Google Tradutor

quinta-feira, 23 de julho de 2015

2º Perfil Turma (4 anos)

A turma do grupo IV-B matutino atualmente é composta por 20 crianças, sendo 06 meninos e 14 meninas. São crianças assíduas, raramente faltam, somente por motivo de doença ou outras necessidades pessoais. Nenhuma criança frequenta o ambiente escolar no período integral e apenas 3 crianças necessitam utilizar o transporte escolar por residirem na área rural.

Já demonstram terem adquirido mais confiança e autonomia perante o grupo, formando rodinhas de brincadeiras na sala onde uma criança compartilha objetos e brinquedos com os demais. Também já é possível observar a presença de líderes em alguns grupos durante as brincadeiras.

No momento da entrada, as crianças juntamente com seus familiares ou responsáveis, são recepcionados no portão da frente por uma funcionária, em seguida, são acolhidas na porta da sala de aula por mim. Neste momento, cumprimento e converso com os  responsáveis sobre as crianças de acordo com a necessidade do momento, a saída acontece da mesma forma. Geralmente deixo livros de histórias ou pecinhas para recepcionar e em seguida, faço o cabeçalho e rotina no quadro. Peço que as próprias crianças deixem sua mochila pendurada na cadeira. Ao sair, vou chamando as crianças na medida que seus familiares e responsáveis vão chegando.

Os combinados vão acontecendo de acordo com a necessidade da turma dentro da rotina,  para garantir o desenvolvimento das crianças num ambiente de respeito e harmonia.

Todas as crianças reconhecem seus pertences como: mochila, brinquedos, roupas e calçados. A maioria cuida de suas coisas e com outros é necessário ficar mais atenta. Na organização e arrumação da sala e de outros espaços da escola, todas as crianças participam, mas tem algumas que demonstram resistência em ajudar na organização ficando pelos cantos.

Os momentos de leitura acontecem na sala de aula, na biblioteca, no pátio gramado. Nestes momentos além dos livros, usamos objetos, brinquedos para enriquecer as histórias, sempre com gestos e expressões faciais bem nítidos e fazendo sons. Observo que as crianças gostam mais das histórias que falam de contos de fadas, animais, robôs e carros. Apreciam manusear livros, revistas e encartes de supermercados.

As atividades artísticas são em sua maioria realizadas no coletivo, priorizando o trabalho em equipe. Essas atividades são expostas na sala de aula, nas paredes do corredor e no mural destinado à exposição das criações das crianças. Também gostam das atividades individuais preferencialmente quando feitas com tintas e que possam ser discutidas com os outros amigos quando coloco exposto num mural na sala.

A maioria das crianças já reconhecem todo o alfabeto e numerais, ambos ficam expostos em sala para visualização na altura das mesmas. Conseguem fazer a escrita de seu nome com observação na ficha; alguns fazem a escrita sem seu uso, onde ás vezes esquece alguma letra ou deixa espelhada. Apreciam todas as atividades propostas, porém percebi que preferem no coletivo ou quando feitas com tinta e cola colorida. Costumam dispersar sua atenção quando são feitas individualmente, pois ficam muito curiosos no que o outro está fazendo.

Sempre tiramos um tempinho para cantar, seja com gestos ou mesmo batendo palmas. Também adoram dançar, fazendo coreografias. Apresentam pouca concentração nos momentos com DVDs, dispersam e buscam brincar com outros materiais, acredito por ser uma turma bem ativa em suas atitudes. Em geral, as crianças têm preferência por brincadeiras livres de faz-de-conta na sala, livres no pátio gramado e no parquinho.

A linguagem oral está sendo bem desenvolvida, conseguem transmitir recados, conversam com naturalidade sobre fatos acontecidos em casa e passeios.

Nos momentos sociais realizam apresentações tanto para colegas, funcionários como para os pais e comunidade local, com alegria e muita curiosidade. Adoraram o momento na qual apresentamos a música “Super Água” e sempre perguntam se vão dançar novamente. As atividades que proponho sobre o projeto água esta sendo muito receptiva e já ouvi comentários positivos com retorno dos familiares.

As crianças interagem com a natureza constantemente, pois saímos da sala para o parque onde  temos areia, folhas, flores e árvores; no pátio gramado onde também se encontram pequenos arbustos. Adoram observar pequenos bichinhos como formigas e besouros, questionando o que estão fazendo, para onde vão e imitando-os.

Durante todas as atividades exploramos os conhecimentos matemáticos das crianças. Seja numa brincadeira questionando noções (como grande/pequeno, cheio/vazio, pesado/leve, duro/mole, áspero/macio, etc.), exploramos as cores da natureza, nos brinquedos, nas peças de encaixe, nas roupas, nas tintas e em outros, quantidades.

As crianças brincam de faz-de-conta seja na sala ou mesmo no pátio gramado onde se divertem muito. Neste ambiente demonstram suas preferências por determinados brinquedos e colegas. No parquinho se divertem no gira-gira, no escorregador, nos balanços e no tanque de areia preparando “bolos e comidinhas”.

Exploram todos os espaços da escola, visitam outras salas de aula, biblioteca, pátio calçado, pátio gramado, quadra de areia, parquinho, corredor e outros. Não utilizamos filas, nos organizamos de mãos dadas nos momentos que vamos de um lugar para outro.

As refeições acontecem no refeitório. Cada turma senta numa fileira de mesas e sempre os acompanho. Todas as crianças se alimentam sozinhas fazendo uso de colheres. Têm boa aceitação pelos alimentos oferecidos pela escola, quando tem algo que elas não gostam, falam que não querem. Estamos sempre  incentivando-as a provarem novos alimentos. Não há criança com intolerância à lactose ou outro alergia alimentar.

No geral relacionam-se muito bem comigo, colegas e demais funcionários da escola. Quando não querem compartilhar brinquedos, livros, espaços e pertences, infelizmente algumas vezes reagem chorando, gritando, batendo ou empurrando, desrespeitando assim os combinados da turma. Sempre que isto acontece, elas são orientadas a pedir desculpas ao coleguinha e não repetir este comportamento.    

Realizam com interesse as atividades propostas, falam sobre suas preferências, demonstram também seus desagrados. A interação entre as crianças, professora e demais funcionários acontece de maneira tranquila visando sempre o desenvolvimento das crianças.

Em relação às preferências e interesses das crianças posso afirmar que elas gostam de ouvir músicas, cantar e dançar, mexer com  tinta e cola colorida, brincar com jogos de encaixe, parquinho, areia, bola, tanque de areia, bonecas, carrinhos. Folhear revistas, livros e panfletos de lojas e supermercados. Ouvir histórias, jogar bola, manusear fantoches.  Desenhar e pintar com diversos recursos como: canetinha, pincel atômico, giz de cera, lápis de escrever e outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar sobre este post!

Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.

Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!

Marcadores

educação (102) Educação Infantil (80) atividade (71) relatório (61) 2011 (56) arte (47) comportamento (43) criatividade (43) desenvolvimento (42) produto testado (40) 2010 (38) informação (37) 2012 (34) mensagem (34) maquiagem (33) avaliação (29) bebê (29) 2013 (28) 2009 (25) 2019 (20) infantil (17) coordenação motora (16) cosmético (16) 2018 (15) brincadeira (15) 2015 (14) 2017 (14) 2021 (14) blog (14) 2016 (13) filho (12) história (12) alfabetização (11) estilo (11) 2014 (10) 2024 (10) Otávio (10) culinária (10) educação especial (10) bloco remoto (9) 2022 (8) 2023 (8) Lettering (8) conteúdo (8) cores (8) vídeo (7) 2008 (6) 2020 (6) planejamento (6) autismo (5) berçário (5) gravidez (5) jogo (5) pintura (5) saúde (5) Cecília Meireles (4) cartão (4) doença (4) gestação (4) jogos (4) lei (4) projeto (4) páscoa (4) receita (4) sorteio (4) TEA (3) borda (3) contagem (3) curiosidade (3) filme (3) fralda (3) lembrancinha (3) livro (3) lápis de cor (3) máscara (3) mãe (3) música (3) papelaria (3) Mary Kay (2) Posca (2) Vinícius de Moraes (2) aniversário (2) brinquedos (2) cabelo (2) dica (2) diário digital (2) educação fundamental (2) experiência (2) forma geométrica (2) matemática (2) mural (2) olhos (2) planilha (2) rímel (2) saúde bucal (2) CMEB (1) Cora Coralina (1) EMP (1) Jequiti (1) Plano de ensino (1) Stabilo (1) a (1) agradecimento (1) alfabeto (1) alimentação (1) anotações (1) apontador (1) ativismo (1) caligrafia (1) caneta (1) capa (1) cartaz (1) cirurgia (1) comida (1) creme (1) crianças (1) desfralde (1) dobradura (1) eletrodoméstico (1) encerramento (1) esmalte (1) estilo sobrancelha (1) faixa (1) gelatina (1) greve (1) higiene (1) identidade (1) kit (1) l (1) labirinto (1) leitura (1) lenço (1) linguagem (1) moda (1) mordida (1) móbile (1) natal (1) obras (1) oralidade (1) pais (1) palitoche (1) pandemia (1) parlenda (1) pomada assadura (1) quebra cabeça (1) regras (1) sobremesa (1) sucata (1) tireóide (1) técnica (1) viseira (1) água (1)

Filho Amado

Filho Amado
2012: 2 meses / 2014: 2 anos / 2016: 4 anos / 2020: 8 anos

FAMÍLIA

FAMÍLIA

botão redes sociais