Google Tradutor

segunda-feira, 9 de abril de 2018

1º Relatório Individual (2/3anos)

Obs.: Nomes fictícios para preservar identidade infantil.
- Esse ano trabalhei com crianças do Grupo II matutino e vespertino (idade entre 2/3 anos). Parágrafo inicial em comum para todos, citando a rotina da turma.


-> 1ª Criança:

No primeiro semestre de 2018, foi realizado um planejamento da rotina de trabalho garantindo às crianças, horários para alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no pátio e de faz de conta, momentos de vídeo, momento social, momentos de leitura (em sala, em família, na biblioteca), projetos institucionais (Comunidade de leitores e Senhor Alfabeto), entre outras experiências. Com base na rotina citada, *John, apresentou as seguintes observações a partir dos campos de experiências a seguir:
-      O EU, O OUTRO E O NÓS: Segundo laudo médico neurológico, apresentado pela família, a criança é portador de síndrome do espectro autista, onde apresenta distúrbio da fala, agitação e dificuldade de socialização. Costuma chorar um pouco quando chega, mas logo se acalma quando lhe é oferecido um suporte para desenhar. É uma criança alegre, está na maior parte do tempo próximo a mim, seja para segurar minha mão ou me abraçar. Mesmo preferindo ficar mais afastado do grupo, como em momentos de roda de conversa, percebo que está atento ao que conversamos.
-      CORPO, GESTOS E MOVIMENTO: Em atividades de brincadeiras dirigidas demonstrou pouca destreza e equilíbrio na realização de alguns movimentos que envolvem pular, lançar e segurar, ás vezes tenta segurar-se em algo para facilitar seus movimentos. No parquinho, procura pequenos galhinhos e tocos das árvores para riscar na areia e tenta subir nos escorregadores. Caso algum colega senta-se ao seu lado, levanta e vai para outro lugar.
-      TRAÇOS, SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS: Ao elaborar seus desenhos aprecia riscar e testar marcas gráficas sobre diferentes suportes de maneira desordenada, preferencialmente com canetinha, onde tenta riscar também as mãos e também as minhas quando estou ao seu lado.
-      ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: Durante os momentos de leitura, demonstrou interesse em manusear livros diversos, repetindo falas dos personagens animais quando lhe mostro as figuras ou reproduzo seus sons. Aprecia assistir a filmes musicais e cantar, o que faz com alegria.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: Com muita estimulação, nem sempre de maneira direta a ele, identifica partes de seu corpo, quando por exemplo, canto a música “cabeça, ombro, joelho e pé” ou estamos brincando de “seu mestre mandou”. Participa de contagem oral, às vezes usando também os dedinhos, em momentos de contagem das crianças ou se escuta alguém iniciar uma contagem.


-> 2ª Criança:

No primeiro semestre de 2018, foi realizado um planejamento da rotina de trabalho garantindo às crianças, horários para alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no pátio e de faz de conta, momentos de vídeo, momento social, momentos de leitura (em sala, em família, na biblioteca), projetos institucionais (Comunidade de leitores e Senhor Alfabeto), entre outras experiências. Com base na rotina citada, *Vick, apresentou as seguintes observações a partir dos campos de experiências a seguir:
-      O EU, O OUTRO E O NÓS: É uma criança bem alegre e muito extrovertida. Chega sempre com um sorriso no rosto. Em momentos de roda de conversa gosta muito de conversar e relatar experiências vividas por ela. Está sempre conversando sobre algo, seja de sua vivência ou de algum colega da sala. Durante a realização de trabalhos coletivos é sempre participativa, mas nem sempre coopera com os colegas. Entretanto algumas ações ainda precisam melhorar: tenho sempre que intervir colocando-a mais próxima a mim ou da monitora da sala, pois tenta pegar brinquedos dos colegas e empurra-os se está muito próximos, sem motivo aparente. Quando deixo peças de encaixe ou brinquedos de faz de conta, tenta puxar tudo para si e diz aos colegas “É de *Vick, não mexe”.
-      CORPO, GESTOS E MOVIMENTO: Em atividades de brincadeiras dirigidas demonstrou destreza e equilíbrio na realização de alguns movimentos que envolvem pular, lançar e segurar. Tenho que sempre estar atenta, pois a criança costuma subir nas cadeiras e mesas da sala. No parquinho demonstrou gostar mais de atividades que envolviam correr, onde apresentou certa agitação em atividades que envolviam determinada atenção, o que vem atrapalhando seu desenvolvimento.
-      TRAÇOS, SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS: Ao elaborar seus desenhos aprecia riscar e testar marcas gráficas sobre diferentes suportes, onde tenta ultrapassar os limites de seus traçados para a mesa ou mesmo riscar os trabalhos dos colegas.
-      ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: Durante os momentos de leitura, demonstrou interesse em manusear livros diversos, às vezes sem muito cuidado, pois arranca folhas e as esconde nas sacolas do cantinho da leitura ou joga fora na lixeira para que eu não chame sua atenção, na qual tento sempre conversar antes desses momentos de leitura sobre a conservação e cuidados com o material e livros. É uma criança que articula bem as palavras e dialoga sua vivência com os demais colegas e em momentos coletivos de roda de conversa. Já reconhece a inicial de seu nome (seja oral ou mostrando no banner da sala). Demonstra gostar de assistir filmes musicais e cantar cantigas, mesmo sua atenção sendo muito curta, normal para sua idade.
-      ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: Seu raciocínio lógico-matemático vem sendo aprimorado de acordo com atividades de ordenação de objetos com base nos atributos como cor, tamanho, forma, espessura.



-> 3ª Criança:


No primeiro semestre de 2018, foi realizado um planejamento da rotina de trabalho garantindo às crianças, horários para alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no pátio e de faz de conta, momentos de vídeo, momento social, momentos de leitura (em sala, em família, na biblioteca), projetos institucionais (Comunidade de leitores e Senhor Alfabeto), entre outras experiências. Com base na rotina citada, *Lucca, apresentou as seguintes observações a partir dos campos de experiências a seguir:
-      O EU, O OUTRO E O NÓS: É uma criança alegre com comportamento bem ativo. Em momentos de roda de conversa escuto pouco sua voz, geralmente quando o questiono fica olhando para os colegas ou abaixa a cabeça. Durante a realização de trabalhos coletivos é sempre participativo. Entretanto algumas ações ainda precisam melhorar: costuma correr na sala e subir na mesa.
-      CORPO, GESTOS E MOVIMENTO: Em atividades de brincadeiras dirigidas demonstrou destreza e equilíbrio na realização de alguns movimentos que envolvem pular, lançar e segurar. No parquinho demonstrou gostar mais de atividades que envolviam correr, onde apresentou certa agitação em atividades que envolviam determinada atenção.
-      TRAÇOS, SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS: Ao elaborar seus desenhos aprecia riscar e testar marcas gráficas sobre diferentes suportes, preferencialmente com canetinha, onde tenta imitar o traçado dos demais colegas ao seu lado de maneira desordenada.
-      ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: Durante os momentos de leitura, preciso fazer intervenções para chamar sua atenção, pois dispersa com facilidade.  Manuseia com pouco interesse os livros em nosso cantinho, logo vai à procura de um brinquedo ou subir na cadeira para ficar olhando pela janela. Gosto de assistir filmes de cantigas onde dança e pula.
-      ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: Já faz tentativas de reconhecimento das cores quando o questiono numa brincadeira ou atividade dirigida. Seu raciocínio lógico-matemático vem sendo aprimorado de acordo com atividades de ordenação de objetos com base nos atributos como cor, tamanho, forma, espessura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Marcadores

educação (93) Educação Infantil (70) atividade (68) relatório (58) 2011 (56) arte (44) comportamento (43) criatividade (41) desenvolvimento (41) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) 2012 (34) mensagem (34) maquiagem (33) bebê (29) 2013 (28) avaliação (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) cosmético (16) 2018 (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) brincadeira (14) coordenação motora (14) 2016 (13) filho (12) história (12) alfabetização (11) estilo (11) 2014 (10) Otávio (10) culinária (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) Lettering (8) conteúdo (8) cores (7) educação especial (7) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) autismo (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) planejamento (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) berçário (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) lei (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) mãe (3) música (3) papelaria (3) projeto (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) forma geométrica (2) matemática (2) mural (2) máscara (2) olhos (2) rímel (2) saúde bucal (2) 2024 (1) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Stabilo (1) a (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) caligrafia (1) caneta (1) capa (1) cartaz (1) cirurgia (1) comida (1) creme (1) crianças (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) experiência (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) kit (1) l (1) labirinto (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) planilha (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais