Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

segunda-feira, 30 de março de 2015

1º Perfil Turma (2 anos)

O grupo II-B é composto por 18 crianças sendo 11 do sexo masculino e 07 do sexo feminino, onde até o momento nenhuma frequenta integralmente o ambiente escolar. São crianças assíduas faltando somente em virtude de doença ou motivos justificáveis. Nota-se que os responsáveis, em sua maioria, são os próprios pais.

Durante o período de adaptação do grupo, a maioria das crianças chorou ao despedir-se do familiar, mesmo sendo crianças que já conviviam no ano anterior nesta instituição. Contudo, aos poucos foram acalmando-se quando acalentados e incentivados a participar dos momentos de canto com os colegas. Até o final deste trimestre, poucas crianças ainda choram ao chegar à sala de aula, demonstrando estar adquirindo mais confiança e autonomia perante o grupo.

São crianças pouco falantes, porém mesmo através de gesticulações e expressões, conseguem interagir nas brincadeiras do grupo ou mesmo comunicar seus desejos e necessidades seja pra mim quanto para a monitora. Sempre estou conversando ou cantando cantigas para que possa envolver mais as crianças nas rodinhas e nos ambientes externos (refeitório, parquinho, gramado), além da monitora também estar em constante diálogo com todos.

Percebi a necessidade de trabalhar as normas sociais imediatamente, pois a turma mostra-se bem agitada e alguns demonstram um comportamento inadequado algumas vezes como jogar brinquedos, falar palavras inadequadas. Já estamos conversando com as crianças sobre estas práticas nada sociáveis e estimulando mais brincadeiras e atividades em grupo onde ocorra cuidado com os materiais e carinho com os colegas.

O grupo aprecia brincadeiras no parquinho (principalmente o escorregador) e cantar em grupo principalmente quando é possível gesticular. Também gostam de algumas histórias que envolvam animais, apesar de seu tempo de concentração ser bem curto, próprio da idade.

Todas as crianças alimentam-se sozinhas, algumas têm um pouco mais de dificuldade na utilização dos talheres (ao levar a colher à boca, ou segurar o copo) devido tamanho dos materiais serem grandes. Nesse momento ajudamos essas crianças na alimentação seja na orientação quanto referente ao seu manuseio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais