Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

domingo, 25 de setembro de 2011

Roteiro para Relatório no Ensino Fundamental

Fonte Indeterminda: Recebi este conteúdo num cd com informações diversas hà muito tempo atrás.

LÍNGUA PORTUGUESA

LINGUAGEM ORAL

1-  Narra histórias conhecidas e relatos de acontecimentos com seqüências e autonomia. (sim) (não)
2-  Observa a importância da entonação de voz, clareza, expressão, olhar, presença do outro interlocutor. (sim) (não)
3-  Utiliza linguagem para expressar sentimentos e idéias. (sim) (não)
4-  Respeita os diferentes modos de falar do outro. (sim) (não)
5-  Utiliza a linguagem oral com eficácia, adequando-as às situações e intenções. (sim) (não)

PRÁTICA DE LEITURA

6-  Lê com entonação e pontuação adequada diferentes textos dos gêneros previstos para o ciclo. (sim) (não)
7-  Percebe os diversos pontos de vista trazidos pelos textos. (sim) (não)
8-  Utiliza procedimentos para compreensão do texto, como antecipação, inferência e verificação. (sim) (não)
9-  Utiliza a leitura para os diferentes objetivos, como ler para estudar, revisar e escrever. (sim) (não)

PRÁTICA DA ESCRITA

10-  Produz textos, considerando características do gênero, com recursos básicos. (sim) (não)
11-  Pontua convenientemente os textos criados. (sim) (não)
12-  Escreve textos considerando o leitor. (sim) (não)
13-  Revisa os próprios textos para aprimorá-los. (sim) (não)
14-  Divide as palavras em sílabas ao copiar ou produzir textos. (sim) (não)

HISTÓRIA

15-  Reconhece laços de identidade e/ou diferenças entre indivíduos e as classes, numa dimensão histórica. (sim) (não)
16-  Reconhece semelhanças, diferenças, mudanças e permanências no modo de vida de algumas populações, de outras épocas e lugares. (sim) (não)

GEOGRAFIA

PAISAGENS URBANAS E RURAIS, SUAS CARACTERÍSTICAS E RELAÇOES

17-  Estabelecer relações entre as ações da sociedade e suas conseqüências para o ambiente. (sim) (não)
18-  Representa e interpreta informações sobre diferentes paisagens, utilizando mapas. (sim) (não)
19-  Observa, descreve, explica, compara e representa paisagens urbanas e rurais. (sim) (não)

MATEMÁTICA

NÚMEROS E OPERAÇÕES

20-  Compreende o S.N.D, registrando, lendo e representando esses números no quadro de valor posicional. (sim) (não)
21-  Compreende o significado de fração/número decimal. (sim) (não)
22-  Lê, representa frações através de desenho e numericamente. (sim) (não)
23-  Relaciona frações com denominador 10 e 100 a números decimais. (sim) (não)
24-  Identifica a parte decimal e a parte inteira de um número decimal. (sim) (não)
25-  Constrói, lê e interpreta gráficos de barra ou de coluna. (sim) (não)
26-  Efetua adição e subtração de frações de mesmo denominador. (sim) (não)
27-  Compreende o significado de porcentagem. (sim) (não)
28-  Associa a adição à idéia de juntar e de acrescentar uma quantidade a outra. Efetua adições. (sim) (não)
29-  Associa a subtração à idéia de retirar uma quantidade de outra; completar uma quantidade até obter outra e comparar duas quantidades. Efetua subtrações. (sim) (não)
30-  Associa a multiplicação à idéia de adição de parcelas iguais. Efetua multiplicações. (sim) (não)
31-  Associa a divisão à idéia de repartir uma quantidade em partes iguais e a idéia de medida. Efetua a divisão. (sim) (não)
32-  Compreende o enunciado de um problema, identificando os dados essenciais para a resolução de problemas numéricos e de medidas. (sim) (não)
33-  Resolve problemas utilizando técnicas operatórias. (sim) (não)

ESPAÇO E FORMA

34-  Identifica quadrado, retângulo, triangulo, paralelogramo, cubo, pirâmide, circulo e esfera. (sim) (não)
35-  Classifica polígonos em quadriláteros e triângulos. (sim) (não)
36-  Reconhece lados e ângulos no quadrado, no triangulo, no retângulo e no paralelogramo. (sim) (não)
37-  Conta lados, vértices e arestas de sólidos geométricos. (sim) (não)
38-  Representa, no plano, figuras geométricas. (sim) (não)
39-  Compõe e decompõe figuras. (sim) (não)

GRANDEZA E MEDIDAS

40-  Compreende que medir é estabelecer uma comparação entre grandezas de mesmo tipo. (sim) (não)
41-  Lê horas no relógio de ponteiros. (sim) (não)
42-  Relaciona hora/minuto/dia/segundo. (sim) (não)
43-  Identifica ano, semestre, bimestre, meses, semanas e dias. (sim) (não)
44-  Interpreta e utiliza calendário anual. (sim) (não)
45-  Identifica o metro como padrão de comprimento. (sim) (não)
46-  Reconhece o metro, o centímetro e a relação entre eles. (sim) (não)
47-  Compreende a necessidade de utilizar uma unidade padronizada para medir comprimentos. (sim) (não)
48-  Compreende como medir uma superfície (área). (sim) (não)
49-  Sabe usar a régua e a fita métrica para medir. (sim) (não)

CIÊNCIAS

AMBIENTE

50-  Estabelece relações entre características e comportamento dos seres vivos. (sim) (não)
51-  Identifica a existência de ciclos e fluxos na natureza. (sim) (não)
52-  Relaciona solo, água e seres vivos nos fenômenos de erosão. (sim) (não)
53-  Identifica cadeia alimentar. (sim) (não)

SER HUMANO E SAÚDE

54-Identifica e localiza órgãos do corpo humano e suas funções. (sim) (não)
55-Identifica como o saneamento básico se estrutura na sua região. (sim) (não)
56-Vê o corpo humano como um todo (saúde X bem estar físico, social e psíquico). (sim) (não)
57- Respeita as diferenças na relação com as pessoas. (sim) (não)
58- Sabe o que são doenças sexualmente transmissíveis/AIDS e suas formas de prevenção. (sim) (não)
59- Conhece os recursos de saúde disponíveis e necessários para a saúde da comunidade. (sim) (não)
60- Caracteriza o aparelho reprodutor e as mudanças ocorridas nas diferentes fases de desenvolvimento. (sim) (não)

RECURSOS TECNOLÓGICOS

 61- Nomeia transformações realizadas por máquinas e equipamentos. (sim) (não)
 62- Organiza registro de dados, tabelas, desenhos ou maquetes. (sim) (não)
 63- Busca informações por meio de observações, experiências, trabalhando em       grupos.   (sim) (não)     

EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO

64- Valoriza manifestações da cultura. (sim) (não)
65- Estabelece relações entre a prática de atividades com o corpo e a saúde. (sim) (não)
   
ESPORTES, JOGOS, LUTAS E GINÁSTICAS

66- Enfrenta desafios colocados em situações de jogos e competições. (sim) (não)
67- Respeita as regras e age com cooperação. (sim) (não)

ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

68- Acompanha, com coordenação, as atividades rítmicas e de expressão com as diferentes partes do corpo. (sim) (não)

ARTES VISUAIS

 69- Cria formas artísticas demonstrando algum tipo de capacidade ou habilidade. (sim) (não)
70- Estabelece relações com trabalho de arte produzido por si ou outra pessoa sem discriminar. (sim) (não)
71- Identifica alguns elementos da linguagem visual sem que se encontre em múltiplas realidades. (sim) (não)
72-  Reconhece e aprecia trabalhos e objetos de arte, por meio das emoções, reflexões e conhecimentos. (sim) (não)
73-  Valoriza fontes de documentação, preservação e acervo da produção artística. (sim) (não)

DANÇA

74-  Compreende a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem o seu movimento. (sim) (não)
75-  Demonstra interesse pela dança como atividade coletiva. (sim) (não)
76-  Compreende e aprecia as diversas danças como manifestações culturais. (sim) (não)

MÚSICA

77-  Interpreta, improvisa e compõe demonstrando capacidade ou habilidade. (sim) (não) 
78-  Reconhece e aprecia seus trabalhos musicais, de colegas ou de músicos, pela reflexão, emoção e conhecimento. (sim) (não)
79-  Compreende a música como produto cultural histórico em evolução. (sim) (não)
80-  Reconhece e valoriza seu desenvolvimento em música, ampliando seu conhecimento cultural e histórico. (sim) (não)

TEATRO

81-  Compreende e está habilitado para se expressar na linguagem dramática. (sim) (não)
82-  Compreende o Teatro como ação coletiva. (sim) (não)
83-  Compreende e aprecia as diversas formas de Teatro produzidas na cultura. (sim) (não)

ÉTICA

84-  Recebe e respeita diferentes pontos de vista na situação de convívio. (sim) (não)
85-  Usa o diálogo como instrumento na busca de solução de problemas. (sim) (não)
86-  Busca justiça diante de situações de conflito. (sim) (não)
87-  Demonstra atitudes de solidariedade. (sim) (não)
88-  Conhece e respeita as normas da Escola. (sim) (não)
89-  Participa de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração. (sim) (não)
90-  Reconhece diferentes formas de discriminação e injustiça. (sim) (não)

OUTRAS OBSERVAÇÕES:










Um comentário:

  1. EXATAMENTE O QUE PROCURAVA.PARABÉNS PELO BLOG,O MESMO É MEU PORTO SEGURO. BEIJUSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais