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Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

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quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Conteúdos para crianças no Berçário

Fonte: Blog Doce Magia em Ensinar


EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO

1-Brincar em rodinhas levando a criança a levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.;

2-Contar histórias e pedir que as crianças participem com gestos e mímicas, dramatizando-as;

3-Organizar atividades onde a criança possa manipular grandes e pequenos objetos, pular obstáculos, andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;

4-Proporcionar brincadeiras de: estátua, fique onde está, corre-cotia, coelhinho na toca etc.;

5-Propor brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.

 

EXPRESSIVIDADE

 1-Realizar, na hora do banho, massagens, estimulação das palmas das mãos e dos pés, movimentos na água junto com a criança etc;

 2-Favorecer o desenvolvimento oral e corporal por meio da música, juntamente com as atividades de higiene, trocas, alimentação etc.;

 3-Proporcionar brincadeiras de roda, esconde/esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade, da espontaneidade e da socialização da criança;

 4-Utilizar brincadeiras com música para estimular as crianças na manutenção de boa postura (importante que o professor tome cuidados com sua própria postura, pois a criança age por imitação do adulto);

 5-Fazer uso de atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada um: as crianças farão caretas, mímicas, enfim, brincarão com a própria imagem;

 6-Desenvolver atividades relacionadas aos jogos de imitação e mímica.

 7-Hora da rodinha com histórias, músicas, etc;

 8-Brincadeiras ao ar livre

 9-Brincadeiras livres e banho de sol (de acordo com as condições climáticas).

 10-Passeio externo ou interno.

 11-Brincadeiras coletivas ou opções individuais (organização de diferentes materiais para interação das crianças).

 

ARTES VISUAIS

1-Levar a criança a imitar formas e figuras por meio da representação;

2-Proporcionar exploração de marcas, gestos e texturas;

3-Confeccionar tintas e massas com a participação das crianças para observação das propriedades, possibilidades de registro e transformações;

4-Propor toques sobre diversos tipos de superfície como lixa, argila, papel liso, rugado etc.;

5-Favorecer a articulação das sensações corporais e das marcas gráficas;

6-Promover impressão de marcas em papel comprido ou no chão, para que as crianças caminhem e percebam suas marcas (claras/escuras);

7-Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o próprio corpo;

 

O FAZER MUSICAL

1-Propiciar a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros;

2-Levar a criança a ouvir e aprender canções, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc.;

3-Estimular a produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pés…);

4-Favorecer a exploração de materiais sonoros de corda, percussão e sopro;

5-Promover o contato com obras musicais diversas;

6-Gravar as produções e interpretações das crianças;

7-Realizar, durante o banho, brincadeiras com água e brinquedos sonoros alternando som e silêncio;

8-Promover passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço;

9-Oferecer oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza, em atividades externas;

10-Confeccionar materiais sonoros, observando o nível de habilidade das crianças do berçário;

11-Contar histórias enfatizando os sons existentes;

12-Proporcionar a participação em jogos e brincadeiras cantadas;

13-Promover a exploração livre dos sons graves e agudos (altura), forte ou fraco (intensidade), curtos ou longos (duração).

14-As melodias, as canções e acalantos têm um espaço cativo neste período. Não se deve esquecer das parlendas como brincadeiras para desenvolvimento oral. Os acalantos e brincos são formas de brincar musical característico da primeira fase da vida da criança.

 

A CRIANÇA E A LINGUAGEM

1-Conversar e cantar, frequentemente, com o bebê para intensificar a relação afetiva e desenvolver a linguagem;

2-Instigar a emissão de sons e a pronúncia de pequenas palavras carregadas de significado para o bebê;

3-Incentivar a fala da criança nos diálogos, nas rodinhas etc.;

4-Dialogar, na troca de roupas e na hora do banho, deixando a criança expressar verbalmente suas ideias e conhecimento do mundo com liberdade;

5-Disponibilizar livros e revistas para folhear e nomear figuras, personagens, gravuras e reconhecer a linguagem escrita;

6-Contar histórias e levar a criança a comentar;

7-Proporcionar dramatizações com máscaras, fantoches, mímicas, imitar voz de personagens, animais;

8-Propiciar brincadeiras de teatrinho usando roupas, sapatos, bolsas e outros objetos de adulto, deixando que as crianças criem diversas situações;

9-Deixar que a criança se expresse livremente histórias, parlendas etc.;

10-Estimular a interação com outras crianças e adultos;

11-Deixar a criança transmitir recados simples;

12-Levar a criança a falar o nome das pessoas e objetos que estão por perto, pronunciando corretamente as palavras;

13-Trabalhar com projetos de acordo com a faixa etária;

14-Propiciar jogos de percepção e observação em situações cotidianas;

15-Proporcionar momento de conto de histórias em ambientes diversificados (debaixo de árvores, antes de dormir etc.);

16-Direcionar a ação pedagógica de forma a criar situações de fala e compreensão da linguagem (gravar fala, entrevistas com as crianças etc.).

 

NATUREZA E SOCIEDADE

1-Propiciar às crianças a observação da diversidade de pequenos animais presentes no ambiente,

2-Ampliar o repertório histórico e cultural das crianças por meio de músicas, jogos e brincadeiras dos tempos de seus pais e avós;

3-Oportunizar o manuseio e a exploração de diferentes tipos de objetos;

4-Propiciar a exploração dos diversos órgãos sensoriais e suas funções como a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar para percepção do corpo e das interações que ele estabelece;

5-Nomear com as crianças as partes do corpo e algumas funções de forma contextualizada, por meio de situações reais e cotidianas;

6-Promover excursões pelos arredores da instituição para reconhecimento de animais, a fim de que as crianças percebam os sons produzidos, onde se abrigam, como se locomovem, como se alimentam etc.;

7-Formular questões provocadoras para que as crianças manifestem suas hipóteses e encadeiem novas questões (Ex.: chuva caindo, relâmpagos, caule das plantas, tronco quebrado ou apodrecido etc.);

8-Oportunizar informações em fontes variadas (livros, revistas, jornais, filmes etc.);

9-Desenvolver projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural.

 

PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO

1-Oportunizar à criança brincadeiras como jogos de esconder ou de pega-pega onde um dos participantes deverá contar, enquanto espera os outros se posicionarem;

2-Propor brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem (Ex.: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois… etc.);

3-Propor situações que propiciem a troca de ideias sobre as representações;

4-Propiciar a utilização de material massa de modelar de farinha de trigo com anilina;

5-Construir diferentes circuitos de obstáculos com almofadas, colchonetes, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar;

6-Possibilitar a representação do espaço numa outra dimensão (construir torres, pistas para carros e cidades, em blocos de madeira ou encaixe);

7-Organizar painel com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças (comparar o tamanho de seus pés e depois olhar os números em seus sapatos);

8-Oportunizar à criança audição de músicas do folclore brasileiro, de rimas infantis, envolvendo contagem e números utilizados como forma de aproximação com a sequência numérica oral;

9-Organizar um quadro de aniversariantes, contendo a data do aniversário e a idade de cada criança;

10-Providenciar, para cada berço, objetos (brinquedos, argolas, móbiles) para que o bebê possa observar e/ou tocar, tendo um despertar prazeroso.

 

ESTIMULAÇÃO

A repetição e os elogios são muito importantes para que as crianças se sintam estimuladas a avançar na construção do seu conhecimento. Para isso, o educador pode utilizar atividades de estimulação como as seguintes:

1-Levar a mão do nenê a acariciar o seu rosto e fazer o mesmo com sua mão no rosto do nenê;

2-Carregar a criança nos braços, voltada para a frente, formando uma cadeira com seus próprios braços, ou então acomodá-la de bruços, pois assim ela terá uma maior amplitude visual;

3-Fazer movimentos com objetos coloridos, que façam barulho, para que a criança ouça, observe e/ou acompanhe;

4-Pendurar objetos coloridos e sonoros (sem exagerar na quantidade) em posições diferentes e na altura que a criança possa alcançar (no início, ela só olhará para eles; mais tarde, tentará tocá-los);

5-Acomodar o nenê no chão, de bruços, sobre um tapete ou cobertor, com vários objetos coloridos ou que façam barulho à sua frente; fazer um pequeno rolo com uma toalha e colocá-lo debaixo do peito do nenê, estimulando-o para que ele se mova em direção aos objetos;

6-Oferecer a mamadeira para o bebê, ajudando-o a segurá-la com as duas mãos, em posição reclinada. Olhar sempre nos olhos dessa criança e conversar com ela;

7-Procurar deixar o nenê entre 3 e 6 meses, quando acordado, em posição reclinada, apoiado em travesseiro e com suas próprias mãos colocadas à frente;

8-Procurar tornar a hora do banho bem agradável, segurando o bebê firme, para que se sinta seguro. Fazer brincadeiras como bater as mãos e os pés na água, colocar objetos que fiquem boiando na banheira para chamar atenção do bebê etc.;

9-Levar, sempre que possível, o bebê para passear; cantar para ele e mostrar-lhe coisas diferentes;

10-Fazer a criança rolar de um lado para o outro, sempre mostrando algum objeto colorido que possa interessá-la;

11-Deitar o nenê de costas; aproximar um chocalho de seus pés e fazê-lo dar chutes para movimentá-lo e produzir sons;

12-Colocar o bebê em frente a um espelho durante algum tempo, chamando-lhe a atenção para que se olhe;

13-Dar à criança um objeto pequeno, procurando fazê-la passar de uma à outra mão;

14-Dar dois objetos pequenos ao bebê para que segure um em cada mão; tentar fazê-lo bater um no outro. Procure imitar o som produzido;

15-Oferecer ao nenê objetos de vários tipos como: espuma, lixa, toalha, madeira, metal, borracha e outros. Se ele estranhar, apresentar o objeto em outra ocasião e em outro contexto. Oferecer também alimentos ou objetos variados, para que a criança possa sentir gostos e cheiros diferentes. Exemplo: açúcar, sal, limão, talco, perfume etc.;

16-Permitir que a criança vá, gradativamente, pegando com as próprias mãos, pedaços de frutas, pão etc.; permitir, também, que ela mexa na comida e não se importe se ela se sujar (esta atividade é importante para que mais tarde a criança aprenda a comer sozinha);

17-Acariciar, cantar e repetir sons ou gestos emitidos pela criança na hora da troca de fraldas ou do banho;

18-Fazer, a partir dos sete meses, o nenê sentar-se sozinho, em posição de ioga, apoiando as mãos na frente do corpo;

19-Brincar de “cuca-achou” ou “achou-sumiu” com o nenê, cobrindo o seu rosto com um pano, chamando a sua atenção e levando-o a retirar o pano. Se o nenê não entender a brincadeira, recomeçar tampando somente a metade do seu rosto. Depois, esconder o rosto do nenê e esperar que ele retire o pano. Esta brincadeira deve ser acompanhada de risos e gritos de alegria. Repetir esta brincadeira escondendo objetos de que a criança goste;

20-Bater palmas, levantar os braços, fazer gestos para que a criança o acompanhe já que ela gosta de imitar gestos;

21-Colocar o nenê de pé (depois dos oito meses) sobre suas próprias pernas, segurando-lhe as mãos; fazer com que ele impulsione seu corpinho para cima e para baixo, que se levante apoiando-se nas grades do berço, do quadrado, numa mesinha, chamando ou mostrando um brinquedo interessante;

22-Colocar vários objetos num barbante e ensinar a criança a puxá-los (esta atividade deve ser feita com os nenês que já engatinham ou que já andem);

23-Dar papel macio para que os bebês rasguem ou amassem com o cuidado para não colocar na boca.

2 comentários:

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Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

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