Nome da criança foi trocado para preservar identidade.
Ao
ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a
conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores,
novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da
observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu
sucesso e suas conquistas.
No
sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Paulo,
juntamente com sua família, acompanhei através de observações e
registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e
descobertas.
Paulo é uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um sorriso no
rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir
algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com comportamento
muito ativo. Estou sempre conversando com ele e direcionando quanto às
normas para que tenha mais cuidado e não se machuque. Reconhece a
maioria das cores e algumas letras do alfabeto.
Percebi
que ainda costuma ficar disperso em atividades quando todos estão
envolvidos coletivamente, além de necessitar de um maior cuidado com sua
agilidade e coordenação motora global.
No
que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da
independência e autonomia, observei que Paulo é uma criança que
demonstra uma imagem positiva de si, onde realiza suas atividades com
confiança. Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com alguns
adultos do CMEB, onde se sente aceita, ouvida, cuidada e amada.
Através
das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Paulo participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e
situações de interações onde está desenvolvendo uma motricidade
saudável. Aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem
movimentos e situações de interações, onde interage com desenvoltura nas
brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Gosta de
ouvir músicas, cantar e dançar.
Com
o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades
criativas foram favorecidas, pois vem demonstrando apreciar: pintar;
desenhar; modelar e brincar com materiais de construção e pinos de
encaixe.
Neste
período, Paulo ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão
com desenvolvimento no processo de interação com as pessoas. A criança é
capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente,
interagindo verbalmente. Também manifesta interesse em manusear livros,
revistas e materiais escritos diversos.
Paulo ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando
experiências através das quais reconhece partes do corpo e percebe
algumas características e funções. Consegue identificar os elementos
principais que constituem sua família. Demonstra interesse pelas plantas
e hortas do CMEB. Demonstra ter incorporado hábitos de higiene: lavar
as mãos antes e depois das refeições, além depois de utilizar o
sanitário, escovação. Aprecia brincar no parquinho com areia, argila,
pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza, além de gostar de
observar os animais, as plantas, a chuva, o vento e a natureza em geral.
Por
meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Paulo demonstra
estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos (embaixo/ em
cima, dentro/fora, pouco/muito).
Para
que nossas crianças pudessem avançar em suas conquistas e interações,
procuramos envolvê-las em projeto que estimulem seus interesses e
necessidades. Ao longo do ano letivo, desenvolvemos dentre outras
atividades pedagógicas os Projetos: “Vila sem cárie”, “Encantando-se com
poemas e poesias de Cecília Meireles”, “Brincadeiras de criança como é
bom”, “Cantando e aprendendo com a música”, todos com o objetivo de
promover o pleno desenvolvimento de suas capacidades afetivas,
cognitivas, físicas, emocionais e sociais. A família vem sendo nossa
grande parceira neste histórico escolar da vida de Paulo, construído
aqui no CMEB Álvaro Souza.
Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEB durante todo o ano letivo, com interesse e participação.
...............................................................................
Ao
ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a
conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores,
novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da
observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu
sucesso e suas conquistas.
No
sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Melissa,
juntamente com sua família, acompanhei através de observações e
registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e
descobertas.
Com
o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades
criativas foram favorecidas, pois explora diferentes materiais em suas
produções; além de demonstrar apreciar: pintar; desenhar; modelar e
brincar com materiais de construção.
No
que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da
independência e autonomia, observei que Melissa observa e explora o
ambiente, a natureza com atitude de curiosidade. Também demonstra
atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações
culturais (nos momentos sociais, teatros) apresentadas no CMEI. Tem
dificuldade no momento da organização da sala, em ajudar a guardar os
brinquedos nos lugares apropriados, demonstrando desânimo. Somente após
muita insistência minha que costuma ajudar um pouco os colegas.
Manifesta suas preferências, seus desejos e desagrados na interação com
os outros.
Através
das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Melissa participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e
situações de interações onde está desenvolvendo uma motricidade
saudável. Aprecia participar de jogos e brincadeiras que envolvem
habilidades motoras diversas, mesmo que antes observar os colegas para
depois se envolver na atividade, com desenvoltura, respondendo a
estímulos e fazendo imitações.
Neste
período, Melissa ampliou suas capacidades de comunicação e de
expressão, onde houve desenvolvimento no processo de interação com as
pessoas. A criança é capaz de participar de situações nas quais: ouve
atentamente histórias contadas e por mim, manifesta interesse em
manusear livros, revistas e materiais escritos diversos.
Melissa ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando
experiências através das quais: reconhece partes do corpo e percebe
algumas características e funções; identifica os elementos que
constituem sua família; descreve os elementos que compõe a paisagem
local. Demonstra ter incorporado hábitos de higiene ao lavar as mãos
antes e depois das refeições, na escovação. Aprecia brincar com areia,
argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza no momento do
parquinho.
Por
meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Melissa demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos
(embaixo/ em cima, dentro/fora, pouco/muito); tem noção de quantidade;
realiza tentativas de cálculo mental simples; além de identificar
algumas características das formas geométricas (triângulo, quadrado e
circulo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!