Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Frases que ajudam na avaliação (artes, música, movimento, comportamento)

ARTES VISUAIS
·  Aprecia manipular materiais como lápis e pincéis de diferentes espessuras e de meios como água e terra.
·  Tem prazer em explorar suportes gráficos como jornal, papel, chão, caixas, sucatas, etc.
·  Explora e reconhece diferentes movimentos gestuais, visando produzir marcas gráficas.
·  Tem cuidado com o próprio corpo e dos colegas no contato com suportes e materiais de artes.
·  Demonstra ter cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.
·  Observa e identifica imagens diversas.
·  Explora diferentes materiais e a possibilidade de expressar-se por meio deles.
·  Está ampliando seu conhecimento de mundo ao manipular diferentes objetos e materiais.
·  Aprecia explorar as características dos objetos e suas possibilidades de manuseio.
·  Utiliza diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies possibilitando ampliar expressão e comunicação.
  ·  Interessa-se pelas próprias produções e dos outros colegas.
·  Interessa-se pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais), ampliando seu conhecimento de mundo e da cultura.
MÚSICA
·  Demonstra ter atenção para ouvir, responder ou imitar canções.
·  Tem capacidade para expressar-se musicalmente por meio da voz, do corpo e com diversos materiais sonoros.
·  Estima ouvir, percebe e discrimina eventos sonoros diversos, além de produções musicais.
·  Tem prazer em brincar com a música, imitar, e reproduzir canções.
·  Explora e expressa o silêncio e sons com a voz, o corpo e materiais diversos.
·  Estima interpretar músicas e canções diversas.
·  Aprecia participar de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
·  Tem prazer em escutar obras musicais variadas.
·  Participa de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
·  Reconhece e utiliza de maneira expressiva variados sons em contexto musicais diversos
·  Durante a realização de algumas produções musicais reconhece e utiliza as variações de velocidade.
·  Estima sua participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou improvisação musical.
·  Demonstra ter um bom repertório de canções onde possibilita desenvolver sua memória musical.
·  Aprecia escutar obras musicais de diversos gêneros, estilos e culturas da produção musical brasileira e de outros países.
·  Consegue reconhecer elementos musicais básicos que se repetem na canção (frases, partes)
·  Aprecia ouvir informações sobre as obras ouvidas aumentando seu conhecimento sobre produção musical.
·  Tem prazer em confeccionar materiais sonoros
·  Gosta de ouvir música, cantar e dançar.
MOVIMENTO
·  Reconhece elementos do seu próprio corpo durante a exploração em brincadeiras seja na interação com o outro ou em frente ao espelho.
·  Durante as brincadeiras expressa sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e linguagem oral.
·  Durante a realização das atividades com movimento explora diferentes posturas corporais (inclinação do corpo, diferentes posições, ficar ereto, etc.).
·  Está ampliando com progressiva destreza (agilidade, habilidade) seu deslocamento no espaço.
·  Está aperfeiçoando seus gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado do desenho, etc.
·  Nas situações cotidianas utiliza o movimento de maneira expressiva e intencional.
*  Tem percepção de estruturas rítmicas no processo de expressão corporal por meio da dança e outros movimentos.
·  Está ampliando suas possibilidades estéticas do movimento.
·  Conhece e utiliza diferentes modalidades de dança.
·  Na realização das tarefas com movimento percebe limites e potencialidades do próprio corpo.
·  Tem prazer ao participar de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, escorregar, etc.
·  Está ampliando gradualmente o conhecimento e controle sobre seu corpo e o movimento.
·  Durante a participação em jogos e brincadeiras utiliza os recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade.
·  Valoriza suas conquistas corporais.
·  Está aperfeiçoando suas habilidades manuais ao manipular materiais, objetos e brinquedos diversos.
·  Estima participar de ambientes desafiadores que envolvem situações de interação como brincadeiras dirigidas em grupo e circuito com obstáculos.
·  Usa convenientemente gestos e ritmos corporais diversos.
·  Gosta de ouvir comentários e ser valorizado sobre seus esforços.
·  Possui responsabilidade em relação à sua higiene, aprendendo a cuidar de si.

COMPORTAMENTO
·  Apresenta dificuldade de autorregulação.
·  Demonstra agressividade em situações de conflito, usando de meios físicos para alcançar o que deseja.
·  Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos.
·  Demonstra ter dificuldades em cumprir regras.
·  Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas.
·  Muitas vezes parece se desligar da realidade, ficando envolvido em seus pensamentos.
·  Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
·  Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
·  Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as duas vontades.
·  Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho.
·  Costuma falar mais do que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
·  Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
·  Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
·  Tem o hábito de colocar apelidos nos colegas ou é vítima de algum apelido.
·  É uma criança com variações e humor.
·  Criança com comportamento: muito quieta, retraída, com olhar parado OU criança agitada e ativa.
·  Demonstra dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos.
·  Desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração.
·  Possui capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprio, levando em conta regras e valores.
·  Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com adultos do CMEI.
·  Aprecia momentos de privacidade e quietude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais