade de 3 anos), sendo que a maioria das crianças já participaram do convívio escolar.

A maioria dos pais já se apresentou na escola ao levarem seus filhos, sendo estes deixados no portão da escola e encaminham-se sozinhos para a sala de aula. Ainda não tive a oportunidade de conhecer os pais de Emily.

A adaptação das crianças foi tranquila, apesar de alguns alunos chorarem demonstrando insegurança, acredito por ser sua primeira experiência escolar (Alice, Stéphany, Eduarda, Enzo).

As crianças, em sua maioria, conversam naturalmente e relatam fatos. É perceptível o interesse pelas histórias, especialmente os clássicos onde aparece o personagem Lobo Mau (Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, etc.)

A maioria compreende e obedece às normas estabelecidas, exigindo de seus colegas o cumprimento das mesmas. Contudo, há aquelas que por momentos desrespeitam essas normas.

A turma conversa muito usando tom de voz alto, expressando seus sentimentos, desejos, insatisfações. Observa-se a definição de grupos nas brincadeiras em sala e no parquinho, determinados por características comuns ou sexo.

Nota-se que os responsáveis, em sua maioria, são os próprios pais. Costumam buscar informações e esclarecer dúvidas com as educadoras sempre que necessário.

A classe tem interesse por jogos (de construção, com peças de encaixe), ouvir histórias, modelagem dirigida e canto.

Profª. Karine Santana Andrade

Grupo 3B vespertino

----------------------------------------------------------------------------------------



> A sequencia de relatórios abaixo foram escritos no ano de 2008, numa turma de 2 anos (grupo 2, maternal).





CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “VOVÓ JANDIRA”

Barra do Riacho, fevereiro/março de 2008
PERFIL DA TURMA

Neste período o grupo 2 matutino encontra-se com 18 crianças, sendo 11 meninas e 07 meninos, na faixa etária de 2 anos e 4 meses de idade, aproximadamente.

No primeiro mês, apresentaram-se chorosos devido ser sua primeira experiência escolar e por não terem ficado longe dos pais ou responsáveis por tanto tempo. Porém, algumas já demonstraram confiança com as educadoras e demais funcionários da escola, socializando com alegria entre os colegas.

Nota-se que algumas crianças não aceitam ser repreendidas e desobedecem às normas para uma boa convivência em grupo, além de necessitar expor hábitos higiênicos e aprimorar a linguagem oral (poucos conversam espontaneamente).

A maioria das crianças prefere brincar sozinha, observando de longe o que os outros estão fazendo. Na realização atividades dirigidas, percebo que alguns primeiramente observam os colegas realizarem para depois fazer também, outros decidem fazer de imediato e mais vezes.


Apesar de ocorrer casos de agressividade na turma (bater, morder, empurrar) demonstram serem crianças alegres, carentes de carinho e atenção, dispostas a compartilhar a sua energia em brincadeiras que possam enriquecer seu grupo social, fazendo novos amigos.

Profª. Karine Santana Andrade

Grupo 2





CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “VOVÓ JANDIRA”

Barra do Riacho, agosto de 2008.

PERFIL DA TURMA

Encontram-se neste mês 19 crianças, sendo 10 meninas e 09 meninos. Devido a desistência de algumas crianças, está ocorrendo com muita freqüência a saída e entrada de novos alunos, afetando pouco na adaptação dos colegas aos novos amigos.

Demonstram confiança e alegria no convívio com as educadoras, os amigos e demais funcionários da escola. Interagem de maneira espontânea e franca, o que gera uma melhor auto-estima. Participam das brincadeiras explorando com intensidade o faz-de-conta e objetos encontrados na sala (cadeiras, mesas, encaixes, livros, bonecas).

As crianças, em sua maioria, conversam naturalmente, relatam fatos e realizam comentários durante as histórias. Algumas necessitam aprimorar um pouco mais sua linguagem oral: emitem sons ou monossílabos simples.

A maioria compreende e obedece às normas estabelecidas, exigindo de seus colegas o cumprimento das mesmas. Contudo, há aquelas que por momentos desrespeitam essas normas sendo necessária uma intervenção maior.

Em algumas brincadeiras é possível observar a relação de comparações (maior/menor, muito/pouco), temperatura (frio, quente) e noções temporais (amanhã, noite, dia), além de utilizar contagem oral.

Profª Karine Santana Andrade

Grupo 2



CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “VOVÓ JANDIRA

Barra do Riacho, dezembro de 2008.

PERFIL DA TURMA

Encontram-se neste mês 18 crianças, sendo 10 meninas e 08 meninos. No decorrer do ano demonstraram-se serem crianças ativas, curiosas e participativas.

Habitualmente compartilham em grupo o desjejum, parquinho (brincadeiras dirigidas), almoço, escovação, banho, saída e, individualmente, algumas atividades dirigidas e momentos de conversa com as educadoras.

Em sua maioria apreciam atividades coletivas, observando com atenção os colegas. Questionam e comentam situações que lembram-se durante as tarefas propostas.

Nota-se o pleno desenvolvimento do jogo simbólico (faz-de-conta), onde a criança observa o que acontece à sua volta e reproduz em suas brincadeiras (por ex.: um montinho de areia transforma-se em bolo de aniversário). O egocentrismo ainda é presente, típico de sua idade, onde pensa que tudo gira ao seu redor e tem a ver com suas vontades. Além disso, é muito presente o “animismo”: atribuição de sentimentos humanos aos objetos à sua volta (ex.: está chovendo porque a nuvem está triste).

Em tempo futuro, percebo a necessidade de propor atividades direcionadas aos seguintes eixos:

· Natureza e sociedade: prevenção de acidentes, relacionamento com pequenos animais;

· Matemática: participação de jogos com composição de figuras, representações tridimensionais (altura, largura, comprimento).

Faz-se necessário respeitar o tempo de cada criança, pois cada ser é único, dotado de transformação com o meio que vive em seu relacionamento afetivo.

Profª Karine Santana Andrade

Grupo 2



28 comentários:

  1. Adorei todos!
    Agora estou mais tranquila!
    lá no curso eles só sabem dizer que alguns relatórios voltam ao invés de trabalhar mais intensamente nisso ou em aspectos importantes para isto!

    ResponderExcluir
  2. Roângela Ipatinga M.G
    Adorei os modelos do seu perfil
    vai me ajudar bastante na hora de montar o meu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ká, vc é demais a cada dia que passa eu estou tendo sempre surpresas boas com minhas amigas de faculdade sou muito orgulhosa de pertencer ao seu grupo de amigas. Te adoro, que Deus te abenções sempre mais com essa inteligência tímida. BeijuuuSSSS.Janainafina

    ResponderExcluir
  4. Adorei o modelo de relatório que você fez, vai me ajudar bastante.Você é 10.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Karine,
    pesquisando sobre perfil geral de turam da educação infantil, encontrei seu blog, confesso que fiquei muito feliz de encontra o que precisava, aqui mesmo no meu município. Também sou de Aracruz e trabalho na rede. Parabéns e com certeza os modelos de perfis que vc postam são bem esclarecedores.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei as sugestões.

      Excluir
    2. Nossa vc ñ sabe como me ajudou com seus relatos, parabéns pelo seu trabalho.

      Excluir
    3. Parabéns minha querida voce me ajudou bastante , parabéns pelo seu belo trabalho.







      Excluir
  6. OLA Karine quero parabenisala pelas sugestoes de relatorios pois me ajudou muito.
    (Magda lucia).

    ResponderExcluir
  7. Karine, adorei o seu perfil, me identifiquei com vc!parabens pela sua criatividade.bjs

    ResponderExcluir
  8. olá Karine!! gostei muito de seu blog. trabalho com cças de 4 a 5 anos , e estou precisando de alguns modelos de registro individuais pra final deste mes , porem estou um pouco perdida pois comecei este ano na ed. infantil. se vc puder me ajudar agradeceria muito. fernanda Jlle- Sc

    fe.baixinha@ig.com.br

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei...sua contribuição foi perfeita.valeu...

    ResponderExcluir
  10. bom dia amada! adorei seu cantrubuição estava mesmo precisando ,trabalho com crianças de 3,4 anos estava mesmo precisando de alguns modelos e relatorios foi muito util para mim,bjos,parabéns pelo seu trabalho.DEBORA

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do seu trabalho.Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  12. kARINE,PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.OS PERFIS DE TURMA ELABORADO POR VOVÊ AJUDOU-ME BASTANTE.É A PRIMEIRA VEZ QUE ELABORO UM.BOM FIM DE SEMANA.CLAUDINÉIA.

    ResponderExcluir
  13. olá querida adorei seus relatorios .parabéns mi ajudoram muito.

    ResponderExcluir
  14. OI!!gostaria de um modelo de relatório da turma do maternal 2 anos 4° bimestre,por favor . será possivel?

    ResponderExcluir
  15. Pessoal, agradeço aos comentários postados, porém venho dizer novamente que não faço relatórios por encomenda (nem seria possível isso)nem envio modelos por e-mail.
    Os relatórios que tenho aqui disponíveis foram redigidos por mim ao longo de minha vida profissional.
    Sucesso. Paz em seus corações!

    ResponderExcluir
  16. Você não faz idéia do quanto tem me ajudado com suas idéias, relatórios, enfim tudo. Obrigado por ser generosa e passar o que sabe pra nós.

    ResponderExcluir
  17. Adorei os seus registros,agora tenho mais facilidade para fazer os meus.

    ResponderExcluir
  18. Adorei seus registros obrigada,vai me ajudar bastante.

    ResponderExcluir
  19. Olá, sou professora educação infantil. Adorei seu bloh. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Seu Perfil da Turma me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  21. Ola!
    Obrigada por disponibilizar os modelos de perfil de turma! Me ajudou bastante!
    abçs

    ResponderExcluir
  22. adorei o modelo do seu perfil, me ajudou bastante! obrigada, Karine!

    ResponderExcluir
  23. Parabéns!!!! amei suas sugestões.... muito show!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Sigam meu twitter

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais