Obs.: Nomes fictícios para preservar identidade infantil.
- Esse ano trabalhei com crianças do Grupo II matutino e vespertino (idade entre 2/3 anos). Parágrafo inicial em comum para todos, citando a rotina da turma.
-> 1ª Criança:
No primeiro semestre
de 2018, foi realizado um planejamento da rotina de trabalho garantindo às
crianças, horários para alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no
pátio e de faz de conta, momentos de vídeo, momento social, momentos de leitura
(em sala, em família, na biblioteca), projetos institucionais (Comunidade de
leitores e Senhor Alfabeto), entre outras experiências. Com base na rotina
citada, *John, apresentou as seguintes observações a partir dos campos de
experiências a seguir:
- O EU, O OUTRO E O NÓS: Segundo laudo
médico neurológico, apresentado pela família, a criança é portador de síndrome
do espectro autista, onde apresenta distúrbio da fala, agitação e dificuldade
de socialização. Costuma chorar um pouco quando chega, mas logo se acalma
quando lhe é oferecido um suporte para desenhar. É uma criança alegre, está na
maior parte do tempo próximo a mim, seja para segurar minha mão ou me abraçar.
Mesmo preferindo ficar mais afastado do grupo, como em momentos de roda de
conversa, percebo que está atento ao que conversamos.
- CORPO, GESTOS E
MOVIMENTO:
Em atividades de brincadeiras dirigidas demonstrou pouca destreza e equilíbrio
na realização de alguns movimentos que envolvem pular, lançar e segurar, ás
vezes tenta segurar-se em algo para facilitar seus movimentos. No parquinho,
procura pequenos galhinhos e tocos das árvores para riscar na areia e tenta
subir nos escorregadores. Caso algum colega senta-se ao seu lado, levanta e vai
para outro lugar.
- TRAÇOS, SONS, FORMAS,
CORES E IMAGENS:
Ao elaborar seus desenhos aprecia riscar e testar marcas gráficas sobre
diferentes suportes de maneira desordenada, preferencialmente com canetinha,
onde tenta riscar também as mãos e também as minhas quando estou ao seu lado.
- ESCUTA, FALA,
PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: Durante os momentos de leitura, demonstrou interesse em
manusear livros diversos, repetindo falas dos personagens animais quando lhe
mostro as figuras ou reproduzo seus sons. Aprecia assistir a filmes musicais e
cantar, o que faz com alegria.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E
TRANSFORMAÇÕES: Com muita
estimulação, nem sempre de maneira direta a ele, identifica partes de seu
corpo, quando por exemplo, canto a música “cabeça, ombro, joelho e pé” ou
estamos brincando de “seu mestre mandou”. Participa de contagem oral, às vezes
usando também os dedinhos, em momentos de contagem das crianças ou se escuta
alguém iniciar uma contagem.
-> 2ª Criança:
No primeiro semestre
de 2018, foi realizado um planejamento da rotina de trabalho garantindo às
crianças, horários para alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no
pátio e de faz de conta, momentos de vídeo, momento social, momentos de leitura
(em sala, em família, na biblioteca), projetos institucionais (Comunidade de
leitores e Senhor Alfabeto), entre outras experiências. Com base na rotina
citada, *Vick, apresentou as seguintes observações a partir dos campos
de experiências a seguir:
- O EU, O OUTRO E O NÓS: É uma criança bem
alegre e muito extrovertida. Chega sempre com um sorriso no rosto. Em momentos
de roda de conversa gosta muito de conversar e relatar experiências vividas por
ela. Está sempre conversando sobre algo, seja de sua vivência ou de algum
colega da sala. Durante a realização de trabalhos coletivos é sempre
participativa, mas nem sempre coopera com os colegas. Entretanto algumas ações
ainda precisam melhorar: tenho sempre que intervir colocando-a mais próxima a
mim ou da monitora da sala, pois tenta pegar brinquedos dos colegas e
empurra-os se está muito próximos, sem motivo aparente. Quando deixo peças de
encaixe ou brinquedos de faz de conta, tenta puxar tudo para si e diz aos
colegas “É de *Vick, não mexe”.
- CORPO, GESTOS E
MOVIMENTO:
Em atividades de brincadeiras dirigidas demonstrou destreza e equilíbrio na
realização de alguns movimentos que envolvem pular, lançar e segurar. Tenho que
sempre estar atenta, pois a criança costuma subir nas cadeiras e mesas da sala.
No parquinho demonstrou gostar mais de atividades que envolviam correr, onde
apresentou certa agitação em atividades que envolviam determinada atenção, o
que vem atrapalhando seu desenvolvimento.
- TRAÇOS, SONS, FORMAS,
CORES E IMAGENS:
Ao elaborar seus desenhos aprecia riscar e testar marcas gráficas sobre
diferentes suportes, onde tenta ultrapassar os limites de seus traçados para a
mesa ou mesmo riscar os trabalhos dos colegas.
- ESCUTA, FALA,
PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: Durante os momentos de leitura, demonstrou interesse em
manusear livros diversos, às vezes sem muito cuidado, pois arranca folhas e as
esconde nas sacolas do cantinho da leitura ou joga fora na lixeira para que eu
não chame sua atenção, na qual tento sempre conversar antes desses momentos de
leitura sobre a conservação e cuidados com o material e livros. É uma criança que articula bem as palavras e dialoga sua vivência com os demais colegas e em
momentos coletivos de roda de conversa. Já reconhece a inicial de seu nome
(seja oral ou mostrando no banner da sala). Demonstra gostar de assistir filmes
musicais e cantar cantigas, mesmo sua atenção sendo muito curta, normal para
sua idade.
- ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E
TRANSFORMAÇÕES: Seu raciocínio
lógico-matemático vem sendo aprimorado de acordo com atividades de ordenação de
objetos com base nos atributos como cor, tamanho, forma, espessura.-> 3ª Criança:
No primeiro semestre
de 2018, foi realizado um planejamento da rotina de trabalho garantindo às
crianças, horários para alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no
pátio e de faz de conta, momentos de vídeo, momento social, momentos de leitura
(em sala, em família, na biblioteca), projetos institucionais (Comunidade de
leitores e Senhor Alfabeto), entre outras experiências. Com base na rotina
citada, *Lucca, apresentou as seguintes observações a partir dos campos de
experiências a seguir:
- O EU, O OUTRO E O NÓS: É uma criança alegre
com comportamento bem ativo. Em momentos de roda de conversa escuto pouco sua
voz, geralmente quando o questiono fica olhando para os colegas ou abaixa a
cabeça. Durante a realização de trabalhos coletivos é sempre participativo. Entretanto
algumas ações ainda precisam melhorar: costuma correr na sala e subir na mesa.
- CORPO, GESTOS E
MOVIMENTO:
Em atividades de brincadeiras dirigidas demonstrou destreza e equilíbrio na
realização de alguns movimentos que envolvem pular, lançar e segurar. No
parquinho demonstrou gostar mais de atividades que envolviam correr, onde
apresentou certa agitação em atividades que envolviam determinada atenção.
- TRAÇOS, SONS, FORMAS,
CORES E IMAGENS:
Ao elaborar seus desenhos aprecia riscar e testar marcas gráficas sobre
diferentes suportes, preferencialmente com canetinha, onde tenta imitar o
traçado dos demais colegas ao seu lado de maneira desordenada.
- ESCUTA, FALA,
PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: Durante os momentos de leitura, preciso fazer
intervenções para chamar sua atenção, pois dispersa com facilidade. Manuseia com pouco interesse os livros em
nosso cantinho, logo vai à procura de um brinquedo ou subir na cadeira para
ficar olhando pela janela. Gosto de assistir filmes de cantigas onde dança e
pula.
- ESPAÇOS, TEMPOS,
QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: Já faz tentativas de reconhecimento das
cores quando o questiono numa brincadeira ou atividade dirigida. Seu raciocínio
lógico-matemático vem sendo aprimorado de acordo com atividades de ordenação de
objetos com base nos atributos como cor, tamanho, forma, espessura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!