Recebi o livro “Pedagogia Vivencionista” do autor Marcelo Rodrigues, após visitar o site www.vivencionismo.com.br e relatar numa postagem sobre este interessante método de trabalho e a postura que o professor precisa ter. Veio num envelope no qual ainda envolvia o livro com plástico-bolha, protegendo-o. Ainda não comecei a leitura do livro, pretendo iniciar na próxima semana, após o fechamento de minhas avaliações bimestrais, estou ansiosa.
Sinopse: Do que serão capazes, no futuro, as crianças educadas através da vida? Apenas uma educação voltada para a vivência de experiências reais, em que o aluno decide e aprende através da realização de seus próprios empreendimentos, prepara a criança para os desafios que o futuro lhe trará, ensinando não apenas o elenco básico de disciplinas escolares, mas também os conhecimentos que somente serão adquiridos através da experiência de vida, favorecendo ainda o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a formação de um ser humano mais independente, criativo, autoconfiante e feliz.
Trechos do site:
Sobre a Pedagogia Vivencionista: “A escola como ela é hoje não motiva alunos, professores, diretores e nem mesmo pais. Ela segue um determinado modelo que não gera interesse pelo aprendizado e não incentiva inovações. As aulas são pré-planejadas, sem a participação do aluno e, muitas vezes, nem mesmo do professor. Com aulas assim, o resultado fica limitado. Para mudar esse desinteresse, devemos dar ao aluno a liberdade de escolha, através da qual se cria um interesse pelo aprendizado e, com isso, aprende-se mais e melhor. Tendo como base a liberdade de escolha e a busca pela felicidade, a Pedagogia Vivencionista desenvolveu-se para permitir que a vida entre em sala de aula por todos os meios possíveis. Conectando a escola ao mundo, ensinamos aos alunos através da vivencia real de problemas e empreendimentos reais. Estamos falando em dar liberdade para o aluno criar, e deixar que ele descubra o que deve aprender para atingir suas metas.”
Sobre a conduta do professor e dos pais: “Como lidar com o aluno de forma a dotá-lo com características que se tornarão os alicerces para o seu sucesso no futuro? Pense como criança. Quais são os seus interesses? A criança precisa brincar, rir, sonhar, aprontar, testar os adultos, imaginar, construir, desconstruir, investigar... Precisa de tudo isso e do respeito dos pais e professores pelos seus sentimentos e ações. Elas são seres humanos completos e complexos, possuem sentimentos tal como um adulto. Por mais que, para nós, as situações possam parecer bobas e irrelevantes, para as crianças elas são muito importantes. Respeitar a infância é fundamental. Esse respeito não se trata de entregar as respostas para as crianças ou fazer tarefas simples por elas. Trata-se de ter paciência com as suas limitações, incentivar o seu desenvolvimento, a sua busca pelas respostas e até mesmo pelas próprias perguntas. A criança pode e deve ser o agente ativo de sua aprendizagem. Para isso é preciso que ela tenha o poder de escolha, que pergunte, responda, que avalie, corrija, tente novamente, que aprenda.”
Caso queira adquirir um exemplar acesse o site: www.vivencionismo.com.br
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