RESPONSÁVEIS: Professoras dos grupos II, (Karine e Maria), equipe pedagógica.
PÚBLICO ALVO: Famílias e crianças das turmas de GII, matutino e vespertino (2 anos).
APRESENTAÇÃO
O projeto “Comunidade de leitores” é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Aracruz (Semed) que visa transformar a escola num espaço prazeroso, no qual a leitura faça parte da rotina das pessoas, onde abrange tanto a comunidade escolar quanto a comunidade social e familiar na qual a criança está inserida.
Assim o Projeto “Maleta Musical” consiste em dar continuidade nessa proposta de maneira lúdica para as crianças das turmas de grupos II, com o recurso pedagógico que eles mais amam: a música. Consiste em disponibilizar fichas de músicas e parlendas cantadas, num sistema de rodízio, para que as famílias leiam e cantem com as crianças. Para atingir esse objetivo, utilizamos uma maleta decorada onde serão colocados materiais necessários (fichas com letras das músicas/parlendas, pasta explicativa, fantoches, objetos que emitem sons) para a atividade propostas escolhidos previamente pelas equipe pedagógica de acordo com a faixa etária da turma.
Sabemos que na Educação Infantil uma das capacidades a se trabalhar é o desenvolvimento da oralidade.
Nesse sentido, entendemos que o Projeto Maleta Musical é uma forma lúdica e prazerosa de se ampliar o repertório das crianças aumentando suas possibilidades de comunicação e expressão (gestual, verbal, plástica, dramática e musical) e despertando o interesse pelos diversos gêneros literários.
Sendo assim, consideramos de fundamental importância desenvolver o Projeto Maleta Musical na instituição, pois através dele as crianças podem despertar a imaginação, a criatividade e o gosto pela leitura, além de oportunizar um momento de aproximação entre a família e a criança.
Com base no documento pedagógico “Caderno Complementar” podemos salientar a exploração pedagógica em cada Campo de Experiência, como:
1. O EU, O OUTRO E NÓS:
· Instigar as crianças a construir/descobrir e desenvolver a oralidade através da interação entre a turma e famílias,
· Valorizar a participação de cada criança no desenvolvimento da atividade.
· Ampliar as formas de comunicação.
2. CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS:
· Explorar o universo cultural e social das crianças.
·Promover a oportunidade para as crianças desenvolverem expressões a partir da música/cantiga cantada.
3.
TRAÇOS,
SONS, CORES E FORMAS:
· Oportunizar o processo de observação de
imagens, promovendo a interação ao participar da brincadeira cantada.
4. ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO:
· Promover a interação didático- pedagógico entre o professor e a criança, através da manifestação oral e áudio/visual da criança.
· Incentivar o momento da fala e da escuta.
· Incentivar as crianças a cantarem cantigas populares, de acordo com sua faixa etária.
· Conhecer diversificados ritmos/repertório musical.
5. ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES:
· Desenvolver um diálogo com as crianças sobre o tempo e o espaço, situando-as a partir da musicalidade, onde vivem e convivem os personagens descritos na cantiga/parlenda.
· Demonstrar as crianças as possibilidade de contar e recontar as quantidades descritas nas cantigas, ou na quantidade cantigas cantadas pela turma em um determinado dia.
· Observar e promover a ampliação dos conhecimentos de mundo físico e imaginário das crianças.
JUSTIFICATIVA
A criança em idade pré-escolar está geralmente imersa em jogos simbólicos. Dessa maneira, ela apresenta uma grande facilidade para interagir com as parlendas cantadas e músicas apresentadas de maneira divertida e descontraída. Essa interação amplia seu repertório simbólico e a partir disso também auxilia desenvolver sua compreensão da realidade.
Esse processo se potencializa quando envolvemos a família no momento de leitura, pois no aconchego do colo dos familiares a criança deixa-se envolver ainda mais pelo encantamento das músicas e parlendas cantadas, que são embaladas pelos afetos que a cercam.
Sendo assim, a proposta é envolver a família nesse projeto, a fim de promover o prazer de ler, ampliando as possibilidades das crianças desenvolverem o hábito pela leitura.
OBJETIVO GERAL
Promover a integração entre a família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras das crianças atendidas pelo CMEI Cinderela, através de momentos lúdicos com a utilização de cantigas e parlendas infantis.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Desenvolver o gosto pela leitura;
· Conhecer parlendas/cantigas variadas;
· Ampliar o vocabulário;
· Despertar a imaginação e criatividade, a curiosidade, a comunicação e a auto- estima;
· Ampliar a visão
de mundo;
· Desenvolvimento corporal
e cognitivo
· Estímulo ao convívio social,
· Oportunizar a socialização
· Estimular a atenção e a memória.
METODOLOGIA
· Maleta contendo uma ficha com letra da música e/ou parlenda proposta a ser socializada com a família e sua criança, pasta explicativa do projeto
· Família realizará a leitura com realização de momento lúdico com a criança cantando
e dançando.
· Um adulto responsável pela criança registra
na pasta como foi a vivência da atividade, como foi a participação da criança durante
a cantiga.
· No dia marcado pela professora, retornar todo material
à escola com muito zelo e capricho, pois outra criança
irá realizar o projeto com sua família.
· A professora lerá o relato
para a turma no momento
da roda de conversa.
CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido entre os meses de maio a novembro de 2022.
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ocorrer de forma contínua durante todo o processo e mediante observação diária das atitudes da criança em seu cotidiano, diante dos registros apresentados, assim como pelo entusiasmo e participação das famílias.
CULMINÂNCIA
· Exposição dos registros feitos pelas crianças
e famílias,
· Produção de cartazes coletivos,
· Apresentação de música/ parlenda
em momento social.
· Construção de
instrumentos musicais pelas famílias.
REFERÊNCIAS
BRASIL. A educação infantil na base nacional comum curricular (BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil . Acesso em 18/04/2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Infantil. Caderno
complementar. Aracruz: 2020.
Nesta parte a família pode fazer um desenho para a criança colorir ou deixá-la desenhar livremente, com referência à leitura realizada ou ao momento de interação com a família.
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