Reportagem

Loading...

Google Tradutor

Quem sou eu

Minha foto
Espírito Santo, Brazil
Professora Educação Infantil. Costumo ser reservada e tímida, ás vezes gosto de ficar sozinha. Vivo o presente. Sou do tipo de pessoa que vive o “aqui e agora”. Não gosto deixar nada pra depois. Preciso de liberdade e independência para fazer minhas próprias coisas. Alegria sempre. Nada de ficar reclamando das dificuldades. Deus conhece nossa capacidade. "Posso não saber o quanto vou ter que caminhar, mas eu continuarei andando e sorrindo. Vou aprendendo a viver e a conviver. Levo comigo uma bagagem cheia de decepções, momentos felizes e alguns não muito.. meus erros, minhas lágrimas, minhas derrotas e vitórias... Não quero ser perfeita , eu quero é cair e levantar rindo... levantar e limpar as mãos e os joelhos e me preparar para correr de novo ,dessa vez mais rápido ainda. Se não quiser que eu te decepcione não faça demasiadas expectativas..."

Marcadores

Idade do nosso anjinho

E-familynet.com Ticker

domingo, 27 de novembro de 2011

Tópicos para relatórios avaliativos na Educação Infantil

Venho compartilhar esse modelo de ficha na qual utilizo para redigir o último relatório avaliativo de minhas crianças na Educação Infantil.
No decorrer de cada ítem em destaque, seleciono os tópicos que se encaixam em cada criança, colocando minhas intervenções e exemplos de suas necessidades, anseios e interesses.
.........................................................................
Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de (nome criança), juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que (nome criança):
1. A criança demonstra uma imagem positiva de si;
2. É independente;
3. Realiza suas atividades com confiança;
4. Tem percepção de suas limitações;
5. Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com os adultos do CMEI;
6. Desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração;
7. Observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade;
8. Demonstra atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais apresentadas no CMEI;
9. Possui capacidade de se conduzir e tomar decisões por si próprias, levando em conta regras e valores;
10. Se sente aceita, ouvida, cuidada e amada no CMEI;
11. A criança valoriza suas características físicas;
12. Demonstra vontade própria para intervir no meio em que está;
13. Consegue gerenciar suas ações;
14. Manifesta desejos e emoções de forma intencional na interação com o outro;
15. Manifesta suas preferências, seus desejos e desagrados;
16. Demonstra desejo de independência no que se refere às ações cotidianas;
17. Ajudam a guardar os brinquedos nos lugares apropriados;
18. Ajudam a manter a sala organizada e arrumada;
19. Criança com comportamento – muito quieta, retraída, com o olhar parado; ou criança agitada e ativa;
20. Demonstra dificuldades para se integrar nas brincadeiras dos grupos;
21. É uma criança com variações de humor;
22. Aprecia momentos de privacidade e quietude;
23. Tem hábito de colocar apelidos nos colegas ou é vítima de algum apelido colocado pelos colegas;
24. Realiza as atividades com capricho e criatividade;
25. Demonstra curiosidade sexual;
26. Desenvolveram novas habilidades e competências;
27. Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEI durante todo o ano letivo, com interesse e participação.

Através das experiências vivenciadas no CMEI envolvendo movimento e música, (nome criança) participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações
Movimento
1. Está desenvolvendo uma motricidade saudável?
2. Participa de ambientes desafiadores  que envolvem movimentos e situações de interações
3. Usa convenientemente gestos e ritmos corporais diversos.
4. Desloca-se no espaço com destreza, sem ajuda.
5. Participa de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas.
6. Gosta de ouvir comentários e ser valorizada sobre seus esforços.
7. Possui responsabilidade em relação à sua higiene e aprenderam a cuidar de si próprias?
Música
1. Gosta de ouvir musica, cantar e dançar;
2. Demonstra desenvolvimento vocal ;(se cantam, como)
3. Demonstra desenvolvimento rítmico e motor;
4. Capacidade de imitação, de criação e de memorização musical;
5. Ouve com atenção;
6. Participa com desenvoltura de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações;
7. Expressa-se por meio da voz, do corpo, com diversos materiais sonoros; (quais?)
8. Interpreta, improvisa e compões, utilizando-se da voz, do corpo e instrumentos musicais e objetos sonoros;
9. Interessa-se pela escuta de diferentes gêneros e estilos musicais;
10. Aprecia confeccionar materiais sonoros;

Com o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades criativas foram favorecidas, pois:
1. Explora diferentes materiais em suas produções;
2. Demonstra apreciar: pintar; desenhar; modelar e brincar com materiais de construção;
3. Utiliza o desenho, a pintura, a modelagem e outras formas de expressão plástica para representar, expressar-se e comunicar-se;

Neste período, (nome criança) ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão:
1. Ao falar, escutar, ler e escrever;
2. Houve desenvolvimento no processo de interação com as pessoas;
3. Houve desenvolvimento na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento;
4. A criança é capaz de participar de situações nas quais:
        A.Conversa naturalmente, interagindo verbalmente;
        B.Ouve atentamente histórias contadas e lidas pelo professor;
        C.Manifesta interesse em manusear livros , revistas e materiais escritos diversos;
        D.Utilizam gestos, expressões fisionômicas e palavras para comunicar-se com o outro;
        E.Utiliza um repertório de palavras e expressões verbais para fazer perguntas e pedidos;
5.  A criança se interessa e se envolve em situações que o professor realiza atos de escrita;
6. Participa de conversa, utilizando-se de diferentes recursos para o diálogo;
7.  Gosta de manusear materiais escritos diversos;
8. Demonstra interesse em ler e ouvir leitura de histórias;
9. Interessa-se por realizar atividades de escrita;
10. Elabora perguntas e resposta;
11. Presta atenção para ouvir colocações do outro;
12. Incorporou novas expressões;
13. Utiliza expressões de cortesia;
14. Busca oportunidade de leitura;
15. Realiza comentários sobre o que lê e escuta;
16. Realiza produções de escrita propostas;

(nome criança) ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando  experiências através das quais :
1. Realiza tentativa para compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta;
2. Demonstra interesse em aprender coisas novas sobre seu bairro, sua cidade, seu país, o mundo, a cultura e a natureza;
3. O que pensa a respeito dos aspectos e questões que caracterizam o mundo social e natural;
4. Distingui objetos, seres, formas, cores, sons e odores;
5. Reconhece partes do corpo e percebe características e funções;
6. Identifica os elementos que constituem sua família;
7. Demonstra interesse e respeito pelo meio ambiente;
8. Demonstra capacidade para perceber os diferentes modos de ser, viver e trabalhar das pessoas;
9. Descreve os elementos que compõe a paisagem local;
10. Demonstra ter incorporado hábitos de higiene e atitudes de prevenção de acidentes;
11. Demonstra interesse pelas plantas, canteiros e hortas do CMEI;
12. Aprecia brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza;
13. Gosta de observar os animais, as plantas, a chuva, o vento e a natureza em geral;
14.Demonstra interesse sobre os seres vivos e têm conhecimento de suas características

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras (nome criança) demonstra :
1. Demonstra capacidade para pensar por conta própria, sabendo resolver problemas;
2. Utiliza-se da capacidade de pensar e refletir sobre o real vivido e o concebido;
3. Consegue acompanhar a passagem do tempo utilizando o calendário;
4. Está construindo gradativamente os conceitos matemáticos;
5. Tem noção de quantidade;
6. Tem compreensão de referências espaciais e temporais;
7. Realiza cálculo mental simples;
8. Identifica as características das formas geométricas (triângulo, quadrado, retângulo e circulo).

3 comentários:

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Aguardando a chegada de Otavio.

Aguardando a chegada de Otavio.
Abençoada seja sua vinda, meu filho!

Sigam meu twitter

Foto: meu amor Anderson

Foto: meu amor Anderson

Foto: pais Josedino e Conceição

Foto: pais Josedino e Conceição

botão redes sociais