PROJETO “ENCANTANDO-SE COM POEMAS E POESIAS DE CECÍLIA MEIRELES”
Público Alvo: Grupos I, II, III, IV e V (Educação Infantil).
Turnos Envolvidos: matutino e vespertino.
Pessoas Envolvidas: alunos, pais, professoras, monitoras, supervisora e diretora.
Área de Abrangência: linguagem oral e escrita, artes, natureza e sociedade, matemática, música e movimento.
Tempo de Duração: seis meses.
JUSTIFICATIVA
Acreditando
que para ser transformadora, a educação precisa apoiar-se em momentos e
movimentos que visem dinamizar a leitura em ambientes alfabetizadores e
familiares, desenvolveremos este projeto com o intuito de propor aos
nossos alunos, elementos de uma aprendizagem efetiva, relevante e ao
mesmo tempo, atraente e estimulante.
A necessidade do
envolvimento dos pais e filhos nesse processo educativo visa despertar
nas crianças o gosto pela leitura e a oportunidade de praticarem
diversas formas de expressão artística, corporal e cultural das
potencialidades do ser humano.
OBJETIVO GERAL
Estimular
a criança através dos poemas e poesias visando ampliar o repertório
cultural, a ampliação do vocabulário e a expressão corporal e plástica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Desenvolver a linguagem oral e escrita,
* Ampliar repertório poético,
* Promover situações dentro da escola para que as crianças sintam-se convidadas a ocupar o papel de poetas,
* Produzir trabalhos com artes explorando e manipulando diferentes materiais,
* Perceber as rimas das poesias,
* Privilegiar o aspecto lúdico, a sonoridade e a imaginação,
* Incentivar os alunos a lerem, mesmo de maneira não-convencional,
* Proporcionar momentos de leitura em família,
* Expressar sensações, sentimentos e pensamentos.
ETAPAS DO PROJETO
* Estudo do projeto pelo grupo para o devido conhecimento do mesmo, * Divulgação do projeto para a equipe escolar e com as crianças,
* Apresentação dos poemas e poesias através de leitura para as crianças.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
* Pesquisa sobre a autora, destacar a biografia de Cecília Meireles,
* Informativo para casa: biografia da autora,
* Roda de leitura,
* Apreciação de poesias e poemas,
* Confecção de cartaz com poemas e poesias da autora,
* Ilustração de poemas e poesias da autora,
* Roda de conversa,
* Exposição de cartazes com os poemas e poesias na sala de aula, corredores e demais espaços da escola,
* Desenho livre
* Recorte e colagem,
* Dramatização dos poemas e poesias,
* Modelagem,
* Recitar poemas e poesias,
* O aluno levará poemas e poesias da autora para casa onde será feita o momento de leitura em família,
* Comentário da criança sobre o momento de leitura em família,
* Exploração das formas geométricas,
* Exploração de letras e palavras significativas,
* Confecção de brinquedos com sucatas,
* Confecção de murais,
* Confecção de quebra-cabeças,
* Caça-palavras,
* Lista de poemas e poesias trabalhadas,
* Imitação dos personagens que aparecem nos poemas e poesias,
* Confecção de jogo de memória,
* Isogravura (impressão de imagem de uma superfície de isopor em outra),
* Molde vazado,
* Apresentações entre turmas em suas respectivas salas de aula.
PRODUTO FINAL
* Recital de poemas e poesias que será apresentado aos pais e demais pessoas envolvidas da escola. * Exposição das atividades realizadas pelos alunos.
REFERÊNCIAS
* Dicionário Aurélio.
* SEMED. Proposta Pedagógica de Aracruz. Setor de Educação Infantil, Aracruz, 2005.
Arnaldo
Nogueira Júnior. Releituras: resumo biográfico e bibliográfico.
Disponível em: . Acesso em:
07/05/2014.
* Antonio Miranda. Disponível em:
.
Acesso em: 19/02/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!