Google Tradutor

sábado, 3 de outubro de 2009

Momentos com minha turma - Grupo 3

Regência com estagiárias
As crianças receberam as estagiárias Denauve, Rita e Anarilda com muita curiosidade e alegria. Pude observar que o envolvimento, não só das crianças quanto das estagiárias, foi de grande entusiasmo.
As meninas planejaram as aulas seguindo algumas sugestões da professora, de acordo com o tema trabalhado no momento (figuras geométricas), adequando os objetivos à maturidade das crinças.
Foi perceptível a preocupação não só com os recursos a serem utilizados, mas também com a linguagem empregada com as crianças.
A turma reagiu primeiramente com certa desconfiança, contudo logo integrou-se com as meninas e pude notar um clima de amizade e alegria entre eles.
Com certeza foi um momento de muito aprendizado não só para as estagiárias Denauve, Rita e Anarilda, mas também pra mim (profª Karine), nossa monitora Edina e toda turminha do grupo 3.
Estagiarias: Rita de Cássia e Anarilda

Estagiária: Denauve
Passeio ao AMAGES (Associação dos Magistrados)
Local: Putiry - Aracruz - ES
Pose para os fãs! Já estão virando celebridades.
Uma pose no parquinho.
Pausa para o lanche. Que delícia!

Descansando pra continuar a brincadeira.
Esse dia foi só folia.
As outras crianças da festa (as tias).
Esse dia foi hiperdivertido!

Aniversário com a turma
Comemorando a 4ª primavera de Stéphany
Adivinha de quem foi o primeiro pedaço de bolo? Da tia Karine. rsrsrs

... e o segundo? da tia Edina, lógico. (monitora)

A turma ajudou apagar as velinhas. Foi só alegria com essa turma.

Pose com toda a turma do grupo 3 e a família de Stéphany

Piquenique
Esse lanche estava uma delícia! Quanta coisa gostosa!
As crianças adoraram fazer esse piquenique na pracinha próxima à escola.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Atividades com sucata

BOITATÁ

- cortar garrafas pet de 2L como rolinho (esse utilizei 16 partes)
- reservar 1 bico da garrafa para ser o rabinho
- as crianças pintaram dentro dos rolinhos com cola colorida (pingar varias cores)
- fazer quatro furos nos rolos para amarrá-los formando o corpo do Boitatá
- para a cabeça apertar a ponta e grampear a língua de E.V.A. ao centro
- fazer chamas de E.V.A. e colar vários olhos

Lenda: Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que vive dentro dos rios e lagos e sai de seu "habitat" para proteger as matas e os animais, perseguindo aqueles que desreipeitam a natureza.
A explicação para o surgimento da cobra de fogo está relacionada ao dilúvio sendo que muitos animias morreram e as cobras ficaram rindo felizes, pois havia alimento em abundancia, comendo primeiro os olhos.
Como castigo, a barriga delas começou a pegar fogo, iluminando todo o corpo. Segundo a lenda, quem se deparar com o Boitatá deve permanecer parado e de olhos bem fechados, senão poderá ficar cego, morrer ou ficar louco.
No nordeste é chamada de "fogo corredor" ou "alma dos compadres"", para os índios "Mbaê-Tata".


Saci na garrafinha


- pintura da figura do sacizinho pelas crianças
- palito de churrasco (para fixar o saci dentro da garrafa)

- picotes de e.v.a. para colocar dentro da garrafinha
- garrafinha de refrigerante juninho (preferência a incolor)

- Após a pintura colar o saci no palito, fazer uma abertura embaixo da garrafinha para fixar o palito dentro (colar com cola quente no fundo e na beira do bico da garrafinha), fechar a abertura com fita transparente, pedir que as crianças picotem E.V.A. e joguem dentro da garrafinha, fixar a tampinha com cola quente, colar a lenda atrás da garrafa.


Lenda: Saci Pererê
O saci possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. O saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira.
A principal característica do saci é a travessura, muito brincalhão ele se diverte com os animais e com as pessoas.
Segundo a lenda, o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos.
Após a captura, deve-se retirar o capuz da criatura para garantir sua obediência e prendê-lo em uma garrafa.
Diz ambém a lenda, que os sacis nascem em brotos de bambus, nestes eles vivem sete anos e após esse tempo, vivem mais setenta e sete para atentar a vida dos humanos e animais... Depois morrem e viram um cogumelo venenoso.

Violão

- encapar uma caixa de sapato com jornal
- pintar com guache e rolinho
- cortar um círculo ao centro

- fixar um palito de churrasco de cada lado do círculo (buraco)
- colocar aprox. 3 elásticos (de dinheiro) por cima do palito

- se preferir fazer uma alça ou o braço do violão com outra caixa e fixar na parte menor da caixa
- Dica: cantar a música "Minha viola"

Música: Minha viola
Eu tirei um dó da minha viola, da minha viola eu tirei um dó
dormir é muito bom, é muito bom (2x)
é bom camarada, é bom camarada, é bom, é bom, é bom (2x)
Eu tirei um re... remar é muito bom...
Eu tirei um mi... mingau ...
Eu tirei um fa... falar...
Eu tirei um sol... sonhar...
Eu tirei um la... laranja...
Eu tirei um si...

Marcadores

educação (108) Educação Infantil (84) atividade (76) relatório (64) 2011 (56) arte (50) criatividade (47) comportamento (44) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) mensagem (37) 2012 (34) maquiagem (33) avaliação (32) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) história (14) 2016 (13) 2024 (13) filho (12) 2026 (11) alfabetização (11) educação especial (11) estilo (11) 2014 (10) Lettering (10) Otávio (10) culinária (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) 2025 (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) berçário (6) matemática (6) música (6) planejamento (6) autismo (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) caneta (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) caligrafia (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) forma geométrica (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) papelaria (3) reflexão (3) Batucadan (2) Mary Kay (2) Posca (2) Stabilo (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) ficha (2) inclusão (2) labirinto (2) mural (2) números (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) a (1) afro (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) c (1) capa (1) capacitismo (1) cartaz (1) cirurgia (1) cis (1) combinados (1) comida (1) copa (1) creme (1) crianças (1) dengue (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) futebol (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) indígena (1) kit (1) l (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) marca página (1) moda (1) molin (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) normas (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) resenha (1) review (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais