1-PESCARIA: Uma
bacia com água, peixes de plástico e varinhas de pescar. Uma pessoa de cada
equipe terá 30 segundos para tentar pescar. Quem conseguir mais peixes será o
vencedor.
2-CORRIDA
DAS FRUTAS: Cada equipe terá uma árvore e suas frutas. Uma criança
de cada equipe terá que correr e colar as frutas em sua árvore. O objetivo é
ver quem consegue colar todas as frutas primeiro, tornando-se assim o vencedor.
3-DERRUBA
LATAS: (uma pilha de latinhas de alumínio). Será escolhida uma
criança por equipe. O objetivo é ver que equipe consegue derrubar mais latinhas
com uma bolinha
4-CORRIDA
DO BAMBOLÊ: Serão escolhidas duas crianças de cada
equipe uma ficará parada para receber o bambolê e a outra correrá para levar o bambolê
(a criança que ficar parada terá que ficar dentro do bambolê). O objetivo é ver
quem consegue terminar todos os bambolês primeiro.
5-CORRIDA
DAS GARRAFAS: Cada equipe terá no mínimo três garrafas,
uma criança da equipe terá que levar uma garrafa por vez até o outro lado
rolando a garrafa. Quem conseguir levar primeiro todas as garrafas será o
vencedor.
6-COMPETIÇÃO
DA BOLINHA: Serão colocadas duas caixas por equipe. Uma
com bolinhas e a outra vazia. Dada a largada uma criança de cada equipe terá
que correr para levar as bolinhas para a caixa vazia. Quem conseguir levar mais
bolinhas em 30 segundos será o vencedor.
7-ROLA
COLCHÃO: Dois colchões e duas bexigas por equipe. Uma criança de
cada equipe terá que rolar no colchão e depois estourar a bexiga. Quem
conseguir estourar primeiro a bexiga será o vencedor.
8-DANÇA
DA LARANJA: Um casal por equipe. Cada casal terá que
dançar com uma laranja entre a testa dos dois com as mãos para trás. A equipe
que derrubar a laranja sai da dança. O objetivo é ver que equipe consegue ficar
mais tempo com a laranja na testa sem deixar cair.
9-CORRIDA
DA BOLINHA: Dois participantes por equipe, uma caixa com
bolinhas e um blusão por equipe. Um participante veste o blusão que deverá ser
amarrada embaixo para que as bolinhas não escapem, o outro buscara as bolinhas
e entregará nas mãos do que esta com o blusão que assim deve arrumar a bolinha
dentro. No final serão contadas quantas bolinhas cada equipe conseguiu esconder
no blusão, quem tiver mais é o vencedor.
10-CORRIDA
DA BOLINHA NA COLHER: Um participante por equipe. A equipe que
conseguir chegar até o ponto de chegada primeiro equilibrando a colher com a
bolinha na boca sem utilizar as mãos e sem deixar a bolinha cair será o
vencedor. (caso a bolinha caia terá que voltar para o ponto de partida e
começar novamente)
11-CORRIDA
PARA ENCHER A GARRAFA: Um participante por equipe. Cada equipe
tentará encher uma garrafa PET levando a água do balde até a garrafa correndo
com um copinho descartável de café que estará furado no fundo. Quem conseguir
em um minuto encher mais a garrafa será o vencedor.
12-VARAL
DOS BISCOITOS: Um participante por equipe. O participante
tentará comer o biscoito que estará amarrado em um varal sem poder utilizar as
mãos. Quem conseguir comer todo o biscoito primeiro será o vencedor.
13-CORRIDA
DO SAPATO: Cinco participantes por equipe. Todos terão que tirar os
sapatos e encostar de cara para uma parede, os sapatos serão embaralhados e
dada à largada cada participante terá que vestir seu sapato. A equipe que
conseguir vestir primeiro será o vencedor.
14-LANÇA
ARGOLAS: Cada equipe escolherá um participante que seja bom de
arremesso. Esse participante tentará acertar a argola no bico da garrafa. Quem
conseguir acertar mais argolas ganha.
15-DINÂMICA
DA BEXIGA NO PÉ: Cinco participantes por equipe. Cada
participante terá uma bexiga amarrada em seu pé direito e com o pé esquerdo
tentará estourar a bexiga da equipe adversária sem deixar que estourem a que
está amarrada ao seu pé. Quem estiver a bexiga estourada sai da brincadeira. A
equipe que ficar com mais bexigas cheias será o vencedor.
16-CARRINHO
DE MÃO: Trace duas linhas no chão, uma de largada e outra de
chegada. Os participantes dividem-se em pares e se colocam atrás da linha de
largada. Todos contam até três e um corredor de cada dupla se abaixa, estica as
pernas para trás e apoia as mãos no chão. O outro corredor levanta as pernas do
parceiro e as duplas começam a correr, um com os pés e o outro com as mãos.
Quem cair volta à posição de largada. Vence quem chegar primeiro à linha de
chegada.
17-BATATA-QUENTE
DOS BICHOS: Colocar as crianças em círculo. Elas terão de
passar um saco com os bichos de brinquedo dentro, enquanto a música é tocada.
Não vale demorar-se para passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser
passado de mão em mão. Quando a professora parar a música, a criança que
estiver com o saco na mão, retira um bicho sem ver, mostra a todos e deve
imitar o som e como este bicho se locomove.
18-PEGA-PEGA
DIFERENTE: dividir a turma em dois grupos e identifica-los com
lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor, os grupos
deverão pegar uns aos outros e a criança “pega” deverá ficar num espaço
delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram
pegas.
19-CAIXA-SURPRESA: com
uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a
fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas
crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças
descubram o que é.
20-QUE
SOM É ESSE? Usando faixas de TNT preto, vendar os olhos
dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas,
brinquedos, etc. a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.
21-PNEUS: esses
podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se
equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o
pneu de um determinado lugar até o outro sem deixa-lo cair.
22-ARREMESSO: o
professor fará uma linha no chão usando fita crepe e as crianças deverão
arremessar garrafinhas plásticas cheias de areia para frente. O professor irá
medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois,
em sala, poderá fazer um gráfico explicativo.
23-DENTRO
E FORA: fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir
que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser, o professor
poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos
adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar
apertados.
24-DE
ONDE VEM O CHEIRO? O professor irá passar perfume em um paninho
e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de
onde vem o cheiro.
25-TOCA
DO COELHO: dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem
duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do
professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre
sobrará uma criança fora da toca.
26-CAIXA
DE SENSAÇÕES: o professor pode encapar uma caixa de sapato
fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O
professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços
de lixa, tampinhas, caixinhas além de outros objetos e ir colocando-os por uma
das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique
o material.
Legalll muitooo boas as brincadeiras
ResponderExcluirParabéns! Muito boas as ideias!
ResponderExcluirAmei vou leva pra minha sala
ResponderExcluirótimo post sobre colegio objetivo zona norte SP, óimas dicas
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