Google Tradutor

quarta-feira, 22 de julho de 2009

20 de julho: Dia do Amigo

"Plante uma semente de amizade; colha um buquê de felicidade."
(Lois L. Kaufman)






Origem: A idéia de estabelecer um Dia Internacional do Amigo partiu de um dentista argentino, Enrique Febbaro. Inspirado pela corrida espacial, que estava à toda na década de 60, ele decidiu prestar uma homenagem à humanidade por seus esforços em estabelecer vínculos para além das fronteiras do planeta. Divulgou durante um ano o lema "meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro" e, com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969, escolheu a data para promover uma festa dedicada à amizade. A comemoração se tornou oficial em Buenos Aires (Argentina) com o Decreto nº 235/79. Aos poucos, ela foi adotada em outras partes do mundo.
Nessa semana retornamos as atividades escolares após um período de descanso.
Decidi aproveitar o tema “Dia do amigo” para recepcionar as crianças e conversar na rodinha retomando os combinados
Confeccionei essas “mudinhas de amizade” para distribuir entre eles e levei-os para entregar aos amigos funcionários na escola.
Crianças e funcionários apreciaram muito a recepção!
Paz em seu coração!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Brincadeira: "Pergunta aberta"

Vocês querem me perguntar alguma coisa?

Eu vi no blog "www.gravidezematernidade.blogger.com.br".
É uma brincadeira que eu resolvi aderir.
Vocês podem me perguntar qualquer coisa nos comentários e eu vou responder.
As respostas serão publicadas aqui.

Mas sempre com bom senso né pessoal?
Só vou responder se eu me sentir à vontade para isso.
E perguntas grosseiras... sem comentários né? Vou até deletar a pergunta.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

1º aniversário do blog


Adivinha quem aniversaria esse mês ??????
Pois é, o blog karine-kira.blogspot.com... faz em julho 1 aninho.
Tudo começou depois de incentivos de amigas para salvar minhas idéias numa pasta (como um portfólio). Então decidi criar este blog na internet, assim seria rápido e prático trocar idéias não só com as amigas aqui pertinho, mas também com os amigos internautas.
Espero continuar por muito mais, não só com idéias minhas mas também espero publicar de outras amigas muito criativas que tenho.
A todos os que me visitam, comentando ou não, continuem compartilhando comigo este momento maravilhoso que é a paixão pela educação infantil.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Relatório Final de Portfólio

Exemplo de relatório final individual para portfólio. Este foi escrito no ano de 2006 por uma professora do grupo 1 (berçário). Consegui este modelo com minha pedagoga em 2008 Eudes Mara (o portfólio era de seu sobrinho).
*Nome fictício, apesar do relatório ser real.

OBSERVAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO: OTÁVIO
Destaca algumas partes do seu corpo (boca, nariz, mãso, etc.), nomeia algumas. Reconhece a aimagem no espelho. Manifesta prazer ou irritação diante de determinadas situações. Protesta e tenta evitar as situações que não lhe gradam. Reage à dor chorando/reclamando a atenção do adulto. Expressa e manifesta as suas necessidades pessais (vontades, sede, cansaço, etc.) aos adultos demaneira gestual. Reconhece algumas situações de perigo e as evita. Relaxa quando o ambiente permite. Reclama a atenção dos adultos.Expressa suas emoções e seus sentimetos. Aceita as demonstrações de afeto das pessoas adultas conhecidas/agrada-lhe. Manifesta o seu estado de ânimo de maneira não-verbal.


Experimenta e realiza a tarefas e as condutas que estão ao seu alcance. Mostra-se contente quando o felicitamos. Agrada-lhe ser o centro das atenções em determinadas ocasiões.
Agrada-lhe sair ao pátio. Necessita de atividade ao ar livre. Escolhe jogos tranquilos (sucata, areia, brinquedos, etc.) que se deslocam da sala para qualquer local da escola/de movimento (correr, saltar, perseguir-se). Sobe e desce do elementos e objetos habituais (carrinho, triciclo, escorregador).
Entra contente na escola. Separa-se da pessoa que a acompanha se dificuldade. Às vezes chora/aceita o consolo da professora, dependendo do momento fica tranquilo. Mostra-se contente na maior parte do tempo.
Conhece os espaços habituais da escola e as pessoas adultas próximas. Tem curiosidade para explorar os espaços da escola. Identifica diferentes caminhos da sala de aguns objetos habituais: localiza e nomeia-os. Orienta-se nos espaços habituais da escola (sala, pátio, corredores, cozinha). Antecipa situações e atividades cotidianas a partir de determinados indícios ou sinais.
Está aprendendo a compartilhar os objetos, os espaços e a atenção da professora. Colabora com professora ao recolher os brinquedos. Participa das atividades coletivas. Sabe onde são guardados os objetos e os materiais da sala. Solicita ajuda e aceita quando necessita. Pega a bolsa para ser trocado e joga fora a fralda na lixeira.
Interage com os colegas da sala. Agrada-lhe impor seus desejos. Mostra interesse pelas outras crianças: imita, toca, sorri pra elas. Começa a compartilhar pequenos momentos de jogo com a intervenção do adulto e em atividades de grupo propostas pelas profesoras. Quando o incomodam: chora, defende-se, procura ajuda do professor. Manifesta preferências por certos companheiros (as).


Relaciona-se bastante com as uas educadoras por iniciativa própria. Comunica suas necessidades e emoções. Aceita as propostas da educadora. A relação costuma ser espontânea e afetuosa. Aceita a relação com outras pessoas adultas conhecidas da escola.
Manifesta interesse e iniciativa para comunicar-se com as outras pessoas. Comunica-se gestualmente. Diz não/sim. Aplaude. Acena. Reconhce a voz de sua edadora e a das pessoas mais próximas. Indica com o dedo. Responde quando chamam o seu nome. Diferencia intenções na fala dos adultos (aborrecido, contente). Mostra os sapatos ou outros objetos, quando o solicitamos. Solicita coisas verbalmente (água, abrir,etc.).
Repete sons imitando; balbucia com entonação; gesticula enquanto o faz. Diz algumas palavras. Imita palavras que dissemos. Diz onomatopéias (bip-bip, etc.). Nomeia os objetos que lhe lhe mostramos. Entende ordens simples, sobretudo quando se faz gesticulações. Quando fala, esforça-se com o gesto.
Agrada-lhe pintar. Aceita as diferenças técnicas que são utilizadas na sala. É capaz de experimentar usar, durante pequenos momentos, os materiais propostos; tem iniciativa. Agrada-lhe marcar e fazer garatujas e rabiscos com papéis.
Reproduz gestos e movimentos com todo o corpo ou com partes do corpo. Imita animais, personagens, sensações (frio, calor, cansaço, etc.) e estados de ânimo (aborrecido, triste, feliz, etc.).
Agrada-lhes escutar canções e músicas. Agrada-lhe cantar e dançar e participar quando dançam. Faz os movimentos/coreografias das canções trabalhadas; participa quando cantamos. Imita diferentes ruídos e sons musicais (com objetos, instrumentos, etc.). Segue o ritmo que escuta. Segue rítmos com todo o seu corpo ou com parte do seu corpo/ agradando muito.

domingo, 21 de junho de 2009

Você é meu presente

Eu rezei para que você viesse, muito antes
de nos conhecermos, sem saber quem poderia vir.

Eu pedi a Deus que me mandasse um amigo,

alguém escolhido só pra mim,

alguém que tivesse Fé e Sabedoria em seus atos.
Um amigo para ajudar-me e guiar-me nas tribulações diárias,

já que sempre em nossa vida nós precisamos de alguém

para ouvir o que dizemos.
Alguém que não nos julgará nem nos condenará,

mas apoiará enquanto falarmos.
O caminho estreito que escolhemos seguir

pode algumas vezes nos desanimar
e ter um amigo para nos amparar na queda nos ensina a humildade.

Quando eu pedi a Deus para mandar-me um amigo,

apesar de muitos que vieram e partiram,

ele me deu muito mais do que eu jamais pedi:

Ele me mandou Você.

Agradeço, Senhor, por me mandares meu Amigo.

Agradeço a Você por aceitar ser meu presente dado por Deus.

Por Ser Meu Amigo!
(Silvia Schmidt)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Relatório Perfil Turma

> O relatório abaixo foi escrito este ano por mim, de acordo com minha turma de 3 anos. Observei os interesses e as necessidades gerais da turma no decorrer do primeiro quadrimestre do ano letivo. Posteriormente serão escritos mais dois relatórios: agosto e dezembro.



CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “NARIZINHO”

ARACRUZ, ABRIL DE 2009.

PERFIL DA TURMA

A turma do grupo 3B vespertino, instruída pela professora Karine e monitora Edna, é composta por 20 crianças (10 meninas e 10 meninos com idade de 3 anos), sendo que a maioria das crianças já participaram do convívio escolar.

A maioria dos pais já se apresentou na escola ao levarem seus filhos, sendo estes deixados no portão da escola e encaminham-se sozinhos para a sala de aula. Ainda não tive a oportunidade de conhecer os pais de Emily.

A adaptação das crianças foi tranquila, apesar de alguns alunos chorarem demonstrando insegurança, acredito por ser sua primeira experiência escolar (Alice, Stéphany, Eduarda, Enzo).

As crianças, em sua maioria, conversam naturalmente e relatam fatos. É perceptível o interesse pelas histórias, especialmente os clássicos onde aparece o personagem Lobo Mau (Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, etc.)

A maioria compreende e obedece às normas estabelecidas, exigindo de seus colegas o cumprimento das mesmas. Contudo, há aquelas que por momentos desrespeitam essas normas.

A turma conversa muito usando tom de voz alto, expressando seus sentimentos, desejos, insatisfações. Observa-se a definição de grupos nas brincadeiras em sala e no parquinho, determinados por características comuns ou sexo.

Nota-se que os responsáveis, em sua maioria, são os próprios pais. Costumam buscar informações e esclarecer dúvidas com as educadoras sempre que necessário.

A classe tem interesse por jogos (de construção, com peças de encaixe), ouvir histórias, modelagem dirigida e canto.

Profª. Karine Santana Andrade

Grupo 3B vespertino

----------------------------------------------------------------------------------------



> A sequencia de relatórios abaixo foram escritos no ano de 2008, numa turma de 2 anos (grupo 2, maternal).





CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “VOVÓ JANDIRA”

Barra do Riacho, fevereiro/março de 2008
PERFIL DA TURMA

Neste período o grupo 2 matutino encontra-se com 18 crianças, sendo 11 meninas e 07 meninos, na faixa etária de 2 anos e 4 meses de idade, aproximadamente.

No primeiro mês, apresentaram-se chorosos devido ser sua primeira experiência escolar e por não terem ficado longe dos pais ou responsáveis por tanto tempo. Porém, algumas já demonstraram confiança com as educadoras e demais funcionários da escola, socializando com alegria entre os colegas.

Nota-se que algumas crianças não aceitam ser repreendidas e desobedecem às normas para uma boa convivência em grupo, além de necessitar expor hábitos higiênicos e aprimorar a linguagem oral (poucos conversam espontaneamente).

A maioria das crianças prefere brincar sozinha, observando de longe o que os outros estão fazendo. Na realização atividades dirigidas, percebo que alguns primeiramente observam os colegas realizarem para depois fazer também, outros decidem fazer de imediato e mais vezes.


Apesar de ocorrer casos de agressividade na turma (bater, morder, empurrar) demonstram serem crianças alegres, carentes de carinho e atenção, dispostas a compartilhar a sua energia em brincadeiras que possam enriquecer seu grupo social, fazendo novos amigos.

Profª. Karine Santana Andrade

Grupo 2





CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “VOVÓ JANDIRA”

Barra do Riacho, agosto de 2008.

PERFIL DA TURMA

Encontram-se neste mês 19 crianças, sendo 10 meninas e 09 meninos. Devido a desistência de algumas crianças, está ocorrendo com muita freqüência a saída e entrada de novos alunos, afetando pouco na adaptação dos colegas aos novos amigos.

Demonstram confiança e alegria no convívio com as educadoras, os amigos e demais funcionários da escola. Interagem de maneira espontânea e franca, o que gera uma melhor auto-estima. Participam das brincadeiras explorando com intensidade o faz-de-conta e objetos encontrados na sala (cadeiras, mesas, encaixes, livros, bonecas).

As crianças, em sua maioria, conversam naturalmente, relatam fatos e realizam comentários durante as histórias. Algumas necessitam aprimorar um pouco mais sua linguagem oral: emitem sons ou monossílabos simples.

A maioria compreende e obedece às normas estabelecidas, exigindo de seus colegas o cumprimento das mesmas. Contudo, há aquelas que por momentos desrespeitam essas normas sendo necessária uma intervenção maior.

Em algumas brincadeiras é possível observar a relação de comparações (maior/menor, muito/pouco), temperatura (frio, quente) e noções temporais (amanhã, noite, dia), além de utilizar contagem oral.

Profª Karine Santana Andrade

Grupo 2



CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL “VOVÓ JANDIRA

Barra do Riacho, dezembro de 2008.

PERFIL DA TURMA

Encontram-se neste mês 18 crianças, sendo 10 meninas e 08 meninos. No decorrer do ano demonstraram-se serem crianças ativas, curiosas e participativas.

Habitualmente compartilham em grupo o desjejum, parquinho (brincadeiras dirigidas), almoço, escovação, banho, saída e, individualmente, algumas atividades dirigidas e momentos de conversa com as educadoras.

Em sua maioria apreciam atividades coletivas, observando com atenção os colegas. Questionam e comentam situações que lembram-se durante as tarefas propostas.

Nota-se o pleno desenvolvimento do jogo simbólico (faz-de-conta), onde a criança observa o que acontece à sua volta e reproduz em suas brincadeiras (por ex.: um montinho de areia transforma-se em bolo de aniversário). O egocentrismo ainda é presente, típico de sua idade, onde pensa que tudo gira ao seu redor e tem a ver com suas vontades. Além disso, é muito presente o “animismo”: atribuição de sentimentos humanos aos objetos à sua volta (ex.: está chovendo porque a nuvem está triste).

Em tempo futuro, percebo a necessidade de propor atividades direcionadas aos seguintes eixos:

· Natureza e sociedade: prevenção de acidentes, relacionamento com pequenos animais;

· Matemática: participação de jogos com composição de figuras, representações tridimensionais (altura, largura, comprimento).

Faz-se necessário respeitar o tempo de cada criança, pois cada ser é único, dotado de transformação com o meio que vive em seu relacionamento afetivo.

Profª Karine Santana Andrade

Grupo 2



sexta-feira, 29 de maio de 2009

Plaquinhas de regras

Encontrei estas plaquinhas de regras no blog abaixo, onde traz boas idéias referentes à evangelização de crianças.
Fonte: htpp://euevangelizocrianças.blogspot.com







domingo, 17 de maio de 2009

Filmes indicados



Crianças Invisíveis (drama, 2005) fala de crianças, de vítimas, retratadas por sete curtas em vários cantos do mundo (Brasil, Burkina-Faso, China, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Sérvia-Montenegro). Com isso, o filme concebido pela italiana Chiara Tilesi, com produção de Maria Grazia Cucinotta e Stefano Veneruso, emociona, faz o espectador chorar, estabelecer uma empatia com os personagens do trabalho infantil, da guerra, e da delinqüência. O filme traz alguns temas importantes na contemporaneidade, como educação e desigualdade, e fala sem complacência sobre adultos. De negligência, exploração, fraqueza, contradições.



O título remete à Torre de Babel, uma referência bíblica à idéia de pessoas que falam línguas diferentes e não conseguem estabelecer comunicação entre si. Babel (2006,142min) narra histórias ambientadas em quatro países de três continentes. O roteiro do filme nos faz refletir sobre várias questões que são comuns no nosso dia-a-dia. Entre elas o preconceito, as diferenças sociais, as dificuldades de comunicação e de entendimento entre povos diferentes. Dirigido por Alejandro González Iñárritu, traz: Brad Pitt, Cate Blanchett, Gael García Bernal, Adriana Barraza, Koji Yakusho, Rinko Kikuchi, Said Tarchani, Boubker Ait El Caid, Abdelkader Bara, Sfia Ait Benboullah, Mustapha Rachidi, Elle Fanning, Nathan Gamble, Clifton Collins Jr., Michael Peña









Forrest Gump (O contador de histórias) é um filme de 1994, do gênero drama, dirigido por Robert Zemeckis. Tom Hanks emociona os espectadores neste filme que ganhou 6 Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. Com direção de Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro) e Sally Field e Gary Sinise no elenco.







A Vida É Bela (La vita è bella, no original) é um filme italiano de 1997, do género comédia dramática, dirigido e protagonizado por Roberto Benigni. Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, Guido, filho de judeus, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Giusoé. Guido é um homem simples, inteligente e espirituoso, um pai amoroso, e graças a isso consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão participando de um jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos. Prêmios: Oscar (1999): Melhor Ator (Roberto Benigni), Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Canção Original.







O filme “À espera de um milagre” (1994), indicado ao Oscar (melhor filme) traz Tom Hanks como o guarda Paul Edgecomb. Milagres acontecem em lugares inesperados, mesmo no bloco de celas para o corredor da morte na Penitenciária Cold Mountain. Lá, jhon Coffey (Michael Clarke Duncan), um gentil e gigante prisioneiro com poderes sobrenaturais, traz um senso de espírito e humanidade aos seus guardas e colegas de cela.




Há pouco tempo assisti ao filme “Marcelino pão e vinho” (1954). Conta a velha história de um menino abandonado num mosteiro, é criado por 12 frades e que tinha a capacidade de conversar com Jesus Cristo. Nossa quanta emoção! Antigamente, nos derretíamos todos diante de tragédias. Hoje, as crianças gostam filmes do tipo “Tropa de elite” e ainda torcem para que muitos bandidos morram, de maneira bem sangrenta. O protagonista Pablito Calvo (Marcelino) faleceu em 2000 com 51 anos de idade. O filme teve menção honrosa no Festival de Cannes e recebeu o prêmio Urso de Prata em Berlim.









Filme iraniano "Filhos do Paraíso" (1997), do diretor Majid Majidi, ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro de 1999. É realmente um filme belíssimo, de fazer chorar os mais insensíveis corações. Ali é um menino lindo e pobre que perde o sapato da irmã Zahra quando tinha acabado de sair do conserto. Temendo a ira do pai, os irmãos decidem manter o acontecido em segredo e a irmã concorda em usar os sapatos (bem gastos) do irmão. No turno da manhã é ela quem usa o tênis, e, no meio do caminho de volta da escola, Zahra entrega-o ao irmão, que vai pra escola no turno da tarde. O filme dá de uma forma comovente, mas ao mesmo tempo sutil, uma lição do que é solidariedade, do respeito a leis e tradições, das desigualdades sociais, da nobreza de caráter, do esforço e do empenho. Prêmios: Melhor Filme Asiático (Festival Internacional de Cingapura); Melhor Filme Estrangeiro ( Festival Internacional de Newport); Prêmio do Júri (Grand Prix das Américas) e o Prêmio do Público ( Festival Internacional de Montreal), indicação ao Oscar (Melhor Filme Estrangeiro).

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Origem "Dia das Mães"

Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.

Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio ( de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa.

Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.

Nos Estados Unidos, a idéia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A idéia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.


Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas como objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estavam se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/historia_dia_das_maes.htm


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Aviso aos pais, filhos e internautas

Retirei essa mensagem do blog da Kelly Key (http://bloglog.globo.com/kellykey/)

Aviso a pais, filhos,tios e sobrinhos...
TODOS TÊM QUE LER ISTO E FAZER COM QUE SEUS FILHOS, SOBRINHOS
E MUITOS MENINOS E MENINAS O LEIAM TAMBÉM!
Após deixar seus livros no sofá ela decidiu comer um lanche e entrar online.
Conectou-se com o seu nome na tela: Docinho14. Revisou sua lista de amigos e viu que
seu amigo virtual Meteoro123 estava conectado. Ela enviou uma mensagem instantânea:
Docinho14: Oi. Que sorte que vc está aí! Pensei que alguém me seguia na rua hoje.
Foi esquisito mesmo!
Meteoro123: RISADA. Vc assiste muita TV. Por que alguém te seguiria?
Vc não mora em um bairro seguro?
Docinho14: Com certeza. RISADA. Acho que imaginei isso porque não vi ninguém quando virei.
Meteoro123: A menos que vc tenha dado teu nome online. Vc não fez isso, né?
Docinho14: Claro que não. Não sou idiota, vc já sabe.
Meteoro123: Você jogou vôlei depois do colégio hoje?
Docinho14: Sim e ganhamos!
Meteoro123: Ótimo! Contra quem?
Docinho14: Contra as Vespas do Colégio Sagrada Família. RISADA.
Seus uniformes são um nojo! Pareciam abelhas.. RISADA
Meteoro123: Como se chama teu time?
Docinho14: Somos os Gatos de Botas. Temos garras de tigres nos uniformes...
São muito legais.
Meteoro123: Você joga no ataque?
Docinho14: Não, jogo na defesa. Tenho que sair.
Tenho que fazer minha tarefa antes que cheguem meus pais.
Não quero que fiquem bravos. Tchau!


Quando apareceu, copiou e imprimiu.
Pegou uma caneta e anotou o que sabia de Docinho até agora:
Seu nome: Tatiane
aniversário: Janeiro 3, 1993.
Idade.: 13.
Cidade onde vive.: Santo Antônio da Platina, estado do Paraná.
Passatempos: vôlei , inglês, natação e passear nas lojas.
Além desta informação sabia que vivia em Santo Antônio da Platina porque lhe tinha contado recentemente.
Sabia que estava sozinha até as 6.30 PM todas as tardes até que os pais voltavam do trabalho.
Sabia que jogava vôlei nas quintas feiras de tarde com o time do colégio, os Gatos de botas.
Seu numero favorito, o 4, estava estampado na sua jaqueta.
Sabia que estava na oitava série no colégio Sebastião Paraná.
Ela tinha contado tudo em conversas online.
Agora tinha suficiente informação como para encontrá-la.
Tatiane não contou a seus pais sobre o incidente ao voltar do parque.
Não queria que brigassem com ela e que lhe impedissem voltar caminhando dos jogos de vôlei.
Os pais sempre exageram e os seus eram os piores. Ela teria gostado não ser filha única.
Na quinta feira Tatiane já tinha esquecido que alguém a seguia.
Seu jogo estava em plena ação quando de repente sentiu que alguém a observava.
Então lembrou. Olhou desde sua posição para ver um homem observando-a de perto.
Estava inclinado contra a cerca na arquibancada e sorriu quando o viu.
Não parecia alguém de quem temer e rapidamente fugiu o medo que sentiu.
Depois do jogo, ele sentou-se num dos bancos enquanto ela falava com o treinador.
Ela percebeu seu sorriso mais uma vez quando passou do lado.
Ele acenou com a cabeça e ela devolveu o sorriso.
Ele percebeu seu nome nas costas da camiseta. Sabia que a tinha achado.
Silenciosamente caminhou numa distância certa atrás dela. Eram só umas quadras até a casa
de Tatiane quando viu onde morava voltou logo ao parque para procurar seu carro.
Agora tinha que esperar. Decidiu comer algo até que chegou a hora de ir à casa de Tatiane.
Foi a uma lanchonete e sentou até a hora de começar seu objetivo.
Tatiane estava no seu quarto, mais tarde essa noite, quando ouviu vozes na sala. ’Tati, vem!’, chamou seu pai. Parecia perturbado e ela não imaginava o porquê. Entrou na sala e viu o homem do parque no sofá. ’Senta aí’, começou seu pai, ’este senhor nos acaba de contar uma história muito interessante sobre você’.
Tatiane sentou-se. Como poderia ele contar-lhes qualquer coisa? Nunca o tinha visto antes de hoje!
’Você sabe quem sou eu?’ perguntou o homem.
’Não’, respondeu Tatiane.
’Sou polícia e teu amigo do chat, Meteoro123’.
Tatiane ficou pasmada. ’É impossível! Meteoro123 é um menino de minha idade!
Tem 14. e mora em Minas Gerais !’.
O homem sorriu. ’Sei que eu disse tudo isso, mas não era verdade.
Veja, Tatiane, tem gente na internet que se faz passar por garotos; eu era um deles. Mas enquanto alguns
o fazem para machucar crianças e jovens e fazer dano, eu sou de um grupo de pais que o faz para proteger
as crianças dos malfeitores. Vim te encontrar para te ensinar que é muito perigoso falar online. Você me
contou o suficiente sobre você como para eu te achar facilmente.. Você me deu o nome da tua escola, do
teu time e em que posição você joga.
O numero e o teu nome na jaqueta fizeram que eu te encontrasse rapidinho.
Tatiane gelou. ’Você quer dizer que não mora em Minas Gerais ?’.
Ele riu. ’Não, moro em Santo Antonio da Platina. Você se sentiu segura achando que morava longe, né?’
’Eu tinha um amigo cuja filha era como você. Só que ela não teve tanta sorte. O cara a encontrou e a assassinou enquanto estava sozinha em sua casa. Se ensina as crianças e jovens a não dizer pra ninguém quando que eles estão sozinhos, porém contam isso o tempo todo pela internet. As pessoas maldosas te enganam para tirar informação de aqui e de lá online. Antes de que você saiba você já lhes contou o suficiente como para ele te achar sem você perceber. Espero que você tenha aprendido uma lição disto e que não o faças de novo. Conta a outros sobre isto para que também estejam seguros’.
’Prometo que vou contar!’.


Essa noite, Tatiane e seus pais ajoelharam-se juntos e agradeceram a Deus por protegê-la do que poderia ter sido uma situação trágica.
Infelizmente, o mundo em que vivemos hoje é perigoso demais!
TODO CUIDADO É POUCO.
POR ISSO, CUIDADO COM AS INFORMAÇÕES QUE VC PASSA NO ORKUT OU MSN.




Marcadores

educação (108) Educação Infantil (84) atividade (76) relatório (64) 2011 (56) arte (50) criatividade (47) comportamento (44) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) mensagem (37) 2012 (34) maquiagem (33) avaliação (32) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) história (14) 2016 (13) 2024 (13) filho (12) 2026 (11) alfabetização (11) educação especial (11) estilo (11) 2014 (10) Lettering (10) Otávio (10) culinária (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) 2025 (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) berçário (6) matemática (6) música (6) planejamento (6) autismo (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) caneta (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) caligrafia (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) forma geométrica (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) papelaria (3) reflexão (3) Batucadan (2) Mary Kay (2) Posca (2) Stabilo (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) ficha (2) inclusão (2) labirinto (2) mural (2) números (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) a (1) afro (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) c (1) capa (1) capacitismo (1) cartaz (1) cirurgia (1) cis (1) combinados (1) comida (1) copa (1) creme (1) crianças (1) dengue (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) futebol (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) indígena (1) kit (1) l (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) marca página (1) moda (1) molin (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) normas (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) resenha (1) review (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais