1º Relatório Descritivo - 3 anos
No presente ano, no período vespertino, estou trabalhando com uma turma de 3 anos da Educação Infantil. Selecionei apenas três relatórios para postar, do total de dezessete crianças em minha turma.
* Nomes fictícios para preservar a criança.
1ª
CRIANÇA
No que se refere à formação da
identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que é
uma criança com comportamento muito ativo. Está sempre atenta a tudo a sua
volta e observando o que eu e a apei Ana estamos fazendo.
Costuma não aceitar e compreender
as solicitações dos adultos, tem dificuldade em cumprir regras. Mesmo depois da
seleção de alguns combinados em grupo (falar em tom baixo, respeitar o colega,
não empurrar na fila) ainda desrespeita essas normas. Sempre tenho conversado e
fiz algumas fichas com figuras para ficar mais visível na sala, mas percebo que
ainda tem dificuldade em respeitar esses combinados. Infelizmente algumas vezes
em disputa por um brinquedo, um pertence, um objeto empurra ou bate em seus
colegas, sendo assim, estamos sempre orientando a pedir desculpas e não agir
desta forma.
Quanto à alimentação, aceita
muito bem os alimentos oferecidos pelo CMEI, demonstra autonomia e firmeza para
manusear talheres e copos. No jantar, costuma dizer que não quer algo quando
lhe desagrada.
Nos momentos de leitura que
acontecem em alguns espaços da escola, como na sala de aula e na biblioteca,
preciso sempre lhe chamar atenção antes de iniciar a história, então escuta
geralmente fazendo algum comentário e sorrindo, batendo palmas e dizendo para o
colega ao lado que gostou. Tenho trabalhado a chamada oral através de fichas na
roda de conversa, onde mostro seu nome no grupo, pergunto a inicial do nome e
peço que prenda no armário com os ímãs; incentivamos a oralidade, a linguagem
oral e escrita, a coordenação através de atividades com os cubos do alfabeto
móvel. Percebi que reconhece seu nome quando mostro a ficha, porém algumas
vezes mostra-se desatenta dispersando sua atenção. Quando começo falar algumas
dicas, presta atenção e observa mais atentamente a ficha percebendo que é sua.
Através das experiências
vivenciadas no CMEI envolvendo movimento e música, participa de ambientes que
envolvem movimentos e situações de interações, aonde vem desenvolvendo uma
motricidade saudável, deslocando-se no espaço com destreza. Participa com
desenvoltura de brincadeiras, respondendo a estímulos e fazendo imitações. No
momento social apresentado para as outras turmas, ficou um pouco tímida no
início, mas logo se soltou dançando a coreografia com muita desenvoltura e
alegria.
Vem ampliando suas capacidades de
comunicação e de expressão: nas rodas de conversa, gosta de relatar fatos
ocorridos em seu cotidiano, também ouve os relatos feitos por seus colegas
perguntando se foi em algum passeio e se irá levá-la. Gosta de ouvir música,
cantar e dançar. Costuma comandar as brincadeiras, delegando funções para os
amigos. Quando algum não faz sua vontade, costuma deixá-lo de lado e dizer que
não é sua amiga. Mesmo com minha intervenção dificilmente chama o colega para
participar novamente da brincadeira, e fica num canto da sala e aos poucos vai
chamando os outros colegas e deixando de lado aquele que não quis satisfazer
sua vontade.
Nesse semestre realizamos algumas
atividades referentes ao Projeto “Criança em um mundo verde é mais feliz”, com
o intuito de introduzir a consciência ambiental e preservação da natureza,
promovendo o desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e
interações. Maria demonstra interesse pelas plantas encontradas no parquinho e
nos jardins plantados nos pneus. Participou fazendo comentários quando mostrei
slides e vídeos referentes à germinação e alguns tipos de plantas de jardim;
auxiliou no plantio do jardim no pneu, além de ter apreciado nosso passeio pelo
quarteirão da escola onde observamos o meio ambiente e coletamos alguns tipos
de folhas e plantas. Aprecia brincar no parquinho com a areia e pedrinhas, além
de gostar do balanço.
2ª
CRIANÇA
No que se refere à formação da
identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que é
uma criança com comportamento observador e muito ativo. Está sempre em constante
movimento pela sala e conversando com todos. Durante uma brincadeira quando
deseja um objeto ou um carrinho que está com outro colega, tenta negociar
pedindo pra trocar, então quando não consegue espera se distrair pra pegar o
brinquedo e ir brincar escondido em outro canto da sala.
Quanto à alimentação, aceita muito bem os alimentos
oferecidos pelo CMEI, demonstra autonomia e firmeza para manusear talheres e
copos. No jantar, costuma dizer quando não quer algo. Às vezes preciso intervir
pedindo para deixar a conversa pra outro momento, pois costuma dispersar seus
colegas e ficar brincando.
Gosta de assistir filmes curtos com animais e DVD
musical infantil; nesses momentos canta e imita gestos. A linguagem oral está
sendo bem desenvolvida, sabe os nomes dos colegas, conversa naturalmente onde
relata fatos de seu cotidiano, quando deseja algo pede e compreende nossos
pedidos.
Nos momentos de leitura que acontecem em vários
espaços da Escola, como na sala de aula e na biblioteca, consegue ouvir com
atenção após eu relembrar alguns combinados e chamar sua atenção para
concentrar-se mais na história, seja através de livros ou mesmo com fantoches.
Tenho trabalhado a chamada oral através de fichas na roda de conversa, onde
mostro seu nome no grupo, pergunto a inicial do nome e peço que prenda no
armário com os ímãs; além de incentivar a oralidade, a linguagem oral e
escrita, a coordenação através de atividades com os cubos do alfabeto móvel.
João já reconhece a inicial de seu nome e, às vezes associa algumas letras com
a inicial dos nomes dos colegas.
Através das experiências vivenciadas no CMEI
envolvendo movimento e música, participa de ambientes que envolvem movimentos e
situações de interações, participando ativamente e com muita desenvoltura das
atividades e brincadeiras propostas. Quando o chamo pra participar de circuitos
com obstáculos, sempre pede pra repetir os movimentos, porém preciso lembrá-lo
quanto às normas para que respeite os colegas e não se envolva em brigas.
Nos momentos de leitura que acontecem em alguns
espaços da escola, como na sala de aula e na biblioteca, costuma conversar com
os colegas ao lado ou fazer comentários. No momento da chamada oral através de
fichas na roda de conversa, onde mostro seu nome no grupo, pergunto a inicial
do nome e peço que prenda no armário com os ímãs, costuma identificar seu nome
pela letra inicial.
Nesse semestre realizamos algumas atividades
referentes ao Projeto “Criança em um mundo verde é mais feliz”, com o intuito
de introduzir a consciência ambiental e preservação da natureza, promovendo o
desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações.
Participou fazendo comentários quando mostrei slides e vídeos referentes à
germinação e alguns tipos de plantas de jardim, auxiliou no plantio do jardim
no pneu, além de ter apreciado nosso passeio pelo quarteirão da escola onde
observamos o meio ambiente e coletamos alguns tipos de folhas e plantas.
Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEI
durante este semestre, com interesse e participação.
3ª
CRIANÇA
No que se refere à formação da
identidade e ao desenvolvimento da independência e autonomia, observei que é
uma criança com comportamento ativo e muito comunicativo. Quando alguma
necessidade ou vontade sua não é atendida, vem relatar pra mim ou para a APEI
Clemilda e tenta por algumas vezes fazer com que um colega a ajude.
Quanto à alimentação, aceita muito bem os alimentos
oferecidos pelo CMEI, demonstra autonomia e firmeza para manusear talheres e
copos. No jantar, costuma falar quando não quer algo, geralmente o feijão.
Gosta de assistir pequenas histórias e DVD musical
infantil e imita os gestos realizados por mim. A linguagem oral está sendo bem
desenvolvida, sabe os nomes dos colegas, conversa, e quando deseja algo pede, e
compreende nossos pedidos. Tenho trabalhado a chamada oral através de fichas na
roda de conversa, onde mostro seu nome no grupo, pergunto a inicial do nome e
peço que prenda no armário com os ímãs; além de incentivar a oralidade, a
linguagem oral e escrita, a coordenação através de atividades com os cubos do
alfabeto móvel. Nos momentos de leitura que acontecem na sala de aula e na
biblioteca, costuma prestar atenção e fazer comentários, às vezes preciso pedir
que converse em tom baixo.
Através das experiências vivenciadas no CMEI
envolvendo movimento e música, participa de ambientes que envolvem movimentos e
situações de interações com destreza, como nas brincadeiras dirigidas
(chicotinho queimado, morto e vivo, mar e terra), atividades de circuito e
danças coreográficas. Participou com muita alegria e desenvoltura do momento
social “Peixinho da Maré”.
Neste período, vem ampliando suas capacidades de
comunicação e de expressão: nas rodas de conversa, gosta de relatar fatos
ocorridos em seu cotidiano, passeios e comenta algo sobre o relato dos amigos.
Quando escuta algo que ainda não conhece, questiona e fica com ar pensativo.
Nesse semestre realizamos várias atividades
referentes ao Projeto “Criança em um mundo verde é mais feliz”, com o intuito
de introduzir a consciência ambiental e preservação da natureza, promovendo o
desenvolvimento infantil, através de muitas brincadeiras e interações. Luna vem
demonstrando interesse pelas plantas e raízes encontradas no parquinho. Fica
encantada quando passo slides e vídeos retirados da internet sobre germinação e
o processo de desenvolvimento das plantas. Costuma ir observar o plantio de
cenouras do grupo IV que está no espaço atrás de nossa sala, juntamente com
alguns colegas e pergunta por que ainda não nasceu.
Sua família acompanhou o seu desenvolvimento no CMEI
durante este semestre, com interesse e participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar sobre este post!
Comentário será liberado após moderação; caso faça agressão gratuita poderá ser excluído. Evite escrever em letras maiúsculas.
Beijinhos sabor chocolate! Paz em seu coração!