2º Perfil Turma (4 anos)
A
turma do grupo IV-B matutino atualmente é composta por 20 crianças,
sendo 06 meninos e 14 meninas. São crianças assíduas, raramente faltam,
somente por motivo de doença ou outras necessidades pessoais. Nenhuma
criança frequenta o ambiente escolar no período integral e apenas 3
crianças necessitam utilizar o transporte escolar por residirem na área
rural.
Já
demonstram terem adquirido mais confiança e autonomia perante o grupo,
formando rodinhas de brincadeiras na sala onde uma criança compartilha
objetos e brinquedos com os demais. Também já é possível observar a
presença de líderes em alguns grupos durante as brincadeiras.
No
momento da entrada, as crianças juntamente com seus familiares ou
responsáveis, são recepcionados no portão da frente por uma funcionária,
em seguida, são acolhidas na porta da sala de aula por mim. Neste
momento, cumprimento e converso com os responsáveis sobre as crianças
de acordo com a necessidade do momento, a saída acontece da mesma forma.
Geralmente deixo livros de histórias ou pecinhas para recepcionar e em
seguida, faço o cabeçalho e rotina no quadro. Peço que as próprias
crianças deixem sua mochila pendurada na cadeira. Ao sair, vou chamando
as crianças na medida que seus familiares e responsáveis vão chegando.
Os
combinados vão acontecendo de acordo com a necessidade da turma dentro
da rotina, para garantir o desenvolvimento das crianças num ambiente de
respeito e harmonia.
Todas
as crianças reconhecem seus pertences como: mochila, brinquedos, roupas
e calçados. A maioria cuida de suas coisas e com outros é necessário
ficar mais atenta. Na organização e arrumação da sala e de outros
espaços da escola, todas as crianças participam, mas tem algumas que
demonstram resistência em ajudar na organização ficando pelos cantos.
Os
momentos de leitura acontecem na sala de aula, na biblioteca, no pátio
gramado. Nestes momentos além dos livros, usamos objetos, brinquedos
para enriquecer as histórias, sempre com gestos e expressões faciais bem
nítidos e fazendo sons. Observo que as crianças gostam mais das
histórias que falam de contos de fadas, animais, robôs e carros.
Apreciam manusear livros, revistas e encartes de supermercados.
As
atividades artísticas são em sua maioria realizadas no coletivo,
priorizando o trabalho em equipe. Essas atividades são expostas na sala
de aula, nas paredes do corredor e no mural destinado à exposição das
criações das crianças. Também gostam das atividades individuais
preferencialmente quando feitas com tintas e que possam ser discutidas
com os outros amigos quando coloco exposto num mural na sala.
A
maioria das crianças já reconhecem todo o alfabeto e numerais, ambos
ficam expostos em sala para visualização na altura das mesmas. Conseguem
fazer a escrita de seu nome com observação na ficha; alguns fazem a
escrita sem seu uso, onde ás vezes esquece alguma letra ou deixa
espelhada. Apreciam todas as atividades propostas, porém percebi que
preferem no coletivo ou quando feitas com tinta e cola colorida.
Costumam dispersar sua atenção quando são feitas individualmente, pois
ficam muito curiosos no que o outro está fazendo.
Sempre
tiramos um tempinho para cantar, seja com gestos ou mesmo batendo
palmas. Também adoram dançar, fazendo coreografias. Apresentam pouca
concentração nos momentos com DVDs, dispersam e buscam brincar com
outros materiais, acredito por ser uma turma bem ativa em suas
atitudes. Em geral, as crianças têm preferência por brincadeiras livres
de faz-de-conta na sala, livres no pátio gramado e no parquinho.
A
linguagem oral está sendo bem desenvolvida, conseguem transmitir
recados, conversam com naturalidade sobre fatos acontecidos em casa e
passeios.
Nos
momentos sociais realizam apresentações tanto para colegas,
funcionários como para os pais e comunidade local, com alegria e muita
curiosidade. Adoraram o momento na qual apresentamos a música “Super
Água” e sempre perguntam se vão dançar novamente. As atividades que
proponho sobre o projeto água esta sendo muito receptiva e já ouvi
comentários positivos com retorno dos familiares.
As
crianças interagem com a natureza constantemente, pois saímos da sala
para o parque onde temos areia, folhas, flores e árvores; no pátio
gramado onde também se encontram pequenos arbustos. Adoram observar
pequenos bichinhos como formigas e besouros, questionando o que estão
fazendo, para onde vão e imitando-os.
Durante
todas as atividades exploramos os conhecimentos matemáticos das
crianças. Seja numa brincadeira questionando noções (como
grande/pequeno, cheio/vazio, pesado/leve, duro/mole, áspero/macio,
etc.), exploramos as cores da natureza, nos brinquedos, nas peças de
encaixe, nas roupas, nas tintas e em outros, quantidades.
As
crianças brincam de faz-de-conta seja na sala ou mesmo no pátio
gramado onde se divertem muito. Neste ambiente demonstram suas
preferências por determinados brinquedos e colegas. No parquinho se
divertem no gira-gira, no escorregador, nos balanços e no tanque de
areia preparando “bolos e comidinhas”.
Exploram
todos os espaços da escola, visitam outras salas de aula, biblioteca,
pátio calçado, pátio gramado, quadra de areia, parquinho, corredor e
outros. Não utilizamos filas, nos organizamos de mãos dadas nos momentos
que vamos de um lugar para outro.
As
refeições acontecem no refeitório. Cada turma senta numa fileira de
mesas e sempre os acompanho. Todas as crianças se alimentam sozinhas
fazendo uso de colheres. Têm boa aceitação pelos alimentos oferecidos
pela escola, quando tem algo que elas não gostam, falam que não querem.
Estamos sempre incentivando-as a provarem novos alimentos. Não há
criança com intolerância à lactose ou outro alergia alimentar.
No
geral relacionam-se muito bem comigo, colegas e demais funcionários da
escola. Quando não querem compartilhar brinquedos, livros, espaços e
pertences, infelizmente algumas vezes reagem chorando, gritando, batendo
ou empurrando, desrespeitando assim os combinados da turma. Sempre que
isto acontece, elas são orientadas a pedir desculpas ao coleguinha e não
repetir este comportamento.
Realizam
com interesse as atividades propostas, falam sobre suas preferências,
demonstram também seus desagrados. A interação entre as crianças,
professora e demais funcionários acontece de maneira tranquila visando
sempre o desenvolvimento das crianças.
Em
relação às preferências e interesses das crianças posso afirmar que
elas gostam de ouvir músicas, cantar e dançar, mexer com tinta e cola
colorida, brincar com jogos de encaixe, parquinho, areia, bola, tanque
de areia, bonecas, carrinhos. Folhear revistas, livros e panfletos de
lojas e supermercados. Ouvir histórias, jogar bola, manusear fantoches.
Desenhar e pintar com diversos recursos como: canetinha, pincel
atômico, giz de cera, lápis de escrever e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!