Google Tradutor

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

3º Relatório Avaliativo (2 anos)

Relatórios avaliativos de minha turma de grupo II (2 anos), do ano de 2013 em Educação Infantil.
Obs.: Para preservar identidade das crianças substitui por um nome fictício.
Os relatórios abaixo foram redigidos de acordo com o texto encontrado neste link "Tópicos Avaliativos".
.......................................................................
CRIANÇA 1
Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.
No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Maria, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Maria demonstra uma imagem positiva de si, realizando suas atividades com confiança.
A criança desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração, onde ajuda a guardar os brinquedos nos lugares apropriados, além de manter a sala organizada e arrumada, caso se faça necessário, sem maiores intervenções.
Demonstra atitudes de interesse, respeito e participação pelas manifestações culturais apresentadas no CMEB, onde interagiu de forma prazerosa com todos durante as atividades propostas nos projetos desenvolvidos pela escola.
Maria costuma ser uma criança com comportamento calmo, apreciando momentos de privacidade e quietude. Entretanto, em momentos de brincadeiras livres, já demonstra preferência por ficar mais próxima de determinados colegas, mostrando um comportamento mais agitado em conseqüência do momento.
Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEB durante todo o ano letivo, com interesse e participação, sempre dispostos a ouvir minhas colocações, se necessário, ou mesmo relatando fatos da menina.
Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Maria participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações. Está desenvolvendo uma motricidade saudável, usando convenientemente gestos e ritmos corporais diversos durante as brincadeiras e atividades propostas, principalmente nas coletivas.
É uma criança que gosta de ouvir comentários e ser valorizada sobre seus esforços, costumando sorrir quando a elogio.
Em momentos de rodinha de cantigas e brincadeiras cantadas com coreografias percebo que Maria tem capacidade de imitação e de memorização musical, onde ouve com atenção além de participar com desenvoltura e respondendo a estímulos.
Com o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades criativas foram favorecidas, pois demonstra apreciar: pintar; desenhar; modelar e brincar com materiais de construção.
Neste período, Maria ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão ao falar e escutar, onde é capaz de participar de situações nas quais: conversa naturalmente, interagindo verbalmente; ouve atentamente histórias contadas e lidas por mim, manifesta interesse em manusear livros, revistas e materiais escritos diversos; também se interessa e se envolve em situações que o professor realiza atos de escrita.
Nos momentos de rodinha, presta atenção para ouvir colocações do outro, realizando comentários sobre o que lê e escuta.
Maria ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais consegue distinguir alguns objetos ou seres de acordo com suas formas, cores e sons. Realiza tentativa para compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta. Reconhece partes do corpo e percebe suas características e funções.  Demonstra interesse e respeito pelo meio ambiente, sempre curiosa por tudo à sua volta. Demonstra ter incorporado hábitos de higiene, pois lembra-se de lavar as mãos após usar o sanitário e antes das refeições, questiona na volta do refeitório se irei dar a escovinha para a sua higienização bucal. Acredito que esses hábitos ficaram mais visíveis após o desenvolvimento de atividades referentes ao projeto sobre higiene bucal desenvolvido por toda equipe pedagógica da instituição.
Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos;  tem noção de quantidade apesar de ainda não reconhecer o símbolo numérico. 

CRIANÇA 2
Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.
No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de João, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que João demonstra uma imagem positiva de si. Estabeleceu vínculos afetivos com os colegas e com os adultos do CMEB de maneira descontraída e alegre.
A criança desenvolveu atitudes de ajuda e colaboração, sempre que um colega necessita de sua ajuda mostra-se disponível. Demonstra vontade própria para intervir no meio em que está. Demonstra desejo de independência no que se refere às ações cotidianas.
Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, João participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações. Está desenvolvendo uma motricidade saudável, onde aprecia participar de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas. Gosta de ouvir comentários e ser valorizado sobre seus esforços. Fica muito feliz quando proponho atividades que envolvam música e dança, participando ativamente nesses momentos, tendo capacidade de imitação e memorização musical.  Interessa-se pela escuta de diferentes gêneros e estilos musicais
Com o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades criativas foram favorecidas, pois explora diferentes materiais em suas produções. Demonstra apreciar: pintar; desenhar; modelar e brincar com materiais de construção;
Neste período, João ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão, com desenvolvimento no processo de interação com as pessoas.
A criança é capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo verbalmente.
Sua curiosidade o faz manifestar interesse em manusear livros, revistas e materiais escritos diversos.
João ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais: realiza tentativa para compreender as coisas e os acontecimentos à sua volta; distingui alguns objetos, seres, formas, cores, sons e odores. Tem capacidade para descrever os elementos que compõe a paisagem local. No momento do parquinho ou em atividades feitas em ambiente externos à sala, aprecia brincar com areia, argila, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza; além de gostar de observar os animais, as plantas, a chuva, o vento e a natureza em geral.
Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras João demonstra ser capaz de pensar e refletir sobre o real vivido e o concebido; está construindo gradativamente os conceitos matemáticos; tem noção de quantidade.

CRIANÇA 3
Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com outras pessoas, descobrindo, à sua maneira, novos valores, novas experiências e novas aprendizagens as quais acompanho através da observação e do registro, compartilhando com seus familiares, seu sucesso e suas conquistas.
No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Maria, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que Maria demonstra uma imagem positiva de si, onde realiza suas atividades com confiança e valorizando suas características físicas. É uma criança que manifesta seus desejos e emoções de forma intencional na interação com o outro, além de apreciar momentos de privacidade e quietude. Quando necessário, ajuda a guardar os brinquedos nos lugares apropriados, algumas vezes através de minha orientação.
Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Maria participa de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações onde está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa de jogos e brincadeiras que envolvem habilidades motoras diversas com desenvoltura, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Usa convenientemente gestos e ritmos corporais diversos, deslocando-se no espaço com destreza, sem ajuda. Gosta de ouvir comentários e ser valorizada sobre seus esforços. Gosta de ouvir musica, cantar e dançar, além de ter capacidade de imitação e de memorização musical. Também aprecia confeccionar materiais sonoros de sucata.
Com o desenvolvimento de trabalhos com Artes Visuais suas capacidades criativas foram favorecidas, pois demonstra apreciar: pintar; desenhar; modelar e brincar com materiais de construção e com sucata.
Neste período, Maria ampliou suas capacidades de comunicação e de expressão ao falar, escutar, ler e escrever, com desenvolvimento no processo de interação com as pessoas. A criança é capaz de participar de situações nas quais: conversa naturalmente, interagindo verbalmente; ouve atentamente histórias contadas e lidas por mim; além de manifestar interesse em manusear livros, revistas e materiais escritos diversos. É capaz de elaborar perguntas simples e respostas claras, o que lhe proporcionou incorporar novas expressões, permitindo prestar atenção para ouvir colocações do outro.
Maria ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais identifica os elementos que constituem sua família, além de demonstrar ter incorporado hábitos de higiene pessoal e bucal.
Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Maria demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos, tem noção de quantidade.
Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEB durante todo o ano letivo sempre dispostos a ouvir minhas colocações, se necessário, ou mesmo relatando fatos da menina. Maria mostrou-se alérgica no decorrer das aulas, onde neste final de ano, após exames específicos, foi confirmada sua alergia a corantes industrializados (por exemplo, iogurte ou sorvete de morango), não havendo maiores problemas com os naturais (colorífico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Marcadores

educação (102) Educação Infantil (80) atividade (71) relatório (61) 2011 (56) arte (47) comportamento (43) criatividade (43) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) 2012 (34) mensagem (34) maquiagem (33) avaliação (29) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) 2016 (13) filho (12) história (12) alfabetização (11) estilo (11) 2014 (10) 2024 (10) Otávio (10) culinária (10) educação especial (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) Lettering (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) planejamento (6) autismo (5) berçário (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) música (3) papelaria (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) forma geométrica (2) matemática (2) mural (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) Stabilo (1) a (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) caligrafia (1) caneta (1) capa (1) cartaz (1) cirurgia (1) comida (1) creme (1) crianças (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) kit (1) l (1) labirinto (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais