· Aprecia manipular materiais como lápis e pincéis de diferentes espessuras e de meios como água e terra.
· Tem prazer em explorar suportes gráficos como jornal, papel, chão, caixas, sucatas, etc.
· Explora e reconhece diferentes movimentos gestuais, visando produzir marcas gráficas.
· Tem cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com suportes e materiais de artes.
· Demonstra ter cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
· Observa e identifica imagens diversas.
· Explora diferentes materiais e a possibilidade de expressar-se por meio deles.
· Está ampliando seu conhecimento de mundo ao manipular diferentes objetos e materiais.
· Aprecia explorar as características dos objetos e suas possibilidades de manuseio.
· Utiliza diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies possibilitando ampliar expressão e comunicação.
· Interessa-se pelas próprias produções e dos outros colegas.
· Interessa-se pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais), ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura.
MÚSICA
· Demonstra ter atenção para ouvir, responder ou imitar canções.
· Tem capacidade para expressar-se musicalmente por meio da voz, do corpo e com diversos materiais sonoros.
· Estima ouvir, percebe e discrimina eventos sonoros diversos, além de produções musicais.
· Tem prazer em brincar com a música, imitar, e reproduzir canções.
· Explora e expressa o silêncio e sons com a voz, o corpo e materiais diversos.
· Estima interpretar músicas e canções diversas.
· Aprecia participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
· Tem prazer em escutar obras musicais variadas.
· Participa de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
· Reconhece e utiliza de maneira expressiva variados sons em contexto musicais diversos
· Durante a realização de algumas produções musicais reconhece e utiliza as variações de velocidade.
· Estima sua participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou improvisação musical.
· Demonstra ter um bom repertório de canções onde possibilita desenvolver sua memória musical.
· Aprecia escutar obras musicais de diversos gêneros, estilos e culturas da produção musical brasileira e de outros países.
· Consegue reconhecer elementos musicais básicos que se repetem na canção (frases, partes)
· Aprecia ouvir informações sobre as obras ouvidas aumentando seu conhecimento sobre produção musical.
· Tem prazer em confeccionar materiais sonoros
· Gosta de ouvir música, cantar e dançar.
MOVIMENTO
· Reconhece elementos do seu próprio corpo durante a exploração em brincadeiras seja na interação com o outro ou em frente ao espelho.
· Durante as brincadeiras expressa sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral.
· Durante a realização das atividades com movimento explora diferentes posturas corporais (inclinação do corpo, diferentes posições, ficar ereto, etc.).
· Está ampliando com progressiva destreza (agilidade, habilidade) seu deslocamento no espaço.
· Está aperfeiçoando seus gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado do desenho, etc.
· Nas situações cotidianas utiliza o movimento de maneira expressiva e intencional.
* Tem percepção de estruturas rítmicas no processo de expressão corporal por meio da dança e outros movimentos.
· Está ampliando suas possibilidades estéticas do movimento.
· Conhece e utiliza diferentes modalidades de dança.
· Na realização das tarefas com movimento percebe limites e potencialidades do próprio corpo.
· Tem prazer ao participar de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, escorregar, etc.
· Está ampliando gradualmente o conhecimento e controle sobre seu corpo e o movimento.
· Durante a participação em jogos e brincadeiras utiliza os recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade.
· Valoriza suas conquistas corporais.
· Está aperfeiçoando suas habilidades manuais ao manipular materiais, objetos e brinquedos diversos.
· Estima participar de ambientes desafiadores que envolvem situações de interação como brincadeiras dirigidas em grupo e circuito com obstáculos.
· Usa convenientemente gestos e ritmos corporais diversos.
· Gosta de ouvir comentários e ser valorizado sobre seus esforços.
· Possui responsabilidade em relação à sua higiene, aprendendo a cuidar de si.
· Apresenta dificuldade de autorregulação.
· Demonstra agressividade em situações de conflito, usando de meios físicos para alcançar o que deseja.
· Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos.
· Demonstra ter dificuldades em cumprir regras.
· Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas.
· Muitas vezes parece se desligar da realidade, ficando envolvido em seus pensamentos.
· Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
· Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
· Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as duas vontades.
· Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho.
· Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
· Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
· Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
· Tem o hábito de colocar apelidos nos colegas ou é vítima de algum apelido.
· É uma criança com variações e humor.
· Criança com comportamento: muito quieta, retraída, com olhar parado OU criança agitada e ativa.
· Demonstra dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos.
· Desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração.
· Possui capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras e valores.
· Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com adultos do CMEI.
· Aprecia momentos de privacidade e quietude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!