A
turma do grupo II-B vespertino atualmente é composta por 19 crianças,
sendo 12 meninos e 7 meninas. São crianças assíduas, raramente faltam,
somente por motivo de doença ou outras necessidades pessoais, onde
apenas um menino vem faltando por estar afastado para tratamento médico.
Nenhuma criança frequenta o ambiente escolar no período integral e não
necessitam utilizar o transporte escolar por residirem nesta comunidade,
onde são trazidas pelos pais ou responsáveis vindo de carro, de
bicicleta e à pé.
Em
nossa turma trabalha uma professora e uma monitora, Magna, que auxilia o
trabalho com as crianças dentro e fora da sala de aula: colabora na
articulação das atividades e promove cuidados necessários para o bem
estar das crianças (como troca de fraldas, banho, alimentação, etc.)
Durante
o período de adaptação do grupo, a maioria das crianças chorou ao
despedir-se do familiar. Hoje, após minhas intervenções adquiriram mais
confiança cessando o choro, interagindo com naturalidade. Já aceitam
compartilhar os brinquedos entre si, porém ainda há casos de crianças
mais egocêntricas que precisam um pouco mais de minha intervenção para
compartilhar algum material com outros colegas, costumando segurar para
si e reagindo com choro caso alguém venha pedir o objeto.
No
momento da entrada, as crianças juntamente com seus familiares ou
responsáveis, são recepcionados no portão da frente por uma funcionária,
em seguida, são acolhidas na porta da sala de aula por mim pela
monitora. Neste momento, nos saudamos e conversamos com os responsáveis
sobre as crianças de acordo com a necessidade do momento, a saída
acontece da mesma forma. Pedimos que as próprias crianças deixem seu
material sobre a mesa e a garrafinha de água na bandeja, em seguida
aguardam os demais colegas no tatame. Ao sair, vamos entregando na
medida em que os responsáveis chegam, às vezes estamos numa roda de
cantigas ou mesmo conversando.
Os
combinados vão acontecendo de acordo com a necessidade da turma dentro
da rotina, para garantir o desenvolvimento das crianças num ambiente de
respeito e harmonia.
Todas
as crianças reconhecem seus pertences como: mochila, brinquedos, roupas
e calçados. A maioria cuida de suas coisas e com outros é necessário
ficar mais atenta. Na organização e arrumação da sala e de outros
espaços da escola, a maioria das crianças participa, mas tem algumas que
demonstram resistência em ajudar na organização.
Os
momentos de leitura acontecem na sala de aula, na biblioteca, no pátio
gramado. Nestes momentos além dos livros, usamos objetos, brinquedos
para enriquecer as histórias, sempre com gestos e expressões faciais bem
nítidos e fazendo sons. Observo que as crianças gostam mais das
histórias que falam dos animais e que possam ser cantadas, mesmo seu
tempo de concentração sendo curto. Apreciam manusear livros, revistas e
encartes de supermercados.
As
atividades artísticas são em sua maioria realizadas no coletivo,
priorizando o trabalho em equipe. Essas atividades são expostas na sala
de aula, nas paredes do corredor e no mural destinado à exposição das
criações das crianças.
Ainda
estão em fase de reconhecimento do alfabeto, que fica exposto na sala
de aula. Poucas reconhecem sua letra inicial. Costumam dispersar sua
atenção quando estamos em grupo grande. Tenho maior receptividade quando
chamo individualmente ou em grupos menores.
Sempre
tiramos um tempinho para cantar, seja com gestos ou mesmo batendo
palmas. Também adoram dançar, fazendo coreografias. Apresentam pouca
concentração nos momentos com DVDs, dispersam e buscam brincar com
outros materiais, acredito por ser uma turma bem ativa em suas
atitudes. Em geral, as crianças têm preferência por brincadeiras livres e
no parquinho.
A
linguagem oral está sendo bem desenvolvida, algumas, a maioria já se
expressam verbalmente, poucos só através de gestos e indicações.
Nos
momentos sociais realizam apresentações tanto para colegas,
funcionários como para os pais e comunidade local, com alegria e muita
curiosidade.
Elas
interagem com a natureza constantemente, pois saímos da sala para o
parque onde temos areia, folhas, flores e árvores; no pátio gramado
onde também se encontram pequenos arbustos. Adoram observar pequenos
bichinhos como formigas e besouros, questionando o que estão fazendo,
para onde vão e imitando-os.
Durante
todas as atividades exploramos os conhecimentos matemáticos das
crianças. Seja numa brincadeira questionando noções (como
grande/pequeno, cheio/vazio, pesado/leve, duro/mole, áspero/macio,
etc.), exploramos as cores da natureza, nos brinquedos, nas peças de
encaixe, nas roupas, nas tintas e em outros, quantidades.
As
crianças brincam de faz- de- conta na casinha de brinquedos onde se
divertem muito. Neste ambiente demonstram suas preferências por
determinados brinquedos e colegas. No parquinho se divertem no
gira-gira, no escorregador, nos balanços e no tanque de areia preparando
“bolos e comidinhas”.
Exploram
todos os espaços da escola, visitam outras salas de aula, biblioteca,
pátio calçado, pátio gramado, quadra de areia, parquinho, corredor e
outros. Não utilizamos filas, nos organizamos de mãos dadas nos momentos
que vamos de um lugar para outro.
As
refeições acontecem no refeitório. Cada turma senta numa fileira de
mesas e este momento é acompanhado por mim e pela monitora. Todas as
crianças já estão se alimentando sozinhas fazendo uso de colheres. Tenho
apenas um menino que ainda precisa de uma maior orientação quanto à
maneira de se alimentar, pois costuma “empurrar” a comida pela boca,
sujando muito as mãos, roupa e rosto. Têm boa aceitação pelos alimentos
oferecidos pela escola, quando tem algo que elas não gostam, falam que
não querem. Estamos sempre incentivando-as a provarem novos alimentos.
No
geral relacionam-se muito bem comigo, monitora, colegas e demais
funcionários da escola. Quando não querem compartilhar brinquedos,
livros, espaços e pertences, infelizmente algumas vezes reagem chorando,
gritando, batendo ou empurrando, desrespeitando assim os combinados da
turma. Sempre que isto acontece, elas são orientadas a pedir desculpas
ao coleguinha e não repetir este comportamento.
Realizam
com interesse as atividades propostas, falam sobre suas preferências,
demonstram também seus desagrados. A interação entre as crianças,
professora, monitora e demais funcionários acontece de maneira tranquila
visando sempre o desenvolvimento das crianças.
O
banho e a troca de fraldas acontecem de acordo com a necessidade de
cada criança. Neste momento, conversamos, cantamos, brincamos e as
crianças reagem muito bem. Primeiramente separamos a roupa limpa e/ou a
fralda que a criança vai vestir, separamos a toalha e os materiais de
higiene pessoal. No início do ano poucas tinham o controle dos
esfíncteres, agora apenas duas ainda necessita utilizar a fralda, mas já
encaminhamos para o banheiro quando possível reagindo com naturalidade e
aceitação.
Nossa
turma não acontece momento de repouso, pois as crianças não demonstram
sentir sono neste horário. Entretanto, duas crianças costumam ficar
sonolentas após o jantar. Colocamos dispostos colchões num canto da sala
para que possam repousar com tranqüilidade.
Em
relação às preferências e interesses das crianças posso afirmar que
elas gostam de ouvir músicas, cantar e dançar, mexer com tinta e cola
colorida, brincar com jogos de encaixe, parquinho, areia, bola, tanque
de areia, bonecas, carrinhos. Folhear revistas, livros e panfletos de
lojas e supermercados. Ouvir histórias, jogar bola, manusear fantoches.
Desenhar e pintar com diversos recursos como: canetinha, pincel
atômico, giz de cera, lápis de escrever e outros.
GOSTEI DO SEU BLOG E TENHO UM ARTIGO PARA VOCÊ
ResponderExcluirOlá Tudo Bem?
Primeiro! Quero me apresentar sou a Professora Rosimeire F. Oliveira
A minha especialidade é falar sobre Saúde, Bem Estar e Emagrecimento.
escrevo para alguns blogs e atualmente para o Beleza Blog (www.beleza.blog.br).
Achei muito interessante o seu blog, gostaria de contribuir com um artigo de minha autoria, o texto é totalmente gratuito e será relacionado à área de Beleza ou Emagrecimento ou Bem Estar.
Um assunto importante e atualmente muito buscado pelo público.
Para divulgação do meu trabalho o que necessito é de um link dentro do artigo.
Após o artigo ser publicado no seu blog eu divulgo na nossa rede que soma mais de 2 milhões de visualizações. Quer receber o plano de divulgação?
Para mim, será um prazer fazer parte do seu blog através desse artigo!
Quer receber um artigo para avaliação?
Aguardo sua resposta e estou a sua disposição!
Atenciosamente,
Professora Rosi Oliveira
Equipe Beleza Blog
prof.rosioliveira@gmail.com