No
sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Pollyana,
juntamente com sua família, acompanhei através de observações e
registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e
descobertas.
Pollyana é uma criança muito ativa. Possui uma oralidade bem desenvolvida,
apesar de conversar com tom muito alto. Aprecia participar ativamente
de todas as atividades desenvolvidas, seja no individual quanto no
coletivo.
A
adaptação de Pollyana foi tranquila, enturmando-se sem maiores
problemas. É uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um
sorriso no rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades
em cumprir algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com
comportamento muito ativo. Estou sempre conversando com ela e
direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado e não se
machuque.
No
que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da
independência e autonomia, observei que Pollyana vem desenvolvendo
atitudes de ajuda e colaboração no decorrer das brincadeiras e em
momentos da organização da sala e materiais. Realiza suas atividades com
confiança e bastante atenção, preferencialmente quando são individuais
ou em pequenos grupos, costumando ficar disperso em atividades quando
todos estão envolvidos coletivamente.
Através
das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Pollyana aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem
movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma
motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a
estímulos e fazendo imitações. Porém, percebo a necessidade de
trabalhar um pouco mais sua agilidade e coordenação motora global.
Neste
período,Pollyana está ampliando suas capacidades de comunicação e de
expressão, sendo uma criança capaz de participar de situações nas quais
conversa naturalmente, interagindo verbalmente, apesar de gaguejar em
alguns momentos. Os momentos onde conto ou leio histórias torna-se muito
prazeroso para a criança: gesticula, imita sons e onomatopeias, sorri
durante todo o momento.
Pollyana ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando
experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene
pessoal como a escovação, lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e
após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros
elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro
ambiente externo (gramado), brincando de comidinha, casinha, salão.
Por
meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras Pollyana demonstra
estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos.
Nesse
semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos
educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota
conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser
construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento
infantil, através de muitas brincadeiras e interações.
.......................................................
No
sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de Roger, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e
registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas
e descobertas.
Roger mostrou-se choroso nos primeiros dias de aula, com dificuldade
para aceitar um carinho. A criança evita muito diálogo com colegas
preferindo permanecer sozinho nas brincadeiras livres. Contudo,
mostra-se mais receptivo quando participa das atividades coletivas onde
pula, salta, brinca, imita, etc. É uma criança que se comunica através
de gesticulações, porém necessita aprimorar sua oralidade, emitindo sons
dispersos o que dificulta em algumas vezes sua comunicação.
É
uma criança com temperamento muito ativo e agitado. Demonstra
agressividade em situações de conflito, onde usa meios físicos para
alcançar o que deseja. Tenho conversado muito com Victor Eduardo sobre
as normas e solicitando sua ajuda para que sua socialização seja mais tranquila.
No
que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da
independência e autonomia, observei que Roger observa e explora
o ambiente, a natureza com atitude de curiosidade. Realiza suas
atividades com confiança apesar de distrair-se facilmente, preferindo
atividades realizadas no coletivo. Ao realizar as tarefas, aparenta
desânimo e cansaço, partindo logo para as brincadeiras e outras
atividades.
Através
das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, Roger aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem
movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma
motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a
estímulos e fazendo imitações.
Nos
momentos onde conto ou leio histórias costuma pular, gesticular, imitar
sons, sorrindo durante todo o momento, porém seu tempo de concentração é
curto, o que o leva a sair das rodas de histórias para pegar um
brinquedo.
Roger vem ampliando seus conhecimentos sobre o meio social e natural
vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de
higiene pessoal como a lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e
após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros
elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro
ambiente externo (gramado).
Nesse
semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos
educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota
conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser
construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento
infantil, através de muitas brincadeiras e interações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!