Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

segunda-feira, 9 de abril de 2018

1º Relatório Individual (2/3anos)

Obs.: Nomes fictícios para preservar identidade infantil.
- Esse ano trabalhei com crianças do Grupo II matutino e vespertino (idade entre 2/3 anos). Parágrafo inicial em comum para todos, citando a rotina da turma.


-> 1ª Criança:

No primeiro semestre de 2018, foi realizado um planejamento da rotina de trabalho garantindo às crianças, horários para alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no pátio e de faz de conta, momentos de vídeo, momento social, momentos de leitura (em sala, em família, na biblioteca), projetos institucionais (Comunidade de leitores e Senhor Alfabeto), entre outras experiências. Com base na rotina citada, *John, apresentou as seguintes observações a partir dos campos de experiências a seguir:
-      O EU, O OUTRO E O NÓS: Segundo laudo médico neurológico, apresentado pela família, a criança é portador de síndrome do espectro autista, onde apresenta distúrbio da fala, agitação e dificuldade de socialização. Costuma chorar um pouco quando chega, mas logo se acalma quando lhe é oferecido um suporte para desenhar. É uma criança alegre, está na maior parte do tempo próximo a mim, seja para segurar minha mão ou me abraçar. Mesmo preferindo ficar mais afastado do grupo, como em momentos de roda de conversa, percebo que está atento ao que conversamos.
-      CORPO, GESTOS E MOVIMENTO: Em atividades de brincadeiras dirigidas demonstrou pouca destreza e equilíbrio na realização de alguns movimentos que envolvem pular, lançar e segurar, ás vezes tenta segurar-se em algo para facilitar seus movimentos. No parquinho, procura pequenos galhinhos e tocos das árvores para riscar na areia e tenta subir nos escorregadores. Caso algum colega senta-se ao seu lado, levanta e vai para outro lugar.
-      TRAÇOS, SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS: Ao elaborar seus desenhos aprecia riscar e testar marcas gráficas sobre diferentes suportes de maneira desordenada, preferencialmente com canetinha, onde tenta riscar também as mãos e também as minhas quando estou ao seu lado.
-      ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: Durante os momentos de leitura, demonstrou interesse em manusear livros diversos, repetindo falas dos personagens animais quando lhe mostro as figuras ou reproduzo seus sons. Aprecia assistir a filmes musicais e cantar, o que faz com alegria.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: Com muita estimulação, nem sempre de maneira direta a ele, identifica partes de seu corpo, quando por exemplo, canto a música “cabeça, ombro, joelho e pé” ou estamos brincando de “seu mestre mandou”. Participa de contagem oral, às vezes usando também os dedinhos, em momentos de contagem das crianças ou se escuta alguém iniciar uma contagem.


-> 2ª Criança:

No primeiro semestre de 2018, foi realizado um planejamento da rotina de trabalho garantindo às crianças, horários para alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no pátio e de faz de conta, momentos de vídeo, momento social, momentos de leitura (em sala, em família, na biblioteca), projetos institucionais (Comunidade de leitores e Senhor Alfabeto), entre outras experiências. Com base na rotina citada, *Vick, apresentou as seguintes observações a partir dos campos de experiências a seguir:
-      O EU, O OUTRO E O NÓS: É uma criança bem alegre e muito extrovertida. Chega sempre com um sorriso no rosto. Em momentos de roda de conversa gosta muito de conversar e relatar experiências vividas por ela. Está sempre conversando sobre algo, seja de sua vivência ou de algum colega da sala. Durante a realização de trabalhos coletivos é sempre participativa, mas nem sempre coopera com os colegas. Entretanto algumas ações ainda precisam melhorar: tenho sempre que intervir colocando-a mais próxima a mim ou da monitora da sala, pois tenta pegar brinquedos dos colegas e empurra-os se está muito próximos, sem motivo aparente. Quando deixo peças de encaixe ou brinquedos de faz de conta, tenta puxar tudo para si e diz aos colegas “É de *Vick, não mexe”.
-      CORPO, GESTOS E MOVIMENTO: Em atividades de brincadeiras dirigidas demonstrou destreza e equilíbrio na realização de alguns movimentos que envolvem pular, lançar e segurar. Tenho que sempre estar atenta, pois a criança costuma subir nas cadeiras e mesas da sala. No parquinho demonstrou gostar mais de atividades que envolviam correr, onde apresentou certa agitação em atividades que envolviam determinada atenção, o que vem atrapalhando seu desenvolvimento.
-      TRAÇOS, SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS: Ao elaborar seus desenhos aprecia riscar e testar marcas gráficas sobre diferentes suportes, onde tenta ultrapassar os limites de seus traçados para a mesa ou mesmo riscar os trabalhos dos colegas.
-      ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: Durante os momentos de leitura, demonstrou interesse em manusear livros diversos, às vezes sem muito cuidado, pois arranca folhas e as esconde nas sacolas do cantinho da leitura ou joga fora na lixeira para que eu não chame sua atenção, na qual tento sempre conversar antes desses momentos de leitura sobre a conservação e cuidados com o material e livros. É uma criança que articula bem as palavras e dialoga sua vivência com os demais colegas e em momentos coletivos de roda de conversa. Já reconhece a inicial de seu nome (seja oral ou mostrando no banner da sala). Demonstra gostar de assistir filmes musicais e cantar cantigas, mesmo sua atenção sendo muito curta, normal para sua idade.
-      ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: Seu raciocínio lógico-matemático vem sendo aprimorado de acordo com atividades de ordenação de objetos com base nos atributos como cor, tamanho, forma, espessura.



-> 3ª Criança:


No primeiro semestre de 2018, foi realizado um planejamento da rotina de trabalho garantindo às crianças, horários para alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no pátio e de faz de conta, momentos de vídeo, momento social, momentos de leitura (em sala, em família, na biblioteca), projetos institucionais (Comunidade de leitores e Senhor Alfabeto), entre outras experiências. Com base na rotina citada, *Lucca, apresentou as seguintes observações a partir dos campos de experiências a seguir:
-      O EU, O OUTRO E O NÓS: É uma criança alegre com comportamento bem ativo. Em momentos de roda de conversa escuto pouco sua voz, geralmente quando o questiono fica olhando para os colegas ou abaixa a cabeça. Durante a realização de trabalhos coletivos é sempre participativo. Entretanto algumas ações ainda precisam melhorar: costuma correr na sala e subir na mesa.
-      CORPO, GESTOS E MOVIMENTO: Em atividades de brincadeiras dirigidas demonstrou destreza e equilíbrio na realização de alguns movimentos que envolvem pular, lançar e segurar. No parquinho demonstrou gostar mais de atividades que envolviam correr, onde apresentou certa agitação em atividades que envolviam determinada atenção.
-      TRAÇOS, SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS: Ao elaborar seus desenhos aprecia riscar e testar marcas gráficas sobre diferentes suportes, preferencialmente com canetinha, onde tenta imitar o traçado dos demais colegas ao seu lado de maneira desordenada.
-      ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: Durante os momentos de leitura, preciso fazer intervenções para chamar sua atenção, pois dispersa com facilidade.  Manuseia com pouco interesse os livros em nosso cantinho, logo vai à procura de um brinquedo ou subir na cadeira para ficar olhando pela janela. Gosto de assistir filmes de cantigas onde dança e pula.
-      ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: Já faz tentativas de reconhecimento das cores quando o questiono numa brincadeira ou atividade dirigida. Seu raciocínio lógico-matemático vem sendo aprimorado de acordo com atividades de ordenação de objetos com base nos atributos como cor, tamanho, forma, espessura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais