Segue algumas dicas que sigo (e outras que pesquisei na internet) ao redigir relatórios na área que trabalho. Lembrando que todo educador segue documentações para nortear seu trabalho pedagógico.
O relatório descritivo além de
avaliar a aprendizagem teórica infantil, leva em consideração o desenvolvimento
das habilidades sociais, psicológicas e linguísticas; onde avalia a evolução da criança ao longo do ano e quais pontos precisando ser aprimorados.
1. Observe diariamente
e anote tudo. Tenha sempre um caderninho
de fácil acesso ou grave áudios de fácil acesso.
2. Escolha o que vai
observar. Exemplo: Brincadeiras no pátio, grafismo, higiene, alimentação.
3. Defina o que
observar. Ex.: as interações, as narrativas...
4. Faça perguntas. Por
exemplo: Quais os avanços no período avaliado?
5. Utilize uma
linguagem clara e assertiva.
6. Aponte tanto os
pontos positivos do aluno, assim como as possibilidades de melhoria.
7. Evite julgamentos e
de forma alguma use expressões pejorativas. Evite: é esperto, é manhoso...,
portanto: ela demonstra, apresenta, mostra ações e comportamentos.
8. Evite comparações,
pois cada criança é única.
9. Procure ser
coerente e justo em sua avaliação.
10. Troque ideias e
reflexões com seus colegas. Discuta seu trabalho de maneira colaborativa analisando
as práticas ofertadas para garantir os objetivos de aprendizagem.
A Educação Infantil abrange cinco campos de experiências:
- O eu, o outro, o nós,
- Corpo, gestos e movimentos,
- Traços, sons, cores e formas,
- Escuta, fala, pensamento e imaginação,
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
FONTES:
- Caderno Complementar Aracruz. Disponível Aqui "Caderno Complementar"
- Blog Educa Mundo. Disponível em "Parecer Descritivo"
- Nova Escola. Disponível em "Relatórios Educação Infantil"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!