O
grupo IV-B matutino continua composto por 20 crianças sendo 07 do sexo
masculino e 13 do sexo feminino. Até o presente momento nenhuma criança frequenta
integralmente o ambiente escolar e três necessitam de transporte público
municipal para chegar à instituição escolar, pois residem em área rural.
Os
momentos de entrada e saída das crianças acontecem tranquilamente. Os
familiares acompanham as crianças até a porta onde são recepcionados por mim,
costumam relatar algo da criança caso estejam enfermos (gripe, febre, alergia, etc.).
Na saída, perguntam sobre o comportamento e relato caso tenha acontecido algo
mais sério ou sobre os recados da instituição.
Em
rodas de conversa, todos os envolvidos já reconhecem e utilizam os nomes dos
colegas. Costumam relatar sobre passeios com familiares, pessoas que foram à
sua casa para visitá-los ou se foram ao posto de saúde por estarem doentes. Em
geral, prestam atenção quando o outro está expondo uma fala. Entretanto, ainda
há poucas crianças que se concentram para ouvir a fala do outro, onde começam
citar fatos soltos e distorcidos sem relação com a fala do colega em questão.
Nesse momento, costumo pedir que aguarde sua vez e, posteriormente questiono
direcionando suas ideias.
Os
combinados da turma são sempre lembrados durante todo o decorrer das
atividades, onde as próprias crianças discutem entre si e direciono suas ideias
na elaboração das normas.
A
maioria das crianças trazem mochila de casa com peças de roupa caso seja
necessário trocar, deixando-a pendurada na cadeira onde senta-se. A organização da sala é feita após as
brincadeiras e tarefas do dia, onde oriento o momento avisando sobre a próxima
atividade a ser feita e lembrando os lugares de cada material ou brinquedo a
ser guardado. De acordo com cada tarefa a ser realizada, se necessário troco a
disposição das mesas e cadeiras para um melhor aproveitamento do espaço físico,
desenvolvimento das atividades e autonomia das crianças.
Em
situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar ideias e pontos
de vista, tanto minhas quanto das próprias crianças, a participação se dá de
maneira ativa e espontânea, dificilmente uma criança fica calada, mesmo que
diga um relato simples e objetivo. A maioria consegue recontar histórias com
características próximas à história original, porém preferem relacionar com
algo de sua vivência ou mesmo reinventar outros fatos criativamente.
A
prática de leitura e escrita geralmente acontece na sala de aula, algumas vezes
no pátio externo gramado. Também há um cantinho de leitura no parquinho que as
crianças apreciam muito reunindo-se em rodinhas para colorir e compartilhar as
historias. O grupo tem preferência por histórias que envolvem princesas,
monstros e heróis. Quando os momentos de leitura acontecem fora da sala de aula
(gramado) costumam dispersar sua atenção para as pessoas que passam na rua
próxima à escola.
No
presente ano foi trabalhado o projeto Comunidade de Leitores, tendo como foco
principal os poemas da autora Cecília Meireles, proporcionando às crianças
materiais variados seja em atividades individuais e/ou coletivas. Essas
atividades acontecem de uma a duas vezes na semana, onde também vem sendo
desenvolvida junto com a família a pasta de leitura: a criança leva para
compartilhar com a família um kit de leitura contendo livro, caneta, lápis de
cor e pasta para um familiar fazer a leitura da história e relatar como foi
momento. Todos estão participando prazerosamente e sempre perguntando quando
irão levar o kit novamente para casa.
Para
as atividades artísticas, busco utilizar materiais variados proporcionando às
crianças um melhor desenvolvimento de sua autonomia e criatividade. Geralmente
seus trabalhos artísticos ficam expostos na própria sala de aula ou, quando
possível no corredor da escola.
O grupo está desenvolvendo
uma motricidade saudável, onde gostam de ouvir musica, cantar e dançar. Interessam-se
pela escuta de diferentes gêneros e estilos musicais, preferindo os que têm
sons mais agitados. Apreciam muito assistir aos momentos sociais, porém ainda
ficam receiosos quanto à apresentação ficando inibidos e tímidos. Os familiares
são convidados para assistir aos momentos sociais onde culminam projetos e
apresentações de festas como a “Festa na roça”, “Festa da Primavera” e
culminância do projeto de leitores.
A
turma vem ampliando seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando
experiências através das quais demonstra interesse em aprender coisas novas
sobre sua cidade e a natureza. Na instituição é possível visitar a horta e
associar determinadas atividades, como a turma na confecção de uma maquete
sobre o poema de Cecília Meireles “Leilão de jardim”, feita juntamente com
outra turma da instituição. Foi possível visitar a horta e comparar pequenos
insetos que estão presentes nos dois ambientes e incentivar a valorização do
meio ambiente.
O
grupo IV-B aprecia muito as brincadeira no parquinho e no pátio externo gramado,
costumam reunir-se em grupos, geralmente separando meninos de meninas, para
brincar de pega-pega, chicotinho queimado, comidinha com areia e sucatas,
balanços, casinha com escorregador. Quando aparece alguma dificuldade costumam
solucionar entre si, vindo à minha procura somente quando algo mais sério
acontece.
As
crianças circulam pelos demais ambientes da escola de maneira livre e
descontraída. Algumas vezes fazem filas para ir ao refeitório, quando há muita
aglomeração no corredor, para que consigam seguir com os demais colegas.
A
alimentação ocorre no refeitório onde podem escolher seus alimentos de
preferência a serem ingeridos, sempre peço para pegar pouco de acordo com a
quantidade que consegue comer para evitar desperdício. Percebo que preferem
alimentos mais simples (arroz, feijão, polenta, salada de folhas) e também a
sobremesa quando é possível saborear melancia ou banana. Costumam interagir
entre si comparando qual alimento pegou, a quantidade, se irá repetir o prato.
As
crianças participam de maneira ativa no decorrer de todas as atividades
propostas, preferindo as coletivas. Estou sempre intervindo e questionando,
principalmente quando têm novidade sobre sua vivência que possa ser associada à
atividade ou brincadeira. Algumas crianças mais tímidas preferem antes observar
os demais colegas para depois realizar a tarefa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!