Google Tradutor

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Relatório Descritivo TEA 2 anos

 Relatório referente a uma criança com TEA nível 1 com suporte não verbal, solicitado pela família no início do ano, antes da revisão da pedagoga.

*nome fictício, alterado.


As informações contidas nesse relatório referem-se a este momento da vida escolar de Mitch, portanto estão sujeitas a mudanças contínuas de acordo com o seu processo de desenvolvimento.

A turma do GII-A matutino é composta por 17 alunos, sendo que essa faixa etária de 2 a 3 anos, requer muita atenção e cuidados, sendo ainda crianças muito dependentes na rotina (alimentação, higienização, nas atividades externas, além das atividades realizadas em sala).

Ao chegar à escola com sua mãe, Mitch entra na sala tranquilamente, observando o que está à sua volta, geralmente dirige-se para o fundo da sala ou num local onde as demais crianças não estão muito concentradas.

Costumo colocar brinquedos ou livros para acolher a turma, mas ele dificilmente pega algum, preferindo ficar próximo a uma mesa envolvido em seus pensamentos mexendo com os dedinhos, mesmo a APEB (auxiliar de professor da Educação Básica) ou eu chamando-o para interagir. Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes de socialização por vontade própria.

Durante as atividades coletivas, como contação de histórias e brincadeiras dirigidas, costuma ficar no lado oposto do grupo, observando-nos mesmo que indiretamente. Quando o chamamos para ficar próximo, balbucia sons e/ou franze a testa mostrando estar incomodado. Permanece por alguns instantes, mas se desviamos o olhar, Mitch novamente mantém distância.  Nas atividades individuais, preciso sempre voltar sua atenção, preferencialmente com indicações e falando somente seu nome. Caso eu tente conversar com mais falas, ele sai de perto e busca outro local para ficar.

Um ponto pertinente é que ele não suporta barulhos. Nos momentos que cantamos ou coloco música, a criança costuma tampar os ouvidos e fazer sons com a boca, numa tentativa de abafar sua audição. Sua reação é sempre a mesma, seja quando coloco uma música mais tranquila ou agitada, ou caso aumento ou abaixo um pouco mais o som.

É frequente sua tentativa de mexer no interruptor do ventilador, onde puxa a cadeira para alcançá-lo. Fica por alguns minutos concentrado observando o ventilador girando, até mesmo quando passa próximo de outra sala, caso a porta esteja fechada, ele dá alguns passos para trás numa tentativa de observar o ventilador quando está ligado. Também aprecia sair da sala, passando pelo solário, e ver sua imagem no vidro da porta do solário da sala ao lado, mostrando a língua ou observando seu corpo.

Quando estamos no parquinho, percorre por todo ambiente escolar, entrando nas salas para explorar os espaços, se chegamos perto corre e tenta se esconder.

Durante as refeições, Mitch alimenta-se sozinho, onde orientamos na utilização do talher e incentivando a experimentar todos os alimentos ofertados. Quando termina, caso ainda esteja com fome, leva sua colher ao prato do colega ao lado para pegar um pouco e colocar no seu. Quando há alguma desavença nesse momento, ele chora ou faz balbucios mostrando-se irritado. Comumente não revida quando alguém discute com ele.

Ainda não ouvi sua voz, somente poucos balbucios. Quando deseja algo, tenta pegar sozinho, ou quando não está ao seu alcance, fica olhando aguardando nossa ajuda.

A família tem apresentado um ótimo acompanhamento, é perceptível que seus pais têm muito carinho e afeto pelo mesmo. Excelente parceria família x escola, além de buscar ajuda de especialistas numa tentativa de resolução das dificuldades que ele possa apresentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Marcadores

educação (102) Educação Infantil (80) atividade (71) relatório (61) 2011 (56) arte (47) comportamento (43) criatividade (43) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) 2012 (34) mensagem (34) maquiagem (33) avaliação (29) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) 2016 (13) filho (12) história (12) alfabetização (11) estilo (11) 2014 (10) 2024 (10) Otávio (10) culinária (10) educação especial (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) Lettering (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) planejamento (6) autismo (5) berçário (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) música (3) papelaria (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) forma geométrica (2) matemática (2) mural (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) Stabilo (1) a (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) caligrafia (1) caneta (1) capa (1) cartaz (1) cirurgia (1) comida (1) creme (1) crianças (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) kit (1) l (1) labirinto (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais