Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Relatório Avaliativo (2 anos)


Relatórios avaliativos da minha turma de grupo II da Educação Infantil (2 anos). *Nomes trocados para preservar identidade das crianças.

Relatório I
João demonstrou um comportamento apreensivo nas primeiras semanas de aula, chorando muito. Aos poucos incentivo a participar de grupos em momentos de brincadeiras livres para sentir-se mais integrado aos colegas.

Aparenta ser uma criança tímida, geralmente evita o diálogo com os colegas e educadores em sala, preferindo permanecer sozinho num canto brincando com um carrinho e algumas peças.
João, mesmo com um comportamento mais introvertido, manifesta interesse nas atividades, participando sempre que o convido, com muita curiosidade e observação. Agrada-lhe escutar canções, principalmente quando o grupo faz coreografias.

Alimenta-se sozinho no refeitório, usando os utensílios de maneira adequada. Demonstra preferência em sentar-se em determinados lugares. Participa de sua higienização (escovação, lavar mãos) seguindo minhas orientações. Já apresenta controle de seu esfíncter.
Relatório II

João mostrou-se tímido durante os primeiros dias de socialização, mas logo se enturmou com todos.
Participa de brincadeiras em sala com muita alegria, principalmente quando a música está envolvida, fazendo gesticulações e/ou dançando. Aprecia também DVD’s musicais, chamando os colegas para dançar e cantar, ficando muito próximo à televisão.
João já faz uso adequado do banheiro, controlando seu esfíncter.
Durante a realização das atividades coletivas troca informações com os colegas, questionando o que estão fazendo.
Expressa-se por meio da voz, comunicando os fatos acontecidos à sua volta, nem sempre com muita clareza, através de frases curtas e simples.
Neste momento, apesar de não ser agressivo, às vezes vem demonstrando um comportamento inadequado com os colegas: mordidas. Sempre conversamos com ele em sala e também já foi relatado o caso à mãe.

 Relatório III
Maria costuma chegar à sala chorando, sendo que nem sempre aceita ser consolada, ficando sozinha num canto. Só depois de uns minutos senta-se próxima de uma determinada colega pra conversar e acalma-se.
Quando lhe incomodam procura uma das educadoras para relatar o fato e aguarda nossa intervenção. Possui uma relação espontânea com todos na escola, tanto adultos quanto demais crianças.
Comunica-se verbalmente, sendo capaz de responder perguntas simples e solicitar ajuda quando necessita. Consegue prever acontecimentos cotidianos: recolher brinquedos para realizar atividades, levantar-se, etc.
Agrada-lhe atividades plásticas, aceitando diferentes técnicas utilizadas na aula. Aprecia escutar canções e participar de danças, principalmente quando tem coreografias.
Aprecia os alimentos oferecidos pelo CMEB, apesar de às vezes não lanchar. Foi comunicado à escola que Maria não pode ingerir leite, sendo oferecido para ela nos momentos de lanche o leite de soja, porém percebi que não está apreciando sua ingestão, o que geralmente recusa este leite.
 
Relatório IV
Em sua adaptação, Maria mostrou-se chorosa ao chegar à sala, mas logo se acalmou quando chamei para participar das rodinhas (conversa ou cantigas).
Custa-lhe controlar suas emoções negativas, chorando e pedindo minha atenção, apesar de mostrar-se tranquila na maior parte do tempo.
Já consegue controlar seu esfíncter, indo sozinha ao banheiro, porém pede ajuda para vestir a roupa novamente.
Agrada-lhe a alimentação oferecida no CMEB, não necessitando da ajuda de um adulto. Costuma colocar a mão no prato de um colega ao lado para pegar mais um pedacinho de algo que gostou muito.
Maria demonstra ser uma criança tímida, observadora e muito curiosa, participando com alegria de todas as atividades propostas. Entretanto, percebi que em situações de conflito coloca-se como expectadora, mesmo quando está clara sua participação. Sempre converso com ela sobre essas atitudes, socializando-a com as crianças em brincadeiras coletivas.
Aprecia situações que envolvem música, gesticulando e dançando; brincadeiras no parquinho onde tem a oportunidade de brincar no escorregador e com a areia.


Relatório V
Maria é uma criança muito extrovertida e comunicativa. Não apresentou dificuldades em sua adaptação por já conhecer a escola e a maioria dos colegas.
Muito curiosa, está sempre próxima a mim para saber qual tarefinha darei ou o que estou fazendo, fazendo indagações e/ou comentários.
Em situações de conflito, vem comunicar o fato esperando minha intervenção. Quando nessa situação de conflito está clara sua participação, fica num canto envergonhada saindo quando explico a situação e a chamo para brincar com os colegas novamente.
Alimenta-se com prazer, algumas vezes escolhe o alimento ou deixa num cantinho do prato algo que a desagrada. Já consegue controlar seu esfíncter, fazendo uso do banheiro sozinha.
Participa com entusiasmo das atividades em grupo. Durante as brincadeiras livres aparenta desejar atenções diferenciadas para si, esperando que sejam feitas todas as suas vontades. 

Relatório VI
João, em seu período de adaptação mostrou-se muito choroso, sempre chamando pela mãe. Geralmente, quando vamos para o parquinho mostra-se mais calmo, ora sentando ao meu lado ora brincando no escorregador ou balanço.
Aparenta desejar atenção diferenciada para si, solicitando que sejam feitas suas vontades. Quando estamos numa atividade coletiva ou brincadeira pede pra pegar sua garrafinha de água ou fazer algo pra chamar nossa atenção.
No refeitório, demonstra preferência em sentar-se em determinado lugar e próximo de alguns colegas. Ainda não demonstrou vontade em alimentar-se na escola. Às vezes, durante o jantar experimenta o alimento servido, encostando somente a língua, e desiste. É incentivado sempre a experimentar e já perguntamos se quer a ajuda das educadoras, mas sempre recusa.
Interessa-se pelos momentos de roda de história ouvindo-as atentamente com um sorriso no rosto. Ouve cantigas com atenção, algumas vezes batendo palmas e repetindo alguns trechos.
Durante a realização de pinturas, observa o que o colega ao lado está fazendo e tenta desenhar utilizando o mesmo material ou cores. Sente prazer ao ser elogiado em suas produções. 

Relatório VI
Maria, aluna de período integral, mostrou-se tranquila em seu período de adaptação. Estava sempre ao lado das amigas do ano anterior.
Por ser aluna do período integral, faz a transição de uma sala para outra. Ao chegar coloca sobre a mesa e fica sentada numa cadeira, às vezes um pouco sonolenta.
Apresenta boa socialização, interagindo com todos. Está sempre disposta a ajudar quem precise. Apresenta um temperado calmo, observador e prestativo. Também é muito comunicativa, consegue relatar qualquer fato de maneira simples, seja espontaneamente ou quando questionada sobre o que aconteceu.
Caso esteja numa situação de conflito, manifesta desconforto chorando e comunicando o acontecido, aguardando a intervenção das educadoras.
Foi comentado que Maria não pode fazer ingestão de leite, alimentando no momento do lanche com leite de soja. Contudo, percebi que está demonstrando repulsa, provando um pouco do leite de soja e deixando-o de lado, às vezes fazendo careta. No momento do jantar aprecia a alimentação servida, geralmente repetindo.
Participa de todas as atividades e brincadeiras propostas com muita alegria e desenvoltura, apreciando principalmente quando envolve música.

8 comentários:

  1. Seu blog me ajudou muito. Parabéns pelo filhinho!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Ajuda muito quem está começando na Educação Infantil.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pelas dicas! Adorei

    ResponderExcluir
  4. to amando poder usar essas palavras e dicas de relatório. estão abrindo muito minha mente. vlw atualize para eu ter sempre uma boa fonte.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns gostei muitos destes relatório, me ajudou muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Bya, 02 de maio 2017.
    Parabéns! Seu relatório está sendo valioso para mim.
    Obrigado...

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais