Google Tradutor

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Hormônios à flor da pele: Tireóide


Fontes:
1. http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4680&ReturnCatID=48
2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiroide
3. www.google.com.br
Hoje venho falar sobre um assunto muito importante e que muitas pessoas podem estar vivenciando e nem tomaram conhecimento: problemas na glândula tireóide. Convivo com o hipotireoidismo há uns 5 anos e desde então venho controlando tomando medicamento (comprimido Puran 75mg) todos os dias em jejum (Argh! rsrs). Descobri a doença quando engordei exatos 25kg em menos de um mês (fui dos 60kg aos 85kg) , procurei un endocrinologista que receitou alguns exames sanguíneos e diagnosticou o problema. Tenho uma vida normal, não desenvolvi o bócio, apesar de ainda sentir alguns sintomas da doença esporadicamente: náuseas, calor, unhas e cabelos quebradiços, cansaço e cãibras, diminuição do olfato, ganho de peso e sono excessivo.

Enfim, vamos aos detalhes técnicos...
A Tiróide foi identificada enquanto órgão pelo anatomista Thomas Wharton em 1656. A tiroxina (T4) foi isolada no século XIX. A tireóide (termo derivado da palavra grega "escudo", devido ao seu formato) é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço (em frente à traquéia) e produz hormônios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo.
A tireóide é uma glândula, com 15-30 g, localizada no pescoço anterior ao nível das vértebras C5 até T1, em frente à traquéia, e é imediatamente inferior à laringe (e à proeminência da cartilagem tireóide). Ela está recoberta por músculos do pescoço e pelas suas fascias. Tem forma de H e é constituída por dois lobos unidos por um istmo. Tem cor escura vermelha. Está envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo.
Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem causar aumento da glândula tireoidiana (bócio). Recomenda-se a avaliação laboratorial de rotina na população em geral, mesmo na ausência dos sintomas, através de exames sanguíneos: TSH, T4 e T3. O tratamento varia dependendo da causa e também da gravidade dos sintomas, podendo ser tratado com medicamentos antitireoidianos, iodo radioativo ou cirurgia.



O hipertireoidismo ou tireotoxicose é uma condição caracterizada pelo aumento da secreção dos hormônios da tireóide e pode originar-se de várias causas.
Em sua forma mais leve, o hipertireoidismo pode não apresentar sintomas facilmente reconhecíveis ou apenas cursar com sintomas inespecíficos, como sensação de desconforto e fraqueza, mas o hipertireoidismo pode ser uma doença grave e séria e até mesmo colocar em risco a vida da pessoa.
A causa mais comum do hipertireoidismo é uma doença auto-imune (em que o próprio corpo produz anticorpos que "atacam" o órgão) chamada Doença de Graves. Outras causas do hipertireoidismo incluem o bócio multinodular (aumento do volume da glândula que leva a produção excessiva dos hormônios), os tumores da glândula tireóide, da glândula pituitária, dos testículos ou dos ovários, a inflamação da tireóide resultante de uma infecção viral ou outra inflamação, a ingestão de quantidades excessivas de hormônio tireóideo e a ingestão excessiva de iodo. Várias substâncias com altas concentrações de iodo, tais como comprimidos de alga, alguns expectorantes e amiodarona (medicação utilizada no tratamento de arritmias cardíacas) podem, ocasionalmente, causar hipertireoidismo.

Os principais sintomas do hipertireoidismo são:
·  taquicardia,
·   perda de apetite,
·   perda de peso importante,
·   nervosismo, ansiedade e inquietação,
·   intolerância ao calor,
·   sudorese aumentada,
·   fadiga e cãibras musculares,
·  evacuações freqüentes,
·  irregularidades menstruais,
·  presença do bócio (papo),
·  fraqueza, sede excessiva,
·  aumento do lacrimejamento,
·  dificuldade para dormir,
·  pele fria e úmida, vermelhidão ou rubor da pele, pele anormalmente escura ou clara,
·  queda de cabelo, descamação e rápido crescimento das unhas,
·  náuseas e vômitos,
·  atrofia muscular, tremor nas mãos,
·  diarréia, pressão sanguínea alta,
·  dor nos ossos e abdominal
·  protusão dos olhos (exoftalmia),
·  visão dupla, aumento da probabilidade de aborto, dentre outros.

No hipotireoidismo ocorre a deficiência dos hormônios da tireóide, que pode potencialmente afetar o funcionamento de todo o corpo. A taxa de funcionamento normal do corpo diminui causando lentidão mental e física. Os principais fatores de risco são idade superior a 50 anos, sexo feminino, obesidade, cirurgia de retirada da tireóide e exposição prolongada a radiação.
O grau de severidade pode variar de leve, apresentando um quadro de depressão em que o diagnóstico de hipotireoidismo pode passar desapercebido, até a forma mais grave, denominada mixedema, caracterizada pelo inchaço de todo o corpo e que constitui uma emergência médica.
As causas mais comuns de hipotireoidismo são: doença de Hashimoto (uma doença auto-imune); tratamento do hipertireoidismo com iodo radiativo; retirada cirúrgica da tireóide para tratar hipertireoidismo ou tumor; uso prévio de medicamentos antitireóideos; pós-parto (transitório em 60-70% dos casos); uso de certos medicamentos como lítio, amiodarona, iodeto e interferon alfa; deficiência na regulação da glândula; inflamação da tireóide; deficiência de iodo (substância importante para a produção dos hormônios tireoidianos) e resistência generalizada ao hormônio tireóideo.

Os principais sintomas do hipotireoidismo são:
·  fraqueza e cansaço, palidez
·  intolerância ao frio,
·  intestino preso,
·  ganho de peso e retenção de líquidos, perda de apetite
·  depressão (cansaço, apatia, desânimo),  aumento de colesterol
·  dor muscular e nas articulações,
·  unhas finas e quebradiças,  sono excessivo
·  enfraquecimento do cabelo,
·  fala lenta, pele ressecada e espessada,
·  inchaço de mãos, pés e face,
·  dores musculares, fraqueza cãibras,
·  diminuição do paladar e olfato, rouquidão,
·  diminuição do apetite sexual,
·  menstruação irregular, infertilidade, abortamento
·  doenças cardíacas, infecções, dentre outros.
·  Recém nascidos apresentam: corpo muito mole, choro rouco, icterícia, dificuldade pra sugar, hipoatividade, hérnia umbilical (teste do pezinho é fundamental para o diagnóstico precoce)
A complicação mais grave do hipotireoidismo é o mixedema que pode levar ao coma, mas que felizmente é a rara. Ele pode ser causado por infecções, exposição ao frio, certos tipos de medicamento e outras doenças. No coma pelo mixedema ocorre alteração do comportamento, diminuição da respiração, queda da pressão sanguínea, do açúcar no sangue e da temperatura.

Abaixo, imagens de pessoas com o bócio (causado por inchaço dos nódulos da tireóide):


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Eu uso óculos...

Quem disse que óculos de grau não pode ser um ótimo acessório para complementar o visual? O mercado sempre tenta renovar os estilos, mas claro que é fundamental obedecer as proporções do nosso rosto. Você não precisa ter uma variedade infinita de óculos (de grau ou de sol) dentro da gaveta, se você tiver um que combine perfeitamente com você, já está garantida.
O importante é lembrar que comprar um bom óculos de sol, com um preço um pouquinho mais salgado, vale muito mais a pena do que comprar um monte de modelos diferentes no camelô.
Um óculos de qualidade vai durar mais, vai proteger melhor os olhos, vai ter garantia contra qualquer dano ou defeito.

Sou míope (1º p/ longe). Uso óculos escuros ao dia p/ não ficar com os olhos ardendos depois.

 Hoje em dia temos inúmeras opções de marcas e preços. Desde os mais baratos como da Triton Eyewear, e da Chilli Beans, até os mais caros de marcas grifadas, passando por preços médios como a Vogue eyewear por exemplo. E se você procurar mais ainda, pode achar óculos de boa qualidade mais em conta ainda, basta saber procurar direitinho e claro, analisar a procedência e grau de proteção.
Veja abaixo qual seu tipo de rosto e cuidado com o modelo escolhido quando for à ótica, tá!
·  Rosto quadrado: É o tipo de rosto de quem tem testa e queixos largos, um rosto forte. Quem tem este tipo de rosto deve fugir de armações redondas. É melhor usar aros com cantos retangulares e lentes sem armação em baixo.
·  Rosto triangular: Caracterizado por um queixo fino e uma esta larga. Para este tipo de rosto são ideais óculos com armações arredondadas e estreitas.
·  Rosto redondo: Quando é usada a armação correta, este tipo de rosto pode parecer mais fino e estreito. Para tanto a armação do óculo tem que ser da mesma largura da face, saindo pouco dos limites da face.
·  Rosto oval: Caem bem neste tipo de rosto armações ligeiramente arredondadas e de dimensões grandes, o que não significa que o modelo tem que ser largo, para não sair do rosto.

Outras observações:
·  Os óculos de grau não devem cobrir as sobrancelhas; já os óculos de sol podem - e devem - para proteger melhor os olhos.
·  Leve em conta as cores que lhe caem melhor. Mas o principal é: Contraste de armações metálicas com tons semelhantes à pele são mais discretas. Mas, se você quer que o óculos apareça, experimente as mais escuras e coloridas.
·  Óculos de grau (corretivos) só devem ser usados seguindo-se a orientação do oftalmologista, após consulta com exame completo.
·  As lentes dos óculos devem ser de vidro endurecido ou de acrílico (plástico).
·  Não existe uma idade para o início do uso de óculos. Tanto podem ser necessários desde muito cedo (antes de 1 ano de idade) como só depois de adulto.
·  Quando o uso de óculos é necessário para uma criança, o tratamento só será bem-sucedido se os pais colaborarem, encarando o fato com naturalidade, principalmente na presença da criança. Assim ela usará os óculos com tranqüilidade e segurança.
·  Está comprovado que 15% das crianças, e quase todos os adultos acima de 45 anos, precisam usar óculos.
Fontes:

domingo, 30 de janeiro de 2011

Tabule e Camarão na Moranga

Receitinhas que testei e ficaram muito saborosas... e olha que não sou muito fã de cozinha, então se eu consegui fazer vocês também vão. kkkkkkk  Bom apetite!

Camarão na Moranga

 -1unidadede abóbora moranga
-2colheres (sopa) de azeite
-1unidade de cebola picada finamente
-2dentes de alho picados finamente
-1xícara (chá) de molho de tomate
-1kg de camarão cinza limpo
-2colhers(sopa) de farinha de trigo
-1/4xícara (chá) de leite
-250gr de requeijão
-1/2latade creme de leite sem soro
- sal a gosto
- pimenta-do-reino branca a gosto
- cheiro-verde para polvilhar a gosto


Modo de Fazer:
Corte uma tampa na superfície superior da moranga e reserve. Retire as sementes com o auxílio de uma colher. Cubra a moranga com papel-alumínio e coloque em uma assadeira com a cavidade voltada para baixo. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até que a moranga esteja macia. Reserve.
Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola picada e o alho picado Acrescente o molho de tomate os camarões (já temperados com sal e pimenta), a farinha de trigo dissolvida no leite, o sal e a pimenta. Tampe e deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo e misture o requeijão já misturado com o creme de leite sem soro Faça a correção do sal e da pimenta, se necessário. Recheie a moranga com este creme e Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos. Polvilhe com o cheiro verde e decore a superfície com camarões grandes cozidos em água e sal.

Preparando no Microondas:
 Corte uma tampa na superfície superior da moranga e reserve. Retire as sementes com o auxílio de uma colher. Forre o prato giratório do microondas com papel manteiga e coloque a moranga com a cavidade voltada para baixo. Cozinhe por 20 a 25 minutos na potência alta ou até que a moranga esteja macia. Reserve. Em um refratário coloque o azeite, a cebola e o alho. Leve ao microondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Acrescente o molho de tomate, os camarões, a farinha de trigo dissolvida no leite, o sal e a pimenta. Tampe e leve ao microondas por 10 a 12 minutos na potência média (60%). Mexa na metade do tempo. Retire e misture o requeijão já adicionado com o creme de leite. Faça a correção do sal e da pimenta, se necessário. Recheie a moranga com este creme e retorne ao microondas por 5 minutos na potência alta. Polvilhe com o cheiro verde e decore a superfície com camarões grandes cozidos em água e sal.
Dica: uma amiga fez a receita recheando a moranga com carne seca e comentou que ficou muito gostosa.


FONTE: imagem do google (esqueci de tirar uma foto da minha receita pronta)



Tabule de Frango
. 12 colheres (sopa) de trigo para quibe
. 1 e 1/4 de xícara (chá) de água
. 1 pepino descascado e cortado em cubinhos
. 250 g de peito de frango cozido e cortado em cubinhos
. 1 pimentão
. 1/4 de xícara (chá) de hortelã picada.

Molho:
. 8 colheres (chá) de azeite
. 2 colheres (sopa) de vinagre
. 2 colheres (sopa) de suco de limão
. 2 colheres (sopa) de água
. 1 colher (sopa) de salsinha picada
. 2 cebolinhas picadas
. Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela misture o trigo e a água. Deixe descansar até o dia seguinte. À parte, misture o pepino, o frango, o pimentão e a hortelã. Escorra o trigo, esprema para tirar o excesso de água e junte à mistura de pepino. Molho: bata o azeite com o vinagre, o limão e a água. Acrescente a salsinha, a cebolinha e o sal e mexa delicadamente. Regue todo o tabule e mexa com uma colher para o molho ficar incorporado. Sirva gelado com folhas de alface e pão árabe.
Dica: Rabanetes fatiados podem incrementar essa salada.

Tentei tirar uma foto, mas a imagem não ficou muito nítida.

FONTE: segunda imagem retirada do Google

sábado, 29 de janeiro de 2011

Pudim e Brigadeirão

Depois de muitas tentativas frustradas (e bota frustradas nisso, rsrs) consegui fazer um pudim de leite decente. Comprei uma panela própria pra assar este doce e fiz duas receitinhas deliciosas que vou compartilhar com vocês.

Sirvam-se e bom apetite!

PUDIM DE LEITE

Bata no liquidificador os ingredientes e reserve:
-2 ovos
-1 lata de leite condensado
-a mesma medida de leite
-1 colher de sopa de maizena
-10 gotas de extrato de baunilha (opcional)

Calda: 1 xícara de açúcar e 1/3 xícara de água quente. Leve o açúcar ao fogo médio para derreter e caramelizar. Quando estiver derretido, com cor de caramelo e começando a ferver acrescente a água quente aos poucos e com cuidado com os respingos. Misture para que a calda não fique muito grossa. Deixe que esfrie e unte toda a parte interna da fôrma.
Prepare o pudim: Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje lentamente no meio da fôrma de pudim já untada com a calda caramelizada.

Asse o pudim em banho-maria (eu tenho uma panela própria pra assar em banho-maria, mas se não tiver a panela, pode-se assar o pudim no fôrno. Basta encher com água fervente uma assadeira e colocar o pudim, sem cobrir, para assar por 45 minutos em fôrno médio. A diferença básica entre os dois processos é que com a panela própria, o pudim não fica com uma camada escura ou torrada por baixo, depois de virado).

Depois de assado, retire o pudim da panela ou do tabuleiro e deixe esfriar. Quando estiver frio, leve a geladeira e deixe por algumas horas. Na hora de servir, solte o pudim da forma, ajudando com uma faquinha lisa nas bordas. Depois segure a forma firmemente e faça movimentos rápidos para os dois lados (rodando a forma) até que o pudim se solte completamente. Uma vez solto, cubra a forma com um prato ou travessa grande e vire de uma só vez. Pode ser que o pudim não se solte imediatamente, então, sacuda levemente a forma até sentir que ele se soltou. Retire a forma e com o auxílio de uma colher raspe algum excesso de calda.

DICA: Para evitar que a água do banho-maria escureça a panela ou a assadeira de alumínio, coloque um pouco de vinagre na água. Não interferirá em nada no sabor, e manterá o alumínio claro.

Brigadeirão de leite de coco
· 2 latas de leite condensado
· 1 xícara (chá) de chocolate em pó
· 1 vidro de leite de coco (200ml)
· 1/2 xícara (chá) de leite
· 4 ovos
Modo de Preparo: No liquidificador, bata bem o leite condensado, o chocolate em pó, o leite de coco, o leite e os ovos. Coloque em uma fôrma de furo central untada com margarina e polvilhada de chocolate em pó. Asse em banho-maria no forno preaquecido a 220ºC durante 1 hora ou até ficar firme. Deixe esfriar e desenforme. Sirva gelado.
 Dica: Salpique chocolate granulado na hora de servir. 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Produto Testado #5: unhas postiças

Hoje venho compartilhar, neste post, esse novo adereço que passei a usar: UNHAS POSTIÇAS. Por ser a primeira vez que estou usando optei por um modelo simples e curto para ir me acostumando aos poucos com esta novidade. Como tenho hipotireoidismo minhas unhas costumam ser fracas e quebradiças, crescendo muito lentamente, então resolvi fazer um teste pelo menos em situações que eu pudesse ficar mais apresentável, rsrsrs.

Comprei o kit da First Kiss tamanho curtíssimo com abas (contendo 36 unhas e uma cola-gel), paguei R$16,80. Apliquei com cuidado e fico muito bom, bem natural, só dá pra perceber que estou com elas se olhar por baixo e ver a pontinha das unhas verdadeiras; por serem opacas e sem brilho decidi pintá-las (pois parece a marca da cola e um pouco da unha real sob a postiça) com o esmalte Impala Gloss Penélope e ficaram lindas, só tenho que me acostumar com o formato quadrado.

Minhas unhas ao natural: fracas, quebradiças, bem curtas (não assustem, rsrs)

...após a colocação das unhas postiças (com formato quadrado, ótimo encaixe próximo à cutícula)

 Prontas e bem pintadinhas com o esmalte da Impala.

 Aplicação e Cuidados

FONTE: http://todaperfeita.com.br/unhas-posticas-aplicacao-e-cuidados/

     Algumas mulheres adoram roer uma unha ou não tem tempo de cuidá-las, quando precisam ir à balada ou algum outro evento, logo vem a idéia de colocar a unha postiça. Mas tenha atenção ao utilizar postiças, somente profissionais especializados têm capacidade de proporcionar um excelente trabalho, sem colocar em risco a saúde das suas unhas.
     Não basta comprar as próteses de unhas, colar e pronto. Deve-se ter alguns cuidados na escolha do formato da unha postiça e na hora da aplicação. O importante é não colocar as próteses de unhas no mesmo dia do corte das cutículas, pois elas podem sensibilizar a cutícula e, depois da colocação.
     O certo é colocar a prótese sobre a placa da unha, mas é necessário observar se há formação de ar entre a unha e a prótese pois há riscos de desenvolver microorganismos que podem danificar a unha e podem causar até uma infecção na matriz dela.
     A cola na unha deve ser somente o suficiente, é preciso muito cuidado na aplicação da cola e na escolha do formato da unha a ser colocada.
     Encontramos no mercado três tipos de postiças as de fibra, silicone e porcelana. Apesar de serem aplicadas a partir de técnicas diferentes, todas têm indicação semelhante: proteger as unhas fracas ou impedir que elas sejam roídas.

     As unhas de silicone ou porcelana podem durar, em média, oito meses. Mas não esqueça a manutenção a manicure tem que ser semanalmente para retirar a cutícula e mudar o esmalte para preservar as unhas postiças. Já as de fibra a manutenção é menos rigorosa. A cada 20 dias, é o tempo ideal para manutenção. Caso essa manutenção seja esquecida, existe o risco de entrar água entre as unhas e surgirem fungos.
     Na hora de retirar as postiças o ideal é ir lixando as unhas e esperar que elas saiam totalmente dessa forma. Quando se arranca a cobertura artificial, ela prejudica a unha.

Um aviso importante não mantenha as unhas postiças por muito tempo seguido o ideal é utilizar por algum tempo e deixar as unhas naturais respirarem por um bom tempo.

Passos para aplicação das unhas postiças

PREPARANDO SUAS UNHAS: Limpe as unhas com removedor de esmalte à base de acetona. Selecione o tamanho correto para cada unha. Se necessário, lixe as laterais para um ajuste melhor.

MODO DE USO
1. Aplique a cola na unha postiça.
2. Aplique uma fina camada de cola na unha natural.
3. Começando pela cutícula, pressione e mantenha pressionada por 5 segundos.
4. Caso o modelo da unha escolhida tenha aba, remova a aba dobrando-a para cima e para baixo, sem torcer (se preferir, dobre para baixo e com a pontinha do alicate dê um leve picote na aba, sai mais fácil).

MANUTENÇÃO DAS UNHAS
Limpe as unhas com removedor sem acetona ou com álcool para manter as unhas com aparência de nova.

ADVERTÊNCIA: Não é recomendável o uso por mais de 7 dias.

INSTRUÇÕES PARA REMOVER
1. Não force ou puxe as unhas.
2. Corte a unha artificial e lixe a superfície para remover a camada protetora.
3. Utilize o removedor de unhas artificiais ou mergulhe as unhas em removedor de esmalte à base de acetona até amolecer. Remova o plástico e a cola amolecida.

PRECAUÇÃO: as colas para unhas postiças contém Cianoacrilato, o que irrita os olhos. Cola instantâneamente a pele e os olhos. Caso a pele grude, NÃO PUXE, descole cuidadosamente utilizando acetona ou removedor de esmalte. Se ocorrer contato com os olhos, lave imediatamente com água. CONSULTE UM MÉDICO. Evite contato com os tecidos pois podem causar queimaduras na pele. Não utilize em unhas infectadas, machucadas, finas ou fracas. MANTENHA FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Produto Testado #4: delineador, sombra, máscara, baton, corretivo líquido

Adquiri uns produtinhos novos e não resisti por muito tempo... tive que vir aqui mostrar pra vocês.
Precisei renovar minha Máscara modeladora incolor á prova d’água Pierre Pardon (paguei R$9,90). Depois de uma dica de uma amiga (já postado aqui) não deixo de pentear minha sobrancelha com ele, os fios ficam direitinho no lugar.
Como também estava precisando de uma sombra preta resolvi testar essa da marca The Fusion, paguei R$4,89, tem um brilho muito bonito com efeito tipo purpurina, é fininha e bem marcante. O outro potinho é um blush duo da marca Vinyx (R$4,99) é bem pigmentado e despeja muito pó solto ao passar no rosto, com cuidado dá pra passar, caso contrário fica parecendo uma palhaça, rsrsrs (não gostei muito).


Além da marca Vult também estou adorando os produtinhos da Archy. Resolvi começar o teste dos delineadores pelo marrom e adorei tanto que voltei no outro dia e adquiri também as cores: azul, verde e branco. O preço é bem amigo, então o estrago na conta bancária nem foi grande, RS6,90. Ah... Antes que eu esqueça (coisa que faço muuuito, rsrs), também comprei um corretivo líquido nº4 da mesma marca por R$8,99. Vem com aplicador e tem uma textura leve proporcionando uniformidade à pele, disfarçou muito bem minhas olheiras de urso panda, rsrsrs.
 

Os batons matte da Vult são lindos demais, o cheiro não é forte, a cobertura perfeita, hidrata, a duração do produto depois de aplicado nos lábios é muito boa, dura bastante. Adquiri o nº6 por R$6,80 (e já tinha o nº4).
Imagens abaixo extraídas do blogger: http://feminilizando.blogspot.com/2010/04/os-batons-matte-da-vult.html
 

sábado, 25 de dezembro de 2010

Saindo de férias... Feliz 2011!

Geeeeeente... o blog ”Karine-Kira” fará uma pequena pausa, mas logo estará de volta. Aproveitem bem as férias... passeie... brinque... fofoque... namore (muuuuuito, rsrs)...
Obrigada a todos de coração pelo carinho e visitas. Fico muito feliz quando recebo um comentário ou e-mail elogiando (e criticando, claro, porque também é importante para meu engrandecimento) os posts publicados.
Estou saindo de férias mas prometo voltar em breve... e que venha um 2011 repleto de coisinhas gostosas e muita felicidade e saúde.
Beijinhos achocolatados!



Em 2011 vamos multiplicar amor ...que nossas mãos possam ser portadoras de paz, de afagos, de carinhos. Que escorram delas os mais límpidos sentimentos de alívio, de força, de conforto, de luz... Que se espalhem nas ruas, nos lares, nos hospitais, nos asilos, nas prisões, nos palácios, nas florestas, em todo planeta, para que possa germinar entre as pessoas, o amor, multiplicando a melhor essência de cada um de nós, fazendo-nos fortes em meio à tempestade, deixando-nos ver o Sol que nasce, que rompe a noite, que se faz dia, que se faz belo, que se faz vida.

Que 2011 seja o ano de todas as nossas realizações. Que nasça um novo amor, que renasça um antigo, que rejuvenesça o atual, que a paz seja constante em todos os dias do ano que se inicia. 

3º Perfil Geral: Dezembro (grupo IV, Educ. Inf.)

O grupo está encerrando o ano letivo de 2010 com um total de 22 alunos, com a seguinte composição: 10 meninas e 12 meninos.
Neste período os interesses predominantes do grupo foram por jogos de quebra-cabeça, brincar na sala de multiuso e visitas a sala de leitura. Também observei que as brincadeiras no parquinho estão acontecendo entre os dois gêneros, havendo maior interação entre as crianças.
 Observei que após o desenvolvimento do projeto de Leitura as meninas estão mais interessadas em livros de histórias, inclusive trazendo coleções de casa. Outro interesse que está bem evidente nas meninas atualmente é a brincadeira com maquiagem e com bonecas que trazem de casa o que têm contribuído na interação entre os dois gêneros nas brincadeiras também em sala de aula, tendo em vista que os meninos também estão trazendo os bonecos do Max Steel de casa e continuam apreciando muito as brincadeiras com as peças de encaixe.
Nas atividades dirigidas, as crianças se envolvem com interesse e curiosidade, fazendo perguntas de como fazer e, no caso de dúvidas, me chamam para ajudar. Em atividades coletivas o tempo que o grupo fica envolvido é em média 40 minutos. Já nas atividades individuais, o tempo dispensado é em média 10 minutos e demonstram preferência em realizar atividades no coletivo. Nos momentos livres, após conclusão das atividades, as crianças gostam de brincar com brinquedos que trazem de casa, com peças de encaixe, folhear revistas e manusear massinhas.
No grupo não tem crianças que se recusa a realizar atividades, porém algumas crianças na maioria das vezes, não demonstram o interesse esperado, realizando-as sem empolgação, necessitando de mudança de estratégias para se envolverem (José, Marcelo e Henrique).

Considero que as atividades planejadas estão cumprindo com os objetivos propostos no Quadro Geral da Ação Didática tendo em vista que as mesmas foram desenvolvidas com base na vivência das crianças, levando em consideração suas relações afetivas, suas experiências de mundo, o movimento e as brincadeiras.
Com relação  a forma como a sala foi organizada durante o ano, favoreceu a iniciativa e o trabalho autônomo das crianças, pois permitiu que as mesmas utilizassem o espaço e os materiais com desenvoltura, como por exemplo: pegam e guardam o material necessário para realização das atividades propostas.
Os conteúdos trabalhados neste período foram: regras simples de convívio social, noções de quantidade e contagem oral, coordenação e equilíbrio, uso do corpo e da voz através de brincadeiras e jogos, ampliação do repertório, cuidados com os materiais pessoais e produzidos, participação em momentos de leitura, dramatização de histórias e recontos, identificação e escrita do nome.
Os conhecimentos revelados neste período pelas  crianças foram: adquiriram capacidade para identificar os nomes dos amigos em fichas; a  escrita do  próprio nome pela maioria sem utilização da ficha (alguns até mesmo o primeiro sobrenome); reconhecem quase todas as letras do alfabeto; conseguem dar recados com clareza e expressar sentimentos e desejos com segurança.
Manifestaram neste período  algumas dificuldades: a escuta e  atenção principalmente em momentos  de roda de conversa onde costumam dar opiniões todos ao mesmo tempo e com um tom de voz muito alto e nas brincadeiras livres, onde ainda apresentam dificuldade para compartilhar os brinquedos da sala. O recurso utilizado para superar estas dificuldades foi a organização de oportunidades para que as crianças expressassem seus desejos, suas necessidades e suas idéias sobre o funcionamento das coisas e das pessoas, através de atividades como: pintura livre e/ou dirigida, histórias, recontos pelos alunos, canto e dança, roda de conversa, colagem com grãos e picotes, recortes, molde vazado, integrações c/ outras turmas, karaokê, slides, apresentações (momento social), ginástica e massagem, passeios, boneco “amigo da leitura” com caderno volante, caixa-surpresa (baú da novidade)
Fazendo uma avaliação do desenvolvimento do Projeto de Leitura, observei que as crianças participaram com muita alegria dos momentos na sala de leitura, onde escolheram livros para serem lidos e levados para casa, além de fazerem comentários sobre as histórias. A visita do boneco com o caderno volante e um livro de história à casa de cada criança foi ansiosamente aguardada por todos. Foi feita uma votação na sala e o nome escolhido para o boneco foi “Vinícius”. Cada criança ficou aproximadamente  de 2 a 3 dias com o kit de leitura em casa (caderno, boneco, livro e lápis de cor) trazendo-o no dia estipulado para ser repassado para outro coleguinha na sala. Além do relato, geralmente escrito pela mãe ou pelo pai, solicitei a cada criança que  desenhasse o momento mais apreciado por ela nesta experiência a fim de que fosse relatado  para os amigos na roda de conversa. Nenhuma das crianças se recusaram a levar o “Vinícius” para casa e tive a oportunidade de ouvir comentários como: “Tia, eu levei o Vinícius para passear”, “Gostei muito de contar história pro Vinícius e minha irmã”, “Eu emprestei o livrinho pra minha prima ler”.
Este grupo é muito curioso e quando apresentamos o momento social da Branca de Neve, quiseram saber quem iriam interpretar os personagens da história. Demonstram uma imaginação aguçada, principalmente nos momentos de faz-de-conta (brincam de pai, mãe e filhos), pegam tampa do balde e transformam em volante de carro. Quando dramatizam histórias nos momentos sociais, comportam-se com desenvoltura e criatividade.
Observei que neste semestre as crianças estão demonstrando maior confiança e  intimidade  para se expor no grupo e ouvir as experiências dos colegas além de estarem mais comunicativos, interagindo melhor entre si, relatando fatos vivenciados com naturalidade, demonstrando uma ampliação do vocabulário, como por exemplo quando Matheus contou para os colegas que o pai foi operado e que precisou passar um fio cirúrgico.
As crianças tiveram a oportunidade de vivenciaram diferentes papéis sociais, através de brincadeiras e dramatizações, aprendendo a conhecê-los e diferenciá-los, entendendo os diferentes acontecimentos e as pessoas do mundo ao seu redor.
As propostas de atividades levaram em conta a diversidade do grupo e ao mesmo  tempo procuraram garantir o desenvolvimento pleno das crianças e o seu acesso ao conhecimento.
De acordo com as atividades propostas do trabalho educativo deste CMEI e objetivos estabelecidos durante o processo de ensino-aprendizagem, as crianças vêm criando uma imagem positiva de si onde sua autoconfiança está sendo ampliada identificando suas limitações e possibilidades na construção de sua identidade e conquista da autonomia.

Avaliação Final Grupo IV: Dezembro

*Nomes verdadeiros das crianças foram trocados.

Aqui disponibilizo duas avaliações finais do meu portfólio (pois preferi, este ano digitar todo material encontrado no Diário de Classe, por ter mais afinidade com o uso do computador).

Marcelo
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Marcelo adquiriu capacidades tais como: a criança demonstra uma imagem positiva de si; desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração; observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade; demonstra atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais apresentadas no CMEI, apesar de ficar tímido quando participa de apresentações para um número maior de pessoas, como na culminância do projeto “Ler e Brincar”, ficou retraído e chorou, participando somente após minha intervenção onde coloquei-o perto de mim no palco onde dançou. A criança valoriza suas características físicas; manifesta suas preferências, seus desejos e desagrados principalmente durante as brincas onde costuma ser um dos líderes; ajuda a guardar os brinquedos nos lugares apropriados, exigindo de seus amigos o cumprimento dessa regra para manter a sala organizada e arrumada; tem hábito de colocar apelidos nos colegas. Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEI durante todo o ano letivo, com interesse e participação; mesmo depois do afastamento de sua mãe por motivo de doença, sempre alguém da família vinha me pedir informações sobre o comportamento de Marcelo.
Através das experiências vivenciadas no CMEI envolvendo movimento e música, Marcelo demonstrou usar convenientemente gestos e ritmos corporais diversos; participa de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas; gosta de ouvir comentários e ser valorizada sobre seus esforços; participa de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas, além de gostar de ouvir música e dançar; ter capacidade de imitação, de criação e de memorização musical.
Com o desenvolvimento do trabalho com Artes Visuais, suas capacidades criativas foram favorecidas ao utilizar o desenho, a pintura, a modelagem e outras formas de expressão plástica para representar, expressar-se e comunicar-se, por exemplo, costuma modelar bichinho para fazer parte do seu mundo de faz-de-conta onde representa personagens de desenhos animados (Bem 10, pica-pau, Hot Weels).
Neste período Marcelo ampliou suas possibilidades de comunicação e expressão ao falar, escutar, ler e escrever; houve desenvolvimento no processo de interação com as pessoas. A criança é capaz de participar de situações nas quais: conversa naturalmente, interagindo verbalmente (apesar de ainda conversar num tom de voz alto); realiza comentários sobre o que lê e escuta, principalmente nos momentos de rodas de conversa e histórias (“Tia, minha mãe foi pra São Paulo pra melhorar a saúde”, “Fulano, você vai trazer seu Max Steel amanhã pra gente brincar?”). Gosta de manusear materiais escritos diversos, elaborando perguntas e respostas sobre o que vê e utilizando gestos, expressões fisionômicas e palavras para comunicar-se com o outro.
Marcelo ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural demonstrando interesse em aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza; identifica os elementos que constituem sua família; aprecia brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza, principalmente no parquinho e na barraca; descreve os elementos que compõe a paisagem local; demonstra ter incorporado hábitos de higiene.
Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, Isaque demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos; identifica as características das formas geométricas (triângulo, quadrado e circulo); tem compreensão de referências espaciais e temporais; realiza cálculo mental simples além de ter noção de quantidade;

MARIA
Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Maria adquiriu capacidades tais como: realiza suas atividades com segurança; tem percepção de suas limitações; estabeleceu vínculos afetivos comigo e se sente aceita, ouvida, cuidada e amada, manifestando suas preferências, seus desejos e desagrados; observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade; possui capacidade de se conduzir e tomar decisões por si própria, levando em conta regras e valores e intervindo no meio em que está. Sua família acompanhou seu desenvolvimento durante todo ano letivo de forma participativa.
Através das experiências vivenciadas no CMEI envolvendo movimento e música, Maria participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações; usa convenientemente gestos e ritmos corporais diversos, gosta de ouvir comentários e ser valorizada sobre seus esforços; possui desenvolvimento rítmico e motor, tem capacidade de imitação, de criação e de memorização musical, interessa-se pela escrita de diferentes gêneros e estilos musicais.
Com o desenvolvimento do trabalho com Artes Visuais, suas capacidades criativas foram favorecidas, pois explora diferentes materiais em suas produções e utiliza o desenho, a pintura, a modelagem e outras formas de expressão plástica para representar, expressar-se e comunicar-se (por exemplo, quando está feliz costuma desenhar uma paisagem com pessoas da família, amigos da escola, caso contrário faz somente alguns rabiscos ou figuras soltas).
Neste período Maria ampliou suas possibilidades de comunicação e expressão ao falar, escutar, ler e escrever, havendo desenvolvimento no processo de interação com as pessoas, no pensamento e na construção do conhecimento. Demonstra-se ser capaz de conversar naturalmente, interagindo verbalmente, ouvindo atentamente as histórias contadas e lidas por mim, manifestando interesse em “ler” e manusear livros e revistas, utilizando um repertório de palavras e expressões verbais para fazer perguntas e pedidos e elaborar respostas, realizando comentários sobre o que “lê” e escuta; se interessa e se envolve em situações em que proponho atos de escrita; presta atenção para ouvir colocações do outro.
Maria ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural através de experiências como: demonstra interesse em aprender coisas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza; identifica os elementos que constituem sua família; demonstra capacidade apara perceber os diferentes modos de ser, viver e trabalhar das pessoas.
Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras, Maria está construindo gradativamente os conceitos matemáticos, possui noções de quantidade e tem compreensão de referências espaciais e temporais além de demonstrar capacidade para pensar por conta própria, sabendo resolver pequenos problemas, realizar cálculos mentais simples e identificar formas geométricas circulares, quadradas e triangulares.

Marcadores

educação (108) Educação Infantil (84) atividade (76) relatório (64) 2011 (56) arte (50) criatividade (47) comportamento (44) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) mensagem (37) 2012 (34) maquiagem (33) avaliação (32) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) história (14) 2016 (13) 2024 (13) filho (12) 2026 (11) alfabetização (11) educação especial (11) estilo (11) 2014 (10) Lettering (10) Otávio (10) culinária (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) 2025 (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) berçário (6) matemática (6) música (6) planejamento (6) autismo (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) caneta (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) caligrafia (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) forma geométrica (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) papelaria (3) reflexão (3) Batucadan (2) Mary Kay (2) Posca (2) Stabilo (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) ficha (2) inclusão (2) labirinto (2) mural (2) números (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) a (1) afro (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) c (1) capa (1) capacitismo (1) cartaz (1) cirurgia (1) cis (1) combinados (1) comida (1) copa (1) creme (1) crianças (1) dengue (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) futebol (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) indígena (1) kit (1) l (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) marca página (1) moda (1) molin (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) normas (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) resenha (1) review (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais