Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

sábado, 19 de novembro de 2011

3º Perfil Geral

Obs.: Último relatório geral da minha turma de grupo IV (4 anos).

O grupo está encerrando o ano letivo de 2011 com um total de 20 alunos, com a seguinte composição: 11 meninas e 09 meninos.

Neste período os interesses predominantes do grupo foram por jogos de quebra-cabeça e amarelinha, de faz-de-conta com as cadeiras da sala (onde viajavam em ônibus, trenzinhos, formavam casinhas, etc.). Também observei que as brincadeiras no parquinho estão acontecendo entre os dois gêneros, havendo maior interação entre as crianças e com as do outro grupo IV.

Outro interesse que está bem evidente nas meninas atualmente é a brincadeira com maquiagem e com bonecas que trazem de casa o que têm contribuído na interação entre os dois gêneros nas brincadeiras também em sala de aula, tendo em vista que os meninos também estão trazendo carrinhos e pistas da Hot Wheels de casa e continuam apreciando muito as brincadeiras com as peças de encaixe.

Nas atividades dirigidas, as crianças se envolvem com interesse e curiosidade, sempre observando e questionando aos colegas próximos o que estão fazendo, comparando as tarefas e, no caso de dúvidas, me chamam para ajudar. Em atividades coletivas o tempo que o grupo fica envolvido é em média 30 minutos. Já nas atividades individuais, o tempo dispensado é em média 15 minutos, preferindo realizar atividades no coletivo. Nos momentos livres, após conclusão das atividades, as crianças gostam de brincar com brinquedos que trazem de casa e com peças de encaixe.

Considero que as atividades planejadas estão cumprindo com os objetivos propostos no Quadro Geral da Ação Didática tendo em vista que as mesmas foram desenvolvidas com base na vivência das crianças, levando em consideração suas relações afetivas, suas experiências de mundo, o movimento e as brincadeiras.

Com relação à forma como a sala foi organizada durante o ano, alguns móveis foram trocados de lugar sempre que houve a necessidade para favorecer a iniciativa e o trabalho autônomo das crianças. Dependendo da atividade, coloco as mesas todas num canto ou de duas em duas, melhorando a movimentação de todos na sala, para melhor aproveitamento do espaço físico.

 Neste período manifestaram algumas dificuldades, por serem crianças muito ativas e falantes. Costumam dar opiniões todos ao mesmo tempo e em tom de voz muito alto, o que algumas vezes atrapalhava sua concentração e raciocínio, em atividades como rodas de conversa e jogos em grupos. Nesses momentos oportunizei períodos para que todos expressassem suas opiniões e desejos, lembrando-os de respeitar quando o colega estivesse falando e aguardasse seu momento.

As crianças adquiriram maior confiança para se expor no grupo, interagindo melhor entre si e relatando fatos vivenciados com naturalidade demonstrando ampliação no vocabulário.

De acordo com as atividades propostas do trabalho educativo deste CMEI e objetivos estabelecidos durante o processo de ensino-aprendizagem, as crianças vêm criando uma imagem positiva de si onde sua autoconfiança está sendo ampliada identificando suas limitações e possibilidades na construção de sua identidade e conquista da autonomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais