EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
1-Brincar
em rodinhas levando a criança a levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr
etc.;
2-Contar
histórias e pedir que as crianças participem com gestos e mímicas,
dramatizando-as;
3-Organizar
atividades onde a criança possa manipular grandes e pequenos objetos, pular
obstáculos, andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
4-Proporcionar
brincadeiras de: estátua, fique onde está, corre-cotia, coelhinho na toca etc.;
5-Propor
brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas,
colchões, bastões, bolas etc.
EXPRESSIVIDADE
1-Realizar,
na hora do banho, massagens, estimulação das palmas das mãos e dos pés,
movimentos na água junto com a criança etc;
2-Favorecer
o desenvolvimento oral e corporal por meio da música, juntamente com as
atividades de higiene, trocas, alimentação etc.;
3-Proporcionar brincadeiras de
roda, esconde/esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade, da
espontaneidade e da socialização da criança;
4-Utilizar
brincadeiras com música para estimular as crianças na manutenção de boa postura
(importante que o professor tome cuidados com sua própria postura, pois a
criança age por imitação do adulto);
5-Fazer uso de atividades no
espelho, trabalhando a expressividade de cada um: as crianças farão caretas,
mímicas, enfim, brincarão com a própria imagem;
6-Desenvolver atividades
relacionadas aos jogos de imitação e mímica.
7-Hora da rodinha com
histórias, músicas, etc;
8-Brincadeiras
ao ar livre
9-Brincadeiras livres e banho
de sol (de acordo com as condições climáticas).
10-Passeio
externo ou interno.
11-Brincadeiras
coletivas ou opções individuais (organização de diferentes materiais para
interação das crianças).
ARTES VISUAIS
1-Levar
a criança a imitar formas e figuras por meio da representação;
2-Proporcionar
exploração de marcas, gestos e texturas;
3-Confeccionar
tintas e massas com a participação das crianças para observação das
propriedades, possibilidades de registro e transformações;
4-Propor
toques sobre diversos tipos de superfície como lixa, argila, papel liso, rugado
etc.;
5-Favorecer
a articulação das sensações corporais e das marcas gráficas;
6-Promover
impressão de marcas em papel comprido ou no chão, para que as crianças caminhem
e percebam suas marcas (claras/escuras);
7-Imprimir
com as crianças marcas gráficas utilizando o próprio corpo;
O FAZER MUSICAL
1-Propiciar
a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros;
2-Levar
a criança a ouvir e aprender canções, brincar de roda, realizar brinquedos
rítmicos, jogos de mãos etc.;
3-Estimular
a produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de
pés…);
4-Favorecer
a exploração de materiais sonoros de corda, percussão e sopro;
5-Promover
o contato com obras musicais diversas;
6-Gravar
as produções e interpretações das crianças;
7-Realizar,
durante o banho, brincadeiras com água e brinquedos sonoros alternando som e
silêncio;
8-Promover
passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço;
9-Oferecer
oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza, em atividades externas;
10-Confeccionar
materiais sonoros, observando o nível de habilidade das crianças do berçário;
11-Contar
histórias enfatizando os sons existentes;
12-Proporcionar
a participação em jogos e brincadeiras cantadas;
13-Promover
a exploração livre dos sons graves e agudos (altura), forte ou fraco
(intensidade), curtos ou longos (duração).
14-As
melodias, as canções e acalantos têm um espaço cativo neste período. Não se
deve esquecer das parlendas como brincadeiras para desenvolvimento oral. Os
acalantos e brincos são formas de brincar musical característico da primeira
fase da vida da criança.
A CRIANÇA E A LINGUAGEM
1-Conversar
e cantar, frequentemente, com o bebê para intensificar a relação afetiva e
desenvolver a linguagem;
2-Instigar
a emissão de sons e a pronúncia de pequenas palavras carregadas de significado
para o bebê;
3-Incentivar
a fala da criança nos diálogos, nas rodinhas etc.;
4-Dialogar,
na troca de roupas e na hora do banho, deixando a criança expressar verbalmente
suas ideias e conhecimento do mundo com liberdade;
5-Disponibilizar
livros e revistas para folhear e nomear figuras, personagens, gravuras e
reconhecer a linguagem escrita;
6-Contar
histórias e levar a criança a comentar;
7-Proporcionar
dramatizações com máscaras, fantoches, mímicas, imitar voz de personagens,
animais;
8-Propiciar
brincadeiras de teatrinho usando roupas, sapatos, bolsas e outros objetos de
adulto, deixando que as crianças criem diversas situações;
9-Deixar
que a criança se expresse livremente histórias, parlendas etc.;
10-Estimular
a interação com outras crianças e adultos;
11-Deixar
a criança transmitir recados simples;
12-Levar
a criança a falar o nome das pessoas e objetos que estão por perto,
pronunciando corretamente as palavras;
13-Trabalhar
com projetos de acordo com a faixa etária;
14-Propiciar
jogos de percepção e observação em situações cotidianas;
15-Proporcionar
momento de conto de histórias em ambientes diversificados (debaixo de árvores,
antes de dormir etc.);
16-Direcionar
a ação pedagógica de forma a criar situações de fala e compreensão da linguagem
(gravar fala, entrevistas com as crianças etc.).
NATUREZA E SOCIEDADE
1-Propiciar
às crianças a observação da diversidade de pequenos animais presentes no
ambiente,
2-Ampliar
o repertório histórico e cultural das crianças por meio de músicas, jogos e
brincadeiras dos tempos de seus pais e avós;
3-Oportunizar
o manuseio e a exploração de diferentes tipos de objetos;
4-Propiciar
a exploração dos diversos órgãos sensoriais e suas funções como a visão, a
audição, o tato, o olfato e o paladar para percepção do corpo e das interações
que ele estabelece;
5-Nomear
com as crianças as partes do corpo e algumas funções de forma contextualizada,
por meio de situações reais e cotidianas;
6-Promover
excursões pelos arredores da instituição para reconhecimento de animais, a fim
de que as crianças percebam os sons produzidos, onde se abrigam, como se
locomovem, como se alimentam etc.;
7-Formular
questões provocadoras para que as crianças manifestem suas hipóteses e
encadeiem novas questões (Ex.: chuva caindo, relâmpagos, caule das plantas,
tronco quebrado ou apodrecido etc.);
8-Oportunizar
informações em fontes variadas (livros, revistas, jornais, filmes etc.);
9-Desenvolver
projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural.
PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
1-Oportunizar
à criança brincadeiras como jogos de esconder ou de pega-pega onde um dos participantes
deverá contar, enquanto espera os outros se posicionarem;
2-Propor
brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem (Ex.: a
galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois… etc.);
3-Propor
situações que propiciem a troca de ideias sobre as representações;
4-Propiciar
a utilização de material massa de modelar de farinha de trigo com anilina;
5-Construir
diferentes circuitos de obstáculos com almofadas, colchonetes, pneus e panos
por onde as crianças possam engatinhar ou andar;
6-Possibilitar
a representação do espaço numa outra dimensão (construir torres, pistas para
carros e cidades, em blocos de madeira ou encaixe);
7-Organizar
painel com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças
(comparar o tamanho de seus pés e depois olhar os números em seus sapatos);
8-Oportunizar
à criança audição de músicas do folclore brasileiro, de rimas infantis,
envolvendo contagem e números utilizados como forma de aproximação com a sequência
numérica oral;
9-Organizar
um quadro de aniversariantes, contendo a data do aniversário e a idade de cada
criança;
10-Providenciar,
para cada berço, objetos (brinquedos, argolas, móbiles) para que o bebê possa observar
e/ou tocar, tendo um despertar prazeroso.
ESTIMULAÇÃO
A
repetição e os elogios são muito importantes para que as crianças se sintam
estimuladas a avançar na construção do seu conhecimento. Para isso, o educador
pode utilizar atividades de estimulação como as seguintes:
1-Levar
a mão do nenê a acariciar o seu rosto e fazer o mesmo com sua mão no rosto do
nenê;
2-Carregar
a criança nos braços, voltada para a frente, formando uma cadeira com seus
próprios braços, ou então acomodá-la de bruços, pois assim ela terá uma maior
amplitude visual;
3-Fazer
movimentos com objetos coloridos, que façam barulho, para que a criança ouça,
observe e/ou acompanhe;
4-Pendurar
objetos coloridos e sonoros (sem exagerar na quantidade) em posições diferentes
e na altura que a criança possa alcançar (no início, ela só olhará para eles; mais
tarde, tentará tocá-los);
5-Acomodar
o nenê no chão, de bruços, sobre um tapete ou cobertor, com vários objetos
coloridos ou que façam barulho à sua frente; fazer um pequeno rolo com uma
toalha e colocá-lo debaixo do peito do nenê, estimulando-o para que ele se mova
em direção aos objetos;
6-Oferecer
a mamadeira para o bebê, ajudando-o a segurá-la com as duas mãos, em posição
reclinada. Olhar sempre nos olhos dessa criança e conversar com ela;
7-Procurar
deixar o nenê entre 3 e 6 meses, quando acordado, em posição reclinada, apoiado
em travesseiro e com suas próprias mãos colocadas à frente;
8-Procurar
tornar a hora do banho bem agradável, segurando o bebê firme, para que se sinta
seguro. Fazer brincadeiras como bater as mãos e os pés na água, colocar objetos
que fiquem boiando na banheira para chamar atenção do bebê etc.;
9-Levar,
sempre que possível, o bebê para passear; cantar para ele e mostrar-lhe coisas
diferentes;
10-Fazer
a criança rolar de um lado para o outro, sempre mostrando algum objeto colorido
que possa interessá-la;
11-Deitar
o nenê de costas; aproximar um chocalho de seus pés e fazê-lo dar chutes para
movimentá-lo e produzir sons;
12-Colocar
o bebê em frente a um espelho durante algum tempo, chamando-lhe a atenção para
que se olhe;
13-Dar à
criança um objeto pequeno, procurando fazê-la passar de uma à outra mão;
14-Dar
dois objetos pequenos ao bebê para que segure um em cada mão; tentar fazê-lo
bater um no outro. Procure imitar o som produzido;
15-Oferecer
ao nenê objetos de vários tipos como: espuma, lixa, toalha, madeira, metal,
borracha e outros. Se ele estranhar, apresentar o objeto em outra ocasião e em
outro contexto. Oferecer também alimentos ou objetos variados, para que a
criança possa sentir gostos e cheiros diferentes. Exemplo: açúcar, sal, limão,
talco, perfume etc.;
16-Permitir
que a criança vá, gradativamente, pegando com as próprias mãos, pedaços de
frutas, pão etc.; permitir, também, que ela mexa na comida e não se importe se
ela se sujar (esta atividade é importante para que mais tarde a criança aprenda
a comer sozinha);
17-Acariciar,
cantar e repetir sons ou gestos emitidos pela criança na hora da troca de
fraldas ou do banho;
18-Fazer,
a partir dos sete meses, o nenê sentar-se sozinho, em posição de ioga, apoiando
as mãos na frente do corpo;
19-Brincar
de “cuca-achou” ou “achou-sumiu” com o nenê, cobrindo o seu rosto com um pano,
chamando a sua atenção e levando-o a retirar o pano. Se o nenê não entender a
brincadeira, recomeçar tampando somente a metade do seu rosto. Depois, esconder
o rosto do nenê e esperar que ele retire o pano. Esta brincadeira deve ser
acompanhada de risos e gritos de alegria. Repetir esta brincadeira escondendo
objetos de que a criança goste;
20-Bater
palmas, levantar os braços, fazer gestos para que a criança o acompanhe já que
ela gosta de imitar gestos;
21-Colocar
o nenê de pé (depois dos oito meses) sobre suas próprias pernas, segurando-lhe
as mãos; fazer com que ele impulsione seu corpinho para cima e para baixo, que
se levante apoiando-se nas grades do berço, do quadrado, numa mesinha, chamando
ou mostrando um brinquedo interessante;
22-Colocar
vários objetos num barbante e ensinar a criança a puxá-los (esta atividade deve
ser feita com os nenês que já engatinham ou que já andem);
23-Dar
papel macio para que os bebês rasguem ou amassem com o cuidado para não colocar
na boca.
Muito bom!
ResponderExcluirMuito útil. Esplendido.
ResponderExcluirGostei bastante
Parabéns. Me ajudou bastante.
ResponderExcluirBem explicadinho!
Adorei essas ideias. Muito boas👏👏
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