Obs.: Identidade da criança foi preservada. Primeiro parágrafo em comum referente ao perfil de turma.
Obs.: APEI: auxiliar de professor da Educação Infantil
->Criança 1
Encerramos o ano com os projetos ”Vila
sem cárie” e a “Comunidade de leitores”, com muito empenho e satisfação de todo
grupo e familiares, dando continuidade ao trabalho do Plano Geral da Ação
Didática com base na Proposta Pedagógica, respeitando o cuidar e educar. Nesse
semestre trabalhamos atividades seqüenciadas referentes ao poema “Leilão de
jardim, de Cecília Meireles” através de pinturas, colagens, molde vazado,
brincadeiras dirigidas, músicas, contação de histórias, cantinho da leitura com
livros de histórias variados, ilustrações com giz de cera ou
canetinha, apresentações,
além da exposição com o apoio dos familiares da comunidade escolar.
O EU, O OUTRO, O NÓS. É uma criança que vem ampliando seu
círculo de amizades, onde já brinca com todos na sala, o que permitiu ampliar
seu vocabulário. Entretanto, essa socialização ainda se dá de maneira
conflituosa, onde preciso intervir seja explicando-o as normas de convívio ou
ficando mais próxima dele. Costuma resolver seus conflitos sozinho, nem sempre
de maneira amigável; quando interfiro recusa minha ajuda, chora e tenta pegar o
brinquedo do colega somente para largar em outro local.
CORPO, GESTOS E
MOVIMENTOS. Constantemente testa seus
movimentos, principalmente na área externa como o parquinho. Participa com
desenvoltura e prazer dos momentos sociais, mostrando segurança ao realizar as
coreografias ensaiadas, com um sorriso no rosto, principalmente quando o
elogiamos. Vem se apropriando das normas de convívio, onde nem sempre consegue
compreendê-las, o que causa alguns conflitos com os colegas de sala.
TRAÇOS
SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS. Quando
estão dispostos materiais variados, aprecia riscar e testar marcas gráficas
sobre diferentes suportes. Entretanto, insiste em riscar as produções dos
demais colegas, quando o interrompo ri e tenta novamente riscar ou pegar o
material do colega para jogar no chão. Seu tempo de concentração é muito curto,
quando o chamo para participar de rodas de cantigas e danças, primeiro observa
o que faço e depois vai procurar um brinquedo.
ESCUTA,
FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. Reconhece quando o chamam
pelo nome, onde presta atenção ao comando, mesmo que nem sempre atende a eles.
Também reconhece o nome dos colegas quando o questiono e suas respectivas
mochilas. Seu tempo de concentração é muito curto, o que dificulta sua escuta
no momento da contação de histórias, pois preciso colocá-lo junto a mim ou da
apei Ana, caso contrário costuma mexer com os colegas ao lado ou tenta
conversar sobre outros assuntos tirando a concentração de todos. No faz de
conta, interage com todos, aceitando papéis no momento da brincadeira, mesmo
que em alguns momentos ocorrem atritos devido seu comportamento mais
entusiasmado e ativo.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES.
Continua explorando as
características dos objetos e materiais dispostos com desenvoltura, onde já
tenta empilhar ou montar peças de encaixe; só preciso intervir quando à
necessidade de compartilhar com os demais colegas sem atritos, mesmo seu interesse
sendo pouco nesse momento em grupo, preferindo as atividades que envolvam pula
e correr.
->Criança 2
Encerramos
o ano com os projetos ”Vila sem cárie” e a “Comunidade de leitores”, com muito
empenho e satisfação de todo grupo e familiares, dando continuidade ao trabalho
do Plano Geral da Ação Didática com base na Proposta Pedagógica, respeitando o
cuidar e educar. Nesse semestre trabalhamos atividades seqüenciadas referentes
ao poema “Leilão de jardim, de Cecília Meireles” através de pinturas, colagens,
molde vazado, brincadeiras e atividades dirigidas, músicas, contação de
histórias, cantinho da leitura com livros de histórias variados, ilustrações
com giz de cera ou canetinha,
apresentações, além da exposição com o apoio dos familiares da comunidade
escolar.
O EU, O OUTRO, O NÓS. É uma criança ativa e muito expressiva. Seu relacionamento tem evoluído
demonstrando mais afetuosidade durante os momentos coletivos, onde já fica em
pequenos grupos para compartilhar brinquedos e delegar papéis numa brincadeira.
Continua tendo boa aceitação com os alimentos oferecidos nessa instituição,
onde já prova o que antes tinha dificuldade em aceitar. Vem resolvendo seus
conflitos sem agressividade, costuma chamar a mim ou a apei Ana para ajudar
nesses momentos.
CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS. Continua apreciando
explorar ambientes externos, por exemplo quando estamos brincando de faz de
conta na quadra ou no ambiente gramado, onde explora com destreza os movimentos
de seu corpo em conjunto com os demais colegas. Vem apropriando-se da
compreensão das regras de convívio e, principalmente das regras durante as
atividades dirigidas, respeitando sem muito conflito quando preciso intervir.
TRAÇOS SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS. Continua apreciando deixar suas marcas
em diferentes suportes sempre que proponho esta atividade com muita
curiosidade, onde já não tenta somente imitar dos colegas como risca suas
próprias marcas para expor para o grupo. Seu tempo de concentração aumentou,
não necessitando tanto de minha intervenção para que eu tenha sua atenção para
coreografar uma música ou cantigas gesticuladas. Ensaia com alegria ritmos e
danças para o momento social, mesmo que nesse período com as demais crianças e
adultos da instituição, apresente timidamente, seja repetindo alguns gestos da
coreografia. Sua concentração para assistir vídeos também aumentou,
preferencialmente quando aparecem personagens com animais e músicas.
ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. Reconhece quando o
chamam pelo nome, onde presta atenção ao comando, mesmo que nem sempre atende a
eles. Também reconhece o nome dos colegas quando o questiono e suas respectivas
mochilas. Aprecia escutar histórias, onde sorri e reproduz sons dos animais ou
objetos que conhece quando aparece na história. Participa de roda de conversa
quando questionado algo, geralmente com palavras simples e gesticulações.
Durante as brincadeiras de faz de conta geralmente aceita os papéis que lhe são
propostos pelos outros colegas, onde interage com alegria e curiosidade, por
todo espaço também para socializar com os demais grupinhos formados durante a
brincadeira.
ESPAÇOS, TEMPOS,
QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES. Demonstra muita curiosidade quanto à
manipulação de objetos e materiais, onde prefere observar o que irei fazer
antes para depois reproduzir o que fiz. Reconhece partes de seu corpo quando o
questiono, onde indica com a mão onde está, nomeando-a oralmente. Faz
associação dos fenômenos da natureza com algo relacionado à sua vida, por exemplo
quando chove percebe que não poderá ir brincar no parquinho pois está molhado,
ou se faz muito sol lembra de um passeio que fez, ou se a mamãe lavou roupa e
colocou ao sol pra secar, ou se poderemos ir fazer alguma atividade de faz de
conta na área externa.
->Criança 3
Nesse
semestre trabalhamos atividades seqüenciadas referentes ao poema “Leilão de
jardim, de Cecília Meireles” através de pinturas, colagens, molde vazado,
brincadeiras e atividades dirigidas,
músicas, contação de histórias, cantinho da leitura com livros de histórias
variados, ilustrações com giz de cera ou canetinha, apresentações, além da exposição com
o apoio dos familiares da comunidade escolar.
O EU, O OUTRO, O NÓS. É uma criança que aumentou seu círculo
de amizades durante as brincadeiras, onde já se enturma com facilidade durante
os grupos que se formam na sala, ou mesmo quando estamos socializando com
outras turmas. Há casos em que numa brincadeira fica mais agitado e tenta
abraçar com mais euforia os colegas o que surge conflitos, nem sempre aceita
ser repreendido. Aumentou seu vocabulário onde se expressa com mais clareza
utilizando frases mais elaboradas do que antes no início do ano letivo. Mesmo
assim, ainda surge conflitos ao compartilhar brinquedos quando se faz
necessário numa atividade coletiva ou dirigida, na qual preciso intervir
conversando sobre a situação, o que nem sempre fica satisfeito e ainda assim
tenta puxar o objeto e ir para outro lugar. Ainda preciso intervir no momento
das refeições, pois costuma conversar e brincar esquecendo-se de se alimentar.
CORPO, GESTOS E
MOVIMENTOS. Continua
apreciando explorar ambientes externos, permitindo uma maior movimentação no
espaço com destreza e equilíbrio. Vem se apropriando da compreensão das normas
de convívio durante as brincadeiras em grupo. Participa das brincadeiras com
ritmos e danças com animação, onde imita gestos e coreografias nas quais
proponho, além de imitar também os colegas. Na apresentação dos momentos
sociais fica mais tímido esquecendo-se da coreografia ensaiada, onde bate
palmas e balança o corpo.
TRAÇOS
SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS. Ao utilizar os materiais
para grafar diferentes suportes, costuma olhar o que o colega ao seu lado
produziu e tenta reproduzir, mas já não se apropria do material dos demais
colegas. Continua gostando de cantar músicas e dançar suas coreografias, mas
fica um pouco mais tímido quando estamos apresentando para outras turmas
durante os momentos sociais. Ao fazer leitura de imagens com livros, revistas
ou histórias, mostra para um grupo de colegas e comenta fazendo associação a
algum fato de seu cotidiano no qual lembrou no momento.
ESCUTA,
FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. Durante um faz de conta,
solta sua imaginação interpretando seu papel na brincadeira com alegria e já
consegue delegar papéis para os demais colegas. Vem escutando mais as outras
crianças quando participa da roda de conversa, o que antes acabava interferindo
e cortando a fala dos demais.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E
TRANSFORMAÇÕES. Demonstra muita curiosidade quanto à
manipulação de objetos e materiais, onde explora sua utilização, quando
descobre algo novo vem mostrar tanto para os adultos da sala quanto também
compartilha a novidade com os colegas. Ao observar fenômenos relacionados à
chuva ou ao calor, só comenta algo caso algum colega faça relação senão
dificilmente demonstra interesse nesses acontecimentos.
->Criança 4
Encerramos
o ano com os projetos ”Vila sem cárie” e a “Comunidade de leitores”, com muito
empenho e satisfação de todo grupo e familiares, dando continuidade ao trabalho
do Plano Geral da Ação Didática com base na Proposta Pedagógica, respeitando o
cuidar e educar. Nesse semestre trabalhamos atividades seqüenciadas referentes
ao poema “Leilão de jardim, de Cecília Meireles” através de pinturas, colagens,
molde vazado, brincadeiras e atividades dirigidas, músicas, contação de histórias, cantinho
da leitura com livros de histórias variados, ilustrações com
giz de cera ou canetinha,
apresentações, além da exposição com o apoio dos familiares da comunidade
escolar.
O EU, O OUTRO, O NÓS. Vem ampliando seu círculo de amizades,
onde já brinca com todos na sala, às vezes prefere um grupo de colegas onde
fica por um tempo brincando. Essa interação permitiu a ampliação de seu
vocabulário, melhorando a comunicação de seus desejos e necessidades. Quando
surgem conflitos chama um dos adultos da sala para ajudar a solucionar o problema,
mesmo assim continua chorando numa tentativa de que suas vontades sejam
satisfeitas. Ainda tenho colocado-o entre os colegas quando vamos ao
refeitório, o que diminui sua saída do local para correr ou ir até a sala sem
um motivo aparente.
CORPO, GESTOS E
MOVIMENTOS. Ao
movimentar-se no espaço, continua apreciando explorar os ambientes externos, o
que faz com destreza e desenvoltura. Vem adquirindo uma melhor compreensão das
regras durante as atividades dirigidas, porém ainda preciso fazer intervenções para
evitar demais conflitos com os colegas.
TRAÇOS
SONS, FORMAS, CORES E IMAGENS. Nos momentos de cantigas ou
roda de conversas, seu tempo de concentração aumentou, poucas vezes preciso
intervir para direcionar seu olhar ao grupo quando necessário. Fica feliz
quando elogio suas produções e gosta de fazer comentários sobre o que produziu,
mesmo ainda sendo preciso lembrá-lo de variar os materiais utilizados para
traçar em suas produções. Nos ensaios para os momentos sociais, demonstra pouco
interesse, costumo ensaiar a coreografia antes junto ao grupo maior para depois
ensaiá-lo sozinho ou com um grupinho menor numa tentativa de prender sua
atenção para este momento, sem distrações.
ESCUTA,
FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO. Tem participado mais das
rodas de conversa e dos momentos de histórias onde relata cenas e personagens.
Nos momentos de faz de conta entra no mundo da imaginação, onde chama os
colegas pra participar da brincadeira e também aguarda os passos dos colegas.
No parquinho e em outros ambientes externos, solta mais sua imaginação aonde
vem próxima a mim para relatar seu mundo de faz de conta.
ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E
TRANSFORMAÇÕES. É uma criança que
consegue relacionar os fenômenos da natureza com fatos de seu cotidiano. Por
exemplo, quando chove sabe que não poderá ir ao parquinho por estar com a areia
molhada ou se está muito calor, poderemos fazer atividades na área externa
próxima à quadra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!