Google Tradutor

sábado, 11 de março de 2023

1º Relatório Avaliativo (2/3 anos)

Segue uma amostragem dos relatórios de desenvolvimento de minhas turmas da Educação Educação, com crianças na faixa etária entre 2/3 anos. 

De acordo com n osso Plano de Ensino, elaboro um texto de base de acordo com as observações e objetivos estabelecidos para o semestre para depois, de acordo com a especificidade de cada criança, relatar suas informações no relatório.

No primeiro parágrafo relato a rotina da turma, atividades permanentes e projetos a serem trabalhados.

Período de observação: 1° Semestre (06/02 a 14/07/2023)

*Nomes excluídos para preservar a identidade da criança.


- Criança 1

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, completa a ação da família e da comunidade. Com base nas normativas do Ministério da Educação (MEC), das Orientações Curriculares do Caderno Complementar, neste primeiro semestre de 2023 o Planejamento Pedagógico garantiu às crianças: horários de alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no solário da sala, momento social, momentos de leitura, interações na brinquedoteca e sala multiuso, construção de cartazes, atividades permanentes e sequenciadas, danças, modelagens, projetos Comunidade de Leitores e Formação Para a Vida.

Durante as interações de relacionamento com o outro, a criança está construindo relações de amizade, onde ajuda na organização dos brinquedos e materiais da sala depois de muito incentivo, também reconhece os pertences de alguns colegas.

Participa de maneira tímida das brincadeiras direcionadas, explorando o espaço com curiosidade. Costuma cumprir com os combinados em sala.

A criança aprecia testar suas marcas gráficas utilizando os materiais oferecidos, geralmente observando os colegas. Também participa com alegria atividades que envolvam modelagem, construções e pintura, mesmo preferindo ficar em seu espaço.

Nos momentos de contação de histórias e roda de conversas quase não ouço sua voz, pois mostra-se ser uma criança observadora, de personalidade comunicativa retraída, de pouca interação e baixa intimidade.

Seu raciocínio lógico-matemático vem sendo aprimorado de acordo com atividades que envolvam quantidade, espaço e tempo. Reconhece partes do corpo sinalizando com o dedinho quando realizo comentário.

A criança já faz uso do sanitário, de acordo com as orientações.


- Criança 2

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, completa a ação da família e da comunidade. Com base nas normativas do Ministério da Educação (MEC), das Orientações Curriculares do Caderno Complementar, neste primeiro semestre de 2023 o Planejamento Pedagógico garantiu às crianças: horários de alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no solário da sala, momento social, momentos de leitura, interações na brinquedoteca e sala multiuso, construção de cartazes, atividades permanentes e sequenciadas, danças, modelagens, projetos Comunidade de Leitores e Formação Para a Vida.

Durante as interações de relacionamento com o outro, a criança está construindo relações de amizade, onde ajuda na organização dos brinquedos e materiais da sala depois de muito incentivo, também reconhece os pertences de alguns colegas.

Participa das brincadeiras direcionadas, explorando todo espaço com destreza nos movimentos. A criança tem dificuldade em cumprir com os combinados em sala, deste modo quando volto sua atenção costuma chorar e gritar, demonstrando dificuldade de autorregulação, ou seja, diante de diferentes situações de conflito precisa de um tempo maior para adequar seu comportamento e emoções.

A criança aprecia testar suas marcas gráficas utilizando os materiais oferecidos, geralmente observando o colega ao lado. Porém, quando estamos realizando uma atividade coletiva, busca ter atenção somente para si, onde pega o material do colega ou tenta correr para atrás das mesas ou solário.

Nos momentos de contação de histórias e roda de conversas faz gesticulações ou realiza onomatopeias de acordo com os personagens apresentados.

Reconhece partes do corpo indicando quando realizo comentário. Alimenta-se sozinho.

A criança já faz uso do sanitário, de acordo com as orientações.


- Criança 3

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, completa a ação da família e da comunidade. Com base nas normativas do Ministério da Educação (MEC), das Orientações Curriculares do Caderno Complementar, neste primeiro semestre de 2023 o Planejamento Pedagógico garantiu às crianças: horários de alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no solário da sala, momento social, momentos de leitura, interações na brinquedoteca e sala multiuso, construção de cartazes, atividades permanentes e sequenciadas, danças, modelagens, projetos Comunidade de Leitores e Formação Para a Vida.

A criança tem dificuldades em interagir com outras crianças de maneira ativa, raros momentos que fica junto ao grupo, preferindo ficar mais ao longe. Quando tento leva-lo para perto do grupo ou mesmo chamo um colega para ficar perto dele, costuma levantar e ir para outro canto.

Apresenta déficits nas habilidades de comunicação verbais e não verbais, necessitando de suporte para a interação social. Fase oral bem presente, pois leva tudo que está ao seu alcance para a boca. Expressa-se através de balbucios e chora muito quando algo o desagrada.

Quando ofereço materiais para pintura e desenhos, costuma levar à boca ou simplesmente solta. Carrinhos ou brinquedos com rodas são seus prediletos, fica por muito tempo manuseando, nem sempre da maneira convencional.

Nas atividades com modelagem costuma colocar a massinha na boca, quando dou objetos para ajudar na brincadeira, solta a massinha e fica testando as possibilidades do material oferecido, porém na maioria das vezes chora ou me empurra para que procure outro objeto de seu agrado ou que pare o contato físico.

Nos momentos de contação de histórias e roda de conversas, fica longe do grupo, em geral ao fundo da sala. Já ao final desse semestre percebo que por poucas vezes leva seu olhar ao alto e se vira para onde o grupo está, assim percebo que está ouvindo a história.

A criança ainda faz uso de fraldas, pois está aprendendo a controlar seu esfíncter.

Obs.: Criança diagnosticada com TEA desde 2022.


- Criança 4

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, completa a ação da família e da comunidade. Com base nas normativas do Ministério da Educação (MEC), das Orientações Curriculares do Caderno Complementar, neste primeiro semestre de 2023 o Planejamento Pedagógico garantiu às crianças: horários de alimentação, parquinho, brincadeiras recreativas no solário da sala, momento social, momentos de leitura, interações na brinquedoteca e sala multiuso, construção de cartazes, atividades permanentes e sequenciadas, danças, modelagens, projetos Comunidade de Leitores e Formação Para a Vida.

Durante as interações de relacionamento com o outro, observei que a criança costuma ficar em cantinhos com menos movimentação, procura por algum objeto mexendo de maneira não convencional. No parquinho esboça sorrisos ao explorar os brinquedos propostos, mesmo de maneira não convencional.

Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas coletivas. Nas atividades individuais, realiza a proposta junto à mim, sorri quando a elogio e vai pro solário. Mostra-se inquieta e agitada por todo o tempo conosco na turma. Quando sai da sala, percorre por toda escola e chora se a desagradamos.

A criança testa suas marcas gráficas utilizando os materiais oferecidos, por um tempo mais curto que as outras crianças, mesmo com meu incentivo. Geralmente coloca esses materiais na boca, o que precisa ter um adulto sempre perto para que isso não aconteça.

Nos momentos de contação de histórias e roda de conversas dificilmente escuto sua voz. Fica de longe observando o que estamos fazendo. Quando a trazemos para junto do grupo, tenta correr e se insistimos na sua presença, chora e bate palmas, ficando por um tempo.

Reconhece partes do corpo quando realizo comentário, olhando para onde eu citei.

Dificuldade em alimentar-se sozinha, por ficar brincando, porém consegue levar o alimento à boca quando tenta. Nem sempre aceita a alimentação, assim um adulto da sala sempre fica perto para incentivá-la seja oralmente quanto levando a comida à sua boca.

A criança ainda faz uso de fraldas, pois está aprendendo a controlar seu esfíncter.

Obs.: Em conversa com a mãe, foi sugerido uma consulta com especialista para esclarecer características específicas da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Marcadores

educação (93) Educação Infantil (70) atividade (68) relatório (58) 2011 (56) arte (44) comportamento (43) criatividade (41) desenvolvimento (41) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) 2012 (34) mensagem (34) maquiagem (33) bebê (29) 2013 (28) avaliação (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) cosmético (16) 2018 (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) brincadeira (14) coordenação motora (14) 2016 (13) filho (12) história (12) alfabetização (11) estilo (11) 2014 (10) Otávio (10) culinária (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) Lettering (8) conteúdo (8) cores (7) educação especial (7) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) autismo (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) planejamento (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) berçário (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) lei (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) mãe (3) música (3) papelaria (3) projeto (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) forma geométrica (2) matemática (2) mural (2) máscara (2) olhos (2) rímel (2) saúde bucal (2) 2024 (1) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Stabilo (1) a (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) caligrafia (1) caneta (1) capa (1) cartaz (1) cirurgia (1) comida (1) creme (1) crianças (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) experiência (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) kit (1) l (1) labirinto (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) planilha (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais