Reportagem

Loading...

Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

domingo, 27 de novembro de 2011

Tópicos para relatórios avaliativos na Educação Infantil

Venho compartilhar esse modelo de ficha na qual utilizo para redigir o último relatório avaliativo de minhas crianças na Educação Infantil.
No decorrer de cada ítem em destaque, seleciono os tópicos que se encaixam em cada criança, colocando minhas intervenções e exemplos de suas necessidades, anseios e interesses.
.........................................................................
Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de (nome criança), juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que (nome criança):
1. A criança demonstra uma imagem positiva de si;
2. É independente;
3. Realiza suas atividades com confiança;
4. Tem percepção de suas limitações;
5. Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com os adultos do CMEI;
6. Desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração;
7. Observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade;
8. Demonstra atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais apresentadas no CMEI;
9. Possui capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprias, levando em conta regras e valores;
10. Se sente aceita, ouvida, cuidada e amada no CMEI;
11. A criança valoriza suas características físicas;
12. Demonstra vontade própria para intervir no meio em que está;
13. Consegue gerenciar suas ações;
14. Manifesta desejos e emoções de forma intencional na interação com o outro;
15. Manifesta suas preferências, seus desejos e desagrados;
16. Demonstra desejo de independência no que se refere às ações cotidianas;
17. Ajudam a guardar os brinquedos nos lugares apropriados;
18. Ajudam a manter a sala organizada e arrumada;
19. Criança com comportamento – muito quieta, retraída, com o olhar parado; ou criança agitada e ativa;
20. Demonstra dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos;
21. É uma criança com variações de humor;
22. Aprecia momentos de privacidade e quietude;
23. Tem hábito de colocar apelidos nos colegas ou é vítima de algum apelido colocado pelos colegas;
24. Realiza as atividades com capricho e criatividade;
25. Demonstra curiosidade sexual;
26. Desenvolveram novas habilidades e competências;
27. Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEI durante todo o ano letivo, com interesse e participação.

Através das experiências vivenciadas no CMEI envolvendo movimento e música, (nome criança) participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações
Movimento
1. Está desenvolvendo uma motricidade saudável?
2. Participa de ambientes desafiadores  que envolvem movimentos e situações de interações
3. Usa convenientemente gestos e ritmos corporais diversos.
4. Desloca-se no espaço com destreza, sem ajuda.
5. Participa de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas.
6. Gosta de ouvir comentários e ser valorizada sobre seus esforços.
7. Possui responsabilidade em relação à sua higiene e aprenderam a cuidar de si próprias?
Música
1. Gosta de ouvir musica, cantar e dançar;
2. Demonstra desenvolvimento vocal ;(se cantam, como)
3. Demonstra desenvolvimento rítmico e motor;
4. Capacidade de imitação, de criação e de memorização musical;
5. Ouve com atenção;
6. Participa com desenvoltura de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações;
7. Expressa-se por meio da voz, do corpo, com diversos materiais sonoros; (quais?)
8. Interpreta, improvisa e compões, utilizando-se da voz, do corpo e instrumentos musicais e objetos sonoros;
9. Interessa-se pela escuta de diferentes gêneros e estilos musicais;
10. Aprecia confeccionar materiais sonoros;

Com o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades criativas foram favorecidas, pois:
1. Explora diferentes materiais em suas produções;
2. Demonstra apreciar: pintar; desenhar; modelar e brincar com materiais de construção;
3. Utiliza o desenho, a pintura, a modelagem e outras formas de expressão plástica para representar, expressar-se e comunicar-se;

Neste período, (nome criança) ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão:
1. Ao falar, escutar, ler e escrever;
2. Houve desenvolvimento no processo de interação com as pessoas;
3. Houve desenvolvimento na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento;
4. A criança é capaz de participar de situações nas quais:
        A.Conversa naturalmente, interagindo verbalmente;
        B.Ouve atentamente histórias contadas e lidas pelo professor;
        C.Manifesta interesse em manusear livros , revistas e materiais escritos diversos;
        D.Utilizam gestos, expressões fisionômicas e palavras para comunicar-se com o outro;
        E.Utiliza um repertório de palavras e expressões verbais para fazer perguntas e pedidos;
5.  A criança se interessa e se envolve em situações que o professor realiza atos de escrita;
6. Participa de conversa, utilizando-se de diferentes recursos para o diálogo;
7.  Gosta de manusear materiais escritos diversos;
8. Demonstra interesse em ler e ouvir leitura de histórias;
9. Interessa-se por realizar atividades de escrita;
10. Elabora perguntas e resposta;
11. Presta atenção para ouvir colocações do outro;
12. Incorporou novas expressões;
13. Utiliza expressões de cortesia;
14. Busca oportunidade de leitura;
15. Realiza comentários sobre o que lê e escuta;
16. Realiza produções de escrita propostas;

(nome criança) ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando  experiências através das quais :
1. Realiza tentativa para compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta;
2. Demonstra interesse em aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza;
3. O que pensa a respeito dos aspectos e questões que caracterizam o mundo social e natural;
4. Distingui objetos, seres, formas, cores, sons e odores;
5. Reconhece partes do corpo e percebe características e funções;
6. Identifica os elementos que constituem sua família;
7. Demonstra interesse e respeito pelo meio ambiente;
8. Demonstra capacidade para perceber os diferentes modos de ser, viver e trabalhar das pessoas;
9. Descreve os elementos que compõe a paisagem local;
10. Demonstra ter incorporado hábitos de higiene e atitudes de prevenção de acidentes;
11. Demonstra interesse pelas plantas, canteiros e hortas do CMEI;
12. Aprecia brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza;
13. Gosta de observar os animais, as plantas, a chuva, o vento e a natureza em geral;
14.Demonstra interesse sobre os seres vivos e têm conhecimento de suas características

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras (nome criança) demonstra :
1. Demonstra capacidade para pensar por conta própria, sabendo resolver problemas;
2. Utiliza-se da capacidade de pensar e refletir sobre o real vivido e o concebido;
3. Consegue acompanhar a passagem do tempo utilizando o calendário;
4. Está construindo gradativamente os conceitos matemáticos;
5. Tem noção de quantidade;
6. Tem compreensão de referências espaciais e temporais;
7. Realiza cálculo mental simples;
8. Identifica as características das formas geométricas (triângulo, quadrado, retângulo e circulo).

5 comentários:

  1. Parabéns pelo compromisso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas dicas me ajudaram muito !!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom ......

    ResponderExcluir
  4. Muito bom.. .rico em detalhes, com esse esquema avaliativo
    é possivel fazer um otimo relatório da criança.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Sigam meu twitter

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais