Google Tradutor

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Eixos da Educação Infantil

Esses tópicos ajudaram-me a concluir as avaliações individuais de meus alunos durante o ano letivo e seguem as informações dos Referenciais Curriculares Nacionais (RCNEI's).

MOVIMENTO
OBJETIVOS· Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
· Utilizar diferentes recursos para o desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora.
· Brincar.
· Promover a integração, socialização e auto-estima.
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais, para expressarem-se nas brincadeiras, danças e demais situações de interação.
· Desenvolver o lúdico através de imitação.
· Conhecer e respeitar as regras para uma maior socialização, através de critérios de cooperação.
· Deslocar-se com destreza progressiva desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.
· Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc. para uso de objetos diversos.


CONTEÚDOS· Utilização de espelho para expressão e comunicação.
· Participação em danças ou brincadeiras de equilíbrio, saltar, pular, etc.
· Familiarização com objetos específicos para livre construção de blocos de encaixe, cubos, cilindros, etc.
· Construção de castelos de areia, bolos de lama, cabanas de pano, etc.
· Manipulação e exploração de objetos e brinquedos variados.
· Utilização de teatro, dança, brincadeiras e jogos com regras.
· Construção e manipulação de bonecos, fantoches e marionetes para criação de brincadeiras.
· Exploração do faz-de-conta.
· Tomar sol no horário e tempo adequados.
· Levar as crianças a passeios.
· Participar de brincadeiras dirigidas: estátua, faz-de-conta, labirintos, pontes, etc.

AVALIAÇÃO· Usar convenientemente os gestos e ritmos corporais diversos para expressar-se.
· Deslocar-se, com relativa destreza no espaço, sem ajuda.
· Reconhecer e utilizar o movimento como linguagem expressiva.
· Participar de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas.

MÚSICAOBJETIVOS· Utilizar a voz, o corpo e instrumentos musicais e materiais sonoros para reproduzir, inventar e imitar criações sonoras.
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
· Identificar sons produzidos por animais, voz humana, objetos, natureza.
· Exercitar o silêncio, para perceber as características do som.
· Conhecer o repertório de canções e brinquedos musicais regionais.
CONTEÚDOS
· Imitação de sons orais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais.
· Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
· Trabalhar instrumentos musicais para perceber os diversos tipos de sons, distinguir suas características, identificando os sons produzidos por animais, voz humana, objetos, natureza.
· Exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo e materiais sonoros diversos.
· Interpretação de músicas e canções diversas como canções de ninar, brincadeiras cantadas e rítmicas, as rodas, cirandas, jogos com movimento, brincadeiras com palmas e gestos sonoros e corporais, que envolvam a dança e a improvisação musical.
AVALIAÇÃO· Registros referentes ao desenvolvimento vocal, rítmico e motor; capacidade de imitação, de criação e de memorização musical.
· Capacidade de ouvir com atenção
· Participação com relativa desenvoltura de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações.
· Expressar-se por meio da voz, do corpo e com diversos materiais sonoros.
· Reconhecer e utilizar a música como linguagem expressiva
· Interpretar, improvisar e compor, utilizando-se da voz, do corpo e instrumentos musicais e objetos sonoros.
· Interessar-se pela escuta de diferentes gêneros e estilos musicais e pela confecção de materiais sonoros.
ARTES VISUAIS
OBJETIVOS· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
· Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
· Desenvolver a imaginação e a criatividade promovendo a formação integral da criança e canalizando excessos de energia para confecção de trabalhos, favorecendo a descarga emocional.
· Utilizar o próprio corpo para representar expressões, obras de arte, danças, músicas, etc.
CONTEÚDOS
· Experimentar, explorar e manipular materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carvão, etc.; de meios como tintas, água, areia, terra, argila, etc.; e de variados suportes gráficos como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.
· Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc.
· Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem visual representando, expressando e comunicando por imagens: desenho, pintura, gravura, modelagem, escultura, colagem, construção, fotografia, cinema, vídeo, televisão, informática.
· Reconhecimento do próprio corpo como instrumento de arte.
· Cuidado com o próprio corpo e dos colegas, no contato com suportes e materiais de arte.
· Utilização da arte como expressão e comunicação dos indivíduos.
AVALIAÇÃO
· Exploração de diferentes materiais e a possibilidade de expressar-se por meio deles.
· Utilização do desenho, da pintura, da modelagem e outras formas de expressão plástica para representar, expressar-se e comunicar-se.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVOS· Incentivar o gosto pela leitura de histórias, familiarizando-se aos poucos, com a escrita por meio da participação em situação nas quais ela se faz necessária no contato com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc.
· Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão.
· Identificar seu nome escrito, bem como os nomes dos colegas, do professor nas diversas situações do cotidiano.
· Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
· Instrumentalizar o aluno para transpor diálogos orais para a língua escrita.
· Trabalhar textos e gravuras explorando a interpretação dos mesmos, para agir criticamente diante da realidade em que vive.
· Desenvolver a capacidade de fazer leitura de textos escritos ou visuais para estabelecer relação entre a realidade e a fantasia.
· Criar momentos para ler, contar histórias folclóricas ou conhecidas das crianças.
· Apresentação de objetos para observação da imagem e nome do mesmo.
CONTEÚDOS
· Uso da linguagem oral para conversar, comunicar-se, relatar suas vivências e expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
· Valer de rótulos, propagandas, etc. para desenvolver a oralidade.
· Contar e recontar histórias.
· Organizar momentos de leitura livre, nos quais o professor também lê.
· Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc. para estabelecer diferenças de escritas, formas, leitura, estilo, etc.
· Estimular o diálogo em sala de aula.
· Elaboração de entrevistas.
· Trabalhar músicas, poemas, histórias, parlendas, poesias, etc. como motivo para desenvolver oralidade.
· Utilização de brincadeiras de “faz-de-conta” para trabalhar socialização.
· Incentivar a prática do uso de recado, avisos, pedidos, etc.
· Valorizar a fala das crianças, questionando-as como, por que, etc.
· Incentivar o desenho livre e dirigido para desenvolvimento da criatividade e análise critica.
· Escrever o próprio nome e identificar nomes dos colegas e professor, fixados em sala...
· Utilização de letras móveis para elaborar a própria escrita.
· Produção de textos individuais e/ou coletivos.
· Utilizar textos diversos para desenvolver trabalho interdisciplinar (matemática, ciências, geografia, etc.).
· Apresentação de objetos para observação da imagem, nome e registro escrito do mesmo.
AVALIAÇÃO
· Conversa naturalmente, interagindo verbalmente.
· Ouve atentamente histórias contadas e lidas pelo professor.
· Manifesta interesse em manusear livros, revistas, jornais e outros.
· Utiliza gestos e expressões fisionômicas e palavras para comunicar-se com o outro.
· Envolve-se em situações que envolva escrita.
· Incorporação de novas palavras e expressões.
· Realiza comentários sobe o que lê e escuta.
· Realiza produções de escrita propostas pelo professor.
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVOS· Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
· Valorizar a importância do ar, da água, do solo e do sol para os seres vivos e a preservação desses recursos, para a vida do planeta.
· Desenvolver hábitos de saúde pessoal, social e ambiental, visando ao bem-estar do indivíduo e da coletividade.
· Criar atitudes de cooperação e respeito ao outro na realização de atividades que visam à interação nos grupos em que convive e atua.
· Desenvolver procedimento para comparar, classificar, pesquisar, interpretar simbologias e ordenar fatos em seqüência lógica como instrumentos para aquisição do conhecimento e reflexão crítica sobre a realidade.
· Identificar a importância e valorização do homem como centro de transformação da sociedade.
· Identificar as partes e funções do corpo humano, bem como os cuidados necessários à boa saúde.
CONTEÚDOS
· Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
· Estabelecimento de relações entre os diferentes membros da família (avós, pais e filhos).
· Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
· Observação crítica do mundo físico, social e cultural que os cerca.
· Relato de experiências vividas através dos meios de comunicação referentes à história da comunidade e do mundo.
· Influência da preservação e modificação do meio ambiente, para a saúde dos seres vivos.
· Observação e conservação dos recursos hídricos e a importância do tratamento de água que abastece a cidade.
· Observação crítica das conseqüências geradas pela utilização desordenada dos recursos da natureza.
· Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos da comunidade e do meio ambiente.
· Observação da paisagem local (rios, vegetação, construções, etc.) para descrevê-la ou compará-la com outras conhecidas.
· Reconhecimento dos meios de transporte e comunicação em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais
· Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados a segurança e prevenção de acidentes.
· Conhecimento dos cuidados básicos de animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo.
· Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial.
· Reconhecimento das partes e funções do corpo humano
· Percepção dos cuidados como corpo, a prevenção de acidentes e a saúde de forma geral.
AVALIAÇÃO
· Distinguir objetos, seres, formas cores, odores, movimentar-se no espaço e manipular objetos.
· Manifestar desejos e emoções de forma intencional através da interação com o outro.
· Obedecer a pequenas ordens, cuidados com animais; higiene do corpo.
· Reconhecer partes do corpo e perceber suas funções e características.
· Aceitar pequenas regras e entender orientações do prof° indispensáveis à convivência com o outro.
· Identificar e caracterizar membros de grupos sociais e familiares.
· Incorporar hábitos de higiene e atitudes de prevenção de acidentes.
MATEMÁTICA
OBJETIVOS· Relacionar semelhanças e diferenças entre os objetos, acontecimentos, fenômenos e situações.
· Ordenar diferenças formando seqüências lógicas.
· Comparar objetos e ações.
· Estabelecer relação de valor e/ou comparações entre os objetos: muito/pouco, mais/menos/igual.
· Estabelecer e construir relações de comparações de comprimento, peso, capacidade, tempo e temperatura.
· Participar de jogos de composição de figura.
· Utilizar a contagem oral e escrita nas pequenas operações e situações que necessitem dela.
· Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
CONTEÚDOS
· Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situação nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.
· Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram.
· Fazer agrupamento de objetos formando coleções de objetos, pessoas, animais, flores e outros.
· Comparação de conjunto: correspondência; equivalência; mais/menos.
· Procedimento de cálculo mental.
· Participação em situações-problemas para encontrar soluções.
· Comparações de tamanhos e objetos.
· Utilização de material concreto para desenvolver noções de medida.
· Desenvolvimento de noções de medida de comprimento.
· Utilização de materiais para desenvolver noções de peso.
· Trabalhos com recursos adequados para marcação de tempo.
· Manipular objetos diversos identificando as propriedades físicas: cor, forma, textura, odor, sabor, peso.
· Encaixar objetos de forma ordenada.
· Noções de posição espacial: em cima, embaixo, atrás, na frente, dentro, fora, etc.
· Descrição de pequenos percursos e trajetos observando pontos de referência.
AVALIAÇÃO· Contato com números, noção de quantidade
· Capacidade de manipular e explorar objetos e brinquedos descobrindo características principais e possibilidades de empilhar, rolar, encaixar, etc.
· Compreensão de referências espaciais e temporais.
· Realização de cálculos mentais simples como ferramenta para resolver problemas.
· Utilização de contagem nas brincadeiras e em situações nas quais reconheçam sua necessidade.

13 comentários:

  1. Poxa, Karine, que ótimo esse post teu!
    Sou professora de Ed. Infantil há alguns anos (Maternal), mas só agora estou tendo que especificar detalhadamente toda essa coisa de eixos, conteúdos e objetivos.
    Antes era "Objetivo - aprender a cor laranja" e pronto, agora tem que dar mil explicações de porque quero ensinar a bendita cor laranja, qual a importância da cor, se é uma cor bonita ou não, que diferença o laranja fará na vida da criança... Hehehe ;)
    Honestamente estou me batendo!
    Muuuuuito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Cara Giovana,
    Deixe sempre a sua maneira de pensar registrada , como o fez nesse comentário. Assim os seus futuros chefes ou patrões logo saberão como vc se sente em relação à orientação pedagógica.

    ResponderExcluir
  3. ESSE bLOG É MUITO ESPECIAL,amei tudo ,vou utilizar algumas ideias para trabalhar com meus aluninhos,é uma perfeição,meus parabéns.
    Gostaria de manter contato contigo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Karine, fui professora de educação infantil por 10 anos, hoje leciono para 3º ano...
    gostei do conteúdo do seu blog, foi muito produtivo e esclarecedor, estou ajudando uma amiga no tcc sobre este assunto.
    Abraços. Deus te abençoe!!!
    Elis Regina

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostei muito do seu blog, me ajudou de mais. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Oi Karine, adorei seu blog ele é muito objetivo e esclarecedor, as suas dicas são de grande ajuda. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Claudete Chieli22 março, 2012 07:44

    adorei teu blog, muito bom, objetivo e esclarecedor, bju e obgda pelas dicas

    ResponderExcluir
  8. me ajudou muito no trabalho dos eixos,amei tudo

    ResponderExcluir
  9. Estou fazendo meus pareceres (maternal).
    faltou identidade e autonomia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses tópicos são bem antigos. Vou procurar sobre "Identidade e autonomia" pra atualizar. Infelizmente não posso garantir que vou encontrá-los.
      Obrigada pela observação!

      Excluir
  10. Amei muito obrigada suas dicas me ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  11. boa noite
    gostaria se possivel de um modelo de semanario...mini grupo 1
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se refere ao planejamento da semana? Qual idade é o mini grupo 1? Caso eu já tenha trabalhado e tenha em meus arquivos, posso te enviar. Porém, não envio atividades, pois as que tenho vou postando aqui, só ir adaptando de acordo com a idade.
      Me envie um email: kira.son@hotmail.com

      Excluir

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Marcadores

educação (102) Educação Infantil (80) atividade (71) relatório (61) 2011 (56) arte (47) comportamento (43) criatividade (43) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) 2012 (34) mensagem (34) maquiagem (33) avaliação (29) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) 2016 (13) filho (12) história (12) alfabetização (11) estilo (11) 2014 (10) 2024 (10) Otávio (10) culinária (10) educação especial (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) Lettering (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) planejamento (6) autismo (5) berçário (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) música (3) papelaria (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) forma geométrica (2) matemática (2) mural (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) Stabilo (1) a (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) caligrafia (1) caneta (1) capa (1) cartaz (1) cirurgia (1) comida (1) creme (1) crianças (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) kit (1) l (1) labirinto (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais