Google Tradutor

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

2º Perfil deTurma (2 anos)

Redigi este relatório sobre minha atual turma de 2 anos (Grupo II).
Obs.: Todos os meus relatórios estão postados aqui no blog. Não envio nem escrevo relatórios para terceiros.
......................................

O grupo II-B, composto por 18 crianças, atualmente está com 10 meninas e 08 meninos, sendo que apenas uma menina frequenta o ambiente escolar integralmente. São crianças assíduas, faltando geralmente somente quando adoecem.

Ao chegar à instituição escolar, os pais deixam as crianças no portão principal sendo recebidas pela monitora, onde são encaminhadas para sala de aula sendo recepcionadas por mim. As crianças já conhecem o combinado de deixar sua bolsa sobre a mesa e as garrafinhas de água na bandeja para depois sentarem-se no tatame para o momento da rodinha de conversa ou cantigas. Algumas crianças, por terem um comportamento mais ativo e extrovertido, costumam ignorar esse combinado, ficando pulando ou mexendo em alguns objetos pela sala. Preciso sempre estar chamando a atenção para que essas crianças lembrem-se dessa norma da sala.

Durante as rodinhas de conversa, todos os envolvidos (crianças ou adultos) conhecem e utilizam os nomes dos colegas. Gostam de conversam sobre tudo, principalmente sobre passeios feitos com familiares. A maioria escuta com atenção a fala do colega, os demais, costumam relatar outros fatos ao mesmo tempo que escutam outras falas.

Todas as crianças conhecem as bolsas e garrafinhas dos demais colegas onde estão sempre lembrando uns aos outros de guardar em seu devido local. Na sala há disponível duas mesas com cadeiras onde intercalo grupinhos para o momento da atividade. Quando proponho uma atividade coletiva costumo fazer no chão, pois as mesas não comportam toda a turma num único momento. Ao término das atividades ou brincadeiras oriento para a organização da sala, onde já conhecem os devidos locais para guardar todo o material utilizado. Demonstram cuidado com os materiais utilizados durante as atividades e objetos produzidos individualmente ou em grupo.

Neste período foram trabalhadas atividades relacionadas ao projeto “Família de Leitores” e confeccionamos objetos com sucata para ilustrar o painel coletivo da escola com o tema “Cultura Nordestina”. As crianças apresentaram-se naturalmente curiosas, participando com afinco das atividades.

Com relação à linguagem oral as crianças estão desenvolvendo bem sua dicção e também não tiveram dificuldade para expressar suas necessidades. São bastante comunicativos. Sempre relatam fatos de seu cotidiano seja durante as brincadeiras ou numa roda de conversa. Mesmo aquelas que antes quase não se ouvia sua voz, agora comunica-se com um pouco mais de desenvoltura, de maneira simples.

Contar histórias é um momento muito prazeroso para a turma, principalmente quando envolvem personagens animais. A biblioteca é um ambiente muito apreciado pelas crianças, onde ouvem histórias associando com algum momento de sua vida.

Com relação à psicomotricidade que engloba esta faixa etária, a música e o movimento possibilitaram o desenvolvimento da coordenação global dos educandos. É possível, perceber que os alunos, já fazem uso do equilíbrio, o que vem ampliando progressivamente a destreza para deslocarem-se no espaço em atividades que exijam movimentos como, correr, pular, engatinhar, arrastar, rolar e etc.

A turma, além das atividades habituais em sala, também participa semanalmente de aulas de Múltiplas Linguagens, onde também são oferecidos materiais diversificados para as atividades artísticas. Apreciam muito quando lhe são oferecidos materiais com texturas diferentes e tintas. Tento sempre expor suas produções coletivas pelo corredor próximo à sala de aula, já as produções individuais deixo expostas na própria sala.

O momento do parquinho é muito aguardado pelas crianças. Deixam os sapatos guardados na sal e me ajudam levar um saco com sucatas (pás, latas, baldinhos, carrinhos, potes) para brincarem na areia. Já conseguem juntar-se em grupinhos para organizar as brincadeiras onde oriento sobre cuidados necessários durante essas brincadeiras num local mais aberto.

Costumam circular por diferentes locais na escola. às vezes peço que formem filas, outras peço que andem de mãos dadas com os colegas, outras deixam que andem mais livremente, vivenciando diferentes maneiras de se relacionarem-se.

Os momentos de refeição são bem agradáveis. A monitora e eu sempre ajudamos no momento de servir e oriento para provar novos alimentos ou no caso de rejeição, para que deixe num canto do prato. Percebo que não apreciam quando lhe são servidos alimentos mais incrementados como arroz temperado, strogonofe, preferindo os mais simples como arroz branco, salada, empanado, feijão.

As crianças que faziam uso de fraldas já utilizam o banheiro corretamente. Como na sala tem um banheiro, já possuem autonomia para utilizarem sozinhos, sendo orientados para fazerem a higienização correta.

A turma não tem um momento para o sono, entretanto apenas uma criança ainda necessita desse tempo. Costuma dormir em qualquer lugar quando o sono chega (mesmo no refeitório). A monitora o encaminha para a sala preparando um cantinho com colchonete para que possa repousar.

O relacionamento entre as crianças costuma ser bastante agitado, devido seu comportamento ativo e questionador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Marcadores

educação (102) Educação Infantil (80) atividade (71) relatório (61) 2011 (56) arte (47) comportamento (43) criatividade (43) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) 2012 (34) mensagem (34) maquiagem (33) avaliação (29) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) 2016 (13) filho (12) história (12) alfabetização (11) estilo (11) 2014 (10) 2024 (10) Otávio (10) culinária (10) educação especial (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) Lettering (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) planejamento (6) autismo (5) berçário (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) música (3) papelaria (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) forma geométrica (2) matemática (2) mural (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) Stabilo (1) a (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) caligrafia (1) caneta (1) capa (1) cartaz (1) cirurgia (1) comida (1) creme (1) crianças (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) kit (1) l (1) labirinto (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais