Google Tradutor

sábado, 7 de agosto de 2010

Meu Pai: amigo, herói, orgulho...

O Dia dos Pais tem origem na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão. Desejava sorte, saúde e longa vida a seu pai.

Nos Estados Unidos, Sonora Luise resolveu criar o Dia dos Pais em 1909, motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o Estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais.

Devido a história, nos Estados Unidos, ele é comemorado no terceiro domingo de Junho. Em Portugal é comemorado a 19 de Março. No Brasil, é comemorado no segundo domingo de Agosto. A criação da data é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. (dia que também se comemora o dia do padrinho segundo a tradição católica).

 






Países que celebram no terceiro domingo de Junho:

África do Sul, Angola, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia
Equador, Eslováquia, Estados Unidos, Filipinas, França, Turquia
Hong Kong, Holanda, Índia, Irlanda, Japão, Macau, Venezuela
Malásia, Malta, México, Paraguai, Peru, Reino Unido

 

Países que celebram em outras datas:

<!--[if !supportLists]-->·  Alemanha: 39 dias depois do domingo de páscoa, no Dia da Ascensão (Christi Himmelsfahrt)
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Áustria: segundo domingo de Junho
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Austrália: o primeiro domingo em Setembro
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Bélgica: dia de São José (19 de Março), e o segundo domingo em Junho ("Secular")
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Brasil: segundo domingo de Agosto
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Bulgária: 20 de Junho
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Dinamarca: 5 de Junho
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  República Dominicana: último domingo de Junho
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Coréia do Sul: 8 de maio
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Lituânia: o primeiro domingo de Junho
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Nova Zelândia: o primeiro domingo de Setembro
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Noruega, Suécia, Finlândia, Estônia: segundo domingo de Novembro
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Polônia: 23 de Junho
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Portugal, Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras e Listenstaine: 19 de Março
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Rússia: 23 de Fevereiro
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Tailândia: 5 de Dezembro, dia do nascimento do rei Bhumibol Adulyadej
<!--[endif]-->
<!--[if !supportLists]-->·  Taiwan: 8 de Agosto<!--[endif]-->
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_pais





Querido Pai,
Criar é dar existência, originar e conceber.
Durante o processo de criação, é fundamental acompanhar
o desenvolvimento e ensinar, lapidar, cultivar e aperfeiçoar.
São esses gestos que fazem do ato de "criar"
 algo único, especial e simples.
A você, pai, muito obrigada pelo empenho e
dedicação de todos os dias na minha criação.
Hoje, encho o peito de orgulho pra dizer que PAI,
é quem cria e ensina a criar!

Te amo!!!



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cílios de boneca? Curvex neles!

Dificilmente vamos encontrar alguma matéria referente à origem do curvex, apesar de milhões de sites falam de marca “x” ou “y”, ensinando como usar o instrumento. Será que só existo eu de curiosa no mundo da moda/beleza?

A primeira patente de um “Curvex” que se tem notícia foi registrada em 1929 por Charles Stickel e William McDonnel em Nova York. Após uma revisão de patente em 1931, verificaram que seu verdadeiro inventor foi William Beldure, dono da Kurlash Company que detinha a licença para produzir e aprimorar o Kurlash (ele foi assim chamado) no Canadá, Estados Unidos e Grã-Bretanha.

A princípio os cílios serviam apenas para proteger os olhos contra a poeira do ar, mas há muito tempo que a vaidade feminina criou para ele uma função, diga-se de passagem, muito mais interessante: valorizar os olhos das mulheres.

O rímel todo mundo conhece, mas o Curvex é um instrumento que não deveria faltar na caixinha de maquiagem de nenhuma mulher. A princípio o objeto, que parece um instrumento de tortura, pode até assustar, mas depois de experimentar, não dá para ficar sem. É um aparelhinho que comprime os pêlos e, como o nome já diz, os deixam curvados para cima, dando uma forma ideal para os cílios mais rebeldes.

Para usá-lo é preciso alguns cuidados para não se machucar e nem correr o risco de ficar sem cílios.

O primeiro passo é certificar-se que os pêlos estejam limpos e secos. É indicado curvar os cílios superiores antes de passar o rímel, para não quebrar os fios, isso porque o produto pode ressecá-los, especialmente se for à prova d’água.
Existem modelos de Curvex em metal, mas quem não tem prática deve experimentar o de plástico, usado pela maioria dos maquiadores de moda. Um detalhe importante: o Curvex deve ser usado sempre em frente ao espelho, para não beliscar a pálpebra sem querer.

Para prolongar o efeito dos olhos de boneca use depois de aplicar o Curvex um rímel com volume, aqueles que têm o pincel mais gorducho.

Para deixá-los ainda mais curvados, passe o rímel nos fios só com a pontinha do pincel, de um lado para o outro, como se fosse um limpador de pára-brisas.

O Curvex também é muito útil para quem usa cílios postiços. O acessório deve ser usado nos cílios verdadeiros, pois ele ajuda na aplicação dos postiços.


Pesquisando em outros blog’s na internet, encontrei estas dicas sobre os cuidados a serem tomados com o curvex:

1.      Escolha um Curvex de uma marca respeitada, conhecida pelo respeito e qualidade que oferece aos consumidores;
2.      Fique atenta a "borrachinha" em que apóia os cílios durante o procedimento, pois se ela não estiver no lugar, você pode ter seus cílios cortados;
3.      No momento de pressionar o Curvex, não é necessário força, o importante é segurar firme por alguns segundos. Isso requer prática, você deve segurar com firmeza, sem fazer pressão,
4.      O efeito fica mais aparente quando você segura por pelos menos 15 segundos;
5.      Após o uso faça a limpeza com um lenço de papel ou pano úmido para retirar os possíveis resíduos de maquiagem e cílios que caem;
6.      Guarde o Curvex longe do calor excessivo, pois a "borrachinha" poderá ser danificada. E sem ela, você não poderá usá-lo;
7.      Não há dúvidas de que o Curvex irá melhorar sua maquiagem, principalmente se você não foi abençoada por um par de cílios de boneca;
8.      Desconfie de Curvex muito em conta, tipo R$1,99. Melhor não arriscar;
9.      Enquanto você ainda não tem o total domínio, pode treinar usando um desses nacionais que encontramos nas farmácias. Mas depois que já estiver craque, sugiro o famoso Eyelash Curler do Shu Uemura.
10. E por fim, não esqueça que aquela "borrachinha”, tem prazo de validade. Isso mesmo, ela perde a qualidade depois de algum tempo. Alguns vêm com refil, mas infelizmente, não há refil à venda, e é preciso substituí-lo.

Aprenda a usar o Curvex

Vanessa Rozan ensina a usar o Curvex: a ferramenta mais temida da maquiagem.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Usar make todo dia faz mal pra pele?

FONTE: http://lovlilac.blogspot.com/2010/08/usar-make-todo-dia-faz-mal-pra-pele.html


Quando surge a dúvida se a maquiagem diária pode fazer mal à pele ou é uma forma de proteção, sempre devemos considerar se os produtos são adequados ao tipo de pele, se há alergias a alguns itens e se a limpeza pela manhã e à noite está sendo feita.
Claro que alguém pode ter alergia a sombras e ficar com pálpebras inchadas. Outras podem ter suas espinhas e cravos agravados por bases oleosas ou blushes gordurosos. Já as preguiçosas, que relutam em tirar a maquiagem antes de dormir, acordam com aspecto cansado, olhos congestionados e pele sem brilho na manhã seguinte.
Atualmente, as linhas cosméticas oferecem alternativas, produtos livres de óleo, bases hidratantes para peles secas, rímel com fortalecedores de cílios e batons com filtro solar e umectantes.

De fato, o uso de maquiagem adequada pode contribuir para proteção da pele que enfrenta sol, poeira e poluição no dia a dia. É também um ótimo truque para as mulheres que têm certa compulsão em mexer inconscientemente na própria pele, escoriando, machucando, fazendo-a ficar cheia de manchas e marcas. Ela funciona como um lembrete, além de se desfazer e sujar as mãos de quem for se automanipular.

Para aproveitar ao máximo o belo efeito que bases, pós, blushes, sombras e rímel podem dar ao seu rosto, capriche na preparação e na limpeza.

O ideal é, antes de tudo, limpar o rosto com algodão embebido em adstringente ou tônico líquidos. Isso manterá os poros fechados, o que irá segurar a maquiagem por horas. Passe depois uma camada bem fina de hidratante. Corrija olheiras, manchas e espinhas com corretivo claro, que elimina o aspecto cansado e dá luminosidade à face; em seguida, espalhe a base, fixando-a com solto, que é um dos grandes segredos da duração e homogeneidade do trabalho.
Aplique blush nos pontos estratégicos, contorne, se quiser, levemente os lábios com lápis da cor do batom, apenas na parte central da boca (como faz a Angelina Jolie) passe batom ou gloss, de longa duração, para não deixar marcas nas xícaras, nem em ninguém.

Penteie as sobrancelhas com rímel incolor para mantê-las em ordem o dia inteiro. Se necessário, corrija as falhas com lápis ou sombra, esfumando bem.

A sombra nas pálpebras superiores ajuda a fixar rímel, lápis e delineador, pois mantém a pálpebra mais seca. Aplique rímel nos cílios, em várias camadas para um efeito mais teatral, ou um pouquinho só se preferir um ar natural e esportivo. Lembre-se que o rímel à prova d'água evita o aspecto borrado no fim do dia, apenas necessita mais capricho ao ser retirado.
Se quiser sofisticar mais, use delineador rente aos cílios superiores e esfume a extremidade do traço com sombra cinza ou marrom, aplicada com pincel bem fininho.

Só não esqueça de limpar bem o rosto antes de dormir, isso é essencial! Para retirar produtos à prova d'água dos olhos, o que resolve mesmo são demaquilantes oleosos, aplicados com algodão, retirando depois os resíduos com sabonete ou creme de limpeza, sem dispensar tônico ou adstringente líquidos que deixam a pele completamente livre.

domingo, 1 de agosto de 2010

Kaka Moraes e look Avon

Dicas de look completo com Kaka Moraes utilizando produtos Avon.

Assista também dicas para peles negras:
http://www.youtube.com/watch?v=Z--YlKxqcdQ&feature=channel_page


quarta-feira, 28 de julho de 2010

Lei da Palmada

PROJETO DE LEI Nº 2654 /2003
(Da Deputada Maria do Rosário, PT/RS, novembro/2003)
Dispõe sobre a alteração da Lei 8069, de 13/07/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente, e da Lei 10406, de 10/01/2002, o Novo Código Civil, estabelecendo o direito da criança e do adolescente a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos, ainda que pedagógicos, e dá outras providências.
O Congresso Nacional decreta:
Art. 1o – São acrescentados à Lei 8069, de 13/07/1990, os seguintes artigos:
Art. 18A – A criança e o adolescente têm direito a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos, no lar, na escola, em instituição de atendimento público ou privado ou em locais públicos.
Parágrafo único – Para efeito deste artigo será conferida especial proteção à situação de vulnerabilidade à violência que a criança e o adolescente possam sofrer em conseqüência, entre outras, de sua raça, etnia, gênero ou situação sócio-econômica.
Art. 18B – Verificada a hipótese de punição corporal em face de criança ou adolescente, sob a alegação de quaisquer propósitos, ainda que pedagógicos, os pais, professores ou responsáveis ficarão sujeitos às medidas previstas no artigo 129, incisos I, III, IV e VI desta lei, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.
Art. 18 D – Cabe ao Estado, com a participação da sociedade:
I. Estimular ações educativas continuadas destinadas a conscientizar o público sobre a ilicitude do uso da violência contra criança e adolescente, ainda que sob a alegação de propósitos pedagógicos;
II. Divulgar instrumentos nacionais e internacionais de proteção dos direitos da criança e do
adolescente;
III. Promover reformas curriculares, com vistas a introduzir disciplinas voltadas à proteção dos direitos da criança e do adolescente, nos termos dos artigos 27 e 35, da Lei 9394, de 20/12/1996 e do artigo 1º da Lei 5692, de 11/08/1971, ou a introduzir no currículo do ensino básico e médio um tema transversal referente aos direitos da criança, nos moldes dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Art. 2o – O artigo 1634 da Lei 10.406, de 10/01/2002 (novo Código Civil), passa a ter seguinte redação: "Art. 1634 – Compete aos pais, quanto à pessoa dos filhos menores: VII. Exigir, sem o uso de força física, moderada ou imoderada, que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição".
Art. 3o – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Justificativa [...]
O texto completo do projeto de Lei está disponível no link:


O projeto de lei enviado pelo presidente Lula ao Congresso em 14 de julho é apoiado e defendido em entrevistas e artigos por pessoas cuja inteligência e atuação pública tem-se grande respeito, traz um questionamento ainda maior: será que palmada é crime e eu não estamos percebendo algo importante?
O projeto, que ficou conhecido como “lei da palmada”, se propõe a alterar o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nele, fica proibido o uso de castigos corporais de qualquer tipo na educação dos filhos. O castigo corporal é definido como “ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso de força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente”.


Em defesa da nova lei, argumentam-se de que as pessoas não saberiam a diferença entre uma palmada e um espancamento. Acredito que a maioria das pessoas sabe muito bem a diferença entre dar um tapa na bunda de uma criança e espancar uma criança. Quem espanca não acha que está dando uma palmada. Tem certeza de que espanca e quer espancar.

Parece-me muito perigoso tachar de criminosos pais que dão palmadas. Chamar de criminoso um pai ou uma mãe que dá uma palmada na criança na tentativa de educar é, além de um equívoco, um grande abuso.

Por exemplo, preocupante é o fato de demorarmos a agir no caso das denúncias de espancamentos e de agressão sexual, assim como a falta de instrumentos de proteção efetivos para amparar as crianças violadas de todas as formas.

O aspecto que mais me preocupa (e acredito a outras pessoas responsáveis) caso este projeto de lei for aprovado é o de reforçar um dos grandes problemas atuais: a dificuldade dos pais de educar seus filhos. Não me parece que o problema da maioria das crianças hoje seja a palmada que eventualmente recebe dos pais, mas o fato de não receber limites de seus pais, de não ser efetivamente educada.

Na verdade, para os pais que sabem impor limites aos filhos, a palmada é praticamente o último recurso disciplinar. Se aprovada, a “lei da palmada” revela uma tendência perigosa: a da intromissão cada vez maior do Estado em assuntos familiares e comportamentais (que não afetam a ordem pública).
Acrescento apenas uma passagem bíblica:
“O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo o disciplina”. (Pv. 13:24).

Arco de flores com balões

Encontrei este vídeo que ensina montar um arco de balões com flores em alguns pontos. Ensina de uma maneira bem prática e explicativa. Ótimo pra ajudar naquela organização de festinhas de aniversário ou nas escolas.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Olho esfumado - Smokey eye - Técnica para iniciantes



Pele:

Corretivo Lancome Maquicomplet cor clair 2
Bronzing da MAC com golden (usei como blush)
Baton Koloss Frozen 152

Pincéis:

239 MAC (comum de sombra, o primeiro que aparece)
219 Sigma (pincel lapis)
224 Sigma (de esfumar com cerdas pretas)
217 MAC (o que passo sob a sobrancelha)
266 MAC (o que uso para delinear)

Compactando sombra com álcool gel

Não há risco do álcool irritar os olhos pois ele evapora.
A sombra compactada faz menos sujeira do que em pó, fica melhor para manusear e não estraga a qualidade do produto.

domingo, 18 de julho de 2010

Blog's interessantes sobre maquiagem


Bom dia, blogueiras!  
Há pouco tempo resolvi incrementar minhas makes e conhecer mais sobre o assunto, sendo assim descobri a existência dos blogs sobre maquiagem pesquisando no google e encontrei alguns com dicas incríveis que vale a pena conferir.
 Espero que curtam... Beijinhos sabor chocolate!


1. http://frescurinhadediva.blogspot.com
2. www.mulherbeleza.com.br
3. http://cristianaarcangeli.virgula.uol.com.br/
4. http://nahoradoblush.blogspot.com
5. http://makeups2.blogspot.com/
6. http://alecarnevalli.blogspot.com/
7. http://geiseferreira.blogspot.com/
8. http://bazarflordemenina.blogspot.com/
9. http://makemeprettyblog.blogspot.com/
10. http://belezadascreuzas.blogspot.com
11. http://makesdearrasar.blogspot.com
12. www.adoromaquiagem.com.br
13. www.diadebeaute.com
14. www.tudodemaquiagem.com
15. www.shoppingvitoria.com.br (procurar blog da Gisella Nitz)
16. http://cheirinhodetuti-frutti.blogspot.com/
17. http://luluzice.blogspot.com/
18. http://fabysbelleboutique.blogspot.com/
19. http://mariedujour.blogspot.com/

20. http://testandoprodutoscosmeticos.blogspot.com/

21.http://beautybyclaudinhastoco.blogspot.com/

22. http://www.vendenafarmacia.com/

23. http://www.sonugramur.wordpress.com/ 

24. http://makeupatelier.com.br/

25. http://vamoscreuzar.blogspot.com

26. http://euamomaquiagem.zip.net


    Veja também no site Youtube os seguintes canais:

    • http://www.youtube.com/user/Miiianinha
    • http://www.youtube.com/user/MiLaMaKeUp
    • http://www.youtube.com/user/karlinhavideomaker
    • http://www.youtube.com/user/alecarnevali

    segunda-feira, 5 de julho de 2010

    Minha nova paixão: makes!!!

    Estou começando minha coleção de maquiagens, não tenho muitas e nem de marcas que gostaria de ter... Mas para o início eu acho que está bom...
    Agora vamos à maletinha... ela é toda de alumínio xadrez rosa, internamente é toda forrada com camurça preta e tem um pequeno espelho na parte interna da tampa e equipada com trava de combinação de números para serem personalizadas, oferecendo maior segurança. Dentro acomodo minhas maquiagens em sacolinhas coloridas (aprox. R$1,50 cada sacolinha em cores e tamanhos variados na loja Biju Mania) dividindo em grupos (batons, bases, sombras, gloss, pincéis, etc.), fica melhor pra organizar dentro da maleta.

    A grande sacada da máscara Spectra Lash são as 3 opções de volume, que deixam a gente bem à vontade para escolher que look quer dar para os cílios. Para quem gosta de destacá-los bem, é só girar o controle e ajustar no 3 e pronto. Porém, os cílios não ficam tão marcados quanto na ilustração, a diferença entre os níveis é bem pouca (tentei fotografar meus olhos para que pedussem ver a diferença entre os níveis 1 e 3). Sai por volta de R$21,99... vai dizer que não vale a pena?

    ~>Blush True Color Malva, R$21,99: tonalidade opaca e com novo design na embalagem em que o espelho ficou maior facilitando assim o make-up. Achei ótimo pra usar durante o dia.
    >Base Compacta Smooth Minerals Marrom, R$32: achei bem discreto, talvez pra minha pele que é negra, boa aderência à pele.
    ~>Quarteto de Sombras True Color Fresh(oliva, folha, menta, areia) R$27,99: gostei da textura macia e sedosa, acredito que com um potencializador as cores fiquem mais bonitas pois achei bem ralinho (pretendo comprar o quarteto fashion).
    obs.:(na foto passei bastante na pele).
    Vou investir mais em batons e gloss com cores bem variadas. Por aqui os que mais saem são os da marca Vult por terem cores intensas e com uma duração mais longa, proporciona uniformidade na cobertura realçando os lábios de forma natural (Vult e Natura Faces saem entre 6 a 8 reais). Também encontrei uma outra marca que achei bem interessante, Archy (confira produtos no site http://www.archy.com.br/, tem preços acessíveis como os da Vult).
    Na minha opinião, os gloss são realmente bons para o uso no dia a dia, tem uma textura legal, não é grudento, dá um super brilho e tem um cheirinho gostoso, porém o Aquarela Natura dura menos que o Glazewear Sparkle Avon (saem por volta de 14 reais).


    ~> Paletas Ruby Rose (grande c/ 36 sombras, 1 pó e 3 blushs:12 reais; paleta menor com 12 cores: 6 reais). Lápis delineador com apontador nas cores preta, prata, ferrugem e marrom, saem em torno de 2 reais. As outras sombra unitárias não lembro o valor, a paletinha preta com um duo é da Racco, ganhei faz um tempinho (em tom rosinha e lilás cintilante, bem clarinhos).

    Comprei este kit com 6 pincéis bem baratinho (10 reais) para testar sua aplicação, pretendo comprar os da marca Prada posteriormente (saem entre 6 a 8 reais cada). Base líquida Pierre Pardon (aprox. 5 reais), Corretivo em bastão (aprox. 4 reais) Base Avon Color Trend em bastão FPS15 (aprox. 10 reais).




    Preciso de um demaquilante urgenteeeee... rsrsrs. Gosto de retirar a maquiagem com lenços umedecidos (desses de bebê mesmo); existem no mercado lenços específicos para retirar maquiagem mas você precisa esfregar pra sair tudo. Com esses lenços infantis a maquiagem sai mais rápido, sem falar que o cheirinho é uma delícia.
    Deixe seu comentário indicando mais maquiagens para que eu possa incrementar meu kit.
    Beijinhos sabor chocolate!!!
    Maleta de Alumínio Ricca (28,5 x 217 x 20,5): bandeja retrátil para guardar pequenos objetos, espelho e um espaço para produtos maiores. Estampa xadrez e trava com segredo (paguei R$65 numa promoção, geralmente sai por R$90).

    segunda-feira, 31 de maio de 2010

    Avaliações grupo 4

    *nomes fictícios.

    Listo algumas de minhas avaliações (já revisadas pela pedagoga) da minha turma de grupo IV neste ano letivo.



    Teve uma boa adaptação ao grupo, pois foi aluno do CMEI no ano anterior.
    Pablo mostra-se uma criança que tem dificuldade em obedecer algumas regras na sala e quando tentamos conversar com ele para explicar essas regras, costuma fazer gracinhas e caretas. De acordo com informações do pai Pablo demonstra esse comportamento também em casa com os pais.
    No ano anterior fiz um relatório para que os responsáveis procurassem um especialista, pois Pablo demonstrava dificuldade em expressar-se, utilizando frases curtas, geralmente imitando sons e indicando com o dedo o que quer. Atualmente de acordo com informações do pai está sendo acompanhado por uma fonoaudióloga, porém observo que sua expressão oral na maioria das vezes ainda é bem confusa: além de continuar à utilizar onomatopéias, expressões faciais bem marcantes e indicações. Considero que Pablo necessita ainda avançar muito na oralidade através de estimulação e um trabalho individualizado.
    Na rodinha, demonstra apreciar este momento e costuma fazer comentários como “Oba, hora de história!” e “Vai fazer o que tia?”.
    Demonstra dificuldades em concentrar-se em atividade em grupo que exige atenção como na rodinha de histórias ou conversa e no vídeo; nesse momento mexe em outras coisas ou com os colegas ao lado.
    Tem um bom relacionamento com todos e não demonstra preferência em especial por nenhum colega ainda.
    Está iniciando a escrita do primeiro nome com a ficha, porém as letras ainda ficam soltas e só consegue realizar com minha intervenção, sozinho se dispersa com outras coisas.
    Aprecia brincar com os carrinhos da sala e com massinha de modelar e no parquinho gosta de brincar com os colegas de lutinha (imitando Dragon Ball).
    LUCIANO BARRETO
    A adaptação da criança foi bem descontraída. Ao chegar à sala observou que estava novamente com a turma do ano anterior e logo chamou alguns colegas para brincar.
    Luciano apresenta deficiência motora e de acordo com informações da mãe foi falta de oxigenação durante o parto. A mesma informou que está procurando um fonoaudiólogo para um melhor desenvolvimento de sua fala, pois a criança se expressa com dificuldade através de palavras soltas e gesticulações, não formando frases.
    No momento da alimentação tomamos o cuidado para que Luciano coloque pouco comida na boca para que não engasgue durante a mastigação. Nesse momento a APEE Maria fica próxima à criança orientando-o durante a mastigação. Não tem firmeza nas atividades de coordenação motora fina como por exemplo: ao segurar o lápis pinta de maneira clara, sem força e ao segurar os talheres, para morder os alimentos.
    Observo que todo o comportamento de Luciano é decorrente de imitação dos colegas e dos adultos, pois Luciano observa com muita atenção todos na escola reproduzindo gestos e brincadeiras e expressões faciais. Ainda não tem noção de seus limites e potencialidades (não sabe até onde pode ir). Por exemplo, quando vê alguns meninos brincando de lutinha entra na brincadeira, mas não tem controle do faz-de-conta e acaba batendo de verdade.
    Apesar de realizar com interesse as atividades propostas, a concentração de Luciano é mínima com relação aos demais, dispersando a atenção com qualquer movimento à sua volta.
    É uma criança que em virtude de seu problema de nascimento necessita de um trabalho individualizado e com muita dedicação. Luciano tem sido estimulado pela APEE Maria a adquirir autonomia nas atividades básicas como: ir ao banheiro, beber água e se alimentar. Ainda não tem controle do esfíncter. De acordo com a professora de educação física, Luciano procura realizar todas as atividades propostas, apesar de apresentar dificuldades em algumas.
    BRUNA RIBEIROAprecia muito fazer todas as atividades propostas, principalmente as que envolvem a escrita de seu nome conseguindo redigi-lo com clareza após observar a ficha. Durante uma atividade de recorte e colagem seqüencial de personagens da história “O grande Rabanete” ficou sentada ao meu lado aguardando chamá-la e ao chegar sua vez disse: “Eu estou doidinha pra fazer a atividade”.

    Bruna, durante o período de adaptação mostrou-se calma, observando meus atos como se estivesse avaliando-me: chegava à sala e guardava logo seu material, depois sentava na cadeira próxima de algumas amigas já conhecidas (pois foi aluna do CMEI no ano anterior) e ficava olhando o que eu estava fazendo.

    Apreciou muito participar do “Baú da novidade”. No dia que trouxe sua novidade percebi que estava muito feliz e comentou para os amigos que sua mãe tinha ajudado com a novidade, pois não cabia dentro do baú (trouxe uma fantasia de Branca de Neve que teria usado na festa de aniversário). Nesse dia sentiu-se uma verdadeira princesa, chamando a todos para brincar perto dela quando deixei que vestisse a roupa, organizou-os num cantinho e começou a contar a história da Branca de Neve, onde alguns amigos participaram representando os personagens da história.
    Bruna mostra-se uma criança muito comunicativa, relata fatos vivenciados em seu cotidiano com clareza através de frases elaboradas.
    Costuma implicar com Rita colocando apelidos (velha do chocolate, chata) apesar de estarem sempre brincando juntas num grupo. Interfiro perguntando o porquê de tratar a colega dessa forma, então comenta “Não vou chamar mais, tia” às vezes volta a colocar o apelido e fala para as outras amigas não brincarem com Rita, então ao ser novamente repreendida afasta-se da amiga e vai brincar com outros brinquedos ou colegas.
    Amigas sempre presentes: Ana, Sara, Rita. Já realiza a escrita de seu nome com muito orgulho sem observar a ficha.

    JULIANA AMORIM

    A adaptação de Juliana foi tranqüila, pois estudou no CMEI no ano anterior. Notei que por alguns momentos ela ia à porta olhar pelo corredor de entrada da sala do irmão ver se ele estava chorando. Percebendo que ele estaria tranqüilo voltava à brincadeira. Quando chega à escola, primeiro leva o irmão até sua sala e depois vem me receber com uma florzinha e um beijo bem carinhoso.
    É uma criança calma e bem observadora, sempre preocupada com os amigos à sua volta e disposta a ajudar quem precise dela. Quando percebe que tem uma criança chorando pergunta o motivo do choro e caso não consegue resolver vem me comunicar o fato.
    Utiliza óculos ao desenvolver as atividades, porém não vêm com ele todos os dias, retirando quando vai ao parquinho. Ainda não consegui conversar com os pais sobre um fato que notei em Juliana: um dia quando fui limpar pó de giz em seu nariz vi um pequeno pingo branco em seu olho direito (no fundo da íris). Conversei com o pai e me informou que em suas consultas ao oftalmologista essa manchinha não desenvolveria nem traria problemas futuros e que somente um olho necessita de 4° apesar de não lembrar qual seria o distúrbio.
    Demonstra preferência em ter amizade com Ana, Michelle, Laura e principalmente Cíntia, apesar de ter um bom relacionamento com todos.
    Juliana aprecia escrever seu nome e o faz sem precisar observar a ficha. Geralmente fica o quadro desenhando com giz ou manuseando revistas da Avon e, por algumas vezes, fica escrevendo seu nome. É zelosa com seus pertences e colabora somente organizando os materiais que as meninas brincam, não ajudando os meninos.
    Juliana já realiza a escrita de seu nome sem a utilização da ficha.


    PABLO DA SILVA

    sábado, 29 de maio de 2010

    Relatório perfil: grupo 4

    *Os nomes das crianças foram trocados.
    PERFIL DA TURMA: MAIO

    O grupo IV-D é composto por 22 crianças sendo 12 do sexo masculino e 10 do sexo feminino. São crianças assíduas faltando somente em virtude de doença ou motivos justificáveis. Nota-se que os responsáveis, em sua maioria, são os próprios pais. Costumam buscar informações e esclarecer dúvidas com as educadoras sempre que necessário.
    O período de adaptação do grupo foi tranqüilo e acredito que foi devido ao meu contato com as crianças no ano anterior. Apenas Maria demonstrou dificuldade na adaptação, chorando de vez em quando nos primeiros dias (aluna novata no CMEI e primeira vez que freqüenta uma escola).
    O relacionamento do grupo comigo é tranqüilo, conversamos bastante. São crianças amorosas que gostam de dar e receber carinho. Apesar de se relacionarem bem entre si já está aparecendo as preferências de amizade. O relacionamento com os funcionários do CMEI também é agradável. O grupo de meninas consegue resolver seus conflitos de forma mais amigável, já os meninos costumam resolver seus conflitos de forma não-verbal, batendo nos colegas, necessitando de intervenção.
    São crianças falantes, que conversam muito entre si e com a professora, usando tom de voz muito alto, gostando de relatar fatos do dia-a-dia, sendo necessário trabalhar o ouvir o outro. Possuem boa oralidade, sendo observada nos momentos de roda de conversa onde a maioria sempre tem algo a comunicar, com um vocabulário diversificado. Expressam com segurança suas opiniões, apenas o André não se expressa muito oralmente.
    No grupo está matriculado duas crianças com deficiência física leve: Luciana e Raphael, necessitando da presença da APEE Sandra para auxiliar meu trabalho.
    Demonstram até o momento interesse por histórias, brincar de cozinha na sala, modelagem, horário de vídeo, quebra-cabeça e brincadeiras no parquinho.
    A maioria compreende e obedece às normas estabelecidas. Contudo, há aqueles que por alguns momentos desrespeitam essas normas, por exemplo, Michel (brinca de lutinha machucando os amigos envolvidos e pega brinquedo à força dos outros) e Leandro (por repetidas vezes bate e/ou machuca os amigos no decorrer das atividades, ao ser chamado a atenção finge não entender).
    Profª. Karine Santana Andrade

    Marcadores

    educação (108) Educação Infantil (84) atividade (76) relatório (64) 2011 (56) arte (50) criatividade (47) comportamento (44) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) mensagem (37) 2012 (34) maquiagem (33) avaliação (32) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) história (14) 2016 (13) 2024 (13) filho (12) 2026 (11) alfabetização (11) educação especial (11) estilo (11) 2014 (10) Lettering (10) Otávio (10) culinária (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) 2025 (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) berçário (6) matemática (6) música (6) planejamento (6) autismo (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) caneta (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) caligrafia (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) forma geométrica (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) papelaria (3) reflexão (3) Batucadan (2) Mary Kay (2) Posca (2) Stabilo (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) ficha (2) inclusão (2) labirinto (2) mural (2) números (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) a (1) afro (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) c (1) capa (1) capacitismo (1) cartaz (1) cirurgia (1) cis (1) combinados (1) comida (1) copa (1) creme (1) crianças (1) dengue (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) futebol (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) indígena (1) kit (1) l (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) marca página (1) moda (1) molin (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) normas (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) resenha (1) review (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

    Filho Amado

    Filho Amado
    2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

    FAMÍLIA

    FAMÍLIA

    botão redes sociais