Google Tradutor

sábado, 25 de dezembro de 2010

Avaliação Final Grupo IV: Dezembro

*Nomes verdadeiros das crianças foram trocados.

Aqui disponibilizo duas avaliações finais do meu portfólio (pois preferi, este ano digitar todo material encontrado no Diário de Classe, por ter mais afinidade com o uso do computador).

Marcelo
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Marcelo adquiriu capacidades tais como: a criança demonstra uma imagem positiva de si; desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração; observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade; demonstra atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais apresentadas no CMEI, apesar de ficar tímido quando participa de apresentações para um número maior de pessoas, como na culminância do projeto “Ler e Brincar”, ficou retraído e chorou, participando somente após minha intervenção onde coloquei-o perto de mim no palco onde dançou. A criança valoriza suas características físicas; manifesta suas preferências, seus desejos e desagrados principalmente durante as brincas onde costuma ser um dos líderes; ajuda a guardar os brinquedos nos lugares apropriados, exigindo de seus amigos o cumprimento dessa regra para manter a sala organizada e arrumada; tem hábito de colocar apelidos nos colegas. Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEI durante todo o ano letivo, com interesse e participação; mesmo depois do afastamento de sua mãe por motivo de doença, sempre alguém da família vinha me pedir informações sobre o comportamento de Marcelo.
Através das experiências vivenciadas no CMEI envolvendo movimento e música, Marcelo demonstrou usar convenientemente gestos e ritmos corporais diversos; participa de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas; gosta de ouvir comentários e ser valorizada sobre seus esforços; participa de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas, além de gostar de ouvir música e dançar; ter capacidade de imitação, de criação e de memorização musical.
Com o desenvolvimento do trabalho com Artes Visuais, suas capacidades criativas foram favorecidas ao utilizar o desenho, a pintura, a modelagem e outras formas de expressão plástica para representar, expressar-se e comunicar-se, por exemplo, costuma modelar bichinho para fazer parte do seu mundo de faz-de-conta onde representa personagens de desenhos animados (Bem 10, pica-pau, Hot Weels).
Neste período Marcelo ampliou suas possibilidades de comunicação e expressão ao falar, escutar, ler e escrever; houve desenvolvimento no processo de interação com as pessoas. A criança é capaz de participar de situações nas quais: conversa naturalmente, interagindo verbalmente (apesar de ainda conversar num tom de voz alto); realiza comentários sobre o que lê e escuta, principalmente nos momentos de rodas de conversa e histórias (“Tia, minha mãe foi pra São Paulo pra melhorar a saúde”, “Fulano, você vai trazer seu Max Steel amanhã pra gente brincar?”). Gosta de manusear materiais escritos diversos, elaborando perguntas e respostas sobre o que vê e utilizando gestos, expressões fisionômicas e palavras para comunicar-se com o outro.
Marcelo ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural demonstrando interesse em aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza; identifica os elementos que constituem sua família; aprecia brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza, principalmente no parquinho e na barraca; descreve os elementos que compõe a paisagem local; demonstra ter incorporado hábitos de higiene.
Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, Isaque demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos; identifica as características das formas geométricas (triângulo, quadrado e circulo); tem compreensão de referências espaciais e temporais; realiza cálculo mental simples além de ter noção de quantidade;

MARIA
Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Maria adquiriu capacidades tais como: realiza suas atividades com segurança; tem percepção de suas limitações; estabeleceu vínculos afetivos comigo e se sente aceita, ouvida, cuidada e amada, manifestando suas preferências, seus desejos e desagrados; observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade; possui capacidade de se conduzir e tomar decisões por si própria, levando em conta regras e valores e intervindo no meio em que está. Sua família acompanhou seu desenvolvimento durante todo ano letivo de forma participativa.
Através das experiências vivenciadas no CMEI envolvendo movimento e música, Maria participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações; usa convenientemente gestos e ritmos corporais diversos, gosta de ouvir comentários e ser valorizada sobre seus esforços; possui desenvolvimento rítmico e motor, tem capacidade de imitação, de criação e de memorização musical, interessa-se pela escrita de diferentes gêneros e estilos musicais.
Com o desenvolvimento do trabalho com Artes Visuais, suas capacidades criativas foram favorecidas, pois explora diferentes materiais em suas produções e utiliza o desenho, a pintura, a modelagem e outras formas de expressão plástica para representar, expressar-se e comunicar-se (por exemplo, quando está feliz costuma desenhar uma paisagem com pessoas da família, amigos da escola, caso contrário faz somente alguns rabiscos ou figuras soltas).
Neste período Maria ampliou suas possibilidades de comunicação e expressão ao falar, escutar, ler e escrever, havendo desenvolvimento no processo de interação com as pessoas, no pensamento e na construção do conhecimento. Demonstra-se ser capaz de conversar naturalmente, interagindo verbalmente, ouvindo atentamente as histórias contadas e lidas por mim, manifestando interesse em “ler” e manusear livros e revistas, utilizando um repertório de palavras e expressões verbais para fazer perguntas e pedidos e elaborar respostas, realizando comentários sobre o que “lê” e escuta; se interessa e se envolve em situações em que proponho atos de escrita; presta atenção para ouvir colocações do outro.
Maria ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural através de experiências como: demonstra interesse em aprender coisas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza; identifica os elementos que constituem sua família; demonstra capacidade apara perceber os diferentes modos de ser, viver e trabalhar das pessoas.
Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, Maria está construindo gradativamente os conceitos matemáticos, possui noções de quantidade e tem compreensão de referências espaciais e temporais além de demonstrar capacidade para pensar por conta própria, sabendo resolver pequenos problemas, realizar cálculos mentais simples e identificar formas geométricas circulares, quadradas e triangulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Marcadores

educação (93) Educação Infantil (70) atividade (68) relatório (58) 2011 (56) arte (44) comportamento (43) criatividade (41) desenvolvimento (41) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) 2012 (34) mensagem (34) maquiagem (33) bebê (29) 2013 (28) avaliação (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) cosmético (16) 2018 (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) brincadeira (14) coordenação motora (14) 2016 (13) filho (12) história (12) alfabetização (11) estilo (11) 2014 (10) Otávio (10) culinária (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) Lettering (8) conteúdo (8) cores (7) educação especial (7) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) autismo (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) planejamento (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) berçário (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) lei (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) mãe (3) música (3) papelaria (3) projeto (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) forma geométrica (2) matemática (2) mural (2) máscara (2) olhos (2) rímel (2) saúde bucal (2) 2024 (1) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Stabilo (1) a (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) caligrafia (1) caneta (1) capa (1) cartaz (1) cirurgia (1) comida (1) creme (1) crianças (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) experiência (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) kit (1) l (1) labirinto (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) planilha (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais