Redigi este relatório sobre minha atual turma de 2 anos (Grupo II).
Obs.: Todos os meus relatórios estão postados aqui no blog. Não envio nem escrevo relatórios para terceiros.
......................................
O
grupo II-B, composto por 18 crianças, atualmente está com 10 meninas e 08
meninos, sendo que apenas uma menina frequenta o ambiente escolar
integralmente. São crianças assíduas, faltando geralmente somente quando
adoecem.
Ao
chegar à instituição escolar, os pais deixam as crianças no portão principal
sendo recebidas pela monitora, onde são encaminhadas para sala de aula sendo
recepcionadas por mim. As crianças já conhecem o combinado de deixar sua bolsa
sobre a mesa e as garrafinhas de água na bandeja para depois sentarem-se no
tatame para o momento da rodinha de conversa ou cantigas. Algumas crianças, por
terem um comportamento mais ativo e extrovertido, costumam ignorar esse
combinado, ficando pulando ou mexendo em alguns objetos pela sala. Preciso
sempre estar chamando a atenção para que essas crianças lembrem-se dessa norma
da sala.
Durante
as rodinhas de conversa, todos os envolvidos (crianças ou adultos) conhecem e
utilizam os nomes dos colegas. Gostam de conversam sobre tudo, principalmente
sobre passeios feitos com familiares. A maioria escuta com atenção a fala do
colega, os demais, costumam relatar outros fatos ao mesmo tempo que escutam
outras falas.
Todas
as crianças conhecem as bolsas e garrafinhas dos demais colegas onde estão
sempre lembrando uns aos outros de guardar em seu devido local. Na sala há
disponível duas mesas com cadeiras onde intercalo grupinhos para o momento da
atividade. Quando proponho uma atividade coletiva costumo fazer no chão, pois
as mesas não comportam toda a turma num único momento. Ao término das
atividades ou brincadeiras oriento para a organização da sala, onde já conhecem
os devidos locais para guardar todo o material utilizado. Demonstram
cuidado com os materiais utilizados durante as atividades e objetos produzidos
individualmente ou em grupo.
Neste
período foram trabalhadas atividades relacionadas ao projeto “Família de
Leitores” e confeccionamos objetos com sucata para ilustrar o painel coletivo
da escola com o tema “Cultura Nordestina”. As crianças apresentaram-se naturalmente curiosas,
participando com afinco das atividades.
Com
relação à linguagem oral as crianças estão desenvolvendo bem sua dicção e
também não tiveram dificuldade para expressar suas necessidades. São
bastante comunicativos. Sempre relatam fatos de seu cotidiano seja durante as
brincadeiras ou numa roda de conversa. Mesmo aquelas que antes quase não se ouvia sua voz,
agora comunica-se com um pouco mais de desenvoltura, de maneira simples.
Contar
histórias é um momento muito prazeroso para a turma, principalmente quando
envolvem personagens animais. A biblioteca é um ambiente muito apreciado pelas
crianças, onde ouvem histórias associando com algum momento de sua vida.
Com
relação à psicomotricidade que engloba esta faixa etária, a música e o
movimento possibilitaram o desenvolvimento da coordenação global dos educandos.
É possível, perceber que os alunos, já fazem uso do equilíbrio, o que vem
ampliando progressivamente a destreza para deslocarem-se no espaço em
atividades que exijam movimentos como, correr, pular, engatinhar, arrastar,
rolar e etc.
A turma,
além das atividades habituais em sala, também participa semanalmente de aulas
de Múltiplas Linguagens, onde também são oferecidos materiais diversificados
para as atividades artísticas. Apreciam muito quando lhe são oferecidos
materiais com texturas diferentes e tintas. Tento sempre expor suas produções
coletivas pelo corredor próximo à sala de aula, já as produções individuais
deixo expostas na própria sala.
O momento
do parquinho é muito aguardado pelas crianças. Deixam os sapatos guardados na
sal e me ajudam levar um saco com sucatas (pás, latas, baldinhos, carrinhos,
potes) para brincarem na areia. Já conseguem juntar-se em grupinhos para
organizar as brincadeiras onde oriento sobre cuidados necessários durante essas
brincadeiras num local mais aberto.
Costumam
circular por diferentes locais na escola. às vezes peço que formem filas,
outras peço que andem de mãos dadas com os colegas, outras deixam que andem
mais livremente, vivenciando diferentes maneiras de se relacionarem-se.
Os
momentos de refeição são bem agradáveis. A monitora e eu sempre ajudamos no
momento de servir e oriento para provar novos alimentos ou no caso de rejeição,
para que deixe num canto do prato. Percebo que não apreciam quando lhe são
servidos alimentos mais incrementados como arroz temperado, strogonofe,
preferindo os mais simples como arroz branco, salada, empanado, feijão.
As crianças
que faziam uso de fraldas já utilizam o banheiro corretamente. Como na sala tem
um banheiro, já possuem autonomia para utilizarem sozinhos, sendo orientados
para fazerem a higienização correta.
A turma
não tem um momento para o sono, entretanto apenas uma criança ainda necessita
desse tempo. Costuma dormir em qualquer lugar quando o sono chega (mesmo no
refeitório). A monitora o encaminha para a sala preparando um cantinho com
colchonete para que possa repousar.
O
relacionamento entre as crianças costuma ser bastante agitado, devido seu
comportamento ativo e questionador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!