Google Tradutor

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Avaliações grupo 4

*nomes fictícios.

Listo algumas de minhas avaliações (já revisadas pela pedagoga) da minha turma de grupo IV neste ano letivo.



Teve uma boa adaptação ao grupo, pois foi aluno do CMEI no ano anterior.
Pablo mostra-se uma criança que tem dificuldade em obedecer algumas regras na sala e quando tentamos conversar com ele para explicar essas regras, costuma fazer gracinhas e caretas. De acordo com informações do pai Pablo demonstra esse comportamento também em casa com os pais.
No ano anterior fiz um relatório para que os responsáveis procurassem um especialista, pois Pablo demonstrava dificuldade em expressar-se, utilizando frases curtas, geralmente imitando sons e indicando com o dedo o que quer. Atualmente de acordo com informações do pai está sendo acompanhado por uma fonoaudióloga, porém observo que sua expressão oral na maioria das vezes ainda é bem confusa: além de continuar à utilizar onomatopéias, expressões faciais bem marcantes e indicações. Considero que Pablo necessita ainda avançar muito na oralidade através de estimulação e um trabalho individualizado.
Na rodinha, demonstra apreciar este momento e costuma fazer comentários como “Oba, hora de história!” e “Vai fazer o que tia?”.
Demonstra dificuldades em concentrar-se em atividade em grupo que exige atenção como na rodinha de histórias ou conversa e no vídeo; nesse momento mexe em outras coisas ou com os colegas ao lado.
Tem um bom relacionamento com todos e não demonstra preferência em especial por nenhum colega ainda.
Está iniciando a escrita do primeiro nome com a ficha, porém as letras ainda ficam soltas e só consegue realizar com minha intervenção, sozinho se dispersa com outras coisas.
Aprecia brincar com os carrinhos da sala e com massinha de modelar e no parquinho gosta de brincar com os colegas de lutinha (imitando Dragon Ball).
LUCIANO BARRETO
A adaptação da criança foi bem descontraída. Ao chegar à sala observou que estava novamente com a turma do ano anterior e logo chamou alguns colegas para brincar.
Luciano apresenta deficiência motora e de acordo com informações da mãe foi falta de oxigenação durante o parto. A mesma informou que está procurando um fonoaudiólogo para um melhor desenvolvimento de sua fala, pois a criança se expressa com dificuldade através de palavras soltas e gesticulações, não formando frases.
No momento da alimentação tomamos o cuidado para que Luciano coloque pouco comida na boca para que não engasgue durante a mastigação. Nesse momento a APEE Maria fica próxima à criança orientando-o durante a mastigação. Não tem firmeza nas atividades de coordenação motora fina como por exemplo: ao segurar o lápis pinta de maneira clara, sem força e ao segurar os talheres, para morder os alimentos.
Observo que todo o comportamento de Luciano é decorrente de imitação dos colegas e dos adultos, pois Luciano observa com muita atenção todos na escola reproduzindo gestos e brincadeiras e expressões faciais. Ainda não tem noção de seus limites e potencialidades (não sabe até onde pode ir). Por exemplo, quando vê alguns meninos brincando de lutinha entra na brincadeira, mas não tem controle do faz-de-conta e acaba batendo de verdade.
Apesar de realizar com interesse as atividades propostas, a concentração de Luciano é mínima com relação aos demais, dispersando a atenção com qualquer movimento à sua volta.
É uma criança que em virtude de seu problema de nascimento necessita de um trabalho individualizado e com muita dedicação. Luciano tem sido estimulado pela APEE Maria a adquirir autonomia nas atividades básicas como: ir ao banheiro, beber água e se alimentar. Ainda não tem controle do esfíncter. De acordo com a professora de educação física, Luciano procura realizar todas as atividades propostas, apesar de apresentar dificuldades em algumas.
BRUNA RIBEIROAprecia muito fazer todas as atividades propostas, principalmente as que envolvem a escrita de seu nome conseguindo redigi-lo com clareza após observar a ficha. Durante uma atividade de recorte e colagem seqüencial de personagens da história “O grande Rabanete” ficou sentada ao meu lado aguardando chamá-la e ao chegar sua vez disse: “Eu estou doidinha pra fazer a atividade”.

Bruna, durante o período de adaptação mostrou-se calma, observando meus atos como se estivesse avaliando-me: chegava à sala e guardava logo seu material, depois sentava na cadeira próxima de algumas amigas já conhecidas (pois foi aluna do CMEI no ano anterior) e ficava olhando o que eu estava fazendo.

Apreciou muito participar do “Baú da novidade”. No dia que trouxe sua novidade percebi que estava muito feliz e comentou para os amigos que sua mãe tinha ajudado com a novidade, pois não cabia dentro do baú (trouxe uma fantasia de Branca de Neve que teria usado na festa de aniversário). Nesse dia sentiu-se uma verdadeira princesa, chamando a todos para brincar perto dela quando deixei que vestisse a roupa, organizou-os num cantinho e começou a contar a história da Branca de Neve, onde alguns amigos participaram representando os personagens da história.
Bruna mostra-se uma criança muito comunicativa, relata fatos vivenciados em seu cotidiano com clareza através de frases elaboradas.
Costuma implicar com Rita colocando apelidos (velha do chocolate, chata) apesar de estarem sempre brincando juntas num grupo. Interfiro perguntando o porquê de tratar a colega dessa forma, então comenta “Não vou chamar mais, tia” às vezes volta a colocar o apelido e fala para as outras amigas não brincarem com Rita, então ao ser novamente repreendida afasta-se da amiga e vai brincar com outros brinquedos ou colegas.
Amigas sempre presentes: Ana, Sara, Rita. Já realiza a escrita de seu nome com muito orgulho sem observar a ficha.

JULIANA AMORIM

A adaptação de Juliana foi tranqüila, pois estudou no CMEI no ano anterior. Notei que por alguns momentos ela ia à porta olhar pelo corredor de entrada da sala do irmão ver se ele estava chorando. Percebendo que ele estaria tranqüilo voltava à brincadeira. Quando chega à escola, primeiro leva o irmão até sua sala e depois vem me receber com uma florzinha e um beijo bem carinhoso.
É uma criança calma e bem observadora, sempre preocupada com os amigos à sua volta e disposta a ajudar quem precise dela. Quando percebe que tem uma criança chorando pergunta o motivo do choro e caso não consegue resolver vem me comunicar o fato.
Utiliza óculos ao desenvolver as atividades, porém não vêm com ele todos os dias, retirando quando vai ao parquinho. Ainda não consegui conversar com os pais sobre um fato que notei em Juliana: um dia quando fui limpar pó de giz em seu nariz vi um pequeno pingo branco em seu olho direito (no fundo da íris). Conversei com o pai e me informou que em suas consultas ao oftalmologista essa manchinha não desenvolveria nem traria problemas futuros e que somente um olho necessita de 4° apesar de não lembrar qual seria o distúrbio.
Demonstra preferência em ter amizade com Ana, Michelle, Laura e principalmente Cíntia, apesar de ter um bom relacionamento com todos.
Juliana aprecia escrever seu nome e o faz sem precisar observar a ficha. Geralmente fica o quadro desenhando com giz ou manuseando revistas da Avon e, por algumas vezes, fica escrevendo seu nome. É zelosa com seus pertences e colabora somente organizando os materiais que as meninas brincam, não ajudando os meninos.
Juliana já realiza a escrita de seu nome sem a utilização da ficha.


PABLO DA SILVA

sábado, 29 de maio de 2010

Relatório perfil: grupo 4

*Os nomes das crianças foram trocados.
PERFIL DA TURMA: MAIO

O grupo IV-D é composto por 22 crianças sendo 12 do sexo masculino e 10 do sexo feminino. São crianças assíduas faltando somente em virtude de doença ou motivos justificáveis. Nota-se que os responsáveis, em sua maioria, são os próprios pais. Costumam buscar informações e esclarecer dúvidas com as educadoras sempre que necessário.
O período de adaptação do grupo foi tranqüilo e acredito que foi devido ao meu contato com as crianças no ano anterior. Apenas Maria demonstrou dificuldade na adaptação, chorando de vez em quando nos primeiros dias (aluna novata no CMEI e primeira vez que freqüenta uma escola).
O relacionamento do grupo comigo é tranqüilo, conversamos bastante. São crianças amorosas que gostam de dar e receber carinho. Apesar de se relacionarem bem entre si já está aparecendo as preferências de amizade. O relacionamento com os funcionários do CMEI também é agradável. O grupo de meninas consegue resolver seus conflitos de forma mais amigável, já os meninos costumam resolver seus conflitos de forma não-verbal, batendo nos colegas, necessitando de intervenção.
São crianças falantes, que conversam muito entre si e com a professora, usando tom de voz muito alto, gostando de relatar fatos do dia-a-dia, sendo necessário trabalhar o ouvir o outro. Possuem boa oralidade, sendo observada nos momentos de roda de conversa onde a maioria sempre tem algo a comunicar, com um vocabulário diversificado. Expressam com segurança suas opiniões, apenas o André não se expressa muito oralmente.
No grupo está matriculado duas crianças com deficiência física leve: Luciana e Raphael, necessitando da presença da APEE Sandra para auxiliar meu trabalho.
Demonstram até o momento interesse por histórias, brincar de cozinha na sala, modelagem, horário de vídeo, quebra-cabeça e brincadeiras no parquinho.
A maioria compreende e obedece às normas estabelecidas. Contudo, há aqueles que por alguns momentos desrespeitam essas normas, por exemplo, Michel (brinca de lutinha machucando os amigos envolvidos e pega brinquedo à força dos outros) e Leandro (por repetidas vezes bate e/ou machuca os amigos no decorrer das atividades, ao ser chamado a atenção finge não entender).
Profª. Karine Santana Andrade

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Premiação TopBlog 2010


Fonte: topblog.com.br
O Top Blog Prêmio é um sistema interativo de incentivo cultural criado no ano de 2008 pela MIX Mídia Digital (Doravante denominada TOPBLOG), destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico TOPBLOG), os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo e categoria descritos no regulamento.

O objetivo do Top Blog Prêmio é promover, divulgar e patrocinar a iniciativa dos proprietários de blogs que interagem socialmente pela rede internet com finalidade de compartilhar seus conhecimentos, idéias, experiências e perspectivas, contribuindo solidariamente com o desenvolvimento social e cultural do País.

As inscrições para candidatar-se ao Top Blog Prêmio são gratuitas e somente podem ser realizadas por meio do site www.topblog.com.br.

O período oficial de inscrição é do dia 09/04/2010 até 05/05/2010. Após este período serão aceitas inscrições remanescentes até 05/09/2010, declarando o candidato ao prêmio estar ciente de sua desvantagem aos que se inscreveram no prazo.

.•♥•.¸¸.•♥´•.ੴੴ.•♥•.¸¸.•♥´•.ੴੴ.•♥•.¸¸.•♥´•.

Ah... Não esqueça de comentar e deixar o seu voto para o blog “Karine-Kira”, ok!

Beijinhos sabor chocolate!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Teatro para a páscoa: O Biscoitão

Versículo para memorizar: "Em tudo dai graças." 1Tessalonissenses 5:18
Cântico: "Deus mandou o sol brilhar" - Cânticos de Salvação vol.4 da APEC


HISTÓRIA: O BISCOITÃO (história da APEC)

Filipe acordou bem cedinho para ir à escola. Comeu um delicioso biscoitão no seu café da manhã. "Hummm! Que delícia!"








Felipe estava tão contente que disse à sua mãe:

"Muito obrigado pelo biscoitão, mamãe.”
Mas a mamãe respondeu: "Você não deve agradecer a mim, mas ao padeiro, que fez o biscoitão.”.



Como é bom poder comer e ter o que comer. Deus nos ama tanto que sempre nos dá o que necessitamos para comer.
O que você comeu hoje? (deixe as crianças falarem).
Deus ama muito a cada um de nós. Ele criou todas as coisas e criou você e a mim. Ele é Perfeito e santo e está no Céu. E porque nos ama, quer que estejamos para sempre com Ele. A Bíblia diz em João 3:16: "Porque Deus amou o mundo..." Quem está no mundo? Sim, você e eu.
Você pode colocar o seu nome no lugar da palavra mundo. Cada vez que você comer alguma coisa, lembre-se que é Deus que nos ama e nos dá a comida, como o biscoitão gostoso que Felipe comeu.

Felipe correu para a padaria e disse ao padeiro: "Sr. padeiro, muito obrigado pelo delicioso biscoitão que eu comi hoje no café da manhã."
O padeiro então disse:
"Não me agradeça, agradeça ao fazendeiro que plantou o trigo para termos a farinha de trigo pra fazer o biscoitão.”




Daí, Felipe foi até o fazendeiro e disse: "Sr. fazendeiro, agradeci à mamãe pelo biscoitão que comi e ela me mandou agradecer ao padeiro. Fui ao padeiro, e ele disse que era pra agradecer ao senhor. Muito obrigado pelo biscoitão que comi."
O fazendeiro disse que não era pra ele agradecer, mas para agradecer ao trigo.






Felipe foi até a plantação e disse ao trigo: “Sr. trigo, muito obrigado pelo delicioso biscoitão."
"Não agradeça a mim - disse o trigo - agradeça à chuva, que me fez crescer."






Felipe olhou pra cima e disse: "Muito obrigado chuva, pelo gostoso biscoitão que comi.”

"Não - disse a chuva - não agradeça a mim, agradeça ao sol, pois se não fosse ele, eu nada poderia fazer para que o trigo crescesse."







"Sr. sol, hoje comi um delicioso biscoitão e agradeci á minha mãe, mas ela me mandou ir ao padeiro agradecer. Fui até ele e ele me mandou agradecer ao fazendeiro, e o fazendeiro disse pra agradecer ao trigo. Fui até o trigo agradecer, mas ele disse pra eu agradecer à chuva, que logo depois me mandou vir te agradecer. Muito obrigado pelo delicioso biscoitão!"


Você já imaginou a nossa vida sem o sol? O sol não nos dá só calor, mas dá luz e com a luz dá as cores. Sem a luz o nosso mundo seria tudo sem nenhum colorido. Mais do que essa luz que vemos nós precisamos da Luz do mundo que é o Senhor Jesus que veio ao mundo para ser Luz que pode acabar com a escuridão do pecado.
A Bíblia nos diz que todos pecaram (Rm 3:23). Pecado é tudo aquilo que fazemos ou falamos que não agrada a Deus. Como mentir, brigar (deixe as crianças darem mais exemplos). Todos nascem no pecado e não conseguimos nos livrar dele sozinhos. O pecado precisa ser castigado que é ficarmos para sempre na escuridão longe de Deus. Mas Deus nos ama tanto que nos deu Jesus que é a Luz do mundo, que nos tira da escuridão e nos dá a luz da vida (João 8:12). Jesus pegou os nossos pecados e sofreu em nosso lugar, como se Ele houvesse pecado, mas na verdade, Ele foi o único que nunca pecou. Ele fez isso por nos amar e derramou o seu sangue para que pudéssemos estar pertinho de Deus. Que maravilha ter Jesus no coração e tê-lo como a nossa Luz!


Então, o sol disse a Felipe: “Não me agradeça, Felipe”. Agradeça a Deus, que me fez e que fez todas as coisas.



Filipe fechou os olhos e agradeceu a Deus pelo gostoso biscoitão que comeu no café da manhã e por tudo o que Deus criou!”“





Nós devemos ser gratos por tudo (pergunte ás crianças os motivos que as levem a agradecer a Deus). Como é triste quando alguém se esquece de nos agradecer por algo que fazemos por elas. Assim também, Deus quer que sejamos agradecidos.



Se você já tem Jesus, já tem muito a agradecer. Se não tem, peça que Ele limpe o seu coração de todo o pecado e que venha ser Luz em sua vida. Você deve admitir que é pecador e crer que Jesus sofreu e morreu em seu lugar, pelos seus pecados, e pedir que Ele limpe o seu coração de todo pecado. Você quer fazer isso hoje? (faça o apelo e ore com as crianças)
Enfatize que devemos ser gratos não somente pelo que Deus faz, mas também pelo que ele é: Amor, Paz, Criador, etc.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

50 ideias para 2010

Retornei com muita alegria ao Centro Municipal de Educação Infantil "Narizinho". Este ano trabalharei com uma turma de Grupo IV vespertino D, listando 22 crianças (sendo 13 meninos e 09 meninas.
O grupo docente iniciou o planejamento discutindo o texto "50 ideias para 2010" da Revista Nova Escola (edição 228, dez/2009) na qual nossa pedagoga Iasmin levou para nosso conhecimento e reflexão.
O texto completo também encontra-se disponível no site ~>


[...] Com o objetivo de ajudar na reflexão sobre todas essas questões que fazem parte do trabalho e pensar em como aprimorá-lo, listou NOVA ESCOLA 50 ações pedagógicas, divididas em oito categorias. [...]


PLANEJAMENTO
1. Adapte o currículo da rede a realidade.
2. "O trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele. Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo. Crie as Condições para a aprendizagem. (Priscila Monteiro, Coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10)
3. Administre bem o horário de trabalho.
4. Antecipe as respostas dos alunos.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
5. Selecione os recursos para cada atividade.
6. Reorganizar a sala de acordo com uma tarefa
7. Aproveite todo o material disponível.
8. Não Tranque os livros no armário.
9. "Manter os trabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam uma apreciar e valorizar o que é do outro e acompanhar o que foi feito por todos. " (Roberta Panico, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária - CEDAC)
10. Peça ajuda para arrumar os espaços.
11. Transgrida e mude sua prática.
GESTÃO DA SALA DE AULA
12. Exponha uma rotina diariamente
13. Negocie com Acordos uma garotada.
14. Tenha interesse pelas ideias dos estudantes.
15. "A lição de casa Deve ser um momento individual de estudo, descoberta e reflexão. Seu objetivo não é nem, de longe, uma repetição de exercícios que reproduzem conteúdos vistos só em classe." (Karla Emanuella Veloso Pinto, Educadora do Ano do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 de 2009 e professora de Geografia do Centro Educacional NDE UFLA, em Lavras, MG)
16. Enriqueça seu trabalho com as parcerias.
RESPEITO À DIVERSIDADE
17. Ao formar grupos, junte saberes diversos.
18. Acompanhe quem tem mais dificuldade.
19. Considere e valorizar as competências.
20. "Valorize sua relação com a criança que tem algum tipo de deficiência para Reconhecer suas Necessidades: Nada substitui o vínculo eo olhar observador". (Daniela Alonso, Consultora na área de inclusão e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10)
21. Fique atento à experiência de todos.
22. Crie um ambiente de aceitação.
23. Dê o exemplo e não se omita nenhum dia a dia.
AVALIAÇÃO
24. Faça sempre o diagnóstico inicial
25. Diga ao aluno o que espera dele.
26. Documente os significativos trabalhos.
27. Avalie o potencial de aprendizagem.
28. Compartilhe os acertos e os erros.
29. "Na hora de Avaliar, nota três aspectos: o avanço de todo o grupo, como mudanças de cada estudante eo aprendizado dele em relação à turma." (Lino de Macedo, Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP)
30. Use uma avaliação para mudar o rumo.
31. Reflita sobre sua atuação para melhorar.
RELAÇÃO COM A COMUNIDADE
32. Paute Como os pais com Reuniões.
33. Faça parcerias com os Responsáveis.
34. Informe-se sobre os familiares.
35. "Muitos pais não se manifestam nas Reuniões Porque não sabem Quais são os objetivos da escola. Quando o professor apresenta informações como essas, a participação aumenta." (Ana Amélia Inoue, coordenadora do Instituto Pedagógico Acaia, em São Paulo, SP, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10)
36. Resolva as questões recorrentes.
37. Olhe para o entorno e participe.
TRABALHO EM EQUIPE
38. Planeje com um dos colegas ajuda.
39. Recorra ao coordenador pedagógico.
40. Discuta sobre o ensino e uma aprendizagem.
41. Priorize as relações profissionais.
42. "Parceiros Tanto professores como mais Experientes seus profissionais mais jovens também. Respeite as opiniões deles." (Marlene de Lima Ferreira, coordenadora do Programa Escola que Vale, em Paragominas, a 323 quilômetros de Belém)
FORMAÇÃO
43. Identifique e supere suas dificuldades.
44. Mostre seu trabalho em outros lugares.
45. Aprenda com um dos outros Prática.
46. Continuar os estudos para Crescer sempre.
47. Use um para ensinar tecnologia.
48. Assista a palestras sobre sua área.
49. "O professor é alguém inspirador, seguido pelos alunos. Por isso, seja uma pessoa melhor seus conhecimentos ao Diversificar e Interesses e observar o mundo." (Ana Cláudia Rocha, Diretora do Centro de Formação de Professores de São Caetano do Sul, SP)
50. Procure planejar seu futuro.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cursos gratuitos on-line

FONTE: http://br.especiais.yahoo.com/plug-play/artigo/post/tech_noticias/29/Cursos-gratuitos-na-rede.html

Cursos gratuitos na rede (por Stella Dauer)
Não adianta reclamar que está sem dinheiro. A internet chegou não apenas para que você possa enviar recadinhos aos amigos e procurar um par em sites de encontros. Internet também é cultura e com ela você pode aprender um novo idioma, uma nova profissão e até mesmo um novo hobby.
O caso aqui não é pirataria e nem qualquer ato ilegal. Estamos falando que a internet está cheia de conteúdo gratuito de qualidade, que poderá ajudá-lo a conseguir uma colocação profissional, crescer na vida e se tornar uma pessoa mais culta.
A conceituada Fundação Getúlio Vargas é uma das instituições que oferecem cursos gratuitos graças ao OCWC (Open Course Ware Consortium), consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet. São cursos variados com duração entre 5 a 30 horas totais. [...]



O Sebrae é outra empresa que disponibiliza cursos sem nenhum custo. Oito cursos que ajudam o pequeno e o médio empreendedor a lidar com assuntos como Planejamento Financeiro, Atendimento ao Cliente, Boas Práticas nos Serviços de Alimentação etc. Alguns deles oferecem, inclusive, um tutor que auxilia nas dúvidas.


E no site Profissionalizando, há cursos gratuitos de Francês, Inglês, Vendas, Informática, Etiqueta, Soldagem, entre outros. Alguns possuem áudio e até emissão de certificado.
Estudantes do Ensino Médio ou Superior que queiram ingressar no mercado de trabalho podem encontrar cursos úteis e gratuitos no site do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). São cursos simples e variados como Pacote Office, Produção de Textos, Relacionamento Interpessoal, Lógica e Criatividade, Flash. Quase 30 cursos com ajuda de tutor e emissão de certificado.

Já o SENAI oferece uma série de cursos a distância mais direcionados àqueles que desejam aprender uma profissão em casa. Introdução ao Comércio Exterior, Técnico em Telecomunicações, Planejamento e Controle de Produção. Também apresenta centenas de cursos variados como Química Aplicada, Educação Ambiental, Marketing Pessoal, Gestão do Tempo e Direção Defensiva. Todos possuem certificação.

Procurando algo mais variado? Cursos que levem ao aprendizado de um novo passatempo, artesanato ou aprimoramento? O site Ideal Grátis contém uma seleção com cursos encontrados na internet e disponível para uso sem taxas. É o caso do curso de Churrasco, Sabonete Artesanal, Xadrez, Mágica, Adestramento de Animais, Contrabaixo, Taekwondo, Jardinagem e Caligrafia, entre tantos outros.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Próspero 2010

Dentro de alguns dias un Ano Novo vai chegar a esta estação.
Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela e desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem. Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ve os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem. Desdobre o mapa e planeje roteiros. Preste atenção em cada ponto de parada e fique atento ao apito de partida. E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite: desenbarque nela os seus sonhos...
Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de Primeira Classe!!!!
Feliz Ano Novo!!!!

Relatório individual para fonoaudióloga

O relatório abaixo foi redigido pela professora Karine e pedagoga Iasmin para solicitar à fonoaudióloga um acompanhamento individual do aluno Marcelo (nome fictício, trocado para presevar identidade do aluno), propiciando um melhor desenvolvimento educacional.

Relatório individual do aluno Marcelo Silva - Data26/10/2009
Marcelo foi matriculado no Centro Municipal de Educação Infantil Narizinho em 2008, com dois anos de idade e necessitou de muitas intervenções da professora que ficava extremamente constrangida em relação aos pais das demais crianças, uma vez que ingressou no CMEI sem expressar nenhuma palavra, sendo sua única forma de manifestação morder os colegas (tinha dias que mordia até cinco colegas diferentes).
Foi um trabalho árduo para a professora e só nos sentimos mais consoladas quando a fonoaudióloga que atendia o CMEI comunicou-nos que Marcelo mordia os colegas porque não conseguia se expressar oralmente. Então, sua professora e monitora passaram a fazer um trabalho individualizado com ele, estimulando sua oralidade em todos os momentos que desejava algum objeto ou alguma coisa e mantendo um olhar muito atento para impedir suas mordidas.
A partir do segundo semestre, Marcelo já se interessava com os colegas para brincar apesar de continuar com dificuldades de expressão verbal e já não morder com tanta frequência.
Atualmente, matriculado no Grupo III, da professora Karine, no turno vespertino, a mesma observou já no primeiro trimestre que a referida criança costumava se expressar oralmente somente quando repreendido por um determinado colega, manifestando-se através de choro ou grito. Nesse momento, apontava para o colega e tentava comunicar o que havia acontecido.
No decorrer do segundo trimestre, o Marcelo passou a se comunicar através de falas curtas e simples, algumas vezes dizendo onomatopéias, como por exemplo: nham, nham (referindo-se ao lobo que comeu o porquinho na história contada pela professora) e vrum... (referindo-se ao barulho de carro).
De acordo com as observações da professora, durante as atividades propostas, ela percebe que Marcelo muitas vezes tenta participar de maneira ativa, seja tentando dialogar com os amigos durante as brincadeiras expondo suas preferências, seja em rodas de conversa onde procura relatar fatos ocorridos fora do ambiente escolar, porém de forma incompreensível para as crianças e na maioria das vezes para a professora e monitora, ficando evidente que criança apresenta uma dificuldade na pronúncia das palavras o que leva os colegas a ignorem o que ele fala pois não conseguem entendê-lo, fato que o deixa muito frustrado, levando-o a ceder às vontades dos colegas, o que dificulta o desenvolvimento de sua autonomia.
Durante as conversas com as educadoras essa dificuldade em se fazer compreendido através da fala, tem se mantido persistente no Marcelo. Para que sua fala seja assimilada, desenvolvemos o hábito de observar suas indicações gestuais, sons onomatopéicos, associações de sons na tentativa de compreender o que ele quer comunicar através da fala. Quando Marcelo percebe que não está sendo compreendido em suas falas, passa a repetir mais pausadamente ou leva a pessoa com quem está conversando ao local ou ao sujeito do qual está falando.
Karine Santana Andrade – professora do grupo 3B vespertino
Iasmin Maria Machado Aquini - pedagoga

Marcadores

educação (108) Educação Infantil (84) atividade (76) relatório (64) 2011 (56) arte (50) criatividade (47) comportamento (44) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) mensagem (37) 2012 (34) maquiagem (33) avaliação (32) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) história (14) 2016 (13) 2024 (13) filho (12) 2026 (11) alfabetização (11) educação especial (11) estilo (11) 2014 (10) Lettering (10) Otávio (10) culinária (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) 2025 (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) berçário (6) matemática (6) música (6) planejamento (6) autismo (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) caneta (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) caligrafia (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) forma geométrica (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) papelaria (3) reflexão (3) Batucadan (2) Mary Kay (2) Posca (2) Stabilo (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) ficha (2) inclusão (2) labirinto (2) mural (2) números (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) a (1) afro (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) c (1) capa (1) capacitismo (1) cartaz (1) cirurgia (1) cis (1) combinados (1) comida (1) copa (1) creme (1) crianças (1) dengue (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) futebol (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) indígena (1) kit (1) l (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) marca página (1) moda (1) molin (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) normas (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) resenha (1) review (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais