A
turma do grupo I-A matutino atualmente é composta por 17 crianças: 11 meninas e
6 meninos, sendo três meninas em período integral. Não há criança com
necessidades especiais no grupo. São crianças, em sua maioria, com
comportamento ativo e muito curiosos que adoram dar e receber carinhos.
Continuo com o apoio e parceria de mais três profissionais (APEI’S).
As
crianças chegam com seus familiares, em geral com a mãe ou o pai. São recebidas
por mim na sala de aula e, também pelas APEI’s. Após a acolhida, algumas já
ajudam trazendo sua mochila ou dos amigos até a mesa ou a porta do banheiro
para que possamos guardar nos ganchos. Há na sala uma caixa decorada com
figuras de calçados, onde a maioria das crianças já conseguem retirar seus
calçados com autonomia e guardá-los nessa caixa.
São
crianças assíduas, faltando somente quando doentes. Com o acolhimento carinhoso
e paciência dispensados tanto por mim quanto pelas APEI’s, mostram-se alegres e
confiantes com todo espaço da instituição.
No
decorrer do ano foram feitas diversas atividades com o intuito de desenvolver
sua coordenação motora, linguagem oral, equilíbrio, lateralidade como: minicircuitos,
roda de conversa, contação de histórias (com livros, fantoches, palitoches),
luvas e placas sensoriais, arco com fitas, caixa surpresa, culinária, danças,
apresentações, brincadeiras livres e dirigidas, visitação e cuidados com
jardim, plantio de mudas e sementes, observação da metamorfose da borboleta.
Algumas
crianças ampliaram sua expressão oral, relatam o que fazem em casa, se foram em
algum passeio ou mesmo repetem frases que conversamos com eles, sempre
sorrindo, gesticulando ou mesmo apontando pra algum objeto ou pessoa da sala na
tentativa de relatar algo (no caso das crianças menores de 2 anos).
Participaram
com muito entusiasmo da “Festa na roça”, onde foi proposto oficinas com
brincadeiras típicas em festas juninas (jogo das latas, pescaria). No jogo das
latas tiveram o cuidado de esperar sua vez na brincadeira e ajudaram a recolher
as latas pra organizar para o próximo colega participar. Até mesmo os menores
ficavam olhando os maiores brincando e, quando chegava sua vez, também tentavam
derrubar as latas com a bola. Quando conseguiam, gritavam entusiasmados, batiam
palmas e esperavam nossos elogios e incentivos.
Alguns
combinados estão sendo mais compreendidos pelas crianças maiores, onde os
menores tentam imitá-los: andar com cuidado no corredor, guardar os brinquedos
da sala, sentar-se no tapete para colocar os aventais. Quando não cumprem com
os combinados, alguns costumam chamar a atenção do colega dizendo “ai, ai,
cuidado” ou “não pode” e, procuram um dos adultos na sala esperando que
possamos chamar sua atenção. Ainda acontecem casos de mordidas, mesmo que esse
incidente tenha diminuído. Algumas já entendem que não podem morder e sempre
fazem carinhos e beijam os demais colegas. A relação conflituosa com os
brinquedos e materiais pessoais têm diminuído, apesar de ainda acontecer.
As
práticas de leitura vêm sendo muito prazerosas. Apreciam muito histórias com
animais e figuras grandes, pois costumam imitar os sons e vozes de animais e
objetos que conhecem nas figuras dos livros.
As
crianças continuam apreciando muito o momento do parquinho, pois podem entram
em contato com areia e brincarem com os baldinhos e pás. Também gostam quando
vamos à cabana seja para brincar ou cantar, e podem observar mais a
movimentação das outras turmas da escola.
Todas
as crianças já estão andando. A maioria faz uso de fralda descartável, e são
incentivadas ao uso do vaso sanitário, o que fazem sem maiores problemas.
Algumas continuam fazendo uso da chupeta, mas procuramos dar somente na hora de
dormir ou quando estão muito chorosas. O momento do sono continua sendo logo
após o almoço. As crianças alimentam-se todas no refeitório. Os maiores já
conseguem sozinhos utilizar os talheres e são incentivados para comer de tudo.
Muito Bom!!!
ResponderExcluir