Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

2º Registro avaliativo (2 anos)

Obs.: Identidade da criança foi preservada. Primeiro parágrafo em comum referente ao perfil de turma.
Obs.: APEI: auxiliar de professor da Educação Infantil

->Criança 1
Encerramos o ano com os projetos ”Vila sem cárie” e a “Comunidade de leitores”, com muito empenho e satisfação de todo grupo e familiares, dando continuidade ao trabalho do Plano Geral da Ação Didática com base na Proposta Pedagógica, respeitando o cuidar e educar. Nesse semestre trabalhamos atividades seqüenciadas referentes ao poema “Leilão de jardim, de Cecília Meireles” através de pinturas, colagens, molde vazado, brincadeiras dirigidas, músicas, contação de histórias, cantinho da leitura com livros de histórias variados, ilustrações com giz de cera ou canetinha, apresentações, além da exposição com o apoio dos familiares da comunidade escolar.
O EU, O OUTRO, O NÓS. É uma criança que vem ampliando seu círculo de amizades, onde já brinca com todos na sala, o que permitiu ampliar seu vocabulário. Entretanto, essa socialização ainda se dá de maneira conflituosa, onde preciso intervir seja explicando-o as normas de convívio ou ficando mais próxima dele. Costuma resolver seus conflitos sozinho, nem sempre de maneira amigável; quando interfiro recusa minha ajuda, chora e tenta pegar o brinquedo do colega somente para largar em outro local.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS. Constantemente testa seus movimentos, principalmente na área externa como o parquinho. Participa com desenvoltura e prazer dos momentos sociais, mostrando segurança ao realizar as coreografias ensaiadas, com um sorriso no rosto, principalmente quando o elogiamos. Vem se apropriando das normas de convívio, onde nem sempre consegue compreendê-las, o que causa alguns conflitos com os colegas de sala.
TRAÇOS SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS.  Quando estão dispostos materiais variados, aprecia riscar e testar marcas gráficas sobre diferentes suportes. Entretanto, insiste em riscar as produções dos demais colegas, quando o interrompo ri e tenta novamente riscar ou pegar o material do colega para jogar no chão. Seu tempo de concentração é muito curto, quando o chamo para participar de rodas de cantigas e danças, primeiro observa o que faço e depois vai procurar um brinquedo.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. Reconhece quando o chamam pelo nome, onde presta atenção ao comando, mesmo que nem sempre atende a eles. Também reconhece o nome dos colegas quando o questiono e suas respectivas mochilas. Seu tempo de concentração é muito curto, o que dificulta sua escuta no momento da contação de histórias, pois preciso colocá-lo junto a mim ou da apei Ana, caso contrário costuma mexer com os colegas ao lado ou tenta conversar sobre outros assuntos tirando a concentração de todos. No faz de conta, interage com todos, aceitando papéis no momento da brincadeira, mesmo que em alguns momentos ocorrem atritos devido seu comportamento mais entusiasmado e ativo.

ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.  Continua explorando as características dos objetos e materiais dispostos com desenvoltura, onde já tenta empilhar ou montar peças de encaixe; só preciso intervir quando à necessidade de compartilhar com os demais colegas sem atritos, mesmo seu interesse sendo pouco nesse momento em grupo, preferindo as atividades que envolvam pula e correr. 

->Criança 2
Encerramos o ano com os projetos ”Vila sem cárie” e a “Comunidade de leitores”, com muito empenho e satisfação de todo grupo e familiares, dando continuidade ao trabalho do Plano Geral da Ação Didática com base na Proposta Pedagógica, respeitando o cuidar e educar. Nesse semestre trabalhamos atividades seqüenciadas referentes ao poema “Leilão de jardim, de Cecília Meireles” através de pinturas, colagens, molde vazado, brincadeiras e atividades dirigidas, músicas, contação de histórias, cantinho da leitura com livros de histórias variados, ilustrações com giz de cera ou canetinha, apresentações, além da exposição com o apoio dos familiares da comunidade escolar.
O EU, O OUTRO, O NÓS. É uma criança ativa e muito expressiva. Seu relacionamento tem evoluído demonstrando mais afetuosidade durante os momentos coletivos, onde já fica em pequenos grupos para compartilhar brinquedos e delegar papéis numa brincadeira. Continua tendo boa aceitação com os alimentos oferecidos nessa instituição, onde já prova o que antes tinha dificuldade em aceitar. Vem resolvendo seus conflitos sem agressividade, costuma chamar a mim ou a apei Ana para ajudar nesses momentos.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS. Continua apreciando explorar ambientes externos, por exemplo quando estamos brincando de faz de conta na quadra ou no ambiente gramado, onde explora com destreza os movimentos de seu corpo em conjunto com os demais colegas. Vem apropriando-se da compreensão das regras de convívio e, principalmente das regras durante as atividades dirigidas, respeitando sem muito conflito quando preciso intervir.
TRAÇOS SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS. Continua apreciando deixar suas marcas em diferentes suportes sempre que proponho esta atividade com muita curiosidade, onde já não tenta somente imitar dos colegas como risca suas próprias marcas para expor para o grupo. Seu tempo de concentração aumentou, não necessitando tanto de minha intervenção para que eu tenha sua atenção para coreografar uma música ou cantigas gesticuladas. Ensaia com alegria ritmos e danças para o momento social, mesmo que nesse período com as demais crianças e adultos da instituição, apresente timidamente, seja repetindo alguns gestos da coreografia. Sua concentração para assistir vídeos também aumentou, preferencialmente quando aparecem personagens com animais e músicas.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. Reconhece quando o chamam pelo nome, onde presta atenção ao comando, mesmo que nem sempre atende a eles. Também reconhece o nome dos colegas quando o questiono e suas respectivas mochilas. Aprecia escutar histórias, onde sorri e reproduz sons dos animais ou objetos que conhece quando aparece na história. Participa de roda de conversa quando questionado algo, geralmente com palavras simples e gesticulações. Durante as brincadeiras de faz de conta geralmente aceita os papéis que lhe são propostos pelos outros colegas, onde interage com alegria e curiosidade, por todo espaço também para socializar com os demais grupinhos formados durante a brincadeira.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES. Demonstra muita curiosidade quanto à manipulação de objetos e materiais, onde prefere observar o que irei fazer antes para depois reproduzir o que fiz. Reconhece partes de seu corpo quando o questiono, onde indica com a mão onde está, nomeando-a oralmente. Faz associação dos fenômenos da natureza com algo relacionado à sua vida, por exemplo quando chove percebe que não poderá ir brincar no parquinho pois está molhado, ou se faz muito sol lembra de um passeio que fez, ou se a mamãe lavou roupa e colocou ao sol pra secar, ou se poderemos ir fazer alguma atividade de faz de conta na área externa.

->Criança 3
Nesse semestre trabalhamos atividades seqüenciadas referentes ao poema “Leilão de jardim, de Cecília Meireles” através de pinturas, colagens, molde vazado, brincadeiras e atividades  dirigidas, músicas, contação de histórias, cantinho da leitura com livros de histórias variados, ilustrações com giz de cera ou canetinha, apresentações, além da exposição com o apoio dos familiares da comunidade escolar.
O EU, O OUTRO, O NÓS. É uma criança que aumentou seu círculo de amizades durante as brincadeiras, onde já se enturma com facilidade durante os grupos que se formam na sala, ou mesmo quando estamos socializando com outras turmas. Há casos em que numa brincadeira fica mais agitado e tenta abraçar com mais euforia os colegas o que surge conflitos, nem sempre aceita ser repreendido. Aumentou seu vocabulário onde se expressa com mais clareza utilizando frases mais elaboradas do que antes no início do ano letivo. Mesmo assim, ainda surge conflitos ao compartilhar brinquedos quando se faz necessário numa atividade coletiva ou dirigida, na qual preciso intervir conversando sobre a situação, o que nem sempre fica satisfeito e ainda assim tenta puxar o objeto e ir para outro lugar. Ainda preciso intervir no momento das refeições, pois costuma conversar e brincar esquecendo-se de se alimentar.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS. Continua apreciando explorar ambientes externos, permitindo uma maior movimentação no espaço com destreza e equilíbrio. Vem se apropriando da compreensão das normas de convívio durante as brincadeiras em grupo. Participa das brincadeiras com ritmos e danças com animação, onde imita gestos e coreografias nas quais proponho, além de imitar também os colegas. Na apresentação dos momentos sociais fica mais tímido esquecendo-se da coreografia ensaiada, onde bate palmas e balança o corpo.
TRAÇOS SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS. Ao utilizar os materiais para grafar diferentes suportes, costuma olhar o que o colega ao seu lado produziu e tenta reproduzir, mas já não se apropria do material dos demais colegas. Continua gostando de cantar músicas e dançar suas coreografias, mas fica um pouco mais tímido quando estamos apresentando para outras turmas durante os momentos sociais. Ao fazer leitura de imagens com livros, revistas ou histórias, mostra para um grupo de colegas e comenta fazendo associação a algum fato de seu cotidiano no qual lembrou no momento.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. Durante um faz de conta, solta sua imaginação interpretando seu papel na brincadeira com alegria e já consegue delegar papéis para os demais colegas. Vem escutando mais as outras crianças quando participa da roda de conversa, o que antes acabava interferindo e cortando a fala dos demais.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES. Demonstra muita curiosidade quanto à manipulação de objetos e materiais, onde explora sua utilização, quando descobre algo novo vem mostrar tanto para os adultos da sala quanto também compartilha a novidade com os colegas. Ao observar fenômenos relacionados à chuva ou ao calor, só comenta algo caso algum colega faça relação senão dificilmente demonstra interesse nesses acontecimentos.

->Criança 4
Encerramos o ano com os projetos ”Vila sem cárie” e a “Comunidade de leitores”, com muito empenho e satisfação de todo grupo e familiares, dando continuidade ao trabalho do Plano Geral da Ação Didática com base na Proposta Pedagógica, respeitando o cuidar e educar. Nesse semestre trabalhamos atividades seqüenciadas referentes ao poema “Leilão de jardim, de Cecília Meireles” através de pinturas, colagens, molde vazado, brincadeiras e atividades  dirigidas, músicas, contação de histórias, cantinho da leitura com livros de histórias variados, ilustrações com giz de cera ou canetinha, apresentações, além da exposição com o apoio dos familiares da comunidade escolar.
O EU, O OUTRO, O NÓS. Vem ampliando seu círculo de amizades, onde já brinca com todos na sala, às vezes prefere um grupo de colegas onde fica por um tempo brincando. Essa interação permitiu a ampliação de seu vocabulário, melhorando a comunicação de seus desejos e necessidades. Quando surgem conflitos chama um dos adultos da sala para ajudar a solucionar o problema, mesmo assim continua chorando numa tentativa de que suas vontades sejam satisfeitas. Ainda tenho colocado-o entre os colegas quando vamos ao refeitório, o que diminui sua saída do local para correr ou ir até a sala sem um motivo aparente.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS. Ao movimentar-se no espaço, continua apreciando explorar os ambientes externos, o que faz com destreza e desenvoltura. Vem adquirindo uma melhor compreensão das regras durante as atividades dirigidas, porém ainda preciso fazer intervenções para evitar demais conflitos com os colegas.
TRAÇOS SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS. Nos momentos de cantigas ou roda de conversas, seu tempo de concentração aumentou, poucas vezes preciso intervir para direcionar seu olhar ao grupo quando necessário. Fica feliz quando elogio suas produções e gosta de fazer comentários sobre o que produziu, mesmo ainda sendo preciso lembrá-lo de variar os materiais utilizados para traçar em suas produções. Nos ensaios para os momentos sociais, demonstra pouco interesse, costumo ensaiar a coreografia antes junto ao grupo maior para depois ensaiá-lo sozinho ou com um grupinho menor numa tentativa de prender sua atenção para este momento, sem distrações.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. Tem participado mais das rodas de conversa e dos momentos de histórias onde relata cenas e personagens. Nos momentos de faz de conta entra no mundo da imaginação, onde chama os colegas pra participar da brincadeira e também aguarda os passos dos colegas. No parquinho e em outros ambientes externos, solta mais sua imaginação aonde vem próxima a mim para relatar seu mundo de faz de conta.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.  É uma criança que consegue relacionar os fenômenos da natureza com fatos de seu cotidiano. Por exemplo, quando chove sabe que não poderá ir ao parquinho por estar com a areia molhada ou se está muito calor, poderemos fazer atividades na área externa próxima à quadra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais