Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Opinião...

Pesquisando na internet sobre textos informativos que pudessem enriquecer minha prática pedagógica e respondendo aos comentários deixados aqui em meu blog, me surpreendi com a demanda de professores solicitando “modelos de relatórios”, muitas vezes enviando tópicos de como é seu aluno ou disciplina, preocupando-me.
Um relatório precisa ser elaborado pautado naquilo que a criança realmente é. O professor de educação infantil precisa, diariamente, fazer anotações à respeito dos avanços ou dificuldades que a criança apresenta ao desenvolver as atividades, seja ela na roda de conversa, no parque, na hora da leitura, da brincadeira livre, da alimentação ou durante as atividades de registro. Depois é preciso resumir tudo, se preciso incluir algumas falas das crianças (se achar necessário para enriquecer o texto e dar exemplos) e jogar no relatório em forma de texto, contemplando os âmbitos “Formação Pessoal e Social” (com o eixo Identidade e Autonomia) e “Conhecimento de Mundo” (com os eixos: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática).
Sei que não é fácil, mas também sei que ninguém mais que o próprio professor de determinada classe poderá relatar o real perfil de sua turma e/ou crianças. Não sou, nem quero ser a detentora de todo saber, por isso sugiro às professoras que tem essa dificuldade (assim como eu) que façam oficinas de construção coletiva, juntamente com a equipe pedagógica que irá orientá-las melhor, leia mais textos informativos, busque todo material possível, seja em livros, internet e/ou sugestões com outros professores, para enriquecer a escrita de seus relatórios e seu sistema de ensino.
Segundo nosso mestre Paulo Freire, “A gente só aprende a fazer, fazendo”.
Sucesso. Paz em seu coração!
Profª Karine Santana Andrade



“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo e nem ensino.” Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais