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sábado, 14 de maio de 2022

Projeto Maleta Musical - Comunidade de Leitores

 

RESPONSÁVEIS:  Professoras dos grupos II, (Karine e Maria), equipe pedagógica.

PÚBLICO ALVO:  Famílias e crianças das turmas de GII, matutino e vespertino (2 anos).


APRESENTAÇÃO

 O projeto “Comunidade de leitores” é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Aracruz (Semed) que visa transformar a escola num espaço prazeroso, no qual a leitura faça parte da rotina das pessoas, onde abrange tanto a comunidade escolar quanto a comunidade social e familiar na qual a criança está inserida.

Assim o Projeto “Maleta Musical” consiste em dar continuidade nessa proposta de maneira lúdica para as crianças das turmas de grupos II, com o recurso pedagógico que eles mais amam: a música. Consiste em disponibilizar fichas de músicas e parlendas cantadas, num sistema de rodízio, para que as famílias leiam e cantem com as crianças. Para atingir esse objetivo, utilizamos uma maleta decorada onde serão colocados materiais necessários (fichas com letras das músicas/parlendas, pasta explicativa, fantoches, objetos que emitem sons) para a atividade propostas escolhidos previamente pelas equipe pedagógica de acordo com a faixa etária da turma.

 Sabemos que na Educação Infantil uma das capacidades a se trabalhar é o desenvolvimento da oralidade.

 Nesse sentido, entendemos que o Projeto Maleta Musical é uma forma lúdica e prazerosa de se ampliar o repertório das crianças aumentando suas possibilidades de comunicação e expressão (gestual, verbal, plástica, dramática e musical) e despertando o interesse pelos diversos gêneros literários.

Sendo assim, consideramos de fundamental importância desenvolver o Projeto Maleta Musical na instituição, pois através dele as crianças podem despertar a imaginação, a criatividade e o gosto pela leitura, além de oportunizar um momento de aproximação entre a família e a criança.

Com base no documento pedagógico  “Caderno Complementar” podemos salientar a exploração pedagógica em cada Campo de Experiência, como:

 

1.   O EU, O OUTRO E NÓS:

·  Instigar as crianças a construir/descobrir e desenvolver a  oralidade através da interação entre a turma e famílias,

·  Valorizar a participação de cada criança no desenvolvimento da atividade.

·  Ampliar as formas de comunicação.

 

2.    CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS:

·  Explorar o universo cultural e social das crianças.

·Promover a oportunidade para as crianças desenvolverem expressões a partir da música/cantiga cantada.

 

3.   TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS:

· Oportunizar o processo de observação de imagens, promovendo a interação ao participar da brincadeira cantada.

 

4.   ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO:

·  Promover a interação didático- pedagógico entre o professor e a criança, através da manifestação oral e áudio/visual da criança.

·  Incentivar o momento da fala e da escuta.

· Incentivar as crianças a cantarem cantigas populares, de acordo com sua faixa etária.

·  Conhecer diversificados ritmos/repertório musical.

 

5.   ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES,  RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES:
·  Desenvolver um diálogo com as crianças sobre o tempo e o espaço, situando-as a partir da musicalidade, onde vivem e convivem os  personagens descritos na cantiga/parlenda.
·  Demonstrar as crianças as possibilidade de contar e recontar as quantidades descritas nas cantigas, ou na quantidade cantigas cantadas pela turma em um determinado dia.
·  Observar e promover a ampliação dos conhecimentos de mundo físico e imaginário  das crianças.

 

 JUSTIFICATIVA

 A criança em idade pré-escolar está geralmente imersa em jogos simbólicos. Dessa     maneira, ela apresenta uma grande facilidade para interagir com as parlendas cantadas músicas apresentadas de maneira divertida descontraída. Essa interação amplia seu repertório simbólico partir disso também auxilia desenvolver sua compreensão da realidade.

 Esse processo se potencializa quando envolvemos a família no momento de leitura, pois no aconchego do colo dos familiares a criança deixa-se envolver ainda mais pelo encantamento das músicas e parlendas cantadas, que são embaladas pelos afetos que a cercam.

 Sendo assim, a proposta é envolver a família nesse projeto, a fim de promover o prazer de ler, ampliando as possibilidades das crianças desenvolverem o hábito pela leitura.


OBJETIVO GERAL

 Promover a integração entre a família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras das crianças atendidas pelo CMEI Cinderela, através de momentos lúdicos com a utilização de cantigas e parlendas infantis.

  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 · Desenvolver o gosto pela leitura;

· Conhecer parlendas/cantigas variadas;

· Ampliar o vocabulário;

· Despertar a imaginação e criatividade, a curiosidade, a comunicação e a auto- estima;

· Ampliar a visão de mundo;

· Desenvolvimento corporal e cognitivo

· Estímulo ao convívio social,

· Oportunizar a socialização

· Estimular a atenção e a memória.

  

METODOLOGIA

 · Maleta contendo uma ficha com letra da música e/ou parlenda proposta a ser socializada com a família e sua criança, pasta explicativa do projeto

· Família realizará a leitura com realização de momento lúdico com a criança cantando e dançando.

· Um adulto responsável pela criança registra na pasta como foi a vivência da atividade, como foi a participação da criança durante a cantiga.

· No dia marcado pela professora, retornar todo material à escola com muito zelo e capricho, pois outra criança irá realizar o projeto com sua família.

· A professora lerá o relato para a turma no momento da roda de conversa.

 

CRONOGRAMA

 O projeto será desenvolvido entre os meses de maio a novembro de 2022.


AVALIAÇÃO

 A avaliação deve ocorrer de forma contínua durante todo o processo e mediante observação diária das atitudes da criança em seu cotidiano, diante dos registros apresentados, assim como pelo entusiasmo e participação das famílias.

  

CULMINÂNCIA

·  Exposição dos registros feitos pelas crianças e famílias,

·  Produção de cartazes coletivos,

·  Apresentação de música/ parlenda em momento social.

·  Construção de instrumentos musicais pelas famílias.

 

 

REFERÊNCIAS

 BRASIL. A educação infantil na base nacional comum curricular (BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil . Acesso em 18/04/2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Infantil. Caderno complementar. Aracruz: 2020.


Obs. Esta parte irá numa folha, incluindo linhas até o final, para o registro da família, relatando as reações da criança, sua participação, pessoas presentes no momento, etc. A professora lerá  o registre para a turma.

Nesta parte a família pode fazer um desenho para a criança colorir ou deixá-la desenhar livremente, com referência à leitura realizada ou ao momento de interação com a família.

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