Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

educação (85) 2011 (56) atividade (50) relatório (50) comportamento (42) arte (39) 2010 (38) desenvolvimento (38) Educação Infantil (36) produto testado (35) 2012 (34) informação (34) maquiagem (33) criatividade (32) bebê (29) mensagem (29) 2013 (28) 2009 (25) avaliação (24) 2019 (20) cosmético (16) 2018 (15) infantil (15) 2015 (14) 2017 (14) blog (14) 2016 (13) filho (12) estilo (11) 2014 (10) Otávio (10) coordenação motora (10) culinária (10) alfabetização (9) conteúdo (8) história (8) Lettering (7) vídeo (7) 2008 (6) brincadeira (6) cores (5) gravidez (5) pintura (5) saúde (5) 2020 (4) Cecília Meireles (4) autismo (4) berçário (4) doença (4) educação especial (4) gestação (4) lei (4) páscoa (4) sorteio (4) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) lembrancinha (3) livro (3) música (3) receita (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) cabelo (2) educação fundamental (2) forma geométrica (2) fralda (2) mural (2) máscara (2) olhos (2) rímel (2) saúde bucal (2) Cora Coralina (1) Jequiti (1) Stabilo (1) alfabeto (1) brinquedos (1) caligrafia (1) capa (1) cartaz (1) cartão (1) cirurgia (1) creme (1) diário digital (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) jogo (1) kit (1) lenço (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) pais (1) parlenda (1) pomada assadura (1) projeto (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) água (1)

sábado, 6 de dezembro de 2014

Projeto Cecília Meireles

PROJETO “ENCANTANDO-SE COM POEMAS E POESIAS DE CECÍLIA MEIRELES” 


Público Alvo: Grupos I, II, III, IV e V (Educação Infantil).
Turnos Envolvidos: matutino e vespertino.
Pessoas Envolvidas: alunos, pais, professoras, monitoras, supervisora e diretora.
Área de Abrangência: linguagem oral e escrita, artes, natureza e sociedade, matemática, música e movimento.
Tempo de Duração: seis meses. 


JUSTIFICATIVA
Acreditando que para ser transformadora, a educação precisa apoiar-se em momentos e movimentos que visem dinamizar a leitura em ambientes alfabetizadores e familiares, desenvolveremos este projeto com o intuito de propor aos nossos alunos, elementos de uma aprendizagem efetiva, relevante e ao mesmo tempo, atraente e estimulante.
A necessidade do envolvimento dos pais e filhos nesse processo educativo visa despertar nas crianças o gosto pela leitura e a oportunidade de praticarem diversas formas de expressão artística, corporal e cultural das potencialidades do ser humano. 


OBJETIVO GERAL
Estimular a criança através dos poemas e poesias visando ampliar o repertório cultural, a ampliação do vocabulário e a expressão corporal e plástica. 
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Desenvolver a linguagem oral e escrita,
* Ampliar repertório poético,
* Promover situações dentro da escola para que as crianças sintam-se convidadas a ocupar o papel de poetas,
* Produzir trabalhos com artes explorando e manipulando diferentes materiais,
* Perceber as rimas das poesias,
* Privilegiar o aspecto lúdico, a sonoridade e a imaginação,
* Incentivar os alunos a lerem, mesmo de maneira não-convencional,
* Proporcionar momentos de leitura em família,
* Expressar sensações, sentimentos e pensamentos. 


ETAPAS DO PROJETO
* Estudo do projeto pelo grupo para o devido conhecimento do mesmo,
* Divulgação do projeto para a equipe escolar e com as crianças,
* Apresentação dos poemas e poesias através de leitura para as crianças. 


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
* Pesquisa sobre a autora, destacar a biografia de Cecília Meireles,
* Informativo para casa: biografia da autora,
* Roda de leitura,
* Apreciação de poesias e poemas,
* Confecção de cartaz com poemas e poesias da autora,
* Ilustração de poemas e poesias da autora,
* Roda de conversa,
* Exposição de cartazes com os poemas e poesias na sala de aula, corredores e demais espaços da escola,
* Desenho livre
* Recorte e colagem,
* Dramatização dos poemas e poesias,
* Modelagem,
* Recitar poemas e poesias,
* O aluno levará poemas e poesias da autora para casa onde será feita o momento de leitura em família,
* Comentário da criança sobre o momento de leitura em família,
* Exploração das formas geométricas,
* Exploração de letras e palavras significativas,
* Confecção de brinquedos com sucatas,
* Confecção de murais,
* Confecção de quebra-cabeças,
* Caça-palavras,
* Lista de poemas e poesias trabalhadas,
* Imitação dos personagens que aparecem nos poemas e poesias,
* Confecção de jogo de memória,
* Isogravura (impressão de imagem de uma superfície de isopor em outra),
* Molde vazado,
* Apresentações entre turmas em suas respectivas salas de aula. 

 PRODUTO FINAL
* Recital de poemas e poesias que será apresentado aos pais e demais pessoas envolvidas da escola.
* Exposição das atividades realizadas pelos alunos. 



REFERÊNCIAS
* Dicionário Aurélio.
* SEMED. Proposta Pedagógica de Aracruz. Setor de Educação Infantil, Aracruz, 2005.
Arnaldo Nogueira Júnior. Releituras: resumo biográfico e bibliográfico. Disponível em: . Acesso em: 07/05/2014.
* Antonio Miranda. Disponível em: . Acesso em: 19/02/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais