Google Tradutor

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

2º Relatório Individual

  • Nome da criança foi trocado para preservar identidade.

Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Paulo, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Paulo é uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um sorriso no rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com comportamento muito ativo. Estou sempre conversando com ele e direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado e não se machuque. Reconhece a maioria das cores e algumas letras do alfabeto.

Percebi que ainda costuma ficar disperso em atividades quando todos estão envolvidos coletivamente, além de necessitar de um maior cuidado com sua agilidade e coordenação motora global.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Paulo é uma criança que demonstra uma imagem positiva de si, onde realiza suas atividades com confiança. Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com alguns adultos do CMEB, onde se sente aceita, ouvida, cuidada e amada.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Paulo participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações onde está desenvolvendo uma motricidade saudável. Aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onde interage com desenvoltura nas brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Gosta de ouvir músicas, cantar e dançar.

Com o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades criativas foram favorecidas, pois vem demonstrando apreciar: pintar; desenhar; modelar e brincar com materiais de construção e pinos de encaixe.

Neste período, Paulo ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão com desenvolvimento no processo de interação com as pessoas. A criança é capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo verbalmente. Também manifesta interesse em manusear livros, revistas e materiais escritos diversos.

Paulo ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais reconhece partes do corpo e percebe algumas características e funções. Consegue identificar os elementos principais que constituem sua família. Demonstra interesse pelas plantas e hortas do CMEB. Demonstra ter incorporado hábitos de higiene: lavar as mãos antes e depois das refeições, além depois de utilizar o sanitário, escovação. Aprecia brincar no parquinho com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza, além de gostar de observar os animais, as plantas, a chuva, o vento e a natureza em geral.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Paulo demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos (embaixo/ em cima, dentro/fora, pouco/muito).

Para que nossas crianças pudessem avançar em suas conquistas e interações, procuramos envolvê-las em projeto que estimulem seus interesses e necessidades. Ao longo do ano letivo, desenvolvemos dentre outras atividades pedagógicas os Projetos: “Vila sem cárie”, “Encantando-se com poemas e poesias de Cecília Meireles”, “Brincadeiras de criança como é bom”, “Cantando e aprendendo com a música”, todos com o objetivo de promover o pleno desenvolvimento de suas capacidades afetivas, cognitivas, físicas, emocionais e sociais. A família vem sendo nossa grande parceira neste histórico escolar da vida de Paulo, construído aqui no CMEB Álvaro Souza.

Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEB durante todo o ano letivo, com interesse e participação.

 ...............................................................................

 Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.

No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Melissa, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.

Com o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades criativas foram favorecidas, pois explora diferentes materiais em suas produções; além de demonstrar apreciar: pintar; desenhar; modelar e brincar com materiais de construção.

No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Melissa observa e explora o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade. Também demonstra atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais (nos momentos sociais, teatros) apresentadas no CMEI. Tem dificuldade no momento da organização da sala, em ajudar a guardar os brinquedos nos lugares apropriados, demonstrando desânimo. Somente após muita insistência minha que costuma ajudar um pouco os colegas. Manifesta suas preferências, seus desejos e desagrados na interação com os outros.

Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Melissa participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações onde está desenvolvendo uma motricidade saudável. Aprecia participar de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas, mesmo que antes observar os colegas para depois se envolver na atividade, com desenvoltura, respondendo a estímulos e fazendo imitações.

Neste período, Melissa ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão, onde houve desenvolvimento no processo de interação com as pessoas. A criança é capaz de participar de situações nas quais: ouve atentamente histórias contadas e por mim, manifesta interesse em manusear livros, revistas e materiais escritos diversos.

Melissa ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais: reconhece partes do corpo e percebe algumas características e funções; identifica os elementos que constituem sua família; descreve os elementos que compõe a paisagem local. Demonstra ter incorporado hábitos de higiene ao lavar as mãos antes e depois das refeições, na escovação. Aprecia brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza no momento do parquinho.

Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Melissa demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos (embaixo/ em cima, dentro/fora, pouco/muito); tem noção de quantidade; realiza tentativas de cálculo mental simples; além de identificar algumas características das formas geométricas (triângulo, quadrado e circulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Marcadores

educação (102) Educação Infantil (80) atividade (71) relatório (61) 2011 (56) arte (47) comportamento (43) criatividade (43) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) 2012 (34) mensagem (34) maquiagem (33) avaliação (29) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) 2016 (13) filho (12) história (12) alfabetização (11) estilo (11) 2014 (10) 2024 (10) Otávio (10) culinária (10) educação especial (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) Lettering (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) planejamento (6) autismo (5) berçário (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) música (3) papelaria (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) forma geométrica (2) matemática (2) mural (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) Stabilo (1) a (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) caligrafia (1) caneta (1) capa (1) cartaz (1) cirurgia (1) comida (1) creme (1) crianças (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) kit (1) l (1) labirinto (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais