Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

quarta-feira, 8 de julho de 2015

1º Relatório Individual (2 anos)

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Pollyana, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Pollyana é uma criança muito ativa. Possui uma oralidade bem desenvolvida, apesar de conversar com tom muito alto.  Aprecia participar ativamente de todas as atividades desenvolvidas, seja no individual quanto no coletivo.

A adaptação de Pollyana foi tranquila, enturmando-se sem maiores problemas. É uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um sorriso no rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com comportamento muito ativo. Estou sempre conversando com ela e direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado e não se machuque.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Pollyana vem desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração no decorrer das brincadeiras e em momentos da organização da sala e materiais. Realiza suas atividades com confiança e bastante atenção, preferencialmente quando são individuais ou em pequenos grupos, costumando ficar disperso em atividades quando todos estão envolvidos coletivamente.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Pollyana aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Porém, percebo a necessidade de trabalhar um pouco mais sua agilidade e coordenação motora global.

Neste período,Pollyana está ampliando suas capacidades de comunicação e de expressão, sendo uma criança capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo verbalmente, apesar de gaguejar em alguns momentos. Os momentos onde conto ou leio histórias torna-se muito prazeroso para a criança: gesticula, imita sons e onomatopeias, sorri durante todo o momento.

Pollyana ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como a escovação, lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado), brincando de comidinha, casinha, salão.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Pollyana demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos.

Nesse semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.

.......................................................

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Roger, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Roger mostrou-se choroso nos primeiros dias de aula, com dificuldade para aceitar um carinho. A criança evita muito diálogo com colegas preferindo permanecer sozinho nas brincadeiras livres. Contudo, mostra-se mais receptivo quando participa das atividades coletivas onde pula, salta, brinca, imita, etc. É uma criança que se comunica através de gesticulações, porém necessita aprimorar sua oralidade, emitindo sons dispersos o que dificulta em algumas vezes sua comunicação.

É uma criança com temperamento muito ativo e agitado. Demonstra agressividade em situações de conflito, onde usa meios físicos para alcançar o que deseja. Tenho conversado muito com Victor Eduardo sobre as normas e solicitando sua ajuda para que sua socialização seja mais tranquila.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Roger observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade. Realiza suas atividades com confiança apesar de distrair-se facilmente, preferindo atividades realizadas no coletivo. Ao realizar as tarefas, aparenta desânimo e cansaço, partindo logo para as brincadeiras e outras atividades.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Roger aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações.

Nos momentos onde conto ou leio histórias costuma pular, gesticular, imitar sons, sorrindo durante todo o momento, porém seu tempo de concentração é curto, o que o leva a sair das rodas de histórias para pegar um brinquedo.

Roger vem ampliando seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como a lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado).

Nesse semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais