Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

sexta-feira, 24 de julho de 2015

2º Perfil Turma (2 anos)

A turma do grupo II-B vespertino atualmente é composta por 19 crianças, sendo 12 meninos e 7 meninas. São crianças assíduas, raramente faltam, somente por motivo de doença ou outras necessidades pessoais, onde apenas um menino vem faltando por estar afastado para tratamento médico. Nenhuma criança frequenta o ambiente escolar no período integral e não necessitam utilizar o transporte escolar por residirem nesta comunidade, onde são trazidas pelos pais ou responsáveis  vindo  de carro, de bicicleta e à pé.

Em nossa turma trabalha uma professora e uma monitora, Magna, que auxilia o trabalho com as crianças dentro e fora da sala de aula: colabora na articulação das atividades e promove cuidados necessários para o bem estar das crianças (como troca de fraldas, banho, alimentação, etc.)

Durante o período de adaptação do grupo, a maioria das crianças chorou ao despedir-se do familiar. Hoje, após minhas intervenções adquiriram mais confiança cessando o choro, interagindo com naturalidade. Já aceitam compartilhar os brinquedos entre si, porém ainda há casos de crianças mais egocêntricas que precisam um pouco mais de minha intervenção para compartilhar algum material com outros colegas, costumando segurar para si e reagindo com choro caso alguém venha pedir o objeto.

No momento da entrada, as crianças juntamente com seus familiares ou responsáveis, são recepcionados no portão da frente por uma funcionária, em seguida, são acolhidas na porta da sala de aula por mim pela monitora. Neste momento, nos saudamos e conversamos com os  responsáveis sobre as crianças de acordo com a necessidade do momento, a saída acontece da mesma forma. Pedimos que as próprias crianças deixem seu material sobre a mesa e a garrafinha de água na bandeja, em seguida aguardam os demais colegas no tatame. Ao sair, vamos entregando na medida em que os responsáveis chegam, às vezes estamos numa roda de cantigas ou mesmo conversando.

Os combinados vão acontecendo de acordo com a necessidade da turma dentro da rotina,  para garantir o desenvolvimento das crianças num ambiente de respeito e harmonia.

Todas as crianças reconhecem seus pertences como: mochila, brinquedos, roupas e calçados. A maioria cuida de suas coisas e com outros é necessário ficar mais atenta. Na organização e arrumação da sala e de outros espaços da escola, a maioria das crianças participa, mas tem algumas que demonstram resistência em ajudar na organização.

Os momentos de leitura acontecem na sala de aula, na biblioteca, no pátio gramado. Nestes momentos além dos livros, usamos objetos, brinquedos para enriquecer as histórias, sempre com gestos e expressões faciais bem nítidos e fazendo sons. Observo que as crianças gostam mais das histórias que falam dos animais e que possam ser cantadas, mesmo seu tempo de concentração sendo curto. Apreciam manusear livros, revistas e encartes de supermercados.

As atividades artísticas são em sua maioria realizadas no coletivo, priorizando o trabalho em equipe. Essas atividades são expostas na sala de aula, nas paredes do corredor e no mural destinado à exposição das criações das crianças.

Ainda estão em fase de reconhecimento do alfabeto, que fica exposto na sala de aula. Poucas reconhecem sua letra inicial. Costumam dispersar sua atenção quando estamos em grupo grande. Tenho maior receptividade quando chamo individualmente ou em grupos menores.

Sempre tiramos um tempinho para cantar, seja com gestos ou mesmo batendo palmas. Também adoram dançar, fazendo coreografias. Apresentam pouca concentração nos momentos com DVDs, dispersam e buscam brincar com outros materiais, acredito por ser uma turma bem ativa em suas atitudes. Em geral, as crianças têm preferência por brincadeiras livres e no parquinho.

A linguagem oral está sendo bem desenvolvida, algumas, a maioria já se expressam verbalmente, poucos só através de gestos e indicações.

Nos momentos sociais realizam apresentações tanto para colegas, funcionários como para os pais e comunidade local, com alegria e muita curiosidade.

Elas interagem com a natureza constantemente, pois saímos da sala para o parque onde  temos areia, folhas, flores e árvores; no pátio gramado onde também se encontram pequenos arbustos. Adoram observar pequenos bichinhos como formigas e besouros, questionando o que estão fazendo, para onde vão e imitando-os.

Durante todas as atividades exploramos os conhecimentos matemáticos das crianças. Seja numa brincadeira questionando noções (como grande/pequeno, cheio/vazio, pesado/leve, duro/mole, áspero/macio, etc.), exploramos as cores da natureza, nos brinquedos, nas peças de encaixe, nas roupas, nas tintas e em outros, quantidades.

As crianças brincam de faz- de- conta na casinha de brinquedos onde se divertem muito. Neste ambiente demonstram suas preferências por determinados brinquedos e colegas. No parquinho se divertem no gira-gira, no escorregador, nos balanços e no tanque de areia preparando “bolos e comidinhas”.

Exploram todos os espaços da escola, visitam outras salas de aula, biblioteca, pátio calçado, pátio gramado, quadra de areia, parquinho, corredor e outros. Não utilizamos filas, nos organizamos de mãos dadas nos momentos que vamos de um lugar para outro.

As refeições acontecem no refeitório. Cada turma senta numa fileira de mesas e este momento é acompanhado por mim e pela monitora. Todas as crianças já estão se alimentando sozinhas fazendo uso de colheres. Tenho apenas um menino que ainda precisa de uma maior orientação quanto à maneira de se alimentar, pois costuma “empurrar” a comida pela boca, sujando muito as mãos, roupa e rosto. Têm boa aceitação pelos alimentos oferecidos pela escola, quando tem algo que elas não gostam, falam que não querem. Estamos sempre  incentivando-as a provarem novos alimentos.

No geral relacionam-se muito bem comigo, monitora, colegas e demais funcionários da escola. Quando não querem compartilhar brinquedos, livros, espaços e pertences, infelizmente algumas vezes reagem chorando, gritando, batendo ou empurrando, desrespeitando assim os combinados da turma. Sempre que isto acontece, elas são orientadas a pedir desculpas ao coleguinha e não repetir este comportamento.    

Realizam com interesse as atividades propostas, falam sobre suas preferências, demonstram também seus desagrados. A interação entre as crianças, professora, monitora e demais funcionários acontece de maneira tranquila visando sempre o desenvolvimento das crianças.

O banho e a troca de fraldas acontecem de acordo com a necessidade de cada criança. Neste momento, conversamos, cantamos, brincamos e as crianças reagem muito bem. Primeiramente separamos a roupa limpa e/ou a fralda que a criança vai vestir, separamos a toalha e os materiais de higiene pessoal. No início do ano poucas tinham o controle dos esfíncteres, agora apenas duas ainda necessita utilizar a fralda, mas já encaminhamos para o banheiro quando possível reagindo com naturalidade e aceitação.

Nossa turma não acontece momento de repouso, pois as crianças não demonstram sentir sono neste horário. Entretanto, duas crianças costumam ficar sonolentas após o jantar. Colocamos dispostos colchões num canto da sala para que possam repousar com tranqüilidade.

Em relação às preferências e interesses das crianças posso afirmar que elas gostam de ouvir músicas, cantar e dançar, mexer com  tinta e cola colorida, brincar com jogos de encaixe, parquinho, areia, bola, tanque de areia, bonecas, carrinhos. Folhear revistas, livros e panfletos de lojas e supermercados. Ouvir histórias, jogar bola, manusear fantoches.  Desenhar e pintar com diversos recursos como: canetinha, pincel atômico, giz de cera, lápis de escrever e outros. 

Um comentário:

  1. GOSTEI DO SEU BLOG E TENHO UM ARTIGO PARA VOCÊ

    Olá Tudo Bem?

    Primeiro! Quero me apresentar sou a Professora Rosimeire F. Oliveira

    A minha especialidade é falar sobre Saúde, Bem Estar e Emagrecimento.
    escrevo para alguns blogs e atualmente para o Beleza Blog (www.beleza.blog.br).

    Achei muito interessante o seu blog, gostaria de contribuir com um artigo de minha autoria, o texto é totalmente gratuito e será relacionado à área de Beleza ou Emagrecimento ou Bem Estar.

    Um assunto importante e atualmente muito buscado pelo público.
    Para divulgação do meu trabalho o que necessito é de um link dentro do artigo.

    Após o artigo ser publicado no seu blog eu divulgo na nossa rede que soma mais de 2 milhões de visualizações. Quer receber o plano de divulgação?

    Para mim, será um prazer fazer parte do seu blog através desse artigo!
    Quer receber um artigo para avaliação?

    Aguardo sua resposta e estou a sua disposição!

    Atenciosamente,
    Professora Rosi Oliveira
    Equipe Beleza Blog
    prof.rosioliveira@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais