*nomes fictícios, alterado para preservar identificação da criança.
Obs. O primeiro parágrafo foi redigido em comum apresentando um pouco o trabalho realizado com as crianças. Escrevo um texto base referindo-se aos objetivos do Plano de Ensino a serem atingidos, para depois especificar as individualidades de cada criança.
........................................................................
- CRIANÇA 1
A
Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, completa a ação da
família e da comunidade. Com base nas normativas do Ministério da Educação
(MEC), das Orientações Curriculares do Caderno Complementar, neste primeiro
semestre de 2022 o Planejamento Pedagógico garantiu às crianças: horários de
alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no solário da sala, momento
social, momentos de leitura, interações na brinquedoteca e sala multiuso,
construção de cartazes, atividades permanentes e sequenciadas, danças,
modelagens, projeto Comunidade de Leitores.
Durante as interações
de relacionamento com o outro, Bruno está construindo relações de amizade,
onde ajuda na organização dos brinquedos e materiais da sala depois de muito
incentivo, também reconhece os pertences de alguns colegas.
Participa das brincadeiras
direcionadas, explorando todo espaço com destreza nos movimentos. Bruno tem
dificuldade em cumprir com os combinados em sala, deste modo quando volto sua atenção
costuma chorar e gritar, demonstrando dificuldade de autorregulação, ou seja,
diante de diferentes situações de conflito precisa de um tempo maior para
adequar seu comportamento e emoções.
Bruno aprecia
testar suas marcas gráficas utilizando os materiais oferecidos, geralmente
observando o colega ao lado. Porém, quando estamos realizando uma atividade
coletiva, busca ter atenção somente para si, onde pega o material do colega ou
tenta subir nas mesas.
Nos momentos de
contação de histórias e roda de conversas realiza breves relatos ou faz
onomatopeias de acordo com os personagens apresentados.
Seu raciocínio
lógico-matemático vem sendo aprimorado de acordo com atividades que envolvam
quantidade, espaço e tempo. Reconhece partes do corpo indicando quando realizo
comentário.
........................................................................
- CRIANÇA 2
A
Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, completa a ação da
família e da comunidade. Com base nas normativas do Ministério da Educação
(MEC), das Orientações Curriculares do Caderno Complementar, neste primeiro
semestre de 2022 o Planejamento Pedagógico garantiu às crianças: horários de
alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no solário da sala, momento
social, momentos de leitura, interações na brinquedoteca e sala multiuso,
construção de cartazes, atividades permanentes e sequenciadas, danças,
modelagens, projeto Comunidade de Leitores.
Durante as interações de
relacionamento com o outro, Aurora está construindo relações de amizade,
onde ajuda na organização dos brinquedos e materiais da sala, também reconhece
os pertences da maioria dos colegas.
Participa
com desenvoltura das brincadeiras direcionadas, explorando todo espaço com
destreza e desafiando seus movimentos. Sempre estou voltando sua atenção para
os combinados de sala.
Aurora aprecia testar suas marcas gráficas utilizando os materiais oferecidos,
geralmente observando o colega ao lado. Também participa com alegria atividades
que envolvam modelagem e pintura, porém em atividades de construção desiste e
logo procura por outro brinquedo na sala.
Nos
momentos de contação de histórias e roda de conversas quase não ouço sua voz.
Gesticula ou bate palmas quando cito uma parte que lhe chama atenção.
Seu
raciocínio lógico-matemático vem sendo aprimorado de acordo com atividades que
envolvam quantidade, espaço e tempo. Reconhece partes do corpo indicando quando
realizo comentário.
A
criança ainda faz uso de fraldas, pois está aprendendo a controlar seu
esfíncter.
........................................................................
- CRIANÇA 3
A
Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, completa a ação da
família e da comunidade. Com base nas normativas do Ministério da Educação
(MEC), das Orientações Curriculares do Caderno Complementar, neste primeiro
semestre de 2022 o Planejamento Pedagógico garantiu às crianças: horários de
alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no solário da sala, momento
social, momentos de leitura, interações na brinquedoteca e sala multiuso,
construção de cartazes, atividades permanentes e sequenciadas, danças,
modelagens, projeto Comunidade de Leitores.
Durante as interações
de relacionamento com o outro, Hana está construindo relações de amizade,
onde ajuda na organização dos brinquedos e materiais da sala, também reconhece
os pertences da maioria dos colegas.
Participa com
desenvoltura das brincadeiras direcionadas, explorando todo espaço com destreza
nos movimentos. Costuma cumprir com os combinados em sala, mesmo que por
algumas vezes seja necessário voltar sua atenção para os mesmos.
Hana aprecia
testar suas marcas gráficas utilizando os materiais oferecidos, geralmente
observando o colega ao lado. Também participa com alegria atividades que
envolvam modelagem, construções e pintura.
Hana é uma criança muito
comunicativa. Nos momentos de contação de histórias e roda de conversas relata
fatos de seu cotidiano e dialoga com os demais colegas e adultos da sala.
Seu raciocínio
lógico-matemático vem sendo aprimorado de acordo com atividades que envolvam
quantidade, espaço e tempo. Reconhece partes do corpo, nomeia e indica quando
realizo comentário.
A
criança já faz uso do sanitário, de acordo com as orientações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!