Relatórios avaliativos da minha turma de grupo II da Educação
Infantil (2 anos). *Nomes trocados para preservar identidade das crianças.
Relatório
I
João
demonstrou um comportamento apreensivo nas primeiras semanas de aula, chorando muito.
Aos poucos incentivo a participar de grupos em momentos de brincadeiras livres
para sentir-se mais integrado aos colegas.
Aparenta
ser uma criança tímida, geralmente evita o diálogo com os colegas e educadores
em sala, preferindo permanecer sozinho num canto brincando com um carrinho e
algumas peças.
João,
mesmo com um comportamento mais introvertido, manifesta interesse nas
atividades, participando sempre que o convido, com muita curiosidade e
observação. Agrada-lhe escutar canções, principalmente quando o grupo faz
coreografias.
Alimenta-se
sozinho no refeitório, usando os utensílios de maneira adequada. Demonstra
preferência em sentar-se em determinados lugares. Participa de sua higienização
(escovação, lavar mãos) seguindo minhas orientações. Já apresenta controle de
seu esfíncter.
Relatório II
João
mostrou-se tímido durante os primeiros dias de socialização, mas logo se
enturmou com todos.
Participa
de brincadeiras em sala com muita alegria, principalmente quando a música está
envolvida, fazendo gesticulações e/ou dançando. Aprecia também DVD’s musicais,
chamando os colegas para dançar e cantar, ficando muito próximo à televisão.
João
já faz uso adequado do banheiro, controlando seu esfíncter.
Durante
a realização das atividades coletivas troca informações com os colegas,
questionando o que estão fazendo.
Expressa-se
por meio da voz, comunicando os fatos acontecidos à sua volta, nem sempre com
muita clareza, através de frases curtas e simples.
Neste
momento, apesar de não ser agressivo, às vezes vem demonstrando um
comportamento inadequado com os colegas: mordidas. Sempre conversamos com ele
em sala e também já foi relatado o caso à mãe.
Maria
costuma chegar à sala chorando, sendo que nem sempre aceita ser consolada,
ficando sozinha num canto. Só depois de uns minutos senta-se próxima de uma
determinada colega pra conversar e acalma-se.
Quando
lhe incomodam procura uma das educadoras para relatar o fato e aguarda nossa
intervenção. Possui uma relação espontânea com todos na escola, tanto adultos
quanto demais crianças.
Comunica-se
verbalmente, sendo capaz de responder perguntas simples e solicitar ajuda
quando necessita. Consegue prever acontecimentos cotidianos: recolher
brinquedos para realizar atividades, levantar-se, etc.
Agrada-lhe
atividades plásticas, aceitando diferentes técnicas utilizadas na aula. Aprecia
escutar canções e participar de danças, principalmente quando tem coreografias.
Aprecia
os alimentos oferecidos pelo CMEB, apesar de às vezes não lanchar. Foi
comunicado à escola que Maria não pode ingerir leite, sendo oferecido para ela
nos momentos de lanche o leite de soja, porém percebi que não está apreciando
sua ingestão, o que geralmente recusa este leite.
Relatório
IV
Em
sua adaptação, Maria mostrou-se chorosa ao chegar à sala, mas logo se acalmou
quando chamei para participar das rodinhas (conversa ou cantigas).
Custa-lhe
controlar suas emoções negativas, chorando e pedindo minha atenção, apesar de
mostrar-se tranquila na maior parte do tempo.
Já
consegue controlar seu esfíncter, indo sozinha ao banheiro, porém pede ajuda
para vestir a roupa novamente.
Agrada-lhe
a alimentação oferecida no CMEB, não necessitando da ajuda de um adulto.
Costuma colocar a mão no prato de um colega ao lado para pegar mais um
pedacinho de algo que gostou muito.
Maria
demonstra ser uma criança tímida, observadora e muito curiosa, participando com
alegria de todas as atividades propostas. Entretanto, percebi que em situações
de conflito coloca-se como expectadora, mesmo quando está clara sua
participação. Sempre converso com ela sobre essas atitudes, socializando-a com
as crianças em brincadeiras coletivas.
Aprecia
situações que envolvem música, gesticulando e dançando; brincadeiras no parquinho
onde tem a oportunidade de brincar no escorregador e com a areia.
Relatório
V
Maria
é uma criança muito extrovertida e comunicativa. Não apresentou dificuldades em
sua adaptação por já conhecer a escola e a maioria dos colegas.
Muito
curiosa, está sempre próxima a mim para saber qual tarefinha darei ou o que
estou fazendo, fazendo indagações e/ou comentários.
Em
situações de conflito, vem comunicar o fato esperando minha intervenção. Quando
nessa situação de conflito está clara sua participação, fica num canto
envergonhada saindo quando explico a situação e a chamo para brincar com os colegas
novamente.
Alimenta-se
com prazer, algumas vezes escolhe o alimento ou deixa num cantinho do prato
algo que a desagrada. Já consegue controlar seu esfíncter, fazendo uso do
banheiro sozinha.
Participa
com entusiasmo das atividades em grupo. Durante as brincadeiras livres aparenta
desejar atenções diferenciadas para si, esperando que sejam feitas todas as
suas vontades.
Relatório VI
João,
em seu período de adaptação mostrou-se muito choroso, sempre chamando pela mãe.
Geralmente, quando vamos para o parquinho mostra-se mais calmo, ora sentando ao
meu lado ora brincando no escorregador ou balanço.
Aparenta
desejar atenção diferenciada para si, solicitando que sejam feitas suas
vontades. Quando estamos numa atividade coletiva ou brincadeira pede pra pegar
sua garrafinha de água ou fazer algo pra chamar nossa atenção.
No
refeitório, demonstra preferência em sentar-se em determinado lugar e próximo
de alguns colegas. Ainda não demonstrou vontade em alimentar-se na escola. Às
vezes, durante o jantar experimenta o alimento servido, encostando somente a
língua, e desiste. É incentivado sempre a experimentar e já perguntamos se quer
a ajuda das educadoras, mas sempre recusa.
Interessa-se
pelos momentos de roda de história ouvindo-as atentamente com um sorriso no
rosto. Ouve cantigas com atenção, algumas vezes batendo palmas e repetindo
alguns trechos.
Durante
a realização de pinturas, observa o que o colega ao lado está fazendo e tenta
desenhar utilizando o mesmo material ou cores. Sente prazer ao ser elogiado em
suas produções.
Relatório VI
Maria,
aluna de período integral, mostrou-se tranquila em seu período de adaptação.
Estava sempre ao lado das amigas do ano anterior.
Por
ser aluna do período integral, faz a transição de uma sala para outra. Ao
chegar coloca sobre a mesa e fica sentada numa cadeira, às vezes um pouco
sonolenta.
Apresenta
boa socialização, interagindo com todos. Está sempre disposta a ajudar quem
precise. Apresenta um temperado calmo, observador e prestativo. Também é muito
comunicativa, consegue relatar qualquer fato de maneira simples, seja
espontaneamente ou quando questionada sobre o que aconteceu.
Caso
esteja numa situação de conflito, manifesta desconforto chorando e comunicando
o acontecido, aguardando a intervenção das educadoras.
Foi
comentado que Maria não pode fazer ingestão de leite, alimentando no momento do
lanche com leite de soja. Contudo, percebi que está demonstrando repulsa,
provando um pouco do leite de soja e deixando-o de lado, às vezes fazendo
careta. No momento do jantar aprecia a alimentação servida, geralmente
repetindo.
Participa
de todas as atividades e brincadeiras propostas com muita alegria e
desenvoltura, apreciando principalmente quando envolve música.
Seu blog me ajudou muito. Parabéns pelo filhinho!
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Ajuda muito quem está começando na Educação Infantil.
ResponderExcluirparabéns pelas dicas! Adorei
ResponderExcluirTrabalho bem feito, obrigado pelos relatos..
ResponderExcluirto amando poder usar essas palavras e dicas de relatório. estão abrindo muito minha mente. vlw atualize para eu ter sempre uma boa fonte.
ResponderExcluirParabéns gostei muitos destes relatório, me ajudou muito obrigado!
ResponderExcluirBya, 02 de maio 2017.
ResponderExcluirParabéns! Seu relatório está sendo valioso para mim.
Obrigado...
amiga salvou minha vida super esclareceu minhas ideias esses relatórios sou recém formada e não saberia fazer 14 relatórios sozinha. muito obrigado.Deus abençoe.
ResponderExcluirFique á vontade. Bom saber que posso ajudar outras companheiras de profissão. Sucesso em sua trajetória!
ExcluirSou efetiva em dois horários, tenho na média de 40 relatórios pra fazer por semestre, além dos perfis de turma e Plano Geral de Ação.
Parabéns
ExcluirMuito bom seu conteúdo
ExcluirPARABÉNS AMEI.... ME AJUDOU DEMAIS
ResponderExcluirgostei demais..parabéns!!
ResponderExcluirLegal!muito bom os relatório vai me ajudar!!!Parabéns!!!
ResponderExcluirMuito bom! me ajudou bastante iniciei agora como professora e estava um pouco apreensiva em questão a esse parecer inicial. Muitos obrigada!
ResponderExcluirParabéns muito. Obrigada viu.
ResponderExcluirParabens muito bom seus relatorios me ajudou muito
ResponderExcluirÓtimo trabalho e me ajudou muito durante as fichas da minha turminha.
ResponderExcluirGrata.
Adorei todos.
ResponderExcluirParabéns muito bom seus relatos, me ajudou bastante. Muito obrigada.
ResponderExcluirParabéns, amei seu trabalho me ajudou muito, Deus te abençoe grandemente.
ResponderExcluirObrigada! Fico feliz por ter ajudado. Volto sempre! 😘
ExcluirParabéns pelo trabalho!
ResponderExcluir