Google Tradutor

domingo, 7 de fevereiro de 2010

50 ideias para 2010

Retornei com muita alegria ao Centro Municipal de Educação Infantil "Narizinho". Este ano trabalharei com uma turma de Grupo IV vespertino D, listando 22 crianças (sendo 13 meninos e 09 meninas.
O grupo docente iniciou o planejamento discutindo o texto "50 ideias para 2010" da Revista Nova Escola (edição 228, dez/2009) na qual nossa pedagoga Iasmin levou para nosso conhecimento e reflexão.
O texto completo também encontra-se disponível no site ~>


[...] Com o objetivo de ajudar na reflexão sobre todas essas questões que fazem parte do trabalho e pensar em como aprimorá-lo, listou NOVA ESCOLA 50 ações pedagógicas, divididas em oito categorias. [...]


PLANEJAMENTO
1. Adapte o currículo da rede a realidade.
2. "O trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele. Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo. Crie as Condições para a aprendizagem. (Priscila Monteiro, Coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10)
3. Administre bem o horário de trabalho.
4. Antecipe as respostas dos alunos.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
5. Selecione os recursos para cada atividade.
6. Reorganizar a sala de acordo com uma tarefa
7. Aproveite todo o material disponível.
8. Não Tranque os livros no armário.
9. "Manter os trabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam uma apreciar e valorizar o que é do outro e acompanhar o que foi feito por todos. " (Roberta Panico, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária - CEDAC)
10. Peça ajuda para arrumar os espaços.
11. Transgrida e mude sua prática.
GESTÃO DA SALA DE AULA
12. Exponha uma rotina diariamente
13. Negocie com Acordos uma garotada.
14. Tenha interesse pelas ideias dos estudantes.
15. "A lição de casa Deve ser um momento individual de estudo, descoberta e reflexão. Seu objetivo não é nem, de longe, uma repetição de exercícios que reproduzem conteúdos vistos só em classe." (Karla Emanuella Veloso Pinto, Educadora do Ano do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10 de 2009 e professora de Geografia do Centro Educacional NDE UFLA, em Lavras, MG)
16. Enriqueça seu trabalho com as parcerias.
RESPEITO À DIVERSIDADE
17. Ao formar grupos, junte saberes diversos.
18. Acompanhe quem tem mais dificuldade.
19. Considere e valorizar as competências.
20. "Valorize sua relação com a criança que tem algum tipo de deficiência para Reconhecer suas Necessidades: Nada substitui o vínculo eo olhar observador". (Daniela Alonso, Consultora na área de inclusão e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10)
21. Fique atento à experiência de todos.
22. Crie um ambiente de aceitação.
23. Dê o exemplo e não se omita nenhum dia a dia.
AVALIAÇÃO
24. Faça sempre o diagnóstico inicial
25. Diga ao aluno o que espera dele.
26. Documente os significativos trabalhos.
27. Avalie o potencial de aprendizagem.
28. Compartilhe os acertos e os erros.
29. "Na hora de Avaliar, nota três aspectos: o avanço de todo o grupo, como mudanças de cada estudante eo aprendizado dele em relação à turma." (Lino de Macedo, Professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo-USP)
30. Use uma avaliação para mudar o rumo.
31. Reflita sobre sua atuação para melhorar.
RELAÇÃO COM A COMUNIDADE
32. Paute Como os pais com Reuniões.
33. Faça parcerias com os Responsáveis.
34. Informe-se sobre os familiares.
35. "Muitos pais não se manifestam nas Reuniões Porque não sabem Quais são os objetivos da escola. Quando o professor apresenta informações como essas, a participação aumenta." (Ana Amélia Inoue, coordenadora do Instituto Pedagógico Acaia, em São Paulo, SP, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10)
36. Resolva as questões recorrentes.
37. Olhe para o entorno e participe.
TRABALHO EM EQUIPE
38. Planeje com um dos colegas ajuda.
39. Recorra ao coordenador pedagógico.
40. Discuta sobre o ensino e uma aprendizagem.
41. Priorize as relações profissionais.
42. "Parceiros Tanto professores como mais Experientes seus profissionais mais jovens também. Respeite as opiniões deles." (Marlene de Lima Ferreira, coordenadora do Programa Escola que Vale, em Paragominas, a 323 quilômetros de Belém)
FORMAÇÃO
43. Identifique e supere suas dificuldades.
44. Mostre seu trabalho em outros lugares.
45. Aprenda com um dos outros Prática.
46. Continuar os estudos para Crescer sempre.
47. Use um para ensinar tecnologia.
48. Assista a palestras sobre sua área.
49. "O professor é alguém inspirador, seguido pelos alunos. Por isso, seja uma pessoa melhor seus conhecimentos ao Diversificar e Interesses e observar o mundo." (Ana Cláudia Rocha, Diretora do Centro de Formação de Professores de São Caetano do Sul, SP)
50. Procure planejar seu futuro.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cursos gratuitos on-line

FONTE: http://br.especiais.yahoo.com/plug-play/artigo/post/tech_noticias/29/Cursos-gratuitos-na-rede.html

Cursos gratuitos na rede (por Stella Dauer)
Não adianta reclamar que está sem dinheiro. A internet chegou não apenas para que você possa enviar recadinhos aos amigos e procurar um par em sites de encontros. Internet também é cultura e com ela você pode aprender um novo idioma, uma nova profissão e até mesmo um novo hobby.
O caso aqui não é pirataria e nem qualquer ato ilegal. Estamos falando que a internet está cheia de conteúdo gratuito de qualidade, que poderá ajudá-lo a conseguir uma colocação profissional, crescer na vida e se tornar uma pessoa mais culta.
A conceituada Fundação Getúlio Vargas é uma das instituições que oferecem cursos gratuitos graças ao OCWC (Open Course Ware Consortium), consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet. São cursos variados com duração entre 5 a 30 horas totais. [...]



O Sebrae é outra empresa que disponibiliza cursos sem nenhum custo. Oito cursos que ajudam o pequeno e o médio empreendedor a lidar com assuntos como Planejamento Financeiro, Atendimento ao Cliente, Boas Práticas nos Serviços de Alimentação etc. Alguns deles oferecem, inclusive, um tutor que auxilia nas dúvidas.


E no site Profissionalizando, há cursos gratuitos de Francês, Inglês, Vendas, Informática, Etiqueta, Soldagem, entre outros. Alguns possuem áudio e até emissão de certificado.
Estudantes do Ensino Médio ou Superior que queiram ingressar no mercado de trabalho podem encontrar cursos úteis e gratuitos no site do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). São cursos simples e variados como Pacote Office, Produção de Textos, Relacionamento Interpessoal, Lógica e Criatividade, Flash. Quase 30 cursos com ajuda de tutor e emissão de certificado.

Já o SENAI oferece uma série de cursos a distância mais direcionados àqueles que desejam aprender uma profissão em casa. Introdução ao Comércio Exterior, Técnico em Telecomunicações, Planejamento e Controle de Produção. Também apresenta centenas de cursos variados como Química Aplicada, Educação Ambiental, Marketing Pessoal, Gestão do Tempo e Direção Defensiva. Todos possuem certificação.

Procurando algo mais variado? Cursos que levem ao aprendizado de um novo passatempo, artesanato ou aprimoramento? O site Ideal Grátis contém uma seleção com cursos encontrados na internet e disponível para uso sem taxas. É o caso do curso de Churrasco, Sabonete Artesanal, Xadrez, Mágica, Adestramento de Animais, Contrabaixo, Taekwondo, Jardinagem e Caligrafia, entre tantos outros.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Próspero 2010

Dentro de alguns dias un Ano Novo vai chegar a esta estação.
Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela e desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem. Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ve os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem. Desdobre o mapa e planeje roteiros. Preste atenção em cada ponto de parada e fique atento ao apito de partida. E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite: desenbarque nela os seus sonhos...
Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de Primeira Classe!!!!
Feliz Ano Novo!!!!

Relatório individual para fonoaudióloga

O relatório abaixo foi redigido pela professora Karine e pedagoga Iasmin para solicitar à fonoaudióloga um acompanhamento individual do aluno Marcelo (nome fictício, trocado para presevar identidade do aluno), propiciando um melhor desenvolvimento educacional.

Relatório individual do aluno Marcelo Silva - Data26/10/2009
Marcelo foi matriculado no Centro Municipal de Educação Infantil Narizinho em 2008, com dois anos de idade e necessitou de muitas intervenções da professora que ficava extremamente constrangida em relação aos pais das demais crianças, uma vez que ingressou no CMEI sem expressar nenhuma palavra, sendo sua única forma de manifestação morder os colegas (tinha dias que mordia até cinco colegas diferentes).
Foi um trabalho árduo para a professora e só nos sentimos mais consoladas quando a fonoaudióloga que atendia o CMEI comunicou-nos que Marcelo mordia os colegas porque não conseguia se expressar oralmente. Então, sua professora e monitora passaram a fazer um trabalho individualizado com ele, estimulando sua oralidade em todos os momentos que desejava algum objeto ou alguma coisa e mantendo um olhar muito atento para impedir suas mordidas.
A partir do segundo semestre, Marcelo já se interessava com os colegas para brincar apesar de continuar com dificuldades de expressão verbal e já não morder com tanta frequência.
Atualmente, matriculado no Grupo III, da professora Karine, no turno vespertino, a mesma observou já no primeiro trimestre que a referida criança costumava se expressar oralmente somente quando repreendido por um determinado colega, manifestando-se através de choro ou grito. Nesse momento, apontava para o colega e tentava comunicar o que havia acontecido.
No decorrer do segundo trimestre, o Marcelo passou a se comunicar através de falas curtas e simples, algumas vezes dizendo onomatopéias, como por exemplo: nham, nham (referindo-se ao lobo que comeu o porquinho na história contada pela professora) e vrum... (referindo-se ao barulho de carro).
De acordo com as observações da professora, durante as atividades propostas, ela percebe que Marcelo muitas vezes tenta participar de maneira ativa, seja tentando dialogar com os amigos durante as brincadeiras expondo suas preferências, seja em rodas de conversa onde procura relatar fatos ocorridos fora do ambiente escolar, porém de forma incompreensível para as crianças e na maioria das vezes para a professora e monitora, ficando evidente que criança apresenta uma dificuldade na pronúncia das palavras o que leva os colegas a ignorem o que ele fala pois não conseguem entendê-lo, fato que o deixa muito frustrado, levando-o a ceder às vontades dos colegas, o que dificulta o desenvolvimento de sua autonomia.
Durante as conversas com as educadoras essa dificuldade em se fazer compreendido através da fala, tem se mantido persistente no Marcelo. Para que sua fala seja assimilada, desenvolvemos o hábito de observar suas indicações gestuais, sons onomatopéicos, associações de sons na tentativa de compreender o que ele quer comunicar através da fala. Quando Marcelo percebe que não está sendo compreendido em suas falas, passa a repetir mais pausadamente ou leva a pessoa com quem está conversando ao local ou ao sujeito do qual está falando.
Karine Santana Andrade – professora do grupo 3B vespertino
Iasmin Maria Machado Aquini - pedagoga

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Plataforma Freire


Fonte: site MEC
O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do PDE - Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação – que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios, respeitando a de autonomia dos entes federados. [...]
O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias. [...]
O professor fará sua inscrição nos cursos por meio de um sistema desenvolvido pelo MEC denominado Plataforma Paulo Freire, onde também terá seu currículo cadastrado e atualizado. A partir da pré-inscrição dos professores e da oferta de formação pelas IES públicas, as secretarias estaduais e municipais de educação terão na Plataforma Freire um instrumento de planejamento estratégico capaz de adequar a oferta das IES públicas à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes. A partir desse planejamento estratégico, as pré-inscrições são submetidas pelas secretarias estaduais e municipais às IES públicas, que procederão à inscrição dos professores nos cursos oferecidos.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Momento Reflexão

O VESTIDO AZUL

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Acontece que essa menina freqüentava as aulas da escolinha local num estado lamentável. Suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo. Assim raciocinou o mestre: "É uma pena que uma aluna tão encantadora venha às aulas desarrumada desse jeito. Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul".


Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, com aquele traje tão bonito, a filha continuasse a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, antes das aulas. Ao fim de uma semana, disse o pai: "Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este? Que tal você ajeitar a casa, enquanto eu, nas horas vagas, vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?"

E assim fez o humilde casal. Sua casa ficara mais bonita que todas as outras da rua, e os vizinhos, inspirados naquela casa, se puseram a arrumar as suas próprias moradias. Desse modo, todo o bairro melhorou consideravelmente.

Por ali, passava um político que, bem impressionado, disse: "É lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo". E, dali, saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro. Dessa primeira comissão surgiram muitas e muitas outras e hoje, por todo o país, elas ajudaram os bairros pobres a crescerem e melhorarem.

E pensar que tudo começou com um vestido azul. Não era intenção daquele simples professor concertar toda a rua, o bairro, nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo o país. Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento do qual se desencadeou toda aquela transformação. (Gardel Costa)

.•♥•.¸¸.•♥´•..•♥•.¸¸.•♥´•..•♥•.¸¸.•♥´•.

Como é admirável o poder do pensamento. Todos nós temos sonhos, mas muitos não permitem que eles sejam realizados por acreditar ser impossível. Os grandes acontecimentos da humanidade partiram de um pensamento.

Jesus disse: "Vocês são o sal da terra e a luz do mundo..." Juntos podemos realizar qualquer sonho...

É difícil reconstruir uma rua, um bairro, uma cidade, mas é possível dar um vestido azul. Você, amigo internauta, acabou de receber um lindo "vestido azul". Faça sua parte. Ajude-nos a melhorar nosso cantinho.

Horário de verão 2009

O horário de verão deste ano começará a zero hora do dia 18 de outubro, um domingo, nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País e terminará a zero hora do dia 21 de fevereiro de 2010, o primeiro domingo após o carnaval. Desde o ano passado, o horário de verão passou a ter um período definido de início e término. Os relógios devem ser adiantados em uma hora no início do horário de verão e atrasados em uma hora ao seu término.


O decreto 6.558, de 8 de dezembro de 2008, determinou que o horário de verão deve começar sempre no terceiro domingo de outubro. O término, de acordo com o decreto, foi definido para o terceiro domingo de fevereiro. O decreto, porém, define uma exceção para o encerramento do horário de verão: quando o terceiro domingo de fevereiro coincidir com o Carnaval, o horário de verão será prorrogado até o final de semana seguinte.

O horário de verão vigorará nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.


O que representa o adiantamento dos ponteiros do relógio em uma hora?
- Iniciar as atividades diurnas mais cedo.
- Atrasar o início do consumo de luz artificial pela maioria da população ao entardecer.
- Racionalizar o uso da energia elétrica pela melhor utilização do sistema elétrico.
- Alterar os hábitos da população já que o pôr do Sol passa a ocorrer mais tarde.
- Alterar o horário em relação aos demais países e estados da união não integrantes.
- Aumentar as horas de lazer da população, uma vez que escurece mais tarde.

Em que anos houve horário de verão no Brasil?
- 1931/1932/1933;
- 1949/1950/1951/1952/1953;
- 1963/1964/1965/1966/1967/1968;
– A partir de 1985/1986 tem ocorrido todos os anos.

sábado, 3 de outubro de 2009

Momentos com minha turma - Grupo 3

Regência com estagiárias
As crianças receberam as estagiárias Denauve, Rita e Anarilda com muita curiosidade e alegria. Pude observar que o envolvimento, não só das crianças quanto das estagiárias, foi de grande entusiasmo.
As meninas planejaram as aulas seguindo algumas sugestões da professora, de acordo com o tema trabalhado no momento (figuras geométricas), adequando os objetivos à maturidade das crinças.
Foi perceptível a preocupação não só com os recursos a serem utilizados, mas também com a linguagem empregada com as crianças.
A turma reagiu primeiramente com certa desconfiança, contudo logo integrou-se com as meninas e pude notar um clima de amizade e alegria entre eles.
Com certeza foi um momento de muito aprendizado não só para as estagiárias Denauve, Rita e Anarilda, mas também pra mim (profª Karine), nossa monitora Edina e toda turminha do grupo 3.
Estagiarias: Rita de Cássia e Anarilda

Estagiária: Denauve
Passeio ao AMAGES (Associação dos Magistrados)
Local: Putiry - Aracruz - ES
Pose para os fãs! Já estão virando celebridades.
Uma pose no parquinho.
Pausa para o lanche. Que delícia!

Descansando pra continuar a brincadeira.
Esse dia foi só folia.
As outras crianças da festa (as tias).
Esse dia foi hiperdivertido!

Aniversário com a turma
Comemorando a 4ª primavera de Stéphany
Adivinha de quem foi o primeiro pedaço de bolo? Da tia Karine. rsrsrs

... e o segundo? da tia Edina, lógico. (monitora)

A turma ajudou apagar as velinhas. Foi só alegria com essa turma.

Pose com toda a turma do grupo 3 e a família de Stéphany

Piquenique
Esse lanche estava uma delícia! Quanta coisa gostosa!
As crianças adoraram fazer esse piquenique na pracinha próxima à escola.

Marcadores

educação (108) Educação Infantil (84) atividade (76) relatório (64) 2011 (56) arte (50) criatividade (47) comportamento (44) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) mensagem (37) 2012 (34) maquiagem (33) avaliação (32) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) história (14) 2016 (13) 2024 (13) filho (12) 2026 (11) alfabetização (11) educação especial (11) estilo (11) 2014 (10) Lettering (10) Otávio (10) culinária (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) 2025 (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) berçário (6) matemática (6) música (6) planejamento (6) autismo (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) caneta (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) caligrafia (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) forma geométrica (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) papelaria (3) reflexão (3) Batucadan (2) Mary Kay (2) Posca (2) Stabilo (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) ficha (2) inclusão (2) labirinto (2) mural (2) números (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) a (1) afro (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) c (1) capa (1) capacitismo (1) cartaz (1) cirurgia (1) cis (1) combinados (1) comida (1) copa (1) creme (1) crianças (1) dengue (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) futebol (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) indígena (1) kit (1) l (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) marca página (1) moda (1) molin (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) normas (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) resenha (1) review (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais