A aprendizagem proporcionada na área experiencial “Traços, Sons, Cores e Formas” contribuirá para que as crianças adquiram sensibilidade artística. O desenvolvimento desta cognição desde a infância influenciará a criatividade, a comunicação e a expressividade que as crianças demonstram ao longo da vida.
Sugestão de atividade proposta pela professora Marcela, interagimos com nossos alunos de quatro anos (neste dia foram faltaram algumas crianças nas turmas).
Material necessário:
- 7 Garrafinhas pet cortadas ao meio ou copos
descartáveis transparentes
- Água
- Corante alimentício: azul, vermelho e amarelo
Disponha os copos lado a lado e adicione corante e algumas gotas do corante no primeiro, terceiro, quinto e sétimo copo, deixando os copos que intercalam entre eles vazios. Dobre em tira por 3 vezes uma folha de papel toalha e intercale entre os copos.
Converse com as crianças perguntando suas cores
preferidas, conte os copos, questione o que vai acontecer na experiência.
Proponha uma brincadeira para depois vir
observar, pois essa experiência é demorada. Levou uns 20 min até conseguirmos
observar o líquido subir pelo papel e começar passar para o copo vazio. Até
chegar no estado da foto abaixo, com o líquido já no copo que antes estava
vazio, levou cerca de 1h.
Pesquisando descobri que essa experiência
retrata a “capilaridade de líquidos”: fenômeno de atração e repulsão onde se observa o contato dos líquidos
com um sólido fazendo com que esse líquido suba ou desça, conforme molhe ou não
a parede.
Fonte:
- Desafio das cores [clique aqui] Bia Historinhas
- Vídeo oficial Xuxa Misturando as cores / Onde estão as cores ? [clique aqui] Misturando as cores
Amei essa proposta, rica e significativa! Já quero fazer também! Obrigada por compartilhar!!!❤️
ResponderExcluir