1º Relatório
No sentido de contribuir para o
desenvolvimento integral de João, juntamente com sua família, acompanhei
através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela
mesma, suas conquistas e descobertas.
João é um menino que adaptou-se
com facilidade, logo que viu os companheiros de sala deu um sorriso e
aproximou-se. Percebi que em momentos que necessita ter concentração, apresenta
dificuldade em permanecer sentado e ficar parado num lugar por muito tempo.
Está sempre mexendo as mãos e/ou pés e desviando seu olhar para a janela,
dificilmente fixa seu olhar no colega quando estão numa conversa. A mãe
comunicou-me que João está sendo acompanhado por uma fonoaudióloga. Costuma
comunicar-se pouco, mais por gesticulações e palavras simples. Quando preciso
chamá-lo para realizar algumas tarefas, preciso falar seu nome várias vezes e
geralmente tomá-lo pela mão para encaminhar à atividade, pois parece estar
envolvido em seus pensamentos.
É uma criança alegre,
extrovertida, que está sempre com um sorriso no rosto durante todas as
atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir algumas regras em sala,
acredito por ser uma criança com comportamento muito ativo. Estou sempre
conversando com ele e direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado
e não se machuque.
No que se refere à formação da
identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei
que João vem desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração no decorrer das
brincadeiras e em momentos da organização da sala e materiais. Realiza suas
atividades com confiança e bastante atenção, preferencialmente quando são
individuais ou em pequenos grupos, costumando ficar disperso em atividades
quando todos estão envolvidos coletivamente.
Através das experiências
vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, João aprecia participar
de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações,
onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de
brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Porém, percebo a
necessidade de trabalhar um pouco mais sua agilidade e coordenação motora
global.
Neste período, João está
ampliando suas capacidades de comunicação e de expressão, sendo uma criança
capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo
verbalmente, apesar de gaguejar em alguns momentos. Os momentos onde conto ou
leio histórias torna-se muito prazeroso para a criança: gesticula, imita sons e
onomatopéias, sorri durante todo o momento.
João ampliou seus
conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através
das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como a escovação, lavar
as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com
areia, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza encontrados tanto no
parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado), brincando de comidinha,
casinha, salão.
Nesse semestre realizamos várias
atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado
de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de
leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo
de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e
interações.
2º Relatório
No sentido de contribuir para o desenvolvimento integral de José, juntamente com sua família, acompanhei através de observações e registros o processo de conhecimento vivido pela mesma, suas conquistas e descobertas.
José é um menino muito ativo em suas atitudes. Tem um temperamento explosivo: não suporta críticas, provocações e/ou rejeição, onde costuma usar meios físicos para alcançar o que deseja, demonstrando agressividade. Aprecia participar das atividades, mesmo dispersando sua atenção. Muito comunicativo, está sempre conversando comigo sobre assuntos variados e questionando atitudes dos colegas.
A adaptação de José foi tranqüila, enturmando-se sem maiores problemas. É uma criança alegre, extrovertida, que está sempre com um sorriso no rosto durante todas as atividades. Contudo, tem dificuldades em cumprir algumas regras em sala, acredito por ser uma criança com comportamento muito ativo. Estou sempre conversando com ela e direcionando quanto às normas para que tenha mais cuidado e não se machuque.
No que se refere à formação da identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que José vem desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração no decorrer das brincadeiras e em momentos da organização da sala e materiais. Realiza suas atividades com confiança e bastante atenção, preferencialmente quando são individuais ou em pequenos grupos, costumando ficar disperso em atividades quando todos estão envolvidos coletivamente.
Através das experiências vivenciadas no CMEB envolvendo movimento e música, José aprecia participar de ambientes desafiadores que envolvem movimentos e situações de interações, onda está desenvolvendo uma motricidade saudável. Participa ativamente de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. Porém, percebo a necessidade de trabalhar um pouco mais sua agilidade e coordenação motora global.
Neste período, José está ampliando suas capacidades de comunicação e de expressão, sendo uma criança capaz de participar de situações nas quais conversa naturalmente, interagindo verbalmente, apesar de gaguejar em alguns momentos. Os momentos onde conto ou leio histórias torna-se muito prazeroso para a criança: gesticula, imita sons e onomatopéias, sorri durante todo o momento.
José ampliou seus conhecimentos sobre o meio social e natural vivenciando experiências através das quais vem incorporando hábitos de higiene pessoal como a escovação, lavar as mãos ao chegar do parquinho, antes e após refeições. Aprecia brincar com areia, pedrinhas, gravetos e outros elementos da natureza encontrados tanto no parquinho quanto no outro ambiente externo (gramado), brincando de comidinha, casinha, salão.
Por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras José demonstra estar construindo gradativamente os conceitos matemáticos.
Nesse semestre realizamos várias atividades e também os seguintes projetos educativos: "O mundo encantado de Monteiro Lobato", "Água: cada gota conta" e "Família de leitores não nasce pronta, mas pode ser construída". Todos com o objetivo de promover o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.
3º Relatório
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!