Relatório referente a uma criança com TEA nível 1 com suporte não verbal, solicitado pela família no início do ano, antes da revisão da pedagoga.
*nome fictício, alterado.
As informações contidas nesse relatório referem-se a este
momento da vida escolar de Mitch, portanto estão sujeitas a mudanças
contínuas de acordo com o seu processo de desenvolvimento.
A turma do GII-A matutino é composta por 17 alunos, sendo que
essa faixa etária de 2 a 3 anos, requer muita atenção e cuidados, sendo
ainda crianças muito dependentes na rotina (alimentação, higienização, nas
atividades externas, além das atividades realizadas em sala).
Ao chegar à escola com sua mãe, Mitch entra na sala
tranquilamente, observando o que está à sua volta, geralmente dirige-se para o
fundo da sala ou num local onde as demais crianças não estão muito
concentradas.
Costumo colocar brinquedos ou livros para acolher a turma,
mas ele dificilmente pega algum, preferindo ficar próximo a uma mesa envolvido
em seus pensamentos mexendo com os dedinhos, mesmo a APEB (auxiliar de
professor da Educação Básica) ou eu chamando-o para interagir. Ainda não
desenvolveu hábitos e atitudes de socialização por vontade própria.
Durante as atividades coletivas, como contação de histórias e
brincadeiras dirigidas, costuma ficar no lado oposto do grupo, observando-nos
mesmo que indiretamente. Quando o chamamos para ficar próximo, balbucia sons
e/ou franze a testa mostrando estar incomodado. Permanece por alguns instantes,
mas se desviamos o olhar, Mitch novamente mantém distância. Nas atividades individuais, preciso sempre
voltar sua atenção, preferencialmente com indicações e falando somente seu
nome. Caso eu tente conversar com mais falas, ele sai de perto e busca outro
local para ficar.
Um ponto pertinente é que ele não suporta barulhos. Nos
momentos que cantamos ou coloco música, a criança costuma tampar os ouvidos e
fazer sons com a boca, numa tentativa de abafar sua audição. Sua reação é
sempre a mesma, seja quando coloco uma música mais tranquila ou agitada, ou
caso aumento ou abaixo um pouco mais o som.
É frequente sua tentativa de mexer no interruptor do
ventilador, onde puxa a cadeira para alcançá-lo. Fica por alguns minutos
concentrado observando o ventilador girando, até mesmo quando passa próximo de
outra sala, caso a porta esteja fechada, ele dá alguns passos para trás numa
tentativa de observar o ventilador quando está ligado. Também aprecia sair da
sala, passando pelo solário, e ver sua imagem no vidro da porta do solário da
sala ao lado, mostrando a língua ou observando seu corpo.
Quando estamos no parquinho, percorre por todo ambiente
escolar, entrando nas salas para explorar os espaços, se chegamos perto corre e
tenta se esconder.
Durante as refeições, Mitch alimenta-se sozinho, onde
orientamos na utilização do talher e incentivando a experimentar todos os
alimentos ofertados. Quando termina, caso ainda esteja com fome, leva sua
colher ao prato do colega ao lado para pegar um pouco e colocar no seu. Quando
há alguma desavença nesse momento, ele chora ou faz balbucios mostrando-se
irritado. Comumente não revida quando alguém discute com ele.
Ainda não ouvi sua voz, somente poucos balbucios. Quando
deseja algo, tenta pegar sozinho, ou quando não está ao seu alcance, fica olhando
aguardando nossa ajuda.
A família tem apresentado um ótimo acompanhamento, é
perceptível que seus pais têm muito carinho e afeto pelo mesmo. Excelente
parceria família x escola, além de buscar ajuda de especialistas numa tentativa
de resolução das dificuldades que ele possa apresentar.
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