Google Tradutor

sábado, 11 de julho de 2015

1º Relatório Individual (4anos)

* Nomes trocados para preservar identidade das crianças.


1º Relatório
No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de João, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.
João é um menino que adaptou-se com facilidade, logo que viu os companheiros de sala deu um sorriso e aproximou-se. Percebi que em momentos que necessita ter concentração, apresenta dificuldade em permanecer sentado e ficar parado num lugar por muito tempo. Está sempre mexendo as mãos e/ou pés e desviando seu olhar para a janela, dificilmente fixa seu olhar no colega quando estão numa conversa. A mãe comunicou-me que João está sendo acompanhado por uma fonoaudióloga. Costuma comunicar-se pouco, mais por gesticulações e palavras simples. Quando preciso chamá-lo para realizar algumas tarefas, preciso falar seu nome várias vezes e geralmente tomá-lo pela mão para encaminhar à atividade, pois parece estar envolvido em seus pensamentos.
É uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um sorriso no rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com comportamento muito ativo. Estou sempre conversando com ele e direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado e não se machuque.
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que João vem desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração no decorrer das brincadeiras e em momentos da organização da sala e materiais. Realiza suas atividades com confiança e bastante atenção, preferencialmente quando são individuais ou em pequenos grupos, costumando ficar disperso em atividades quando todos estão envolvidos coletivamente.
Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, João aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Porém, percebo a necessidade de trabalhar um pouco mais sua agilidade e coordenação motora global.
Neste período, João está ampliando suas capacidades de comunicação e de expressão, sendo uma criança capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo verbalmente, apesar de gaguejar em alguns momentos. Os momentos onde conto ou leio histórias torna-se muito prazeroso para a criança: gesticula, imita sons e onomatopéias, sorri durante todo o momento.
João ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como a escovação, lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado), brincando de comidinha, casinha, salão.
Nesse semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.

 2º Relatório 

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de José, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

José é um menino muito ativo em suas atitudes. Tem um temperamento explosivo: não suporta críticas, provocações e/ou rejeição, onde costuma usar meios físicos para alcançar o que deseja, demonstrando agressividade. Aprecia participar das atividades, mesmo dispersando sua atenção. Muito comunicativo, está sempre conversando comigo sobre assuntos variados e questionando atitudes dos colegas.

A adaptação de José foi tranqüila, enturmando-se sem maiores problemas. É uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um sorriso no rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com comportamento muito ativo. Estou sempre conversando com ela e direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado e não se machuque.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que José vem desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração no decorrer das brincadeiras e em momentos da organização da sala e materiais. Realiza suas atividades com confiança e bastante atenção, preferencialmente quando são individuais ou em pequenos grupos, costumando ficar disperso em atividades quando todos estão envolvidos coletivamente.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, José aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Porém, percebo a necessidade de trabalhar um pouco mais sua agilidade e coordenação motora global.

Neste período, José está ampliando suas capacidades de comunicação e de expressão, sendo uma criança capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo verbalmente, apesar de gaguejar em alguns momentos. Os momentos onde conto ou leio histórias torna-se muito prazeroso para a criança: gesticula, imita sons e onomatopéias, sorri durante todo o momento.

José ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como a escovação, lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado), brincando de comidinha, casinha, salão.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras José demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos.

Nesse semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.


 3º Relatório 

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Mary, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Mary aprecia participar de todas as atividades, seja em grupo quanto no individual. Geralmente fica mais próxima à mim, onde me observa e sempre questiona-me em relação ao que estou fazendo. Sempre está disposta a me ajudar ou mesmo a algum colega quando necessita. Adora conversar sobre seus passeios ou vivências de casa seja comigo quanto com algumas colegas da sala.

A adaptação de Mary foi tranqüila, mostrando-se sociável e alegre.  Faz comentários sobre assuntos que entram em pauta, seja nas rodas de conversa quanto durante as brincadeira.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Mary vem desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração no decorrer das brincadeiras e em momentos da organização da sala e materiais. Criança com comportamento tranqüilo, porém ativo durante as atividades propostas.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Mary aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações.

Mary ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, e outros elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado), além dos balanços e escorregador, geralmente demonstrando preferência em ficar próxima de determinados colegas da sala.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Mary demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos.

Nesse semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Marcadores

educação (93) Educação Infantil (70) atividade (68) relatório (58) 2011 (56) arte (44) comportamento (43) criatividade (41) desenvolvimento (41) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) 2012 (34) mensagem (34) maquiagem (33) bebê (29) 2013 (28) avaliação (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) cosmético (16) 2018 (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) brincadeira (14) coordenação motora (14) 2016 (13) filho (12) história (12) alfabetização (11) estilo (11) 2014 (10) Otávio (10) culinária (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) Lettering (8) conteúdo (8) cores (7) educação especial (7) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) autismo (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) planejamento (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) berçário (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) lei (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) mãe (3) música (3) papelaria (3) projeto (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) forma geométrica (2) matemática (2) mural (2) máscara (2) olhos (2) rímel (2) saúde bucal (2) 2024 (1) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Stabilo (1) a (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) caligrafia (1) caneta (1) capa (1) cartaz (1) cirurgia (1) comida (1) creme (1) crianças (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) experiência (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) kit (1) l (1) labirinto (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) planilha (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais